Posted by : Ruan Zeferino Andrade domingo, 20 de dezembro de 2015

Detonado X / Y
VANIVILLE TOWN
Antes de iniciar o jogo, escolha o idioma que você preferir. Assista a uma breve introdução ao mundo dos pokémons com o Prof. Sycamore. Olhe-se no espelho e escolha sua aparência como menino, menina, loiro, moreno, negro, branco. Escreva seu nome. Um Fletchling passará voando pelo seu quarto e irá te acordar. Sua mãe estará no andar de baixo. Se você ainda estiver de pijamas ela mandará você voltar para se trocar. Basta verificar o espelho de seu quarto e você estará arrumado. Sua mãe dirá para que saia e vá dizer um oi para os vizinhos, então, saia de casa. Ao sair, se você for um menino, irá se deparar com duas belas garotas. Não pense que tirou a sorte grande, elas serão suas rivais de agora em diante. Se você estiver jogando como menina, haverá um menino e uma menina te esperando do lado de fora. Esses seus dois novos rivais chamam-se Calem (se você joga como menina)/Serena (se você joga como menino) e Shauna. Siga-os para a próxima cidade para poder receber o seu pokémon.



AQUACORDE TOWN
A primeira rota do jogo não há pokémons selvagens, apenas atravesse-a. Você pode ir correndo se quiser, basta segurar o botão B enquanto caminha, não precisamos mais de Running Shoes. Entrando em Aquacorde, verá seus amigos logo à esquerda. Conheça Tierno e Trevor. Eles começarão a discutir sobre um bom apelido para você. Eles darão algumas opções de apelido para você e você poderá escolher como quer ser chamado. Tierno e Trevor já possuem seus próprios pokémons. Tierno irá sacar uma capsula com três pokébolas. Escolha seu pokémon inicial!


Você poderá escolher entre Chespin (planta), Fennekin (fogo) e Froakie (água)
Após fazer sua escolha, Shauna irá escolher o inicial que tem desvantagem ao seu, enquanto Calem/Serena ficará com inicial com vantagem ao seu. Trevor lhe entregará uma Pokédex. Tierno vai te dar uma carta do professor para que você entregue para sua mãe. Volte para casa e faça a entrega. No caminho, Shauna virá para te desafiar numa batalha.

Shauna usa:
inicial lv.5
Derrote-a e siga para sua casa. Entregue a carta para sua mãe. Você receberá o Town Map. Saia de casa e um Rhyhorn monstruoso virá em sua direção. Fique calmo, ele é seu amigo de infância e vive no quintal. De volta à Aquacorde, fale com as pessoas do lugar. Tem um carinha que te dá um Potion. Existe uma loja de pokébolas à esquerda da cidade e uma loja de potions à direita. Em outra loja, a balconista cura o seus pokémons. Quando estiver satisfeito, saia pelo norte da cidade.
Na rota 2 podemos encontrar os seguintes pokémons: Pidgey, Fletchling, Bunnelby, Zigzagoon, Scatterbug, Weedle (em X) e Caterpie (em Y). Logo adiante, encontrará Shauna e Calem/Serena mais uma vez. Calem/Serena irá te ensinar como capturar um pokémon. Você verá que a partir destas versões será possível seu pokémon ganhar experiência após se capturar um pokémon. Em seguida, Calem/Serena te dará dez pokébolas. Siga pelo norte. Você encontrará um treinador para batalhar e uma floresta.
SANTALUNE FOREST
Enquanto estiver andando pela floresta, você verá seus amigos espalhados pelo caminho. Shauna sempre estará por perto e irá recuperar seus pokémons sempre que precisar. Vá recolhendo os itens e enfrentando os treinadores que avistar pelo caminho. Pela floresta encontramos pokémons como Pikachu, Pansage, Pansear, Panpour, Weedle, Caterpie, Kakuna (em X) e Metapod (em Y). Em um certo ponto, Calem/Serena lhe dará mais uma pokébola. Continue até encontrar a saída da floresta. Lá você irá se reunir com seus amigos e poderá continuar. Atravesse a rota 3 passando por mais alguns treinadores até chegar na próxima cidade. Novos pokémons que aparecem na rota 3: Dunsparce, Azurill, Bidoof e Burmy.

SANTALUNE CITY
Entre no Centro Pokémon e encontre Tierno. Recupere seus pokémons com a enfermeira. Ao fundo temos um PokéMart à direita e um vestiário à esquerda, onde é possível trocar de roupa. Logo à direita do Pokémon Center encontramos uma boutique, esse tipo de loja vende roupas para você personalizar sua aparência. A saída que existe pela esquerda da cidade está bloqueada pela Alexa. Nessa cidade também temos uma Trainer School, fale com o pessoal de lá. Numa casa uma pessoa oferece Farfetch'd em troca de um Bunnelby. Em outra casa uma pessoa te dá Great Ball. Ao norte da cidade existe um ginásio, porém uma menina patinadora está bloqueando a entrada. Derrote-a numa batalha e receba o seu patins! Se você se sentir preparado, siga para o ginásio. Caso contrário, existe uma saída à direita para a rota 22 onde você poderá treinar um pouco. Por lá aparecem Litleo, Psyduck, Riolu e Farfetch'd pelo matinho. Você não poderá ir muito longe, visto que esse caminho vai dar na Liga Pokémon e você precisará ter todas as insígnias para prosseguir. Quando estiver pronto, siga para o ginásio.

No ginásio você deverá pular num buraco, descendo por uma teia. Ao cair, você estará numa enorme teia de aranha, com vários pingos de orvalho pelo redor. Vá andando pela teia, derrubando os orvalhos e enfrentando os treinadores do ginásio. No fim, a líder de insetos Viola estará à sua espera.

Viola usa:
Surskit lv.10Vivillon lv.12
Procure focar nos golpes do tipo fogo e voador nessa batalha. Derrote-a e receba a Bug Badge.
Saia do ginásio e recupere seus pokémons. Vá falar com Alexa e receba um Exp. Share. Procure esse item na mochila e ative-o, assim, todos os pokémons da sua equipe receberão experiência após a batalha. Siga pela rota 4. Aqui existirão alguns matinhos floridos. Atente-se para as cores das flores, pois os pokémons que você encontrará serão diferentes dependendo das flores que estiverem sobre os matinhos. Por aqui aparecem: Ledyba, Ralts, Skitty, Budew, Combee e Flabébé. Enfrente mais alguns treinadores. Na saída da rota, você verá dois assistentes do prof. Sycamore, Dexio e Sina. Acompanhe-os para a próxima cidade.
LUMIOSE CITY
Siga em direção ao laboratório do prof. Sycamore. Pegue o elevador, passe pelo 2º andar para ganhar 5 Luxury Ball, depois suba até o 3º andar e encontre o professor. Shauna e Calem/Serena também virão. O professor irá te desafiar para uma batalha. Aceite-a se estiver preparado.


Sycamore usa:
Bulbasaur lv.10Charmander lv.10Squirtle lv.10
Após a batalha, o professor perceberá que você é um ótimo treinador e decide que seria uma boa ideia te dar mais um pokémon inicial.

Você poderá escolher entre Bulbasaur (planta), Charmander (fogo) e Squirtle (água)
Se sua equipe estiver cheia, será possível mandar um de seus pokémons para o PC para ser substituído pelo inicial. Após escolher o seu mais novo inicial, o professor te dará uma Mega Stone correspondente ao inicial escolhido. Tierno e Trevor chegarão em seguida. O professor irá contar um pouco sobre as Mega Evoluções e a partir de agora você e seus amigos viajarão por Kalos para tentar desvendar os mistérios da Mega Evolução. Volte para o 1º andar. Você verá um cara chamado Lysandre abordando uma das assistentes do professor. Não é muito importante por enquanto. Ao sair, seus amigos descerão e irão se espalhar pela cidade. Saia e siga pela esquerda até encontrar Calem/Serena. Entre onde ele/ela entrar (Café Soleil). Você saberá que Lysandre é o chefe do Lysandre Labs, que desenvolveu o Holo Caster. Diantha, uma famosa estrela de cinema, estará conversando com ele. Não há nada muito importante para fazer por enquanto. Recupere seus Pokémons no PokéCenter (ele fica logo à frente do laboratório do professor).

A maioria das saídas da cidade estão bloqueadas por eletricistas devido a um blackout. É possível passar pelo PR Video Studio e gravar um vídeo seu. Também temos um cabeleireiro, mas nesses jogos não são para aumentar a felicidade de seus pokémons, é um salão de beleza para você, onde é possível cortar ou tingir o cabelo, bem como mudar o penteado (porém o serviço é caro para este ponto do jogo). Temos um restaurante onde é possível fazer batalhas em dupla diariamente. Continue explorando a cidade. Em um lugar é possível ganhar Quick Claw, 3 Timer Ball e 3 Quick Ball.
Ao sair da cidade você receberá uma ligação em seu Holo Caster de Tierno chamando para encontrá-lo na rota 5. Siga para lá. Você conhecerá Korrina, uma líder de ginásio, e seu Lucario, que parece estar interessado em você. Mais tarde nos encontraremos com ela. Siga adiante, recolhendo os itens pelo caminho e enfrentando mais treinadores. Existe uma pista de patinação com rampa por aqui. É possível deslizar pelo corrimão para alcançar certos locais. Pelos matinhos, aparecem: Furfrou, Pancham, Skiddo, Doduo, Abra, Gulpin, Plusle e Minun. Siga em frente e você encontrará Tierno e Trevor. Tierno irá te desafiar numa batalha!

Tierno usa:
Corphish lv.12
Após a batalha, receba um Honey de Trevor. Se você usar esse item enquanto estiver em pé sobre os matinhos, irá atrair hordas de pokémons selvagens. Use-o apenas quando sua equipe já estiver num nível mais avançado e sem muitos ferimentos, pois nessas batalhas enfrenta-se até 5 pokémons de uma vez, e você pode ter problemas caso não tenha um golpe que atinja vários pokémons por vez. Batalhas de hordas também podem ocorrer ocasionalmente enquanto caminha por alguma área. Os pokémons das hordas estão num level mais baixo que os demais pokémons da rota e podem vir com uma Hidden Ability, porém você só poderá capturar enquanto sobrar apenas um em campo. As berries agora crescem em grandes árvores, você poderá pegar uma berry quando o fruto cair da árvore. Explore a rota, pegando alguns itens pelo caminho e enfrentando alguns treinadores. Logo chegará na próxima cidade.
CAMPHRIER TOWN
Recupere seus pokémons. Fale com uma pessoa perto do PokéCenter e receba uma Ultra Ball. A casa acima é onde encontramos Cassius, o responsável pelo PC Storage System. Em uma casa um homem te dá uma berry se você trouxer o pokémon do tipo que ele pede. Ao norte da cidade existe um castelo, Shabboneau Castle. Você verá Shauna e um senhor lá dentro. Você descobrirá que deverá continuar pela rota 7. Saia da cidade pela esquerda. Você encontrará uma bifurcação, a passagem superior leva à rota 6 e a inferior à rota 7. Shauna irá te indicar o caminho correto. Antes, siga pelo sul. Você irá aprender como plantar berries por aqui. Receba algumas berries e o regador Sprinklotad. Volte e siga pela esquerda. Você vai achar um Snorlax dormindo numa ponte e fechando o caminho. Você descobrirá que para acordá-lo é necessário uma Poké Flute. Volte para aquela bifurcação e suba para a rota 6. Você terá acesso à grama alta, onde aparecem Kecleon, Sentret, Nincada, Oddish, Espurr e Honedge. Certos pokémons como Audino e Venipede poderão pular dos arbustos. Enfrente alguns treinadores pelo caminho até chegar em seu destino.



PARFUM PALACE
Aproxime-se do palácio e Shauna chegará. O porteiro dirá que é preciso pagar $1000 para entrar. Desembolse essa taxa e siga Shauna. Vocês encontrarão uma pessoa que perdeu um Furfrou. Como é de se esperar, seu trabalho será procurar o pokémon perdido. Dê uma vasculhada na mansão, o item Amulet Coin (que dobra o dinheiro recebido nas batalhas) pode ser encontrado aqui. Procure por uma saída. Você passará por um local com estátuas de Reshiram e Zekrom. Recolha os itens que achar por aqui, pois um deles é o HM01 Cut. Você pode ensiná-lo a um de seus pokémons, essa técnica serve para cortar um tipo de árvore que tem vários raminhos. Mais tarde, se você voltar até as rotas 3, 5 e 22 é possível achar essas árvores. Corte-as e chegará a um item.

Quando avistar o Furfrou, ele fugirá. Agora você e Shauna terão que encurralá-lo num pátio sem saída para poder agarrá-lo. Fale para Shauna aguardar você na entrada desse pequeno labirinto. Guie o Furfrou para que ele corra para o topo do labirinto. Diga para Shauna guardar o caminho da esquerda ou da direita, e siga pelo caminho contrário, assim, se Furfrou correr, dará de cara com um de vocês. Quando conseguir pegá-lo, o dono aparecerá para pegar o seu Furfrou de volta. Ele diz que irá comemorar com alguns fogos de artifício. Volte para a mansão e procure por uma sacada. Encontre-se com Shauna mais uma vez e assista aos fogos de artifício. O dono do Furfrou virá e te dará a Poké Flute. Nada mais a fazer, vamos voltar ao local onde Snorlax estava para acordá-lo. Passe num Centro Pokémon antes se achar necessário e acorde o Snorlax. Ele estará no lv.15. Recomendo salvar antes de batalhar com ele, caso pretenda capturá-lo, assim, se você derrotá-lo sem querer, poderá voltar do ponto onde salvou.

Após a batalha, Snorlax estará fora do caminho e você poderá prosseguir. Tierno e Trevor aparecerão e irão lhe apresentar o Pokémon Day Care. Este é o local onde poderá deixar pokémons para cruzar e terem ovos. Continue seguindo caminho pela esquerda, passando por mais alguns treinadores. Pelo gramado aparece pokémons como Roselia, Croagunk, Ducklet, Smeargle, Volbeat, Illumise, Swirlix (em X) e Spritzee (em Y). Nas hordas podem vir Psyduck, Hoppip e Budew. Logo avistará o Battle Chateau, que será apresentado por Trevor. Entre e encontre Viola lá dentro. Você receberá um título nobre de barão. Quanto mais batalhas você ganhar aqui dentro, o seu título vai melhorando. Você pode aprender mais sobre esse local no fim do detonado. Por enquanto, não há muito o que fazer aqui. Saia e prossiga pela esquerda até avistar Calem/Serena. Ele/ela irá sugerir uma batalha em dupla ao seu lado, contra Trevor e Tierno.


Tierno usa:
Corphish lv.18
Trevor usa:
Pikachu lv.14
Flabébé lv.14
Após a batalha, continue pela esquerda. Prepare-se para uma caverna.
CONNECTING CAVE
Há duas entradas aqui. Na primeira não conseguirá ir muito longe devido a algumas pedras de Strenght pelo caminho. Após explorar essa primeira parte, volte e siga pela segunda entrada. Vá andando e encontrando itens e treinadores pelo caminho. Tem uma pessoa que recupera seus pokémons. Os pokémons que aparecem nessa caverna são Zubat, Whismur, Meditite e Axew. Nas hordas podem vir Zubat, Whismur e Axew. Saindo da caverna estará na rota 8. Você irá avistar os assistentes do prof. Sycamore que farão um upgrade em sua pokédex. Central Kalos Pokédex e Coastal Kalos Pokédex são duas versões da Pokédex de Kalos que estão habilitadas para você agora.

Dependendo do dia, pode ocorrer chuva. Nesta área aparecem: Inkay, Spoink, Drifloon, Mienfoo, Absol, Bagon, Zangoose (em X) e Seviper (em Y). Aparecem em hordas: Taillow, Wingull, Zangoose e Seviper. Dos arbustos podem vir Lunatone e Solrock. Uma Leaf Stone pode ser encontrada por aqui. Atravesse essa rota até alcançar a próxima cidade. No fim do caminho há um local onde devemos ir pulando sobre algumas pedras. Aqui podemos ter acesso a um Sky Trainer, que irá sugerir uma Sky Battle. Nessas batalhas, apenas pokémons voadores (com algumas exceções) e com habilidade Levitate podem participar. Calem/Serena aparecerá e dirá para que dê uma passada no Fossil Lab.
AMBRETTE TOWN
Passe no PokéCenter para restaurar seus pokémons. Do lado de fora, tem uma menina que dá o TM 94 Rock Smash. Você pode ensinar a um pokémon e usá-lo para quebrar pedras, fazendo isso há chances de aparecer Dwebble e Binacle. Siga ao sul e entre no Fossil Lab, à direita. Calem/Serena virá e conversará com os pesquisadores. Você ficará sabendo que há alguém numa caverna que talvez possa nos ajudar a descobrir algo sobre as Mega Stones. Saia e fale com uma pessoa do lado de fora. Ela te dá uma Dive Ball em troca de uma Poké Ball simples, diariamente. Siga pela direita, entrando na rota 9. O terreno é muito pedregoso aqui, utilize-se do Rhyhorn ao lado para poder atravessá-lo. Certos pokémons poderão aparecer pelo caminho, tal como Helioptile, Hippopotas e Sandile. Algumas pedras que estiverem fechando a passagem podem ser destruídas com uma chifrada do Rhyhorn. Aqui pela área encontra-se uma Fire Stone escondida. Mais adiante você vai chegar em uma caverna.

GLITTERING CAVE
Essa caverna possui algumas passagens escuras com sombras que podem esconder alguns pokémons selvagens, como Onix, Machop, Woobat, Rhyhorn, Cubone, Ferroseed, Mawile, Kangaskhan, Lunatone e Solrock. Em um determinado ponto, você encontrará algumas pessoas vestidas com um terno laranja. Essas pessoas fazem parte da Team Flare, a organização de criminosos desta região. Você terá que passar por eles antes de sair da caverna, esteja preparado para algumas batalhas. Calem/Serena aparecerá para te ajudar numa batalha em dupla. Passando por eles, você chegará no local onde se encontra um pesquisador do museu. Contudo, ele não sabe sobre as mega evoluções. Apesar disso, ele irá oferecer um fóssil. Você pode escolher entre Jaw Fossil (que revive em Tyrunt) e Sail Fossil (que revive em Amaura). Como não há mais nada a fazer nesta caverna sem saída, volte para Ambrette Town. Se tiver, use o item Escape Rope para sair rapidamente da caverna. Quando chegar na cidade, aproveite e passe no Fossil Lab para reviver o seu fóssil. Fale com o pesquisador de antes e receba Aerodactylite, pedra que mega evolui Aerodactyl. Depois, passe no Centro Pokémon para recuperar seus pokémons.


Entre no edifício à esquerda do PokéCenter, chamado Ambrette Aquarium. É aqui que conseguimos a Old Rod. Depois de atravessá-lo, irá chegar numa praia. É possível pescar Luvdisc com essa vara aqui, em outros locais geralmente ela pesca Magikarp. Uma garota de biquíni irá te dar o item Dowsing Machine, útil para localizar itens escondidos. Enfrente os treinadores que encontrar pelo caminho. Após passarmos por essa praia, chegaremos numa nova cidade.
CYLLAGE CITY
Recupere seus pokémons. À direita do PokéCenter temos uma loja de bicicletas. Parabéns, você é o cliente nº dez mil... e um. Calma, ainda dá para você pegar sua bike grátis. O balconista perguntará se as bicicletas possuem modelos de cores diferentes. Responda: "Of course!" e você poderá escolher entre uma bike amarela ou verde. Faça sua escolha e saia daí. Aqui na cidade há uma pessoa que vende Soda Pop a preço de Potion, aproveite! Siga pela direita da cidade e suba uma ladeira. Você encontrará um rapaz que dirá que você se atrasou para a corrida de bicicletas, e com pena, te dará o HM04 Strength. Porém, você só poderá utilizá-lo fora das batalhas após ganhar dele numa batalha de ginásio. Sim, ele é Grant, o líder desta cidade. Já faz um tempinho que não temos uma batalha de ginásio, não é mesmo? Se estiver preparado para as batalhas, basta segui-lo.

O ginásio possui um design bem simples, você deverá travessá-lo escalando as paredes. Claro, teremos alguns treinadores pelo caminho. O líder do ginásio de pedra estará te esperando no topo da montanha.

Grant usa:
Tyrunt lv.25
Amaura lv.25
Golpes do tipo lutador, terra e metálico são ótimos contra os dois pokémons dele. Derrote-o e receba a Cliff Badge.
Saindo do ginásio, recupere os pokémons. Aproveite para ensinar a técnica Strength a um de seus pokémons, se ainda não o fez. Suba novamente aquela pista à direita da cidade. Existe uma caverna lá no topo, ela é a Connecting Cave! Empurre as pedras para dentro dos buracos com Strength, assim teremos um atalho, caso precisarmos. Na rota 8 também tem uma pedra de se usar Strength, passe por lá se quiser. Depois, volte e saia pelo norte de Cyllage City, seguindo pela rota 10. Existem mais treinadores e itens por aqui. Os pokémons que aparecem são Eevee, Hawlucha, Sigilyph, Emolga, Snubbull, Golett, Houndour (em X) e Electrike (em Y). Em hordas podem aparecer Nosepass e Yanma. Nessa área podemos achar Thunder Stone. Será preciso deslizar algumas pedras para os buracos. Mais adiante haverá um campo com várias lápides de pedra. Você terá que passar por cima de mais alguns caras da Team Flare. Continue até a saída da rota, ao norte.
GEOSENGE TOWN
Passe no PokéCenter e recupere seus pokémons. Do lado de fora você verá mais um dos rapazes da Team Flare. Você deverá persegui-lo. Calem/Serena aparecerá e você descobrirá que ele seguiu por um caminho sem saída. Por ora, encontre uma saída à direita da cidade. Você verá Korrina novamente. Derrote os dois Lucarios que ela possui. Você poderá desafiá-la novamente no ginásio da próxima cidade. Continue pela direita. Atravessando a rota 11 passaremos por mais alguns treinadores. Pelo matinho encontramos Nidorino, Nidorina, Dedenne, Staravia, Hariyama, Chingling, Stunky, Sawk (em X) e Throh (em Y). Nas hordas podem vir Nidoran macho e fêmea, Starly e Stunky. Por fim, estaremos em uma nova caverna.

REFLECTION CAVE
Esta caverna possui paredes espelhadas. Não será possível andar de bicicleta ou patins enquanto estiver aqui dentro. Não se engane ao ver treinadores virados para a parede, eles verão o seu reflexo e batalharão com você mesmo passando por trás deles! Fique atento pois alguns pokémons poderão cair do teto ao passar por alguma sombra. Pela caverna aparecem Roggenrola, Solosis, Wobbuffet, Mr. Mime, Sableye, Chingling e Carbink. Nas sombras aparecem Ferrossed e Woobat. Em hordas vemos Mime Jr., Roggenrola e Carbink. É aqui que encontramos Moon Stone. Em um determinado ponto da caverna você encontrará alguém que poderá curar os seus pokémons. Você verá Tierno por aqui também, ele vai te entregar o TM70 Flash. Continue enfrentando os treinadores e recolhendo os itens. No fim da caverna existe uma pedra que você pode empurrar para um buraco e fazer um atalho para a outra entrada. Quando estiver satisfeito, saia da caverna.

SHALOUR CITY
Faça a sua tradicional visita ao Centro Pokémon. Seguindo pelo norte, Tierno e Trevor virão para dizer que você deve encontrar o Mega Evolution guru na Tower of Mastery. Tierno lhe dará uma Intriguing Stone. Vá em frente e siga para a Tower of Mastery. Você verá a estátua de um Mega Lucario. Entre numa sala na base da estátua. Você verá Korrina e o Mega Evolution guru, avô dela. Tierno, Trevor, Shauna e Calem/Serena virão em seguida. O guru e a Korrina irão explicar como funciona a mega evolução. É necessário que o treinador tenha um Mega Ring e o pokémon uma Mega Stone. O guru diz que possui apenas um Mega Ring e não sabe para quem de vocês deve dar. Tierno, Trevor e Shauna não se sentem aptos para ter um Mega Ring agora. Então será você ou Calem/Serena. Você deverá batalhar com ele/ela para decidir quem levará o item.


Calem/Serena usa:Meowstic lv.28Absol lv.28inicial evoluído lv.30
Após a batalha, o Mega Evolution guru dirá que você deverá derrotar Korrina em seu ginásio primeiro. Pois bem, volte para a cidade e recupere seus pokémons. O ginásio se encontra à esquerda da cidade. O ginásio é um grande rinque de patinação, você deverá derrotar os treinadores para abrir caminho e percorrer pelas pistas até encontrar a líder.

Korrina usa:
Mienfoo lv.29
Hawlucha lv.32
Machoke lv.28
Use e abuse de golpes do tipo fada, psíquico e voador. Derrote-a e receba a Rumble Badge.
TOWER OF MASTERY
Recupere seus pokémons no Centro Pokémon e volte para a Tower of Mastery. O guru dirá que Korrina estará te esperando no topo. Suba as escadas ao fundo da sala. Quando encontrar Korrina, você receberá seu Mega Ring. O Lucario que estava interessado em você virá para o seu lado. Korrina então sugere que façam uma luta de Lucario contra Lucario. Ambos possuem uma Lucarionite, isso significa que é possível mega evoluí-los. Essa opção aparecerá para você durante a batalha, logo abaixo dos quatro golpes de seu pokémon com a Mega Stone. Selecione-a ao mesmo tempo que escolhe o seu golpe. Após a batalha, este Lucario será seu. Se sua equipe estiver cheia, escolha alguém para enviar para o box.


Se você já estiver com seu inicial de Kanto no último estágio, será possível mega evoluí-lo a partir de agora se você der a ele sua Mega Stone. Já podemos sair da torre. Volte para a cidade e passe pelo Centro Pokémon. Deposite um pokémon no PC se sua equipe estiver cheia. Saia pela direita da cidade. Antes que consiga sair, Calem/Serena aparecerá para te dar o HM03 Surf! A rota que vamos entrar agora é a rota 12 e teremos água para surfar. Fale com a primeira pessoa que encontrar e receba um Lapras lv.30! É uma boa opção para se ensinar o surf. Detalhe: é o único pokémon que assume sua aparência ao usar surf. Isso quer dizer que você aparecerá montado no Lapras enquanto surfa!
Você pode aproveitar e voltar para a praia da rota 8. Lá existe uma área que é possível surfar e alcançar algumas coisas. Na rota 3 também tem um local para surfar, caso esteja a fim de voltar todo o caminho. De volta a rota 12, enfrente os treinadores e pegue os itens que achar pelo caminho. Os pokémons que vemos aqui são Slowpoke, Exeggcute, Pachirisu, Chatot, Tauros, Miltank, Pinsir (em X), Heracross (em Y). Nas hordas aparecem Mareep, Tauros, Miltank e Wingull. Enquanto usa surf pode aparecer Tentacool, Mantyke e Lapras. Pela área podemos achar Water Stone e Shiny Stone. Existe um rancho com alguns Skiddo que você pode montar. Eles podem pular a cerca e passar pelo relevo. Você alcançará algumas coisas assim, mas você não conseguirá ir para muito longe com eles. No fim dessa rota você terá acesso ao Azure Bay, surfando próximo a um pescador (que batalha com 6 Magikarps). É possível localizar mais alguns itens em treinadores nessa área. Lá tem uma pessoa que te dá Ampharosite, item que mega evolui Ampharos. Quando estiver satisfeito, termine de atravessar aquela rota e encontre a próxima cidade.
COUMARINE CITY
Assim que entrar na cidade você receberá uma ligação de Calem/Serena dizendo que irá te desafiar para uma batalha na entrada do ginásio. Fale com as pessoas ao redor, tem um pescador que te dá a Good Rod. Procure pelo hotel, se você tiver um pokémon com felicidade alta, lá você consegue o Lucky Egg, item que aumenta em 50% a experiência ganha nas batalhas! Siga para a direita da cidade até encontrar a estação do monotrilho. Ao entrar, você verá o Prof. Sycamore e Diantha. O professor irá te dar o HM 02 Fly! Finalmente você poderá voar para qualquer cidade já visitada, mas antes, é preciso da insígnia do próximo ginásio para poder utilizar a técnica fora das batalhas. Ensine Fly para um de seus pokémons, será útil na batalha do próximo ginásio. Fale com o balconista da estação e você será levado para uma outra parte da cidade. Vá para o Centro Pokémon curar seus pokémons. Siga ao norte em direção ao ginásio. Como prometido, Calem/Serena virá e te desafiará para uma batalha!



Calem/Serena usa:Meowstic lv.31Absol lv.31inicial evoluído lv.33
Após a batalha, podemos ir ao ginásio. O design é bem simples, você precisará ir subindo e ir se balançando pelos cipós para atravessá-lo. No topo estará Ramos, o líder de pokémons de planta.

Ramos usa:
Jumpluff lv.30
Gogoat lv.34
Weepinbell lv.31
Fogo, voador, gelo, inseto e veneno. Qualquer um desses tipos servem contra ele. Derrote-o e receba a Plant Badge.
Após a batalha, abrirá uma passagem para um escorregador logo à direita. Siga por ele para chegar rapidamente à saída.
KALOS POWER PLANT
Dê aquela passadinha no PokéCenter. Ao sair da cidade pelo sul, você receberá uma ligação de Lysandre, falando sobre as mega evoluções. Prossiga pela portaria da cidade. Os assistentes do prof. Sycamore irão fazer um update em sua pokédex e vão habilitar a Mountain Kalos Pokédex. Do lado de fora, estará na rota 13. Essa rota é um deserto, logo, fica difícil andar de patins ou bicicleta por aqui. Pegue os itens pelo caminho, entre eles está a Sun Stone. Pelos montinhos de areia ambulantes podem aparecer pokémons como Dugtrio, Trapinch e Gible. Usando Rock Smash aparecem Graveler e Slugma. Magneton e Nosepass evoluem ao subir um level nesse deserto. Encontraremos um dos rapazes da Team Flare por aqui. Derrote-o e ele ele dirá que perdeu o Power Plant Pass. Verifique a pedra logo à direita e você terá encontrado o item. Se tiver problemas para localizar, use seu Dowsing Machine. Com esse item, vá até a entrada do Power Plant que está mais à esquerda e destranque a porta. Entre e enfrente mais Team Flare pelo caminho. No fim, terá que desafiar um Admin e uma Scientist da Team Flare.



Team Flare Admin
Houndooom lv.36

Team Flare Aliana
Mightyena lv.38
Após a batalha, a Team Flare abandonará o Power Plant e o problema do blackout de Lumiose terá se resolvido. Dois heróis defensores de Kalos aparecerão (ei, não são os assistentes do professor?). Seus pokémons serão curados e você receberá dois Full Restores. Terminado, saia do Power Plant, mas antes, passe pela salinha que há na entrada e algumas pessoas te darão itens. Do lado de fora, procure pelo eletricista ao sul do deserto. Ele não estará mais fechando a passagem e você poderá seguir para Lumiose. Um treinador misterioso estará no caminho, mas não se preocupe com ele.
LUMIOSE CITY
Shauna virá correndo atrás de você e dirá que a Prism Tower será acesa! Siga em direção à torre. Clemont, o líder de ginásio da cidade, além da irmãzinha dele Bonnie, estarão lá e acenderão a torre. Você descobrirá que essa torre é o ginásio! Então, se estiver preparado, vamos a ele!



A especialidade do ginásio é o tipo elétrico. Você deverá ir subindo pelos elevadores e brincar de "quem é esse pokémon?". Bonnie irá mostrar a sombra de um pokémon para você e te dará 3 opções de respostas. Haverá 3 treinadores guardando 3 elevadores. Você deverá desafiar o treinador correspondente ao número da resposta (1, 2 ou 3). Então, você poderá entrar no elevador e subir para a próxima fase. No último andar, encontramos Clemont.

Clemont usa:
Emolga lv.35Magneton lv.35Heliolisk lv.37
Golpes do tipo terra ou lutador são perfeitos em Magneton e Heliolisk. Para Emolga, é preferível usar o tipo gelo ou pedra. Derrote-o e receba a Voltage Badge.
Saindo do ginásio, o prof. Sycamore fará uma ligação, te chamando para que o encontre no Lysandre Café. Você pode aproveitar esse momento para explorar a cidade Lumiose. Procure checar cada lugar da cidade, é possível conseguir itens de algumas pessoas. Existem alguns becos onde encontramos alguns treinadores. Num dos prédios encontramos Alexa, ela fala sobre os lugares mais importantes de cada área da cidade e te leva em cada área. Você também pode pagar um táxi para ser levado a um local específico. A cidade possui diversas atrações, como museu, loja de ervas, a barraca que vende o Lumiose Galette (item equivalente ao Lava Cookie, Old Gateau e Casteliacone dessas versões), loja de pokébolas, o Stone Emporium (onde uma pessoa vende as Mega Stones que mega evoluem Venusaur, Charizard e Blastoise), entre outras coisas. Veja um mapa a seguir:
No Magenta Plaza, numa rua perto de um membro da Team Flare, encontramos o Lysandre Café. Lá, receba uma King’s Rock de Lysandre. Ao sair, Trevor ligará, marcando um encontro na rota 14. Siga para lá (procure a localização no mapa caso sentir-se perdido). Trevor e Calem/Serena estarão lá. Prepare-se para mais uma batalha com o rival.

Calem/Serena usa:Meowstic lv.35Absol lv.35inicial no último estágio lv.37
Após a batalha, Shauna e Tierno aparecerão. Você será convidado a ir até a Scary House. Atravesse a rota 14, derrotando mais treinadores e encontrando mais alguns itens. Haverá muita chuva na rota e durante as batalhas, além de poças de lama pelo matinho. Você pode ficar atolado em alguns pontos. Em outros, só dá para atravessar via surf. Os pokémons que encontramos são Goomy, Quagsire, Carnivine, Weepinbell, Haunter, Skorupi, Karrablast e Shelmet. Pela água rasa também pode aparecer Stunfisk. Surfando estão Goomy, Quagsire e Stunfisk. Pescando com Old Rod achamos Poliwag, e com Good Rod, Poliwhirl e Barboach. Nas hordas vêm Ekans, Bellsprout e Skorupi. Quando alcançar a casa, seus amigos estarão lá. Vocês entrarão na casa e ouvirão uma história de terror de um velho senhor. Depois disso, estará livre para continuar. A saída da rota fica ao extremo norte.
LAVERRE CITY
Passe no Centro Pokémon para restaurar seus pokémons. Explore o lugar. Há uma menina na cidade que te dá um Gengarite, que serve para mega evoluir Gengar. Essa cidade tem um ginásio do tipo fada. A líder é Valerie e o puzzle é ir "navegando" pelos vários cômodos do casarão, pisando em teletransportadores. A líder estará no último quarto.


Valerie usa:
Mawile lv.38
Mr. Mime lv.39
Sylveon lv.42
Se você possui golpes do tipo veneno ou metálico, chegou a hora de utilizá-los. Contra Mawile, melhor um tipo fogo ou terra. Derrote-a e receba a Fairy Badge.
Quando sair do ginásio, Shauna e Trevor aparecerão e você será convidado para visitar a Poké Ball Factory. Recupere seus pokémons e siga para o norte da cidade.
POKÉ BALL FACTORY
Encontre Shauna e Trevor conversando. Eles correrão na frente e Tierno e Calem/Serena chegarão no local, mas logo Shauna e Tierno passarão fugindo de um capanga da Team Flare. Tierno irá atrás deles. Suba e entre na fábrica, você encontrará o pessoal da Team Flare causando problemas lá. Derrote todos que aparecerem pelo caminho. Calem/Serena virá para te ajudar. Olhe bem ao seu redor, pois tem alguns itens espalhados pelo chão. Você terá que andar sobre algumas esteiras. Existe uma pessoa dentro de uma cabine que irá curar os seus pokémons. Tem uma máquina em um lugar que muda a direção da esteira. Haverá outra cabine, onde você encontrará uma admin e duas scientists da Team Flare abordando o presidente da fábrica de pokébolas. Você deverá desafiá-las.



Team Flare Admin
Scraggy lv.37
Houndoom lv.38

Após derrotar a Admin, Calem/Serena virá e ajudará a enfrentar as duas scientists numa batalha em dupla.

Team Flare Celosia
Manectric lv.41
Team Flare Bryony
Liepard lv.41
Após derrotá-las, a Team Flare deixará o lugar. O presidente virá e deixará que você escolha entre ter uma Master Ball e ter um Big Nugget. Independente de qual escolha, você receberá ambos os prêmios! Recomendo deixar a Master Ball para usar em algum lendário, de preferência Articuno, Zapdos ou Moltres. Feito Isso, podemos sair. Shauna, Tierno e Trevor virão e você saberá que seu próximo destino é Dendemille Town. Vamos para lá!
DENDEMILLE TOWN
Recupere os seus pokémons se necessário e saia pela direita da cidade, entrando na rota 15. As folhas espalhadas pelo chão podem esconder algumas surpresas, como itens e treinadores, fique atento! Os pokémons daqui são Foongus, Pawniard, Klefki, Skorupi, Watchog, Mightyena (em X) e Liepard (em Y). Foogus, Klefki e Murkrow também aparecem em hordas. Surfando podem vir Lombre e Floatzel. Pescando com Good Rod é possível achar Basculin. No caminho podemos achar certas paredes quebradiças, elas podem ser destruídas com Rock Smash. Passando por uma pedra de se usar Strength, você terá acesso a rota 16, onde é possível achar Phantump e Pumpkaboo. Aqui existe uma casa onde conseguimos a Super Rod de um pescador. Nesta área encontraremos as ruínas do Lost Hotel, passe por lá também. Existe uma entrada pela rota 15 e outra pela rota 16. Lá também aparece Electrode, Litwick e Magneton. Nos cestos de lixo tem Rotom e Trubbish. Hordas de Magnemite e Voltorb. À esquerda da rota 16 temos uma saída que vai dar novamente em Lumiose City. A saída para Dendemille Town fica à direita da rota 15.
Quando chegar na cidade, o professor virá e contará um pouco sobre o lendário da sua versão. Trevor virá em seguida. Nosso próximo destino é a Frost Cavern. Recupere seus pokémons e explore a cidade. Tem uma mulher vendendo Moomoo Milk por aqui. Quando terminar, siga pelo norte. Existe um Mamoswine que pode ser montado na rota 17, porém ele estará aqui, pois está preocupado com algo na Frost Cavern. Vamos até lá investigar. Continue ao norte e alcançará a caverna.

FROST CAVERN
A caverna é coberta de neve e não será possível andar de patins ou bicicleta. Existem pátios de gelo escorregadio pelo caminho. Você encontrará alguns treinadores pelo caminho e alguns itens. Pela caverna achamos Haunter, Jynx, Piloswine, Beartic e Bergmite. Poderão vir em hordas Cubchoo, Vanillite e Smoochum. Das sombras podem surgir Cryogonal. Em um certo local existe uma mulher que cura os seus pokémons. Explore toda a caverna. Aqui encontramos a grande pedra de gelo que indica que Eevee pode evoluir para Glaceon se subir de nível neste lugar. Você chegará a uma área onde está um Abomasnow, diante de uma scientist e duas mulheres da Team Flare. Derrote uma delas e Trevor cuidará da outra. Na sequência, enfrente a scientist.


Team Flare Mable
Houndoom lv.48
Livre-se delas. Fale com o Abomasnow e receba o Abomasite, item que mega evolui um Abomasnow. Agora você está livre para sair. Volte para Dendemille, recupere seus pokémons e saia pela direita, entrando na rota 17. Mamoswine estará aqui disponível para ser montado. A função dele é similar a de Rhyhorn. O terreno está coberto de neve e só é possível atravessá-lo com o Mamoswine. As pedras que estiverem fechando a passagem podem ser destruídas com as presas do Mamoswine. Pela neve podem saltar Sneasel, Delibird, Snover e Abomasnow. Na sequência você alcança seu próximo destino.
ANISTAR CITY
Quando chegar, Calem/Serena irá ligar te desafiando para mais uma batalha, na entrada do ginásio. Uma assistente do professor virá e te dará dez Repeat Ball. Passe no PokéCenter e cure seus pokémons. Quando se aproximar do ginásio, Calem/Serena virá para a batalha.

Se você começou com Chespin
Calem/Serena usa:Meowstic lv.44Absol lv.44Jolteon lv.44Delphox lv.46
Se você começou com Fennekin
Calem/Serena usa:
Meowstic lv.44Absol lv.44Flareon lv.44Greninja lv.46
Se você começou com Froakie
Calem/Serena usa:
Meowstic lv.44Absol lv.44Vaporeon lv.44Chesnaught lv.46
Após a batalha, seus pokémons serão recuperados. Siga para o ginásio. Fique no centro da sala e... as dimensões ficarão malucas! Estamos num ginásio de tipo psíquico. Você deverá andar por algumas pistas suspensas no espaço e pisar em botões que te teleportam para outras passagens. Vá andando por esses botões até encontrar Olympia, a líder do ginásio.

Olympia usa:
Sigilyph lv.44
Slowking lv.45
Meowstic lv.48
De preferência, use golpes do tipo inseto, fantasma e noturno. Derrote-a e receba a Psychic Badge.
Saindo do ginásio, Calem/Serena virá e dirá que gostaria de ter uma batalha diária com você. Porém, antes de começarem uma nova batalha, vocês receberão uma ligação de Lysandre. Ele dirá algo sobre eliminar todos que não forem da Team Flare. Para sabermos o que fazer em seguida, devemos voltar a Lumiose City, no Lysandre Café. Use Fly até a parte Central de Lumiose City, no Magenta Plaza. Você estará de costas para o Pokémon Center, do outro lado será possível ver um membro da Team Flare e a rua do Lysandre Café. Pague um táxi para te levar até lá, se tiver dificuldade para localizar.
LYSANDRE LABS
Você encontrará duas pessoas que são membros da Team Flare disfarçados. Derrote-os e consiga a senha para abrir uma passagem secreta. Vá até a prateleira, diga "abre-te sésamo" e a passagem para o Lysandre Labs será aberta. Encontre Lysandre, o líder da Team Flare, e derrote-o numa batalha!


Lysandre usa:
Mienfoo lv.45Gyarados lv.49Murkrow lv.45Pyroar lv.47
Haverá um elevador aqui na entrada e você precisará de uma chave para passar por ele. A partir de agora, você deverá percorrer o laboratório pisando nas setas que estão pelo chão, que te empurram na direção em que apontam, além de alguns botões que te teletransportam. Alguns membros comuns da Team Flare estarão no seu caminho. No caminho haverá uma sala com várias camas que você pode usar para recuperar seus pokémons. Você terá que enfrentar as scientists pelo caminho também.

Team Flare Aliana
Mightyena lv.46
Druddigon lv.48

Team Flare Celosia
Manectric lv.46
Drapion lv.48

Team Flare Bryony
Liepard lv.46
Bisharp lv.48

Team Flare Mable
Houndoom lv.46
Weaville lv.48
Derrotando Mable, você receberá a Elevator Key. Volte ao local do elevador e você poderá usá-lo. Você chegará ao local onde Lysandre mantém preso aquele treinador misterioso que vimos no deserto. Ele é AZ e contará uma história sobre uma guerra que ocorreu há 3000 anos. A Team Flare quer usar a arma final que tirou a vida de muitos pokémons no passado. Sua missão é impedir uma nova catástrofe. Volte ao elevador e no próximo andar verá Lysandre e um novo scientist. Enfrente-o.












Team Flare Xerosic
Crobat lv.46
Malamar lv.48
Após a batalha, Xerosic irá pedir que aperte o botão vermelho ou azul. Independente de qual escolher, a arma secreta da Team Flare será ativada. Saia e vá para Geosenge Town.








TEAM FLARE SECRET HQ
Recupere seus pokémons. Estoque-se com suas melhores pokébolas, teremos um lendário para enfrentar logo mais. Enfrente mais membros da Team Flare pelo caminho. Entre pela passagem que se abriu no rochedo. Calem/Serena virá também. Encontre Lysandre que está prestes a exterminar humanos e pokémons. Derrote-o!




Lysandre usa:
Mienshao lv.47Gyarados lv.51Hounchkrow lv.47Pyroar lv.49
Na sequência, você deverá seguir para encontrar o Pokémon Lendário. Calem/Serena estará com você. Vocês enfrentarão alguns membros e admins em batalhas em dupla. Shauna virá e se juntará ao grupo. Ela vai conseguir abrir a porta que leva ao lendário com um dispositivo de Clemont. Ao entrar, você verá um grupo de admins e o lendário tendo sua energia absorvida pela arma da Team Flare. Shauna fugirá e dois admins irão atrás dela. Calem/Serena irá voltar para protegê-la. Derrote os outro 4 admins e salve o jogo. Ao dar o primeiro passo, o lendário irá se libertar e a batalha começará.













Xerneas/Yveltal estará no lv.50, boa sorte para capturá-lo.
Se por acaso você derrotá-lo, ele ficará disponível para uma nova batalha. Após capturá-lo, será possível escolher enviá-lo para o box ou deixá-lo na equipe. Na sequência, Lysandre virá com uma aparência nova e você será desafiado mais uma vez. Desta vez, ele fará uma mega evolução durante a batalha.


Boss Lysandre usa:
Mienshao lv.49Pyroar lv.51Hounchkrow lv.49Mega Gyarados lv.51
Derrote-o e a Team Flare estará arruinada. Do lado de fora, encontre seus amigos e os assistent... quer dizer... os heróis mascarados. Todos estarão bem. AZ virá em seguida para filosofar um pouco e partirá. Agora que você salvou o mundo, está livre para continuar sua jornada. Use Fly de volta para Anistar City e procure a saída ao sul da cidade.





COURIWAY TOWN
O prof. Sycamore irá ligar pedindo que o encontre na próxima cidade. Vamos atravessar a rota 18. Nos matinhos daqui aparecem Heatmor, Durant, Sandslash, Torkoal, Graveler, Gurdurr, Lairon (em X) e Pupitar (em Y). Dos arbustos podem aparecer Skarmory. Shuckle aparece no Rock Smash. Geodude, Heatmor e Durant surgem das hordas. Encontraremos mais uma porção de treinadores e itens no caminho. Há também uma caverna nesta rota, a Terminus Cave, onde é possível encontrar mais itens e treinadores. Das sombras daqui podem cair Ariados e Noibat. A caverna não tem saída, apenas explore-a até onde for possível (há uma pessoa que não te deixa seguir adiante na caverna). Volte para a rota e logo alcançará a próxima cidade. Chegando lá, vá curar seus pokémons e siga pelo sul. O professor virá e te desafiará numa batalha!


Sycamore usa:
Venusaur lv.50Charizard lv.50Blastoise lv.50
Você poderá explorar a cidade se quiser, podemos conseguir mais itens por aqui. Para prosseguirmos, a saída fica ao sul. Na rota 19 aparecem pelos matinhos Weepinbell, Haunter, Sliggoo, Karrablast, Shelmet, Quagsire, Carnivine e Drapion. Pela água rasa também aparece Stunfisk. Nas hordas podem vir Ekans, Weepinbell, Gligar e Skorupi. Mais treinadores e itens. Quando chegar a uma ponte, Shauna virá para batalhar com você!

Shauna usa:
Se você começou com Chespin
Shauna usa:Delcatty lv.49Goodra lv.49Greninja lv.51
Se você começou com Fennekin
Shauna usa:
Delcatty lv.49Goodra lv.49Chesnaught lv.51
Se você começou com Froakie
Shauna usa:
Delcatty lv.49Goodra lv.49Delphox lv.51
Em seguida virão Tierno e Trevor para batalhar também.

Tierno usa:
Talonflame lv.48
Roserade lv.49
Crawdaunt lv.52

Trevor usa:
Raichu lv.49
Aerodactyl lv.49
Orange FlowerFlorges lv.51
Após a batalha, seus amigos irão embora. Shauna irá te dar o HM05 Waterfall antes de partir. Continuando, você alcançará a próxima cidade.
SNOWBELLE CITY
Vá restaurar seus pokémons no PokéCenter. Fique à vontade para explorar a cidade. O move tutor dos raios elementais (Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon) fica nessa cidade, você pode ensinar esses golpes aos seus iniciais. No momento, o líder não se encontra no ginásio. Você deve procurar a saída ao sul, que vai dar na rota 20. Os pokémons selvagens que encontramos por aqui são: Trevenant, Amoongus, Noctowl, Zoroark, Gothita e Jigglypuff. Nas hordas virão Foongus, Sudowoodo e Trevenant. Explore a floresta, desafiando mais alguns treinadores e pegando os itens que encontrar. Aqui encontramos a grande pedra com musgo que indica que Eevee pode evoluir para Leafeon se subir de nível neste lugar. Você deve localizar Wulfric, o líder do ginásio. Ele estará numa área chamada Pokémon Village. Lá encontramos Ditto e Amoonguss. Bannette e Garbodor pulam dos cestos de lixo. Fale com Wulfric e ele voltará ao ginásio. Se estiver preparado, vamos para lá!

Aqui você deverá enfrentar os treinadores e ir pisando nos botões que alteram a estrutura do ginásio, rodando as paredes. Vá fazendo isso de forma que consiga passar pela pista central. O líder te aguarda ao fundo.

Wulfric usa:
Abomasnow lv.56Cryogonal lv.55Avalugg lv.59
Prefira usar golpes dos tipos fogo, lutador, pedra e metálico. Derrote-o e receba a Iceberg Badge.
Após a batalha, um caminho se abrirá para que saia do ginásio facilmente. Depois que sair, Wulfric virá atrás e dirá que o próximo passo é ir para a Liga Pokémon!
VICTORY ROAD
Vá curar seus pokémons no PokéCenter. Saindo pela esquerda da cidade, estaremos na rota 21. Lá encontramos pokémons como Scyther, Ursaring, Spinda, Altaria e Floatzel. Nas hordas podem aparecer Scyther, Spinda e Swablu. Surfando vem Lombre e Floatzel. Explore a rota, encontre alguns itens e enfrente os treinadores. Logo você alcançará a Victory Road. Aqui você terá acesso novamente a rota 22, que vai dar em Santalune. Entre as duas rotas está a portaria da Victory Road. Antes de continuar, talvez queira passar por algumas cachoeiras existentes em Kalos. Para passar pelas cachoeiras, ensine o HM Waterfall para um de seus pokémons. Encontramos essas cachoeiras pelas rotas 22, 15 e 16, Pokémon Village, Couriway Town e do lado de fora da Frost Cavern. Alguns dos melhores TMs do jogo são encontrados através dessas cachoeiras. Se estiver preparado, mostre suas insígnias e derrote o treinador que está guardando a entrada da Victory Road. Prossiga para ter acesso a essa área. Seria interessante trazer pokémons com as técnicas Waterfall, Strength e Rock Smash.


Pela caverna, aparecem os pokémons: Graveler, Haunter, Gurdurr, Lickitung, Druddigon e Zweilous. Em hordas podem aparecer Lickitung, Teddiursa, Floatzel, Geodude e Gurdurr. Nas sombras podem vir Fearow, Skarmory e Hydreigon. Haverá uma porção de itens e treinadores no caminho. Aproveite para já ir treinando para enfrentar a Elite 4. Em um determinado ponto, você encontrará o seu rival querendo batalha.
Se você começou com Chespin
Calem/Serena usa:Meowstic lv.57Altaria lv.57Absol lv.59Jolteon lv.57Delphox lv.61
Se você começou com Fennekin
Calem/Serena usa:
Meowstic lv.57Altaria lv.57Absol lv.59Flareon lv.57Greninja lv.61
Se você começou com Froakie
Calem/Serena usa:
Meowstic lv.57Altaria lv.57Absol lv.59Vaporeon lv.57Chesnaught lv.61
Assim que conseguir atravessar toda a Victory Road, estará na liga pokémon.
ELITE 4
Recupere seus pokémons e estoque-se com Revives, Hyper Potions e Full Restores. Se estiver preparado para enfrentar a elite 4 prossiga, caso contrário, volte e treine até ficar forte o bastante. Depois que estiver lá dentro não será possível voltar para o Pokémon Center. Quando estiver lá dentro, poderá escolher entre 4 salas. Dragonmark Chamber (inferior esquerdo) leva a Drasna, a especialista no tipo dragão. Ironworks Chamber (superior esquerdo) leva a Wikstrom, especialista no tipo metálico. Blazing Chamber (superior direito) leva a Malva, especialista no tipo fogo. Flood Chamber (inferior direito) leva a Siebold, especialista no tipo água. Enfrente os membros da elite 4 na ordem que preferir:


Drasna
 usa:
Dragalge lv.63
Altaria lv.63
Druddigon lv.63
Noivern lv.65
Para ela, prefira usar golpes do tipa fada, gelo ou dragão.

Wikstrom
 usa:
Klefki lv.63
Probopass lv.63
Scizor lv.63
Aegislash lv.65
Para ele, é melhor golpes do tipo fogo, terra e lutador.

Malva
 usa:
Pyroar lv.63
Torkoal lv.63
Chandelure lv.63
Talonflame lv.65
Para ela, é bom usar golpes do tipo água, pedra e terra.

Siebold
 usa:
Clawitzer lv.63
Starmie lv.63
Gyarados lv.63
Barbaracle lv.65
Para ele, use golpes do tipo elétrico e planta.
Após derrotar os quatro, a passagem para o campeão estará aberta. No Radiant Chamber, encontrará Diantha! Ela usa tipos variados.

Diantha usa:
Hawlucha lv.64
Tyrantrum lv.65
Aurorus lv.65
Gourgeist lv.65
Goodra lv.66
Mega Gardevoir lv.68
Golpes do tipo gelo, fada e metálico possuem vantagem contra a maioria dos pokémons dela. Sinta-se livre para escolher os tipos que quer usar.
Após derrotá-la, você será levado ao Hall of Fame. Você vai celebrar a vitória com seus amigos e o professor. Haverá um desfile em agradecimento por vocês terem vencido a Team Flare. Nesse momento, AZ virá e te desafiará!





AZ usa:
Torkoal lv.60
Golurk lv.60
Sigilyph lv.60
Após a batalha, teremos um encontro emocionante de AZ e Floette. Fletchling passará voando pela tela tal como no início do jogo. Por fim os créditos passarão e o jogo continua...






KILOUDE CITY
Ao continuar o jogo, você estará de volta a sua casa. Desça as escadas e sua mãe dirá que o professor quer te encontrar na Lumiose Station, uma estação de trem que existe em Lumiose City. Saia de casa e encontre Shauna. Ela dirá que o inicial dela teve um ovo e quer trocar o pokémon que nasceu com você. Será um Chespin, Fennekin ou Froakie (o inicial que tiver fraqueza ao seu). Diga que sim e você terá acesso ao seu PC, escolha qualquer pokémon e troque com ela. Mais um inicial para a sua coleção! Voe até Lumiose City, no South Boulevard. O laboratório do Prof. Sycamore fica quase de frente ao Centro Pokémon, atravesse a rua e entre nele. No 2º andar tem um pesquisador que te dará o Poké Radar!

Agora saia e vá para o North Boulevard. Procure pela Lumiose Station, é o prédio com um casal de Skiddo dormindo na frente. Se tiver dificuldade para encontrar, você também pode pagar um táxi para te levar até lá. Entrando na estação, Dexio e Sina chegarão por trás e farão mais uma atualização em sua Pokédex. Os assistentes vão habilitar a National Dex. Vá falar com Sycamore e receba um TMV Pass, a passagem que permite que você embarque no trem. Apresente o passe na máquina laranja e você poderá andar de trem. Você chegará a uma nova cidade, até então inacessível. Ao chegar, um velho senhor irá te ver e dirá que viu o seu desfile com os seus amigos. Receba o VS. Recorder. Explore a cidade, aqui temos algumas atrações como a Battle Maison e o Friend Safari.

BATTLE MAISON
A Battle Maison é como se fosse a Battle Frontier/Battle Subway/World Tournament dessas versões. O desafio será passar por inúmeras batalhas usando sempre a mesma equipe. Seus pokémons serão colocados no lv.50 e todos os adversários usarão pokémons nesse level. Você não poderá usar os itens de sua mochila, mas pode dar itens para seus pokémons segurarem, que são restaurados depois de cada batalha (quando consumidos). Você não pode entrar com pokémons repetidos ou com itens repetidos (os itens que seus pokémons seguram precisam ser diferentes). Seus pokémons serão curados entre as batalhas. Você ganhará Battle Points (BP) após cada batalha vencida, que podem ser usados para comprar itens especiais com os balconistas que estão na entrada. Quanto mais batalhas você vai ganhando, maior a quantidade de BPs recebida.

Diferente dos lugares de batalha que estamos acostumados, onde geralmente temos que ir passando de 7 em 7 batalhas consecutivas, a Battle Maison permite que você continue batalhando sem parar até perder. Calma, sempre é perguntado após cada batalha se você quer continuar, interromper as batalhas ou salvar. Nessas versões a contagem de vitórias continua de onde você parou. Após vencer um determinado número de vezes, você pode enfrentar as líderes daqui, conhecidas como castelãs de batalha. Lógico, se você perder antes de poder batalhar com uma castelã, a contagem de vitórias é zerada e você deve começar tudo de novo.
A contagem de vitórias também é zerada caso você altere o tipo de batalha da próxima vez que retornar. Os tipos de batalhas são as Batalhas Individuais (Single Battles), Batalhas em Dupla (Double Battles), Batalhas em Trio (Triple Battles), Batalhas Rotacionais (Rotation Battles) e Batalhas Multi (Multi Battles). Cada castelã aparece em um tipo de batalha diferente. Nas Single Battles você deverá selecionar 3 pokémons para entrar, nas Double Battles você entra com 4 pokémons, nas Triple Battles são necessários 6 pokémons e nas Rotation Battles, 4 pokémons. Após 19 vitórias, você enfrenta uma castelã na 20ª batalha. Após 49 vitórias, você encontra a castelã novamente na 50ª batalha, que usará um time de lendários.

20ª BATALHA
SINGLE BATTLE
Battle Chatelaine Nita usa:
Wigglytuff lv.50
Purugly lv.50
Grumpig lv.50

50ª BATALHA
SINGLE BATTLE
Battle Chatelaine Nita usa:
Landorus lv.50
Tornadus lv.50
Thundurus lv.50

20ª BATALHA
DOUBLE BATTLE
Battle Chatelaine Evelyn usa:
Primeape lv.50
Persian lv.50
Pachirisu lv.50
Lumineon lv.50

50ª BATALHA
DOUBLE BATTLE
Battle Chatelaine Evelyn usa:
Suicune lv.50
Entei lv.50
Raikou lv.50
Latios lv.50

20ª BATALHA
TRIPLE BATTLE
Battle Chatelaine Dana usa:
Dragalge lv.50
Whimsicott lv.50
Magcargo lv.50
Magneton lv.50
Piloswine lv.50
Girafarig lv.50

50ª BATALHA
TRIPLE BATTLE
Battle Chatelaine Dana usa:
Articuno lv.50
Zapdos lv.50
Moltres lv.50
Regirock lv.50
Regice lv.50
Registeel lv.50

20ª BATALHA
ROTATION BATTLE
Battle Chatelaine Morgan usa:
awsbuck lv.50
Mantine lv.50
Klefki lv.50
Swalot lv.50

50ª BATALHA
ROTATION BATTLE
Battle Chatelaine Morgan usa:
Cobalion lv.50
Terrakion lv.50
Virizion lv.50
Latias lv.50
Nas Multi Battles, você pode batalhar com um amigo em batalhas em dupla. Você seleciona dois pokémons seus e seu amigo seleciona dois pokémons dele, e vocês batalharão contra outros dois treinadores do jogo. Isso é feito via conexão local. Você também pode batalhar por esse método estando sozinho. Nesse caso, você poderá escolher como parceiro de batalha Shauna, Tierno, Trevor ou qualquer amigo que você tenha na lista de amigos. Você verá os dois pokémons que eles usarão caso escolhidos e você também escolherá dois pokémons para usar, e poderá batalhar com os treinadores do jogo da mesma forma.
FRIEND SAFARI
Esse local é um diferente do Safari Zone. Em vez de ter já definidos os pokémons que aparecem para capturar, os pokémons que aparecem serão de acordo com os amigos que você possui na sua lista de amigos. Se você possui alguns amigos adicionados, eles aparecerão como uma área que você pode acessar juntamente a um tipo aleatório que é definido com base no Friend Code da pessoa. Esse tipo, bem como os pokémons que podem ser encontrados na área, não poderão ser alterados. Os pokémons serão do mesmo tipo da área. Os pokémons encontrados terão uma Hidden Ability caso o seu amigo esteja online ao mesmo tempo que você. Os pokémons do safari estarão no lv.30 e alguns deles não podem ser encontrados em Kalos. Além disso, não há limite de passos a se dar lá dentro. Você também não recebe Safari Balls e terá que capturar os pokémons com suas próprias pokébolas.

RIVAL E MEGA STONES
Em Kiloude City você encontrará o seu rival (Calem/Serena) ao norte da cidade. No entanto, para que ele apareça, você deve ter participado de pelo menos uma batalha na Battle Maison. Se você ainda não fez nenhuma batalha lá, faça uma pelo menos e interrompa as batalhas. Feito isso, vá para o norte da cidade e batalhe com o seu rival.

Se você começou com Chespin
Calem/Serena usa:Meowstic lv.66Delphox lv.70Altaria lv.68Clefable lv.68Jolteon lv.68Mega Absol lv.68
Se você começou com Fennekin
Calem/Serena usa:
Meowstic lv.66Greninja lv.70Altaria lv.68Clefable lv.68Flareon lv.68Mega Absol lv.68
Se você começou com Froakie
Calem/Serena usa:
Meowstic lv.66Chesnaught lv.70Altaria lv.68Clefable lv.68Vaporeon lv.68Mega Absol lv.68
Após a batalha, receba um Absolite, pedra que mega evolui Absol. Calem/Serena dirá para que vá se encontrar com professor Sycamore em Anistar City. A partir de agora, é possível batalhar com seu rival diariamente neste lugar. Por ora, siga para Anistar City. Ao norte da cidade, saindo pela esquerda, temos acesso ao sundial, um grande cristal que funciona como relógio de sol. Aqui encontraremos o professor. Você receberá um upgrade em seu Mega Ring. A partir de agora, você será capaz de localizar Mega Stones escondidas. Todos os dias, das 20h até as 21h, o sundial irá brilhar. Isso significa que seu Mega Ring irá detectar Mega Stones. Você saberá onde está uma Mega Stone ao ver umas "faíscas brilhantes" flutuando no ar. Abaixo segue a localização de cada mega stone que pode ser encontrada por esse método, certifique-se de ir aos locais entre as 20h e 21h.
- Medichamite: Laverre City, na frente do poço.
- Banettite: Use surf na rota 22, desça a cachoeira e siga para uma caverna (Chamber of Emptness).
- Garchompite: Vá para o local onde enfrentou Calem/Serena na Victory Road. Siga pela esquerda e quebre a parede com Rock Smash.
- Kangaskhanite: Atravesse a rota 9 com o Rhyhorn e entre na Glittering Cave. Siga o primeiro corredor à direita.
- Gyaradosite: Em Couriway Town, suba as escadarias. Procure por perto das cachoeiras.
- Mawilite: Em Camphrier Town, entre no Shabbonneau Castle e procure no andar de cima.
- Scizorite: Na Frost Cavern, atravesse toda a caverna até o local onde estava o Abomasnow. Procure atrás dele.
- Alakazite: Saia pelo sul de Shalour City e entre na Reflection Cave. Há uma entrada que só pode ser vista pelo reflexo na parede.
- Pinsirite (em X)/Heracronite (em Y): Saia pelo norte de Aquacorde Town e entre na Santalune Forest. Procure no gramado logo acima.
- Manectite (em X)/Houndoominite (em Y): Saia pela esquerda de Dendemille Town e desça para a rota 16. Procure onde há dois patinadores circulando uma pedra.
- Tyranitarite (em X)/Aggronite (em Y): No ginásio de pedra de Grant em Cyllage City, escale a parede para chegar até o local.

A AGÊNCIA DE DETETIVE DE LOOKER
Após ter recebido o upgrade no Mega Ring do prof. Sycamore, fica liberado algumas missões especiais com Looker, o detetive internacional. Assim que estiver em Lumiose City elas ficam acessíveis. Use Fly para o South Boulevard em Lumiose City. Quando der o primeiro passo, seu Holo Caster irá tocar e alguém pedirá para que você vá ao Rouge Plaza. Antes, vamos aproveitar que estamos n
o South Boulevard para irmos até o Café Soleil. Foi nesse lugar que vimos Diantha pela primeira vez. Ela estará aqui novamente e quer fazer uma troca. Em troca de qualquer um de seus pokémons, ela oferece um Ralts lv.5 com o item Gardevoirite, que mega evolui Gardevoir. Então, ofereça qualquer pokémon que não esteja precisando e você receberá o Ralts e sua Mega Stone.
Para chegar onde Looker está, voe até o Centro Pokémon do North Boulevard. Entre na rua que fica do lado oposto à saída da rota 14, ela vai dar no Rouge Plaza. Lá encontraremos o Looker Bureau, a agência detetive de Looker. Você pode ir de táxi se quiser. Segue novamente o mapa da cidade, será útil pois iremos andar pela cidade para cumprir as missões.
CAPÍTULO 1: ESSE HOMEM É UM VERDADEIRO... LOOKER
Ao entrar no Looker Bureau, você verá Looker. Diga a ele que você quer combater o crime em Lumiose. Fale com ele novamente para receber uma tarefa. Você precisa encontrar 5 Looker Tickets que estão espalhados pela cidade. Logo que sair, você receberá uma ligação com a localização de cada ticket.

1. No Centro Pokémon próximo ao Magenta Plaza: Entre no Centro, você verá umas faíscas brilhantes logo à frente do vestiário. Isso é um Looker Ticket.
2. No Centrico Plaza, na torre que ilumina a cidade: Entre na Prism Tower e verá um ticket próximo ao cara de capacete azul.
3. On Vernal Avenue, na loja que vende medicinas: Procure pelo Herborist Shop nessa avenida, entre e verá mais um ticket logo à direita.
4. No North Boulevard, 1º andar, num lugar onde as pessoas descansam: Entre no Hotel Richissime e irá encontrá-lo mais à direita da sala.
5. No North Boulevard, 1º andar, num lugar repleto de artes: Entre no Art Museum, estará pela direita.

Leve os tickets para Looker e a missão estará completa.
CAPÍTULO 2: NOS BECOS
Uma vez que esteja no North ou South Boulevard novamente, você receberá uma nova ligação de Looker. Siga até o Looker Bureau para receber sua nova missão. Looker dirá para que leia o caderno em sua mesa. Você descobrirá que algumas crianças estão brincando pelos becos de Lumiose City. Você deverá investigar. No North Boulevard, passando a saída da rota 16 e a estação de trem, chegamos ao South Boulevard. Logo à direita temos o Restaurant Le Nah. À direita dele existe uma entrada para um beco. Entre e verá uma linha de crianças. Batalhe com elas. Quando chegar no fim do corredor, Looker virá. Vocês encontrarão uma menina de rua e seu Espurr, chamado Mimi. As outras crianças estão indo para os becos para brincar com eles. Looker oferece para a menina um lugar para morar, mas Mimi foge.


Você deverá procurar pelo Espurr em outros becos como esse localizados no North Boulevard. Um fica de frente ao Lumiose Galettes, outro de frente ao Lumiose Station e outro ao lado do Café Triste. Espurr estará no beco ao lado do Café Triste, fale com ele e você deverá fazer algum tipo de brincadeira. Ele poderá fugir dependendo do que você fizer. Experimente dançar para ele. Quando ele começar a gostar de você, vocês serão levados de volta onde a menina e Looker estão. A menina chama-se Emma e a partir de agora será a secretária de Looker. Sem ela e Espurr por perto, as crianças não irão mais brincar pelos becos. Caso encerrado!
CAPÍTULO 3: DETETIVE, TURISTA, GANGUE
Mais uma vez, quando estiver no North ou South Boulevard, Looker vai ligar para dar uma nova missão. Quando chegar lá, uma mulher falando em japonês entrará desesperada. Looker não consegue entender direito e acha que ela quer um chá. Emma entra na sala e parece saber falar o idioma. Com a ajuda dos poderes psíquicos de Mimi, você descobrirá que a mulher teve o seu pokémon roubado na estação de trem de Lumiose. Siga para lá! Na estação, procure por Looker e uma gangue de punks. Derrote os ladrões e a missão estará cumprida.


CAPÍTULO 4: UM CRIME IMPERDOÁVEL
De volta ao North ou South Boulevard, receba mais um chamado de Looker. Vá encontrá-lo na agência. Ele dirá que está preocupado por Emma estar saindo muitas vezes e agindo por conta própria. Vocês receberão um comunicado pelo Holo Caster dizendo que o museu foi atacado por vândalos e uma obra foi danificada. Siga para o museu e vá para o terceiro andar. Você verá o diretor do museu de frente a uma parede pichada. Fale com ele. Saia do museu e receba um novo comunicado pelo Holo Caster. Pokébolas estão sendo roubadas pela cidade, principalmente após batalhas feitas pelos becos. Looker irá te chamar novamente. De volta ao Looker Bureau, Looker pedirá a sua ajuda para resolver esse caso.

Você deverá entrar no beco mais próximo, que fica de frente ao Lumiose Galette, e batalhar com uma mulher. Looker irá ligar informando que você entrou no beco certo. Após a batalha, a mulher vai assumir uma aparência robótica. Looker virá antes que ela roube seus pokémons. Ela desaparecerá como um ninja. Looker vai curar seus pokémons. Siga agora para o beco ao lado do Café Triste. Você irá repetir todo o processo que ocorreu no último beco. Em seguida, vá para o beco que está de frente a Lumiose Station. Aqui você encontrará uma pessoa que teve suas pokébolas roubadas após uma batalha. Você descobrirá que o ladrão agora foi para o beco próximo ao Restaurant Le Nah, onde conhecemos Emma e Mimi. Você encontrará mais uma pessoa nesse beco para batalhar. Derrote-a e ela se transformará. Looker virá para impedir que seus pokémons sejam roubados. Estranhamente, Mimi virá e parece conhecer o ladrão. Ele tentará machucar Mimi, mas Looker o protege e acaba machucado. Looker desconfia que ele seja Emma, visto que Mimi parece feliz ao lado dele. O robô dirá se chamar Essentia, mas algo irá acontecer com suas emoções e ele desaparecerá. Looker pedirá para você levá-lo de volta ao Looker Bureau. Looker irá precisa ir a um hospital e dará este capítulo por encerrado.

CAPÍTULO 5: UMA MULHER ARDENTE & UMA VERDADE REVELADA
Quando estiver novamente no North ou South Boulevard, você receberá uma ligação. Desta vez será Emma, pedindo para que você siga para o Looker Bureau. Lá ela ficará sabendo que Looker está num hospital. No entanto, ela parece estar preocupada com outra coisa e então sairá. Um mordomo entrará e batalhará com você. Ele é um ex-admin da Team Flare e dirá para que você siga para o Hotel Richissime. Lá, você deve procurar pela Royal Suite, que fica no 5º andar. Você verá a Malva da elite 4, que também já trabalhou para a Team Flare. Batalhe com ela. Não será muito difícil, ela usará apenas o Pyroar. Após a batalha, Malva irá revelar que Essentia realmente era Emma. O traje robótico que ela vestia foi desenvolvido pelo Dr. Xerosic (o último scientist da Team Flare, lembra?). Você deverá ir até o Lysandre Café e parar Xerosic.

Chegado lá, encontre Malva. Ela irá liberar o acesso para um andar secreto no elevador do Lysandre Labs. Esse novo andar tem um layout idêntico ao anterior, mas aparentemente algumas direções são diferentes. Haverá alguns treinadores pelo caminho, todos são cientistas ou são aqueles punks que enfrentamos antes. O último estará fechando uma entrada. Derrote-o e você poderá entrar. Você estará numa sala com várias pokébolas, aparentemente as que foram roubadas. Também tem algumas estantes com livros. Verifique cada parte de todas as estantes, é preciso achar e ler alguns livros. Depois de ler todos, fale com o treinador novamente. Xerosic virá e colocará Essentia para batalhar com você. Você deverá derrotá-la 4 vezes para poder prosseguir. Após a 3ª batalha, Looker e Espurr virão. Após a 4ª batalha, Xerosic se rende e liberta Emma. Xerosic será levado por Looker e o problema estará resolvido.

CAPÍTULO FINAL: AQUI ESTÁ OLHANDO PARA VOCÊ, CRIANÇA
Por fim, Emma irá ligar da próxima vez que estiver no North ou South Boulevard, te chamando para ir ao Looker Bureau. Emma dirá que Looker vai deixar o hospital. No entanto, Mimi trará uma carta de Looker, dizendo que a doença era uma farsa e que seu trabalho em Kalos estava cumprido, que iria partir e que Emma poderia ficar com o Looker Bureau. Emma e Mimi saem correndo para procurar Looker. Quando você for sair também, aquele punk de antes virá e dirá que Looker estava indo para o museu. Vamos a ele mais uma vez! Chegando lá, vá falar com o diretor. Você verá que a obra de arte foi restaurada. Looker já se foi. Ao sair do museu, Emma irá ligar e dirá que Looker está com Xerosic no Lysandre Café. Corra para lá.

Emma vai chegar logo depois de você. Looker explicará que é um agente internacional e deixará Emma sob o controle do Looker Bureau. Xerosic dará a ela o uniforme da Essentia, bem como seus pokémons (Crobat e Malamar). Looker e Xerosic irão partir e Emma cuidará da segurança da cidade de agora em diante. Você poderá batalhar com ela (como Essentia) no Looker Bureau quando quiser, ela usará os pokémons de Xerosic.
SEA SPIRIT'S DEN E ARTICUNO/ZAPDOS/MOLTRES
As aves lendárias de Kanto estão presentes nestas versões. Porém você só poderá encontrar uma delas, e será de acordo com seu inicial. Se você escolheu Chespin será Articuno, se você escolheu Fennekin será Zapdos e se você escolheu Froakie será Moltres. Sua ave poderá aparecer aleatoriamente pelos matinhos e pelas águas em toda a região de Kalos. No entanto, diferente dos lendários fujões das versões anteriores, Articuno/Zapdos/Moltres fugirá antes mesmo que você consiga dar um golpe para enfraquecê-lo ou para impedir que ele fuja, antes que você possa atirar uma pokébola, ou mesmo antes que uma habilidade para impedir que ele fuja seja ativada. Após encontrá-lo pela primeira vez, abra sua pokédex e procure pela localização dele no mapa. Ele mudará de área cada vez que você usar Fly ou entrar em uma nova cidade. Após uns 10-15 encontros, ele irá parar de rodar pelo mapa e irá para a Sea Spirit's Den, uma caverna que fica no Azure Bay. Lá você finalmente poderá batalhar com ele. Salve antes de entrar na caverna, a ave aparecerá logo que der os primeiros passos lá dentro.

Articuno/Zapdos/Moltres estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo.
UNKNOWN DUNGEON E MEWTWO
Ele está numa caverna na Pokémon Village. Para chegar até lá, saia pelo sul de Snowbelle Town, atravesse a floresta da rota 20 até chegar a Pokémon Village, lugar onde encontramos Wulfric pela primeira vez. Passe por uma área onde é necessário usar surf e chegará a entrada da caverna, que antes estava sendo bloqueada por uma pessoa. Esta é a Unknown Dungeon! Logo que entrar verá Mewtwo. Salve o jogo antes de falar com ele. É uma boa opção para você usar a Master Ball, visto que é difícil enfraquecê-lo por conta do golpe Recover que ele usa. Após a batalha, você receberá um Mewtwonite X ou Mewtwonite Y, dependendo de sua versão, que fará Mewtwo mega evoluir.

Mewtwo estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo.
TERMINUS CAVE E ZYGARDE
Este é o famoso "lendário Z" que faz trio com Xerneas e Yveltal. Ele está nas profundezas da Terminus Cave, que fica na rota 18, saindo pelo norte de Couriway Town. Também havia uma pessoa bloqueando uma entrada da última vez que estivemos aqui, procure por aquele local e verá que a passagem foi liberada. Lá, encontraremos Zygarde. Salve o jogo antes de enfrentá-lo. Se não usou a Master Ball no Mewtwo, ele é uma boa opção para se usar.

Zygarde estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo.
BATTLE CHATEAU
Este é um local de batalhas encontrado na rota 7. Lá dentro existe um certo número de treinadores. Com o passar das horas os treinadores que se encontram lá mudam. Quando estiver lá dentro, eventualmente é informado que um novo treinador entrou na casa enquanto esteve batalhando. O desafio é ir derrotando o maior número de treinadores possível. Quanto mais vitórias você ganha lá dentro, o seu "título de nobreza" melhora. Você começa com o título de barão/baronesa, depois aumenta para visconde/viscondessa, depois passa para conde/condessa, depois para marquês/marquesa, depois duque/duquesa e por fim grão-duque/grã-duquesa. Conforme seu título vai aumentando, treinadores de títulos maiores vão aparecendo. Você também pode enviar mandados (send a writ) pagando uma quantia em dinheiro. Writ of Invitation fará aumentar o número de treinadores na casa até a meia-noite (um bom recurso caso você precise de mais dinheiro, com a ajuda do Amulet Coin você recupera rapidamente o dinheiro que pagou). Writ of Challenge aumenta o level dos pokémons dos treinadores até a meia-noite (este recurso é mais interessante para aqueles que precisam dar exp. para os pokémons).

Quando você tiver atingido o título de marquês/marquesa, eventualmente os líderes de ginásio poderão aparecer para batalhar também.
Viola usa:Masquerain lv.40Vivillon lv.40Grant usa:
Tyrantrum lv.40
Aurorus lv.40
Korrina usa:
Hawlucha lv.40
Machamp lv.40
Ramos usa:
Victreebel lv.40
Gogoat lv.40
 Clemont usa:
Magneton lv.40
Heliolisk lv.40
 Valerie usa:
Mawile lv.40
Sylveon lv.40
 Olympia usa:
Sigilyph lv.40
Meowtic lv.40
 Wulfric usa:
Cryogonal lv.40
Avalugg lv.40
Quando atingir o nível de duque/duquesa, os membros da elite 4 também poderão aparecer e os pokémons dos líderes de ginásio estarão mais fortes.
Viola usa:Masquerain lv.50Vivillon lv.50Grant usa:
Tyrantrum lv.50
Aurorus lv.50
Korrina usa:
Hawlucha lv.50
Lucario lv.50
Ramos usa:
Victreebel lv.50
Gogoat lv.50
 Clemont usa:
Magnezone lv.50
Heliolisk lv.50
 Valerie usa:
Mawile lv.50
Sylveon lv.50
 Olympia usa:
Slowking lv.50
Meowtic lv.50
 Wulfric usa:
Abomasnow lv.50
Avalugg lv.50
 Wiksttrom usa:
Scizor lv.55
Probopass lv.55
Aegislash lv.55
 Malva usa:
Pyroar lv.55
Talonflame lv.55
Chandelure lv.55
 Drasna usa:
Dragalge lv.55
Noivern lv.55
Altaria lv.55
 Siebold usa:
Clawitzer lv.55
Barbaracle lv.55
Starmie lv.55
Quando chegar no nível de grão-duque/grã-duquesa, a campeã também poderá aparecer.
Diantha usa:
Hawlucha lv.60
Goodra lv.60
Gourgeist lv.60
Mega Gardevoir lv.60

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Pokémon Sun & Moon

Jogos

Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball GB
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great BallGBC
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball GBA
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball DS
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball3DS

Copyright © Monstros de Bolso -- Criado por Ryuu