Posted by : Ruan Zeferino Andrade domingo, 20 de dezembro de 2015

Detonado OmegaRuby/AlphaSapphire
LITTLEROOT TOWN - COMEÇANDO A JORNADA E PEGANDO O SEU INICIAL
Escolha em qual idioma quer jogar. Logo que iniciar o jogo, você verá a tela de introdução com o professor Birch idêntica às versões originais de Ruby/Sapphire. Calma, você não está jogando a versão do Game Boy Advance. Na verdade você está visualizando a tela de seu PokéNav Plus dentro do caminhão de mudança. Assista a introdução e escolha seu nome e se vai jogar como menino ou menina. A porta do caminhão de mudança irá abrir e você poderá descer. Se você estiver jogando como menino, sua mãe irá chamar da casa da esquerda. Se jogar como menina, ela virá da casa da direita. Entre em sua casa. Um par de Machokes está carregando os móveis da mudança. Suba para o seu quarto e acerte o relógio na parede. Curiosidade: Você tem um Potion na mochila. Nas versões R/S originais esse Potion ficava no PC (naquela época era possível depositar itens no PC).

Ao descer, sua mãe te chamará para ver uma notícia de seu pai na televisão, mas quando você chegar já terá acabado. Saia e vá até a casa de seu vizinho, que é o personagem de sexo oposto ao seu. Brendan/May é filho(a) do professor Birch e será seu/sua rival. Após falar com ele(a), saia da casa e siga para o norte da cidade. Você encontrará o professor Birch sendo atacado por um Poochyena. Escolha um pokémon na bolsa dele para lutar contra o Poochyena. Você pode escolher entre Treecko, Torchic e Mudkip. Ele será o seu inicial. Derrotando o Poochyena, o profº irá te levar até seu laboratório para te dar o pokémon. Ele também dirá para que vá encontrar Brendan/May ao norte da cidade Oldale.




OLDALE TOWN - PRIMEIRA BATALHA COM O(A) RIVAL E APRENDENDO A ESGUEIRAR-SE
Saia pelo norte da cidade. Nos matinhos você encontra Zigzagoon, Poochyena e Wurmple. Suba até chegar em Oldale. Uma pessoa que trabalha no PokéMart irá te apresentar o Centro Pokémon e lhe dará 10 Potion. Siga para o norte da cidade. Nos matinhos daqui você também consegue achar Wingull. Continue até encontrar seu/sua rival. Brendan/May irá te desafiar para uma batalha. Ele(a) terá o inicial de vantagem ao seu.

Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Torchic lv.5
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:Mudkip lv.5
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:

Treecko lv.5
Após a batalha, siga o(a) seu/sua rival até o laboratório do profº Birch. Receba a Pokédex do professor. Brendan/May te dará algumas pokébolas. Ao sair da cidade, sua mãe virá se despedir de você e seu/sua rival aparecerá para fazer um upgrade em seu PokéNav Plus. Receba a função DexNav, que permite visualizar os pokémons que existem em cada área. Mais adiante, seu/sua rival irá lhe mostrar como se aproximar de um pokémon que está se remexendo pelo matinho, deixando o rabo ou uma parte do corpo à mostra. Basta usar o botão analógico de seu 3DS para se locomover, mas empurre o botão bem devagar enquanto estiver andando. Isso fará com que você ande devagarzinho na pontinha do pé, permitindo que você chegue até o pokémon que está se remexendo sem espantá-lo. Pokémons que aparecem dessa maneira podem ter golpes diferentes. Você irá encontrar aqui um Poochyena com Thunder Fang (se você começou com Treecko), Ice Fang (se você começou com Torchic) ou Fire Fang (se você começou com Mudkip). Em alguns casos, o pokémon mais raro da rota pode ser encontrado facilmente dessa maneira.

Volte para Oldale e siga pela esquerda. Haverá alguns treinadores pelo caminho para batalhar. Por aqui é possível achar também pokémons como Surskit, Ralts, Seedot (em Omega Ruby) e Lotad (Alpha Sapphire). Algumas árvores de berries já podem ser encontradas nesta rota. Siga até próxima cidade.
PETALBURG CITY - O ENCONTRO COM SEU PAI E A CAPTURA DE WALLY
Você encontrará seu pai Norman em frente ao ginásio, se despedindo de um treinador que acaba de perder para ele. Vá com ele para o ginásio. Wally, vizinho do ginásio, entrará e dirá que precisa de um pokémon para sair numa jornada. Norman irá emprestar um Zigzagoon para Wally poder capturar um pokémon. Acompanhe-o e ajude-o a capturar um Ralts. Feito isso, vocês voltarão ao ginásio. Wally devolverá o Zigzagoon para Norman e adicionará o PlayNav ao seu PokéNav Plus. Agora já é possível usar o PSS, o Pokémon Amie e o Super Training. Wally irá embora e futuramente servirá como um segundo rival para você.


Saindo pela esquerda, você estará numa rota com mais treinadores para enfrentar. Por aqui tem uma pequena chance de aparecer Taillow nos matinhos. Haverá uma praia com uma cabana e um velho com seu Wingull, se lembre bem desse local. Continue pelo norte até chegar na floresta do jogo.
PETALBURG WOODS - PRIMEIRO ENCONTRO COM A EQUIPE MAGMA/AQUA
Atravesse a floresta, enfrentando os treinadores e recolhendo os itens pelo caminho. As novidades dos matinhos daqui são Silcoon, Cascoon, Shroomish e Slakoth. Em um determinado ponto, você encontrará um homem que trabalha na Devon Corp. sendo atacado por um membro da Equipe Magma ou Equipe Aqua, dependendo da versão que você estiver jogando. Derrote o bandido e o cientista lhe dará... o Exp. Share! (bem melhor que aquela Great Ball que ele dava no R/S original). Assim como em X/Y, o Exp. Share é um Key Item e compartilha a experiência ganha com todos os seus pokémons. Ao sair da floresta, você descobrirá que alguém da Equipe Magma/Aqua estava te espionando. Você saberá quem é essa pessoa no Delta Episode, o clímax do pós-game.



Do lado de fora da floresta você encontrará o Pretty Petal Flower Shop. Fale com todo mundo aqui. Tem uma menina aqui que te dá uma berry todos os dias, passe aqui diariamente para pegar sua berry. É neste lugar que recebemos o Wailmer Pail, item que serve para regar berries. Você pode plantar as berries no mesmo lugar onde você as colhe. No lado de fora atrás dessa casa tem um lugar com matinho. Examine os espaços vazios onde não tem matinho, em alguns deles tem itens, você poderá encontrar itens escondidos dessa forma por todo o continente. Continue seu caminho passando por uma ponte onde temos nossa primeira batalha em dupla. Logo estará na próxima cidade.
RUSTBORO CITY - O PRIMEIRO GINÁSIO E O RESGATE DE PEEKO
Encontre Brendan/May, que irá lhe apresentar a cidade. Recupere seus pokémons no PokéCenter. Em uma casa à esquerda da cidade você obtém o HM01-Cut. Nesta cidade encontramos também o Pokémon Trainer School, onde podemos conseguir um Quick Claw.

No ginásio, você verá Roxanne, a líder dos pokémons de pedra. Atravesse um labirinto simples, passando por alguns treinadores, para poder batalhar com ela.
Roxanne usa:
Geodude lv.12
Nosepass lv.14
Golpes de água e planta possuem vantagem. Se escolheu Torchic como inicial, então, quando evoluir ele aprenderá Double Kick, que é bom contra tipo pedra. Evite os do tipo inseto e golpes normais. Ao vencer, receba a Stone Badge. Ao sair do Ginásio, aquele pesquisador da Devon Corp. será assaltado. Siga-o e ele pedirá sua ajuda. Recupere seus pokémons e vá atrás do carinha da Equipe Magma/Aqua. Saia pela direita da cidade.
Nesta área podem surgir pokémons como Whismur, Nincada e Skitty. Enfrente alguns treinadores nesta rota até chegar a uma caverna onde está um velho marinheiro na frente. Ele é o Mr. Briney. O capanga da Equipe Magma/Aqua roubou o Peeko, o Wingull do Mr. Briney. Entre na caverna e derrote o ladrão. Pegue dele o Devon Parts que ele roubou do pesquisador e resgate o Peeko. O Mr. Briney irá levar o Peeko e te dará viagens de barco quando precisar. Volte para Rustboro e encontre o pesquisador que está perto da Devon Corp. Receba uma Great Ball como agradecimento por ter recuperado o Devon Parts. O pesquisador irá te levar para conhecer o Mr. Stone, o presidente da Devon Corp. Ele irá atualizar o seu PokéNav Plus com a função BuzzNav, uma espécie de televisão que traz notícias de Hoenn. Depois ele lhe dará uma carta (Letter), que deverá ser entregue para Steven em Dewford.



O BARCO DO MR. BRINEY - A CAMINHO DA DEWFORD TOWN E DO SEGUNDO GINÁSIO
Saindo da Devon Corp., siga para o sul da cidade. Precisamos encontrar o Mr. Briney para que ele nos leve de barco até Dewford. Pelo caminho, fale com aqueles treinadores que você já batalhou. Alguns deles podem te desafiar para uma revanche. É possível ver no mapa de seu PokéNav Plus os treinadores que querem uma nova batalha. Sempre que quiser treinar seus pokémons ou precisar de dinheiro, procure pelos treinadores que você já enfrentou. Aproveite e ensine o HM01-Cut para um de seus pokémons, se ainda não o fez. Vá cortando as árvores que encontrar pelo caminho. Use Cut no Petalburg Woods, você verá a Moss Rock. Isso significa que Eevee evoluirá para Leafeon se subir um level aqui. Atravessando a Petalburg Woods, você estará de volta àquela praia com a cabana, lembra? Fale com o Mr. Briney aqui e ele e seu Peeko irão te levar de barco até Dewford.


Chegando aqui, vá direto à direita da ilha, lá tem um pescador vai te dar a Old Rod. Siga para o ginásio. Esse ginásio é um grande corredor com treinadores, porém você não consegue andar pelo corredor diretamente, pois existem esteiras que te empurram para a direção contrária a que você precisa ir. Existem passagens pelas laterais que devem ser utilizadas para avançar dentro do ginásio, porém elas não são visíveis pois as luzes estão apagadas. Existem botões no chão, pise neles para acender as luzes e visualizar o caminho que deve ser percorrido. Memorize o caminho, pois quando você soltar o botão, as luzes se apagarão e você terá que andar no escuro. No fim, verá que este ginásio é uma academia e que o líder Brawly estará te esperando.
Brawly usa:
Machop lv.14
Makuhita lv.16
Se você tiver algum pokémon com golpes do tipo fada, voador ou psíquico, use-o neste ginásio de lutadores. Evite colocar um tipo normal na batalha. Derrote o líder e ganhe a Knuckle Badge. Após mais uma insígnia, siga para a Granite Cave. Passe por alguns treinadores ao norte da ilha e achará a caverna indo à esquerda.
GRANITE CAVE - O ENCONTRO COM STEVEN E OS MISTÉRIOS DE HOENNFale com o homem na entrada e pegue o TM70-Flash. Fique calmo, você não precisará do Flash para atravessar a caverna. Por aqui aparecem Zubat, Geodude, Makuhita e Abra. Ela está bem menor que nos jogos R/S originais. Basta descer uma escadaria para chegar onde Steven está. Contudo, desta vez vemos uma parede com uma enorme gravura pré-histórica de Groudon ou Kyogre, dependendo de sua versão. Entregue a carta para Steven e receba o TM51-Steel Wing. Depois de uma conversa, Steven irá embora. Nada mais a fazer, volte para Dewford e fale com o Mr. Briney. Diga para que ele te leve para a rota 109 - próximo a Slateport.


Você irá chegar numa praia. Fale com as pessoas por aqui. Algumas irão batalhar com você, outras te darão itens. Existe uma casa aqui na praia onde você pode batalhar com mais treinadores. Derrote todos lá dentro e fale com o balconista para conseguir uma dúzia de Soda Pop. Você pode comprar mais na máquina de refrigerante. Após explorar toda a praia, suba para a cidade.
SLATEPORT CITY - O ATAQUE DO OCEANIC MUSEUM, SALVE O CAPT. STERN!
Chegando aqui, entre na feira logo à esquerda. Você encontrará algumas faíscas brilhando. É uma Alakazite, que mega evolui Alakazam. Nesta cidade temos o Pokémon Fan Club, onde conseguimos o Soothe Bell. Aqui também tem uma mulher que faz penteados em Furfrou, alterando a forma dele. Logo à direita temos o Oceanic Museum, que está infestado de membros da Equipe Magma/Aqua. Para tirá-los de lá, entre no estaleiro logo abaixo do museu. Fale com o pessoal aqui dentro. Volte para o museu e encontre o Capt. Stern no andar de cima, ele é o homem de bigode e chapéu. Batalhe com alguns rapazes da Equipe Magma/Aqua e conheça Maxie/Archie, o líder da equipe. Os bandidos irão embora. Entregue a Stern o Devon Parts e ele também irá. Antes de sair também, fale com o último capanga que ficou no andar de baixo para receber o TM46.

Se tentar sair da cidade pelo norte, verá que uma multidão irá se juntar na frente do prédio do Contest Spectacular. Lisia é famosa aqui e estará com Ali, seu Altaria, chamando a atenção do povo. Receba dela o Contest Pass e o Pokéblock Kit. Se você entrar no Contest Hall, você também recebe o Contest Costume. Já é possível participar dos novos concursos de Hoenn, caso queira. Você receberá um Cosplay Pikachu lv.20 depois de ter participado de seu primeiro concurso. Se você perder o concurso, Lisia te dará uma Lum Berry como prêmio de consolação. Para seguir viagem, saia pelo norte de Slateport. A entrada da Cycling Road fica aqui, mas só podemos usá-la quando tivermos uma bicicleta.
TRICK HOUSE E A BATALHA COM BRENDAN/MAY
Pokémons como Electrike, Oddish, Gulpin, Voltorb, Minun (em Omega Ruby) e Plusle (em Alpha Sapphire) começarão a aparecer por aqui. Magnemite pode aparecer em hordas. Indo mais ao norte, temos a Trick House, onde você poderá passar por alguns testes cada vez que derrota um líder de ginásio. Este é um bom lugar para treinar, pois tem treinadores lá dentro e no final você recebe um item como prêmio. Ao entrar na casa aparece uma mensagem que você está sendo observado. Vá checando os objetos da casa até descobrir onde o Trick Master está escondido. Ele deixa você entrar na passagem que tem ao norte da sala. Resolva os enigmas lá dentro, batalhe com os treinadores até achar uma saída, quando conseguir passar, fale com o Trick Master para receber um item. Você pode repetir esse processo voltando aqui mais vezes. Você poderá explorar essa casa por completo após o 5º ginásio.
Na frente da Trick House, se você for para a esquerda, encontrará alguns treinadores, verá que tem uma porção de água que te impede de continuar. Quando você tiver a habilidade de surfar, você pode vir aqui e ver que se atravessar essa água chegará naquela rota acima de Oldale. Voltando para a frente da Trick House, se você for para a direita (passando por debaixo da ponte da Cycling Road), você encontrará mais alguns treinadores. Mais adiante você será desafiado por Brendan/May.
Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Wailmer lv.18Shroomish lv.18Combusken lv.20
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:
Shroomish lv.18Slugma lv.18Marshtomp lv.20
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:
Slugma lv.18Wailmer lv.18Grovyle lv.20

Derrote seu/sua rival e ganhe o Dowsing Machine. Seus pokémons serão curados após a batalha. Nestas versões, você usa o Dowsing Machine na cabeça, que pisca quando você se aproxima do item escondido. Experimente-o, há itens escondidos nesta rota. Depois, continue até chegar a uma cidade.

MAUVILLE CITY - O TERCEIRO GINÁSIO, WALLY, BICICLETA... E TUDO MUDOU
A primeira coisa que você irá notar é que Mauville está completamente diferente do R/S original. Você encontrará Wally novamente aqui, discutindo com o tio dele. Ele quer desafiar o ginásio e seguirá para lá. Antes de irmos para o ginásio, vamos explorar a cidade. Acompanhe no mapa abaixo.

- Mauville Food Court - Um restaurante onde você pode batalhar e ganhar itens.
- Song and Sword Move Academy - Move tutor de um golpe, atualmente ele não está aqui.
- Pledge Move Dojo - Move tutor do Grass/Fire/Water Pledge.
- Ultimate Move Studio - Move tutor do Frenzy Plant/Bast Burn/Hydro Cannon.
- Rydel's Cycles - Loja de bicicletas com dois modelos de bike: Mach Bike (que é a mais rápida e sobe rampas) e Acro Bike (uma bicicleta que empina apertando B, pula pedrinhas e passa por pistas estreitas). Você escolhe um dos modelos, mas poderá voltar aqui sempre que precisar trocar de bike.
- Inverse Battle Shop - Local de batalhas inversas, onde fraquezas viram resistências e vantagens tornam-se golpes não muito efetivos.
- Battle Institute Hoenn - Lugar onde você pode testar pokémons em batalhas, apenas disponível no fim do jogo. Consiga o Vs. Recorder aqui.
- TV Mauville - Estação de TV de Hoenn.
- Crooner's Cafe - Lugar onde está o Move tutor dos golpes que mudam a forma de Meloetta e Keldeo.
- Game Corner - Banido dos jogos Pokémon, o cassino foi fechado.
- Ritzy Ribbon Retail - Local onde Ribbons caríssimas são vendidas.
- Narcissus Mirror Shop - Lugar onde mudamos a forma de Tornadus, Thundurus e Landurus.
- Pokemileage Center - Troque PokéMiles por itens.
- Pokémon Reflexology Center - Para fazer massagens em seu pokémon uma vez por dia.

Mauville também possui escadas que te levam a um andar superior da cidade, fale com as pessoas por lá para conseguir alguns itens. Em um lugar perto das escadas, um homem lhe dará os Drives de Genesect, caso mostre um Genesect a ele. Se quiser, você pode sair de Mauville pela direita, verá que tem uma pequena praia com alguns treinadores. Se você já pegou a sua bike, você pode ir para a Cycling Road, aquela pista que você passou por debaixo quando estava vindo para Mauville. Você poderá entrar se você estiver montado em sua bicicleta. É possível avistar umas faíscas brilhando, indicado o local de um Manectite. Atravesse toda a ponte, lutando com os treinadores (quase todos usam tipos elétricos). Se estiver com a Mach Bike, você pode descer até a praia de Slateport e pedir para o Mr. Briney te levar até Dewford. Existe uma rampa na Granite Cave que só é acessível com a Mach Bike, você pode explorar essa área agora se quiser. É nessa área onde é possível encontrar Aron, Mawile (em Omega Ruby) e Sableye (em Alpha Sapphire). Lá também encontramos a Steelixite.
Quando se sentir satisfeito, retorne para Mauville e siga para o ginásio. Wally quer mostrar que está pronto para uma batalha de ginásio e te desafiará para uma batalha.
Wally usa:Ralts lv.17
Após derrotá-lo, Wally perceberá que realmente não estava pronto e irá embora. Receba do tio dele o HM 06-Rock Smash. Siga para o ginásio elétrico. Você terá que pisar em "botões" no chão para mudar as cercas elétricas de posição e abrir o caminho para o líder. Aqui tem bastante chance de seus pokémons ficarem paralisados, fique atento.
Wattson usa:Magnemite lv.19Voltorb lv.19Magneton lv.21
Golpes do tipo terra possuem vantagem. Um tipo fogo ou lutador também pode ajudar conta Magnemite e Magneton. Conquiste a Dynamo Badge. Se tentar sair de Mauville pelo norte da cidade, irá avistar alguns membros da Equipe Magma/Aqua saindo da cidade. Não vá por esse caminho ainda. Saia pela esquerda da cidade.
VERDANTURF TOWN - PASSANDO PELO POKÉMON DAY CARE E O RUSTURF TUNNELSaindo à esquerda de Mauville, verá uma casa, ali é o Day Care, você pode deixar até 2 pokémons aqui para que eles ganhem exp., ou até mesmo para que botem ovos. Continue para a esquerda, lute com todos os treinadores e pegue os itens, use o Dowsing Machine perto das flores para achar itens escondidos. Nesta rota encontramos a Mawilite. Entre os pokémons dos matinhos, estão Roselia, Marill, Volbeat e Illumise. Logo estará em Verdanturf. Aqui tem mais um Contest Hall. Há uma menina na cidade que está procurando por um Shroomish. Depois de falar com ela, leia a placa que está no meio da cidade. O Shroomish irá aparecer detrás dela. Como agradecimento, a menina te dará uma Intriguing Stone.
Você verá que no norte desta cidade tem uma entrada para uma caverna, é Rusturf Tunnel, aquela caverna que você salvou o Wingull Peecko do Mr. Briney, o velho do barco. Aqui você encontrará Wanda, a prima de Wally. Ela mora numa casa em Verdanturf. Ela ficou separada do namorado por algumas pedras. Ensine o HM do Rock Smash a um de seus pokémons, se ainda não o fez. Quebre as pedras com essa técnica e, em troca, você receberá uma Aggronite. O caminho entre Rustboro e Verdanturf está livre e você poderá usar essa caverna como atalho. Siga para a esquerda e saia pela outra saída da caverna, lá verá o cara da Devon Corp. que você salvou na floresta no começo do jogo, fale com ele e receberá uma Repeat ball. A partir de agora, você poderá comprar Repeat Ball e Timer Ball no PokéMart de Rustboro. Aproveite que está aqui e vá para Rustboro, entre na Devon Corp. Fale com o Mr. Stone, ele verá a Intriguing Stone e te dará uma Pidgeotite.
PASSANDO PELA WINSTRATE FAMILY, FIERY PATH E CONHECENDO AARUNE Volte para Verdanturf, siga para Mauville e saia pelo norte. Logo à esquerda existe uma casa com um cara na frente, fale com ele e terá de lutar com 4 treinadores consecutivamente, note que todos os treinadores tem o nome começando com a letra V. Eles são a Winstrate family, há mais um deles para você lutar na última caverna do jogo. Se entrar na casa deles, poderá obter um Macho Brace. De volta a rota, quebre as pedras no caminho com Rock Smash e lute com os treinadores. A entrada para o deserto fica por aqui, mas ele não está acessível no momento, devido à tempestade de areia. Siga à esquerda até uma montanha.
Encontre seu/sua rival no caminho, ele(a) irá mostrar o Mt. Chimney, curar seus pokémons e te dar o HM04-Strenght. Você é capaz de encontrar Numel e Machop nos matinhos daqui. A entrada do Cable Car que está bloqueada pela Equipe Magma/Aqua. Entre na caverna do lado, o Fiery Path. Aqui dentro aparecem também Grimer, Torkoal, Slugma e Koffing. Atravesse a caverna e chegará a um lugar com algumas berries. No caminho você irá conhecer Aarune, um maníaco pelas Super Secret Bases. Ele irá entregar o TM94-Secret Power, técnica que pode ser usada para fazer suas bases secretas. Aí perto tem uma casa, entre nela, fale com a velha que ela irá recuperar seus pokémons. Por aqui também temos uma outra entrada para o deserto, mas ainda não podemos acessá-lo.

CINZAS VULCÂNICAS E FALLARBOR TOWN - CONHEÇA LANETTE 
Continue andando, no caminho haverá uma menina que te dá uma berry. Fale com ela todos os dias para ganhar uma berry. Se continuar pela esquerda, chegará a um lugar onde chove cinzas vulcânicas do céu. Brendan/May irá aparecer de novo para curar seus pokémons. Lute com todos os treinadores dessa rota e pegue todos os itens, às vezes verá montinhos de terra onde se escondem treinadores ou onde estão itens enterrados. Os pokémons selvagens da área são Spinda, Sandshrew e Skarmory. No fim da rota tem uma casa, fale com o velho lá e receba o Soot Sack. O velho é um vidraceiro te fará certos tipos de flautas (flute) se você recolher um determinado número de cinzas. Para isso, basta ir pisando naqueles montinhos de terra que existem por esta rota. Volte sempre na casa do vidraceiro, ele te informará quantas cinzas faltam para poder te fazer uma flauta. Para chegar a próxima cidade, você deve sair desta rota pela esquerda.


Chegando aqui, dirija-se ao Centro Pokémon e fale com Lannete, a mulher que está na frente do PC do Centro Pokémon para que seu PC de pokémons ganhe umas propriedades a mais. Aproveite que está aqui para recuperar seus pokémons. Fale com um Bug Maniac que está aqui dentro, ele te dará o item Honey, que serve para atrair hordas de pokémons nos matinhos, cavernas, etc. Fale com ele todos os dias para receber mais Honey. Saindo do Centro Pokémon, Brendan/May irá te chamar para a casa do profº Cozmo e dirá que vocês devem encontrá-lo no Meteor Falls. Aqui nesta casa você verá um meteorito que você pode utilizar para mudar a forma de Deoxys. Nesta cidade encontramos a casa do Move Maniac, que pode ensinar um golpe antigo de um pokémon se você lhe dar um Heart Scale. Na esquerda da cidade tem a casa do Fossil Maniac onde podemos receber o TM 28-Dig. Também há um Contest Hall nesta cidade. Saia da cidade pelo sul, passando por uma ponte.

METEOR FALLS - O METEORITE E O SEQUESTRO DO PROFESSOR COZMOEnfrente os treinadores pelo caminho. Nos matinhos aparece Swablu. Nuzleaf e Zangoose aparecem em Omega Ruby; Lombre e Seviper, em Alpha Sapphire. A casa de Lanette fica por aqui, visite-a. Do lado de fora da casa dela tem um loirinho que te dá uma berry diferente todos os dias. Siga até encontrar seu/sua rival novamente. A caverna que encontramos aqui é a Meteor Falls. Lá dentro aparece Solrock (Omega Ruby) ou Lunatone (Alpha Sapphire). O profº Cozmo está sendo abordado por Tabitha/Shelly, Admin da Equipe Magma/Aqua. Junte-se a Brendan/May numa batalha em dupla contra um Admin e um membro da Equipe Magma/Aqua.



Tabitha usa:
Mightyena lv.23
Numel lv.23
Team Magma Grunt usa:
Koffing lv.23
Shelly usa:
Mightyena lv.23
Carvanha lv.23
Team Aqua Grunt usa:
Grimer lv.23
Após derrotá-los, o líder da equipe de vilões oposta a sua versão (Archie ou Maxie) irá aparecer. De qualquer forma, Tabitha/Shelly consegue escapar, levando o Meteorite de Cozmo. Archie/Maxie irá atrás da sua equipe de vilões rival. Você, Brendan/May e o professor irão voltar para Fallarbor. Cozmo entregará o TM23-Smack Down como agradecimento. Sua missão agora é voltar ao Cable Car e correr atrás dos vilões. Brendan/May irá perguntar se você quer ir até Mauville. Se você disser que sim, você será levado instantaneamente para lá. Aproveite que está aqui e pegue a Acro Bike na loja de bicicletas, caso não esteja com ela. Então saia pelo norte da cidade e siga em direção ao Cable Car.






MT.CHIMNEY - ANDANDO DE TELEFÉRICO E ENFRENTANDO A EQUIPE MAGMA/AQUAAgora a entrada do Cable Car não está mais bloqueada. Pegue o bondinho e suba a montanha. Você verá as duas equipes de vilões se enfrentando, os vilões da versão oposta a sua tentando deter os vilões da sua versão. Aquele membro misterioso que estava te espionando na Petalburg Woods estará aqui, enfrentando o líder da equipe oposta a sua. Você perceberá que esta montanha na verdade é um vulcão. Lute com alguns membros da Equipe Magma/Aqua até chegar em Tabitha/Shelly. Derrote-o(a) numa batalha. Em seguida terá que enfrentar também o líder da equipe de sua versão, Maxie/Archie.





Tabitha usa:
Koffing lv.24
Numel lv.24
Maxie usa:
Mightyena lv.25
Golbat lv.25
Camerupt lv.27
Shelly usa:
Grimer lv.24
Carvanha lv.24
Archie usa:
Mightyena lv.25
Golbat lv.25
Sharpedo lv.27
Após perder, Maxie/Archie receberá uma ligação e descobrirá que há algo mais importante no Mt. Pyre. Ele devolverá o Meteorite para você e irá embora, levando todos os seus capangas. O líder da equipe oposta virá para agradecê-lo e também partirá.


JAGGED PASS - BRINCANDO COM A ACRO BIKEVolte para a saída do Cable Car, vá na passagem ao sul, que antes estava bloqueada por dois membros das equipes Magma/Aqua batalhando. A mulher que te dava o Lava Coockie nas versões originais de R/S agora irá apenas curar o seus pokémons. Lute com mais alguns treinadores aqui. Há chance de aparecer Spoink pelos matinhos. Algumas áreas são acessíveis através da Acro Bike. Aperte B para empinar a bike e segure B até ela começar a pular. Pulando, você consegue passar pelas pedrinhas redondas no chão. Explore todo o local, depois desça para a próxima cidade.
LAVARIDGE CITY - O QUARTO GINÁSIO E O OVO POKÉMON
Na frente da fonte termal, fale com a velha para receber um ovo de Wynaut. Certifique-se de estar com um espaço vazio na equipe para poder receber ovo. No Centro Pokémon, cure seus pokémons. Uma mulher aqui vende Moomoo Milk. Existe uma saída aos fundos do PokéCenter que te leva para dentro da fonte termal. A casa ao lado do ginásio é o Herb Shop, lá você poderá comprar alguns itens e ganhar um Charcoal de um velho.

Agora você poderá enfrentar a líder do Ginásio. Ela usa pokémons de fogo. Você terá que usar umas plataformas de madeira pra se locomover entre os andares do ginásio. O andar de baixo se parece com uma fonte termal e pode conter alguns treinadores escondidos na fumaça. Encontre a líder no final do caminho.
Flannery usa:
Slugma lv.26
Numel lv.26
Torkoal lv.28
Com golpes de água, pedra ou terra não é muito difícil de se passar esse ginásio. Consiga a Heat Badge. Saindo do Ginásio, Brendan/May aparecerá e te dará o Go-Goggles, item necessário para ter acesso ao deserto. Ele(a) também perguntará se você quer ir para Petalburg agora, enfrentar o seu pai no ginásio. Se responder que sim, você será levado automaticamente para Petalburg.

O QUINTO GINÁSIO E A BATALHA COM SEU PAI
Brendan/May irá te tirar da porta de um ginásio e te deixar na cara do outro. 
Se precisar, recupere seus pokémons e vamos ao ginásio. Para chegar até o líder do ginásio, você precisará passar por várias salas de batalha. Cada sala possui uma habilidade de batalha (por exemplo, no quarto de força eles usam no começo da batalha X-Attack). Seu pai estará no fundo do ginásio. Ele usa pokémons do tipo normal.
Norman usa:
Slaking lv.28
Vigoroth lv.28
Slaking lv.30
Golpes lutadores são a melhor opção aqui. Derrote-o e consiga a Balance Badge.
Você e seu pai encontrarão Wally e o pai dele no lado de fora do ginásio. Receba o HM03-Surf do pai de Wally. Em seguida, Wally te levará até a saída de Mauville, mas antes, o pai de vocês dois terão um momento especial juntos.

EXPLORANDO O DESERTO - CONSEGUINDO UM FÓSSIL
Se seguir pela direita de Mauville, você estará no caminho do 6º ginásio. No entanto... estamos sendo empurrados de uma cidade para outra, não é mesmo? Que tal voltarmos e explorarmos algumas coisas que ficaram para trás? Fazer isso agora é totalmente opcional, se quiser prosseguir na jornada, pule para a seção da Southern Island.

Ensine a técnica Surf a um de seus pokémons. Saia pelo norte de Mauville (tenha certeza de que está trazendo a Mach Bike). Perto da casa da Winstrate Family tem um laguinho, onde podemos usar surf e chegar em um item. Continue até o Cable Car. Suba o bondinho e siga ao norte, em direção ao Mt. Chimney. A velha que fica aqui agora estará vendendo Lava Coockie. Depois disso, volte e desça o bondinho. Entre na caverna Fiery Path, existe uma grande pedra aqui que pode ser empurrada com a técnica Strenght. Ensine para um pokémon, caso ainda não tenha feito. Você pode achar alguns itens nessa área. Você verá Aarune aqui também, que te dará o TM96.
Saia e siga para a direita até encontrar o deserto, que antes não era acessível, visto que você ainda não tinha o Go-Goggles. No deserto, o efeito de tempestade de areia irá permanecer em todas as batalhas. Lembre-se que apenas pokémons de pedra, terra e metálico não sofrem com a areia. Existe uma pessoa na parte de baixo do deserto que te dá o item Safety Goggles, que protege seu pokémon de sofrer os danos de efeitos climáticos (como Sandstorm e Hail). Você pode pegar itens e lutar com os treinadores. Os pokémons selvagens que aparecem na areia são Trapinch, Cacnea e Baltoy. Eles aparecem na parte da areia que é mais escura. Sua missão é achar os fósseis, ao norte do deserto. Se escolher o Root Fossil, ele se tornará um Lileep, se escolher Claw Fossil, ele se tornará Anorith. O fóssil que você não escolher irá desaparecer. Ao norte do deserto há uma rampa que você pode subir com a Mach Bike e achar um treinador.
Saia do deserto pelo norte, siga à esquerda passando pela rota das cinzas vulcânicas até chegar em Fallarbor. Saindo pela esquerda da cidade, siga até chegar ao Meteor Falls e atravesse a caverna. Na saída, haverá alguns treinadores para se batalhar. Também é possível explorar um pouco usando surf por aqui. Seguindo ao sul, você chegará em Rustboro. Você pode aproveitar que está aqui e passar na Devon Corp. Lá tem um pesquisador capaz de reviver o seu fóssil.
EXPLORANDO COM SURF - SEA MAUVILLE
Vamos a outros lugares acessíveis com surf. Esqueci de falar, mas geralmente nos lagos aparecem pokémons como Marill, Azumarill, Surskit e Masquerein e nas águas de mar aparecem Wingull, Tentacool, Pelipper e Tentacruel. Saindo ao sul de Rustboro temos mais uma área onde é possível surfar e conseguir um item. Não desça para a floresta. Retorne para Rustboro e saia pela direita, passando pela Rusturf Tunnel, Verdanturf e Mauville. Desça, como se fosse indo em direção a Cycling Road. Não entre na Cycling Road. Em vez disso, use surf na área que existe em baixo da Cycling Road e descubra o que tem por lá. A New Mauville, diferente do R/S original, ainda não está acessível nesse ponto do jogo. Continue caminho seguindo à esquerda da Trick House (a Trick House já pode ser explorada por completo, voltaremos aqui no nosso caminho de volta). Use surf nessa área à esquerda da Trick House. Do outro lado, desça, passando por Oldale e Littleroot. Fale com sua mãe em sua casa para conseguir o Amulet Coin, como recompensa por ter derrotado o seu pai no ginásio.
Volte para Oldale, vire à esquerda e vá até Petalburg. Existem laguinhos aqui para se surfar e encontrar itens. Prossiga pela esquerda, até a cabana da praia do Mr. Briney. Use surf ao sul e estará numa longa rota marítima. Enfrente os treinadores e pegue itens. Você passará perto de Dewford e então continuará pela direita. No meio do caminho temos uma surpresa. O que conhecíamos por "Abandoned Ship" se tornou "Sea Mauville". Você poderá entrar nesse navio afundado e ver o que tem por lá, mas não conseguirá ir muito longe sem a técnica de mergulho Dive, que conseguimos depois da 7ª insígnia. Continue explorando a rota marítima, seguindo à direita até alcançar Slateport. Saia pelo norte da cidade, vamos explorar a Trick House!
OS DESAFIOS DA TRICK HOUSE
Se você já vinha frequentando essa casa, talvez já tenha passado por alguns dos desafios. Iremos ver todos os desafios a seguir:
1º DESAFIO
Examine a mesa para encontrar o Trick Master. Você deverá atravessar um labirinto simples, com algumas árvores no caminho. Você precisará da técnica Cut para cortar essas árvores. Haverá alguns treinadores pelo caminho. Neste puzzle você encontra um par de Lava Cookie.
2º DESAFIO
Examine o vaso de planta do lado direito para encontrar o Trick Master. Você deverá atravessar um labirinto simples, com algumas pedras no caminho. Você precisará da técnica Rock Smash para quebrar essas pedras. Haverá alguns treinadores pelo caminho. Neste puzzle você encontra um par de Rage Candy Bar.
3º DESAFIO
Examine a estante do lado esquerdo para encontrar o Trick Master. Você deverá atravessar um labirinto simples, num ambiente escuro. A técnica Flash é recomendada, mas não é necessária, pois ainda há visibilidade. Haverá alguns treinadores pelo caminho. Neste puzzle você encontra um par de Lumiose Galette.
4º DESAFIO
Examine a janela da esquerda para encontrar o Trick Master. Você deverá atravessar um labirinto simples, com algumas pedras no caminho. Você precisará da técnica Strength para empurrar essas pedras. Não haverá treinadores. Neste puzzle você encontra um par de Casteliacone.
5º DESAFIO
Examine o armário do lado direito para encontrar o Trick Master. Neste puzzle você encontra um par de Old Gateau. Você deve responder a um quiz de 5 perguntas. Veja a seguir as possíveis perguntas e suas respectivas respostas.
- One of these Pokémon is not foudn on Route 103. Which is it? (Nincada)
- In Professor Birch's bag, there were three Pokémon. Which one was at the right? (Mudkip)
- Sell one Escape Rope and buy an Antidote. How much money remains? ($175)
- One of these Pokémon is not of the Grass type. Which is it? (Nincada)
- The Devon Researcher was looking for what Pokémon in the Petalburg Woods? (Shroomish)
- Which costs more, one Full Heal and one Great Ball, or one Revive? (Revive)
- In Dewford Hall, were there more men or women? (Men)
- How many Bikes does Rydel have on display outside his cycle shop? (2)
- Which Pokémon was offered for a trade at the Pokémon Trainers' School? (Seedot)
- Rustboro Gym Leader Roxanne used a Geodude. Was it male or female? (Female)
- How many people give you Berries at the Pretty Petal Flower Shop? (1)
- The first Trainer in the Dewford Gym was male or female? (Female)
- One of these Pokémon uses Scratch. Which one is it? (Nincada)
- Which costs more? Three Poké Balls or one Super Potion? (Super Potion)
- How signs are there in Lilycove City? (8)
6º DESAFIO
Examine a almofada inferior do lado direito para encontrar o Trick Master. Logo que entrar, vá pela seta que aponta pela direita. Desça e pegue a próxima seta da direita. Quando você parar de rodar feito um pião, verá três setas na parte de cima da salinha. Escolha a da direita, que aponta para cima. Na sequência, siga pela seta que aponta para esquerda, depois esquerda de novo, e depois a que aponta para baixo. Nesta sala, NÃO PISE EM NENHUMA SETA. Passe por uma abertura ao sul-esquerdo da sala e então siga pela seta que aponta para baixo. Não pise nas setas agora. Ande pelas aberturas nas salas, passando por duas salas à esquerda e uma sala acima. No lado direito dessa sala haverá três setas. Vá pela de cima. Siga pela abertura à esquerda dessa sala, depois pela abertura acima da próxima sala. Temos mais três setas na parte de cima desta sala. Siga pela do meio, que aponta para cima. Pegue o Shalour Sable e vá pela seta de baixo. Siga duas salas para direita passando pelas aberturas. Temos mais três setas no lado direito dessa sala. Escolha a última de baixo, que aponta para a direita. Você estará numa sala com uma abertura abaixo e à direita. Indo pela abertura de baixo, pise na seta que aponta para baixo e leia o scroll. Volte pisando na seta que aponta para cima. De volta à sala com as duas aberturas, siga pela abertura da direita e depois vá pela seta que aponta para a direita. Aqui, se você ir com cuidado pelas aberturas das quatro salas abaixo irá alcançar o outro Shalour Sable. Depois disso, retorne por essas aberturas para voltar à sala onde você havia parado. Então, siga pela seta de cima. Passe por uma abertura ao norte dessa sala e chegará a uma sala com mais três setas do lado esquerdo. Escolha a última de baixo, que aponta para a esquerda. Vá girando até vomitar e encontrará a saída.
E isso era tudo de extra que se tinha para fazer (ufa!). Suba em direção a Mauville, utilize a Cycling Road para ir mais rápido.
SOUTHERN ISLAND - DEFENDA LATIOS/LATIAS DA EQUIPE MAGMA/AQUA
Se estiver com a Mach Bike, troque pela Acro Bike, iremos precisar dela mais adiante. Siga à direita de Mauville City e encontrará uma praia. Use surf e chegue do outro lado. Fale com um pescador, ele te dará a Good Rod. Steven irá aparecer e te cumprimentar. Em seguida, Latias (se estiver jogando Omega Ruby) ou Latios (se estiver jogando Alpha Sapphire) aparecerá, aparentemente pedindo ajuda. O pokémon irá levar você e Steven até a Southern Island. Lá você encontrará o lendário oposto (Latios em Omega Ruby, Latias em Alpha Sapphire). A Equipe Magma/Aqua está atrás dele. O(a) Admin Courtney/Matt e um de seus capachos aparecerão e desafiarão você e Steven numa batalha em dupla.






Courtney usa:
Camerupt lv.31
Team Magma Grunt usa:
Koffing lv.29
Matt usa:
Sharpedo lv.31
Team Aqua Grunt usa:
Grimer lv.29
Após derrotá-los, eles fugirão. Steven vai curar seus pokémons e Latios (em Omega Ruby) / Latias (em Alpha Sapphire) irá fazer parte da sua equipe (se sua equipe estiver cheia, será solicitado para que envie um de seus pokémons para o box). O lendário que você acaba de conseguir estará no lv.30 e virá com sua respectiva mega stone. Steven te dará o Mega Bracelet e com ele você poderá mega evoluir seus pokémons. O lendário que te trouxe até esta ilha irá levar você e Steven de volta.



WEATHER INSTITUTE - EQUIPE MAGMA/AQUA ATACA DE NOVO
Se continuar à direita deste lugar, chegará na casa do Berry Master. Você pode conseguir duas berries com ele todos os dias, além de diversas outras berries numa plantação que existe do lado de fora. Ainda na casa, se você falar com a esposa do Berry Master, ela também te dá uma berry diária. Antes de dar a berry, ela pede que você diga alguma coisa para ela. Se você escrever qualquer coisa, você recebe uma berry aleatória. Se você disser expressões especiais, como Great Battle, Challenge Contest, Overwhelming Latias, Cool Latios ou Super Hustle, você recebe uma berry especial. O outro carinha que está na casa te dá uma Gracidea caso mostre um Shaymin para ele, com ele você pode alterar a forma de Shaymin.

Volte para próximo do local onde encontramos Steven e siga para o norte, passando por uma área com grama alta, por onde podem aparecer Linoone e Kecleon. Enfrente mais treinadores aqui. Você chegará em um rio, use surf se quiser, mas depois volte. Tem uma mulher numa casa que pode curar seus pokémons. Atravesse e siga mais ao norte. Por aqui Gloom e Tropius começarão a aparecer nos matinhos. Verá que tem certas pistas (aquelas faixas brancas enfileiradas horizontalmente) que você pode andar nelas com a Acro Bike, para pular de uma pista para outra, basta apertar B + a direção que você quer.
Continue seguindo seu caminho ao norte, atravesse uma ponte, lute com mais alguns treinadores. Você encontrará um prédio enorme. Ele é a estação de tempo (Weather Institute). Alguns membros da Equipe Magma/Aqua estão causando problemas aqui e tem 2 no caminho de outra ponte bloqueando a passagem. Entre no prédio, tem uma cama ali onde você pode recuperar seus pokémons. Tem um PC ali também, deposite um pokémon, pois vai precisar de um espaço na sua equipe para um pokémon que você vai receber. Derrote os primeiros do andar de baixo e suba. Acabe de derrotar o resto até chegar no(a) Admin Tabitha/Shelly.
Tabitha usa:
Camerupt lv.32
Shelly usa:
Sharpedo lv.32

Após vencê-lo(a), ganhe um Castform do cientista daqui. Aproveite para recuperar seus pokemons de novo na cama no primeiro andar do prédio. Detalhe: a recepcionista do Weather Institute irá passar a te dar uma pedra diferente todos os dias. Ela poderá te dar Damp Rock, Heat Rock, Icy Rock ou Smooth Rock, que afetam o clima em batalha. Agora já podemos atravessar a ponte do lado de fora. Prepare-se para mais uma batalha com Brendan/May.

Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Wailmer lv.31Shroomish lv.31Combusken lv.33
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:
Shroomish lv.31Slugma lv.31Marshtomp lv.33
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:
Slugma lv.31Wailmer lv.31Grovyle lv.33
Após a batalha, você será premiado com o HM 02-Fly. Se quiser, pode ensinar o Fly a um de seus pokémons, mas só poderá usá-lo para voar para as outras cidades após obter a próxima insígnia. Se quiser, use surf logo abaixo e explore o local. Aqui, se você pescar bem em baixo da ponte (onde fica a sombra da ponte na água) é possível encontrar Feebas. O Feebas tem 5% de chances de aparecer em qualquer parte da rota com qualquer vara de pescar, mas se você pescar na sombra da ponte no período das 06:00 às 20:00, ele terá 100% de chances de ser pescado. Das 20:00 às 06:00, Feebas tem 100% de chances de aparecer ao redor de uma pedra que tem na água. Quando estiver satisfeito, continue o caminho até chegar na próxima cidade.
FORTREE CITY - OS KECLEONS INVISÍVEIS E O SEXTO GINÁSIO
Vá restaurar seus pokémons no PokéCenter. As casas nessa cidade ficam sobre as árvores (você pode encontrar Aarune numa delas e batalhar com ele). Há algo invisível que está obstruindo a entrada do ginásio. Siga até encontrar Steven pelo caminho. Vá atrás dele, passando por mais alguns treinadores e grama alta (Absol pode ser encontrado aqui). Você irá avistar uma caverna que fica no meio de um lago. Este é o Scorched Slab. Antigamente era apenas uma pequena caverna, mas agora ela possui uns andares subterrâneos. Mais pra frente no jogo é possível voltar aqui para encontrarmos um lendário, por ora, apenas podemos recolher alguns itens.

Você encontrará Steven numa ponte. Ele irá lhe perguntar se você está pronto para lutar. Diga que sim e enfrente um Kecleon lv.30, revelado através do item Devon Scope que Steven irá lhe dar. Capture-o se quiser. Existem outros Kecleons invisíveis em Hoenn que você pode descobrir com esse item. Steven também dará a mega stone de seu pokémon inicial. Ele irá mencionar o Meteorite em sua mochila, se você olhar, verá que a imagem do Meteorite mudou. Retorne a Fortree e revele o Kecleon invisível que bloqueava a entrada do ginásio. Ele irá fugir e você poderá acessar o ginásio.


O ginásio possui um sistema de catracas que você deve empurrar para abrir caminho até a líder. Ela usa pokémons voadores.
Winona usa:
Swellow lv.33
Pelipper lv.33
Skarmory lv.33
Altaria lv.35
São recomendados golpes elétricos, de pedra e de gelo. Um tipo fogo é melhor contra Skarmory. Consiga a Feather Badge. Agora você poderá usar Fly para voar para as cidades já visitadas. Nestas versões é possível voar para rotas, cavernas e outros lugares também.
SAFARI ZONE - EXPLORANDO COM MACH BIKE E ACRO BIKEQuando estiver preparado, volte para a ponte onde encontramos Steven e continue explorando a rota. Batalhe com os treinadores e pegue mais alguns itens . No caminho você encontra uma mulher que te dá uma berry todos os dias. Num determinado ponto você verá a Equipe Magma/Aqua a caminho do Mt. Pyre. Ignore-os por enquanto. Logo ao sul temos uma enfermeira que cura os seus pokémons. Mais ao sul tem um lugar que é preciso usar Surf para continuar. É por esse caminho que você chega ao Mt. Pyre, daqui a pouco voltamos aqui. Retorne.
Você poderá ver que aqui se encontra a Safari Zone, que desta vez é totalmente livre: não é preciso pagar para entrar, não tem limite de passos, você batalha normalmente com os pokémons lá dentro e usa suas próprias pokébolas para capturar. Algumas áreas do safári são acessíveis apenas com a Mach Bike, outras apenas com a Acro Bike. É possível achar a Absolite aqui, caso esteja com a Acro Bike. Os pokémons que aparecem na primeira área ao norte, mais à esquerda, são Gloom, Doduo, Psyduck, Rhyhorn e Heracross. Na área da direita, ao norte, temos também Donphan e Pinsir. Ao sul, na parte da esquerda, temos também Xatu e Wobbuffet. Por fim, ao sul, do lado direito, temos também Pikachu e Girafarig. Após explorar esse lugar, saia e siga para a direita, até a próxima cidade.
LILYCOVE CITY - O DEPT. STORE E A BATALHA COM O(A) RIVALRecupere seus pokémons no PokéCenter e siga ao norte. Brendan/May virá e lhe apresentará o Dept. Store de Lilycove, um enorme PokéMart com diversos itens à venda. Ele(a) também te desafiará para uma batalha.
Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Swellow lv.37
Wailord lv.37Breloom lv.37Blaziken lv.39
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:Swellow lv.37
Breloom lv.37Magcargo lv.37Swampert lv.39
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:Swellow lv.37
Magcargo lv.37Wailord lv.37Sceptile lv.39
Após derrotá-lo, você verá que o Meteorite em sua mochila mudou de novo. Compre itens no MegaMart, caso queira. Você verá que tem um monte de membros da Equipe Magma/Aqua espalhados em toda parte. Você não poderá seguir para além da praia que existe à direita da cidade, pois alguns Wailmers encalharam ali. Fale com as pessoas na cidade, algumas lhe darão itens. Tem um senhor que te dá uma berry todos os dias. Há também um gordinho que te dá Altarianite se mostrar para ele um Altaria. Temos mais um Contest Hall aqui. Quando estiver satisfeito, volte para aquela saída ao sul da Safari Zone. Surfe até atingir o Mt. Pyre.
MT. PYRE - O CEMITÉRIO POKÉMON E A ORBE ROUBADA
Você verá uma ilha com uma caverna e uma passagem onde é possível continuar a pé ao sul. Vamos primeiro na caverna. Aqui é um cemitério, onde há vários treinadores e alguns pokémons fantasmas, como Shuppet e Duskull. Explore todos os andares, no topo temos a Medichamite. Procure pela saída que dá no lado de fora da montanha. Vulpix e Meditite aparecem nos matinhos do lado de fora. Nessa área é possível achar Banettite. Suba até o topo da montanha e enfrente a Equipe Magma/Aqua. Mais adiante, o líder da equipe da sua versão irá roubar a orbe do lendário de sua versão (Maxie levará a Red Orb e Archie levará a Blue Orb). Enquanto ele foge, você terá que enfrentar o(a) Admin Courtney/Matt.




Courtney usa:
Camerupt lv.38
Matt usa:
Sharpedo lv.38
Com os vilões derrotados, os velhos que guardam as orbes permitirão que você leve a orbe da versão oposta a sua. Agora, desça todo o Mt. Pyre e surfe ao sul, para explorar aquela área por onde ainda não passamos. Enfrente mais alguns treinadores aqui. Se você falar com um Poochyena numa casa você consegue uma Gyaradosite. Essa área termina na casa do Berry Master. Nosso próximo destino é a cidade de Slateport, voe para lá.

TEAM MAGMA/AQUA HIDEOUT - O ROUBO DO SUBMARINO
Siga para o cais de Slateport e encontrará um tumulto em torno Capt. Stern, fale com ele e os repórteres irão embora. Vá para dentro do porto, a Equipe Magma/Aqua vai estar lá. Maxie/Archie e Tabitha/Shelly irão fugir, levando o submarino do Stern. Alguns membros ficarão para trás e lutarão com você para ganhar tempo. Após a batalha, Stern te levará do porto de Slateport para o porto de Lilycove. Siga para a praia à direita da cidade. Os Wailmers ainda estão interditando a passagem. Entre na caverna ao norte, local do esconderijo dos vilões. Você terá que ir pisando nos botões que te teletransportam para as diversas salas do esconderijo.



Alguns dos bandidos lutarão com você. Certifique-se de passar por todas as salas, numa delas você encontra quatro itens, dois deles são Electrodes, outro é um Nugget e o outro é a Master Ball. Numa das salas existem camas que você pode utilizar para curar seus pokémons.






Em um determinado ponto, você enfrentará uma horda de membros da Equipe Magma/Aqua. Você terá que derrotar 5 Poochyenas com apenas um pokémon. Não se preocupe, estão todos num level baixo. Mais adiante estará o(a) Admin Courtney/Matt. Você terá que enfrentá-lo(a).


Courtney usa:
Camerupt lv.39
Matt usa:
Sharpedo lv.39
Após a batalha, Maxie/Archie irá fugir no submarino, levando seus capangas para algum lugar. Você não poderá ir atrás deles enquanto não puder mergulhar. Saia do esconderijo e verá que os Wailmers já não estão mais barrando o caminho. Vá surfando para a direita em direção da ilha de Mossdeep. Enfrente treinadores e recolha itens pelo caminho. Há uma casa numa pequena ilha isolada, lá tem uma pessoa que te dará Fire/Water/Thunder/Leaf Stone em troca de Red/Blue/Yellow/Green Shard. Mossdeep fica logo adiante.
SHOAL CAVE E MOSSDEEP CITY - O SÉTIMO GINÁSIO
Chegando em Mossdeep, recupere seus pokémons. Vá xeretando pelas casas, você poderá conseguir a Super Rod. Já é possível ir ao ginásio, mas antes há um lugar interessante para se visitar. Se você surfar na parte que existe ao norte da ilha de Mossdeep, você chegará a uma área com alguns treinadores e uma caverna. Esta é a Shoal Cave. Quando você entrar, ela pode estar de duas maneiras: seca ou inundada. Isso depende da maré. Se a hora for de 09:00 à 15:00 ou de 21:00 à 03:00, é maré alta, e a caverna estará inundada. Se a hora for de 03:00 à 09:00 ou de 15:00 à 21:00, é maré baixa, e a caverna estará seca. Na maré alta é possível encontrar Golbat, Spheal e Sealeo. Na maré baixa, também há chance de aparecer Snorunt. Na maré baixa, você pode chegar a uma área congelada, onde você verá a Icy Rock. Isso significa que Eevee evoluirá para Glaceon se subir um level aqui. Também é possível achar Glalitite nesse lugar. Na maré alta você encontrará 4 itens chamados Shoal Shell, e na maré baixa, 4 itens chamados Shoal Salt. Leve todos eles para o careca da entrada da caverna e você ganhará um Shell Bell e um Slowbronite.




De volta a Mossdeep, siga para o ginásio. Este é um ginásio psíquico. O puzzle daqui é ir flutuando por cima de uma trilha de luzes. Você vai alcançando as plataformas onde estão os treinadores do ginásio. Conforme você vai derrotando os treinadores, você pode liberar novas trilhas de luzes por onde você pode flutuar. Os líderes estarão no fundo do ginásio. Será uma batalha em dupla.
Tate e Liza usam:
Lunatone lv.45
Solrock lv.45
Prefira usar golpes de água, planta, noturno ou fantasma. Consiga a Mind Badge. Saindo do ginásio, você vai ouvir um estrondo e um pilar de luz aparecerá no mar. As pessoas da cidade ficarão todas assustadas ao redor de Steven. Ele te chamará para a casa onde ele mora em Mossdeep e te explicará o que está acontecendo. Ele entregará a você o HM07-Dive e o Devon Scuba Gear, um visor de mergulho.



REGIÃO DE HOENN - TEM ÁGUA DEMAIS! EXPLORANDO COM DIVE
Prepare-se, pois a partir de agora você verá muita água pelo caminho. Ensine Dive a um de seus pokémon e vá para o mar. A parte da água que é mais escura é o local onde você pode mergulhar. Vá até a praia e siga ao sul, mas procure pela rota 126. Olhe no mapa, veja se está perto de Sootopolis, verá que tem umas pedras brancas que não te deixam entrar na cidade, nos arredores dessas pedras tem uma grande mancha azul escuro na água, fique em cima dela e mergulhe usando Dive (basta apertar A quando estiver sobre a mancha). Verá que o matinho debaixo do mar são algas marinhas. Procure uma caverninha submersa, ela está mais ao sul, entre nela e então aperte A para ir para a superfície. Você está na cidade de Sootopolis, o ginásio desta cidade está fechado, não há nada o que fazer aqui, mas agora a cidade ficará acessível para se usar Fly.

Na rota 126, se você mergulhar, é possível achar Clamperl, Chinchou e Lanturn. Haverá chances de encontrar Relicanth também, um pokémon necessário para despertar o trio lendário, portanto, quando achá-lo, capture-o. Você precisará de um Wailord também, logo, providencie um Wailmer pescando com Super Rod nestas rotas marítimas. Na rota 127 tem um lugar onde é possível encontrar Heracronite. Na rota 124 há um local onde se você mergulhar é possível alcançar a Pinsirite. Na rota 128 podem ser pescados Corsola e Luvdisc com a Super Rod. Ah, tem um lugar que é bom já ir lá desde agora. Surfando ao sul de Mossdeep, seguindo direto pro sul até o fim, depois indo à esquerda, passando pelas rotas 130 e 131, no fim chegará a uma pequena cidade flutuante chamada Pacifidlog. Olhe no mapa do PokéNav Plus se você se sentir perdido. Passará por um longo caminho de água e verá treinadores. Não precisaremos ficar em Pacifdlog também, mas pelo menos já a deixamos disponível via Fly.
Use Fly até Mossdeep mais uma vez e traga seus pokémons que tenham Dive, Surf, Rock Smash e Strenght. Surfe ao sul, vá olhando no mapa para ver onde você está, você deve ir até chegar na Rota 128, agora encontre uma grande mancha azul e mergulhe. Ah, um detalhe: nestas versões é possível achar treinadores até de baixo d'água! Batalhe com eles quando encontrá-los. Vá nadando seguindo direção ao sul até encontrar uma caverna. Vá para a superfície e verá o submarino em forma de Camerupt/Sharpedo da Equipe Magma/Aqua. Entre na caverna logo adiante.
SEAFLOOR CAVERN - EQUIPE MAGMA/AQUA E O DESPERTAR GROUDON/KYOGREVá enfrentando os membros da Equipe Magma/Aqua pelo caminho. Você deverá quebrar algumas pedras e empurrar outras. Numa parte haverá águas com correntezas, preste atenção na direção em que elas vão, pois você será empurrado nessa direção.
Siga caminho até encontrar Maxie e Archie. O líder da sua versão acaba de derrotar o líder da versão oposta. Você verá Groudon (em Omega Ruby) ou Kyogre (em Alpha Sapphire) num poço de lava/água ao fundo. Você deverá vencer o líder da Equipe Magma/Aqua, que agora dispõe de uma mega evolução.










Maxie usa:
Mightyena lv.41
Crobat lv.41
Weezing lv.41
Mega Camerupt lv.43
Archie usa:
Mightyena lv.41
Crobat lv.41
Muk lv.41
Mega Sharpedo lv.43
Assim que derrotar o líder da equipe de sua versão, para a nossa surpresa, irá aparecer Tabitha/Shelly tentando impedir que Groudon/Kyogre traga o fim do mundo. Maxie/Archie irá reverter Groudon/Kyogre para a sua forma primitiva usando o Red/Blue Orb. O lendário irá emergir da caverna e seguirá em direção a Cave of Origin. Em Omega Ruby, Groudon começará uma grande seca. Em Alpha Sapphire, Kyogre trará uma intensa chuva.



















Do lado de fora, os líderes das duas equipes e o(a) admin da equipe da sua versão estarão pensando o que fazer para resolver esse problema e irão partir. Steven aparecerá voando em seu pokémon e se lembrará daquelas gravuras na Granite Cave. Ele diz que as respostas estão em Sootopolis e irá voando para lá. Faça o mesmo. Se você ainda não passou por lá, ou se você não está com seu pokémon que tenha o Fly, procure a localização da cidade no PókeNav e siga para lá, use Dive quando estiver perto.











CAVE OF ORIGIN - O CONFRONTO COM O LENDÁRIO ANCESTRAL - PRIMAL GROUDON/PRIMAL KYOGRE
Recupere seus pokémons e siga para a Cave of Origin. Traga suas melhores pokébolas. No caminho, você verá Steven e Wallace, o líder desta cidade. Maxie, Archie e Tabitha/Shelly estarão na entrada da caverna. Receba o Magma/Aqua Suit, que te ajudará a se aproximar do lendário. A Red/Blue Orb que você possui serve como uma proteção para o ambiente onde o lendário se encontra. Brendan/May também aparecerá para dizer algumas palavras. Entre na caverna.












Alguns tremores irão ocorrer pelo caminho. Nas profundezas da caverna, você encontrará Groudon/Kyogre. Não se aproxime dele antes de salvar o jogo. Vista o Magma/Aqua Suit e proteja-se com sua orbe. O lendário irá te levar para uma outra área, onde irá reverter para sua forma primitiva e te desafiar.


















Primal Groudon/Primal Kyogre estará no lv.45
Se não conseguir capturá-lo, você só terá outra chance de batalhar novamente com ele depois da elite 4, então não se esqueça de salvar o jogo. Após a batalha, os efeitos climáticos que estavam fora de controle irão parar. Você verá algumas pessoas através de Hoenn olhando para faíscas que cairão do céu após você salvar o mundo. Entre elas estão o professor Birch, Wally, os cidadãos de Lilycove, Courtney/Matt e aquele membro misterioso que estava te espionando na Petalburg Woods.










Receba a orbe que você ainda não tinha de Maxie/Archie. Basta manter o seu Groudon/Kyogre segurando a orbe que a reversão para a forma Primal acontecerá instantaneamente nas batalhas. Os vilões irão embora. Steven irá te dar o Eon Flute. Agora, sempre que tocar essa flauta, seu Latios/Latias irá aparecer, mesmo que ele esteja depositado no PC, tenha sido trocado, ou mesmo libertado. Você irá montar nele e mega evoluí-lo, podendo então voar livremente pelos céus de Hoenn. Para pousar em algum lugar, basta apertar A. Para voar mais rápido, aperte B. Para voar mais baixo, aperte Y. Voar mais alto, aperte X. Para fazer manobras, aperte L ou R.








SOOTOPOLIS CITY - O OITAVO GINÁSIO
De volta a Sootopolis, vamos ao ginásio, que é do tipo aquático. O ginásio possui algumas plataformas com blocos de gelo, por onde você anda. Quando você pisar nos blocos de gelo eles irão trincar. Se você pisar novamente em um bloco de gelo já trincado, ele irá quebrar e você cairá no porão do ginásio, onde estão os treinadores. Você deve pisar em todos os blocos de gelo da plataforma para deixar todos rachados e assim abrir uma escada para a próxima plataforma. O líder estará te esperando na última plataforma.

Wallace usa:Luvdisc lv.44Whiscash lv.44Sealeo lv.44Seaking lv.44Milotic lv.46
Um tipo elétrico ajuda bastante aqui. Em Whiscash é melhor golpes de planta. Se você andou enfrentando vários treinadores com o Exp. Share ligado, seus pokémons já devem estar em um level bem avançado e a batalha não será muito difícil. Receba a Rain Badge. Desta vez, em vez do líder te dar um TM pela batalha, você receberá o HM05-Waterfall. Se ainda não explorou a cidade, faça isso agora. Poderá encontrar a Sablenite, além de conseguir outros itens com as pessoas da cidade. Tem uma garota que te dá uma berry por dia.
CONSEGUINDO A NATIONAL DEX E A BUSCA PELAS MEGA STONES
National Dex, mas já? Isso mesmo, muitas coisas mudaram em Hoenn depois de você ter salvado o mundo. 
Algumas mega stones apareceram em Hoenn e estão espalhadas pelo mapa. Se você voar para Littleroot, você será capaz de encontrar a Mewtwonite X. Aproveite que está aqui e vá falar com o professor Birch. Você irá conseguir a National Dex. É importante notar que na parte inferior do laboratório de Birch existem algumas caixas que você pode utilizar para alterar a forma de Rotom. Vamos atrás das mega stones que estão mais fáceis? Lembre-se que agora está mais fácil chegar nos lugares, visto que podemos voar para rotas. A Scizorite está no Petalburg Woods, naquela parte onde precisa usar Cut, perto da Moss Rock. Em Verdanturf, fale com a Wanda e receba a Gardevoirite. A Charizardite X é encontrada no Fiery Path. No Jagged Pass, encontramos Tyranitarite. A Houndoominite está em Fallarbor. Aproveite e fale com a velha que te deu o ovo de Wynaut, se tiver um espaço vago na equipe, ela te dará um ovo de Togepi. Na rota 114 apareceu um careca que te vende por 1500 a mega stone dos iniciais de Hoenn que você não escolheu. A Venusaurite está na rota 119, no meio da grama alta. A Abomasite está na rota 123, perto da casa do Berry Master.
Outra coisa que mudou em Hoenn é a aparição de pokémons de outras regiões. Na rota 101 temos: Lillipup, Sewaddle e Zorua. Rota 102: Gothita, Lillipup e Tympole. Rota 103: Chatot, Lillipup e Shellos. Rota 104: Chatot, Pidove e Sewaddle. Petalburg Woods: Cottonee, Paras e Phantump. Rota 105 até 109: Frillish, Krabby, Skrelp (Omega Ruby) e Clauncher (Alpha Sapphire). Granite Cave: Axew, Onix e Timburr. Rota 110: Chatot, Shellos e Trubbish. Rota 111: Dwebble, Gible e Sandile. Rota 112: Ponyta, Tyrogue, Throh (Omega Ruby) e Sawk (Alpha Sapphire). Rota 113: Bouffalant, Klefki e Scraggy. Rota 114: Misdreavus, Skorupi e Tympole. Meteor Falls: Clefairy, Deino e Druddigon. Jagged Pass: Mankey, Ponyta e Tyrogue. Rota 115: Clefairy, Misdreavus e Pidove. Rota 116: Eevee, Joltik e Pidove. Rota 117: Deerling, Rattata e Tympole. Rota 118: Aipom, Luxio e Rattata. Rota 121: Aipom, Hypno e Elgyem. Safari Zone: Buneary, Kakuna e Pidgeotto. Mt. Pyre: Bronzong, Elgyem e Growlithe. Rota 125: Finneon, Frillish e Seel. Shoal Cave: Cubchoo, Delibird e Dewgong. Rota 122, 124 e de 126 até 134: Alomomola, Finneon e Frillish.
CONHECENDO A MAUVILLE HILLS E VISITANDO A NEW MAUVILLE
Existem algumas coisas mais que podemos fazer ainda antes de ir para Ever Grande. Vamos
 para Mauville para checarmos o que está acontecendo lá. Encontre Wattson no centro da cidade e ele contará sobre um problema em New Mauville. Wattson vai te liberar o acesso ao Mauville Hills e pedirá que você o encontre lá. Agora você poderá usar o elevador que está próximo ao ginásio. Bem-vindo à Mauville Hills! Existem diversas salas aqui que podemos explorar. Numa delas tem uma mulher que dá uma ribbon a todos os pokémons de sua equipe. Ela faz isso todos os dias. Em outra sala temos uma velha que fará batalhas rotacionais com você uma vez por dia. Em outra temos uma garotinha que irá te vender um Casteliacone uma vez por dia caso mostre a ela um Regice.
Você verá um homem de preto pelo caminho. Fale com ele e perceba que ele está cobrando o aluguel de um caloteiro. Aparentemente as salas do Mauville Hills são na verdade apartamentos. Entre numa das salas e saia de novo. Fale novamente com o homem de preto e ele te dará a Lopunnite. Procure pela sala onde Wattson se encontra. Ele irá tirar uma imagem de seus olhos. Agora New Mauville não precisa de chave para entrar. Foi implantado um sistema de reconhecimento biométrico de íris, você irá abrir a porta com os seus olhos. Saia da cidade pelo sul e surfe na área abaixo da Cycling Road. Procure pela entrada da New Mauville. Neste lugar, é possível evoluir Magneton para Magnezone e Nosepass para Probopass. A Ampharosite é encontrada por aqui. Encontre o computador e interaja com ele, isso deve resolver o problema de Wattson. Feito isso, retorne até a sala de Wattson e receba o TM24-Thunderbolt.
PACIFIDLOG TOWN - AS CORRENTEZAS MARÍTIMAS E A TÉCNICA WATERFALL
Ainda temos mais áreas para explorar. Volte à Pacifidlog e fale com as pessoas de lá. Você pode encontrar a Kangaskhanite perto do Centro Pokémon. Saindo pela esquerda, temos as correntezas que te arrastam em direção a Slateport. Certifique-se de passar por cada canto desse lugar, para alcançar todos os treinadores e itens. Existe um local onde é possível usar Dive, decore onde é este local, voltaremos aqui logo mais para poder libertar o trio lendário de Hoenn. 
Como agora você tem o HM Waterfall, é possível explorar alguns lugares que antes estavam inacessíveis. Ensine-o a um de seus pokémons.
- Voe até a rota 114, use surf, fique de frente para a cachoeira e aperte A, usando assim o Waterfall, você irá subir a cachoeira, lá, achará um item.
- Dentro da caverna do Meteor Falls, use surf e depois Waterfall, há uma nova área lá para ser explorada. Bagon pode ser encontrado. Aerodactylite também.
- Na rota 119, próximo ao Weather Institute, use surf no rio mais abaixo e então suba a cachoeira (veja se está carregando a Acro Bike, se não estiver, basta ir à loja de bikes de Mauville e trocá-la), há uma pequena área a ser explorada acima da cachoeira
SEALED CHAMBER E A PROCURA DOS REGISPronto para a caçada do trio lendário de Hoenn? Antes de mais nada, pegue seus Relicanth e Wailord. Ainda não os capturou? Relicanth é encontrado nas algas marinhas e você pode pescar Wailmer com a Super Rod nas rotas marítimas, então evoluí-lo. Além de Relicanth e Wailord, você precisa de um pokémon com o golpe Dig, que pode ser ensinado via TM28. Com os pokémons requisitados na equipe, voe para a rota 134 e pegue as correntezas. Mergulhe naquele local onde é possível usar Dive. De baixo d'água, você deve encontrar uma parede com inscrições em braile. Perto dela, é possível usar Dive para voltar à superfície. Você terá chegado ao Sealed Chamber. Leia a inscrição em braile ao fundo da caverna, então faça seu pokémon usar Dig. Uma passagem se abrirá. Agora, coloque seu Relicanth em primeiro da equipe e Wailord em último. Leia a inscrição em braile da próxima parede. Um grande tremor acontecerá e os Regis estarão libertados.
REGI TRIO - DESER RUINS, ISLAND CAVE E ANCIENT TOMB
Traga um pokémon com Strength. 
Voe até a rota 111. No sul do deserto, você verá que abriu uma caverna. Aqui é o Desert Ruins. Leia a inscrição em braile na parede. Dê dois passos para a direita e dois para baixo, então use Strength. Irá abrir uma passagem e você poderá encontrar Regirock.
Regirock estará no lv.40
Voe para a rota 105. Procure pela caverna que abriu à esquerda da rota. Esta é a Island Cave. Leia a inscrição em braile na parede e então não mova um músculo. Espere um tempo sem se mexer. Depois de dois minutos "congelado", uma passagem irá abrir e você poderá encontrar Regice.
Regice estará no lv.40
Obs.: É importante que você dê um nickname para Regice, isso será necessário para destrancar Regigigas depois. Se você não é muito bom em dar nomes, chame-o de Regiice ou algo parecido.
Voe para a rota 120 e procure pela caverna que se abriu à esquerda da rota. Aqui é a Ancient Tomb. Leia a inscrição em braile na parede, então, dirija-se ao centro da caverna. Quando estiver exatamente no centro, use Fly e uma passagem abrirá, onde você poderá encontrar Registeel.
Registeel estará no lv.40
DESPERTANDO REGIGIGAS - DE VOLTA À ISLAND CAVE
Regigigas ganhou o troféu de lendário mais enjoado de se capturar. Vamos lá. Voe para Pacifidlog. Na casa à direita do Centro Pokémon tem uma garotinha que te conta aleatoriamente uma parte da história sobre como encontrar Regigigas. Vamos aos requisitos:
- Requisito nº 1: Regirock, Regice e Registeel precisam estar na sua equipe para Regigigas aparecer. Até aqui nenhuma novidade, visto que isso sempre foi necessário nas versões anteriores.
- Requisito nº 2: O seu Regice precisa ter um nickname. Se você não deu um nome para ele quando o capturou, vá até a casa do Name Rater em Slateport e você poderá fazer isso.
- Requisito nº 3: O seu Regice precisa estar segurando um item de gelo. Esse item pode ser o Casteliacone (você pode conseguir ele na Trick House, também tem uma menina no Mauville Hills que te vende se mostrar o Regice pra ela), o Never-Melt Ice (que você encontra na maré baixa da Shoal Cave), a Icy Rock (que a recepcionista do Weather Institute pode lhe dar) ou a Snowball (que só é vendida na Battle Maison, ainda não passamos por lá...). Deixe que seu Regice segure um desses itens. Não tenho certeza se outros itens de gelo como Ice Heal e Icicle Plate também funcionam.
- Requisito nº 4: Regigigas irá aparecer na Island Cave (Regice deve ser o Regi favorito do gigante, só pode!), no entanto, ele só aparece no período da manhã. Certifique-se de entrar na caverna no período das 10:00 às 18:00.
- Requisito nº 5: Se depois de tudo isso Regigigas ainda não aparecer, pode ser algum problema com o horário do seu 3DS ou o tempo que você esteve jogando. Espere 24 horas passarem e então volte para a caverna, atendendo os requisitos. Lembre-se que você não deve alterar o relógio do 3DS, pois isso pode impactar nos eventos baseados em dias e horários, que inclui os lendários do jogo. Se você fizer isso, irá ter que esperar mais 24 horas até normalizar.
Atendendo a todos esses requisitos, siga para a Island Cave e dirija-se para o local exato onde Regice se encontrava. Se você fez tudo certinho, um terremoto acontecerá e Regigigas irá aparecer.
Regigigas estará no lv.50
HEATRAN E O SCORCHED SLAB
Temos mais um lendário bem fácil de se achar. Use Fly até a rota 120 e use surf no laguinho que existe na parte norte da rota, debaixo da ponte. Entre na caverna, aqui é o Scorched Slab. Encontraremos Flannery no caminho, aparentemente por causa do lendário de fogo que é encontrado no fim da caverna. Se você já havia explorado esse lugar, fique atento pois agora podemos encontrar o
 Charizardite Y, que não estava aqui antes. Você irá perceber que no fim da caverna surgiu um grande anel com um portal em seu interior. É aqui que encontraremos Heatran. Muitos outros lendários nativos de outras regiões poderão ser encontrados através de portais como este.
Heatran estará no lv.50
SEA MAUVILLE E O ENCONTRO COM LUGIA E HO-OHSe lembra do Sea Mauville, o navio afundado? Ele fica ao norte da rota 108, você pode voar para lá. Se quiser aproveitar, há uma pequena área para se usar Dive na rota 107, passe lá para ver o que encontra. Agora que temos Dive, podemos explorar o Sea Mauville por completo. Dentro do navio, procure pela área onde é preciso mergulhar e explore o lugar. Pegue os itens pelo caminho e enfrente os treinadores. Algumas salas do navio estão trancadas e é preciso de uma chave para abrir a porta. Fale com todo mundo que encontrar pelo caminho, algumas pessoas lhe entregarão as chaves necessárias para abrir as portas. Existe uma chave que está escondida, seu Dowsing Machine pode ajudar a encontrá-la. Existe uma sala que, quando você entrar, aparecerá a mensagem: "It feels as though you're been watched...". Vá até a uma estante que existe nesta sala e leia o que tem lá. Então, abra e feche a mochila e Spiritomb irá aparecer atrás de você. É bom capturá-lo, pois não há nenhuma outra forma de obtê-lo.
Além das chaves que abrem as salas, existe também a Storage Key a ser encontrada. Esta é uma chave que abre uma porta na parte exterior do navio. Por aqui encontramos diversos Nuggets, a Beedrillite e o TM13-Ice Beam. Você também deve encontrar o item Scanner, que está escondido nas profundezas do navio, na área de se usar Dive. Como não é possível usar o Dowsing Machine, vá apertando A até encontrar. Não saia daqui sem pegá-lo. Com o Scanner em mãos, voe para Slateport e procure pelo Capt. Stern no porto da cidade. Entregue o Scanner a ele e receba como agradecimento o DeepSea--- não desta vez! Stern lhe dará o Clear Bell (em Omega Ruby) ou o Tidal Bell (em Alpha Sapphire). Esses itens são usados para encontrar Ho-oh e Lugia, respectivamente. Se você voar de volta para o Sea Mauville, poderá alcançar o lendário de sua versão. O portal de Ho-oh estará na parte de cima do navio, numa "passarela" que segue para o céu. O portal de Lugia está nas profundezas do navio, na área de se usar Dive.
Ho-oh/Lugia estará no lv.50
MIRAGE SPOTS - OS LUGARES ACESSÍVEIS APENAS QUANDO SE ESTÁ VOANDO PELO CÉUAinda podemos pegar vários lendários antes de irmos para a elite 4. Vamos falar um pouco da habilidade de voar pelos céus de Hoenn. Sempre que você tocar seu Eon Flute, seu Latios(as) irá aparecer, mega evoluir e sobrevoar a região de Hoenn, conforme você vai guiando-o. Quando você está voando, é possível encontrar alguns bandos de pokémons voando por aí, como Taillow, Wingull, Pelipper, Swablu, Murkrow, Drifloon e Braviary. Você pode se aproximar deles e começar uma batalha.
Todos os dias, um Mirage Spot diferente irá aparecer no mapa. Esses Mirage Spots geralmente são ilhas bem pequenas que não podem ser alcançadas com Surf ou Fly comum, apenas quando se está voando com seu Mega Latios/Latias. Você irá identificar essas ilhas através de um brilho que existe sobre elas. Essas ilhas costumam se chamar Mirage Island, Mirage Cave, Mirage Forest e Mirage Mountain. Conforme os dias vão passando, uma ilha desaparece e outra aparece. As ilhas costumam ter alguns itens que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar no jogo. Pokémons não nativos de Hoenn também aparecem nessas ilhas, em alguns casos, pokémons lendários. Algumas ilhas podem ser recebidas por StreetPass. Então, quando você se conectar a internet, as ilhas das pessoas que estão no seu PSS podem aparecer para você, assim como a sua ilha pode aparecer para elas. Veja a seguir uma lista de pokémons que aparecem nos Mirage Spots.
MIRAGE ISLAND
Oeste da Rota 104: Darmanitan, Venomoth, Xatu e Zebstrika. Oeste de Dewford: Tangela, Venomoth, Xatu e Zebstrika. Próximo à Rota 114: Darmanitan e Larvesta. Na Rota 124: Persian, Venomoth, Xatu e Zebstrika. Leste da Rota 125: Porygon e Purugly. Sul de Pacifidlog: Audino, Binacle, Graveler e Xatu. Na Rota 132: Ditto e Munna. Sul da Rota 134: Graveler, Maractus, Venomoth, Xatu e Zebstrika.
MIRAGE CAVE
Oeste de Rustboro: Boldore, Graveler, Klink e Tynamo. Sul da Rota 107: Unown. Norte de Fallarbor: Slowpoke e Tynamo. Norte de Fortree: Excadrill, Klink, Onix e Tynamo. Norte da Rota 122: Ditto, Excadrill e Tynamo. Norte da Rota 124: Boldore, Cofagrigus, Graveler e Klink. Sul de Pacifidlog: Cofagrigus, Slowpoke e Tynamo. Sudeste de Hoenn: Boldore, Graveler, Onix e Tynamo.
MIRAGE FOREST
Oeste da Rota 105: Forretress, Graveler e Happiny. Sul da Rota 109: Audino e Sunkern. Norte da Rota 111: Kricketune e Larvesta. Oeste da Rota 114: Petilil, Purugly, Sunkern e Tangela. Norte de Lilycove: Cherrim, Purugly, Sunkern e Tangela. Leste de Mossdeep: Cinccino, Glameow, Sunkern e Tangela. Norte da Rota 124: Purugly, Sunkern, Tangela e Vulpix. Sul da Rota 132: Audino, Petilil e Sunkern.
MIRAGE MOUNTAIN
Oeste da Rota 104: Donphan, Forrtress, Kricketune e Sawsbuck. Norte de Lilycove: Donphan, Forrtress, Kricketune e Rufflet. Leste de Mossdeep: Audino, Happiny e Tangela. Norte da Shoal Cave: Darmanitan e Magby. Sul da Rota 129: Elekid e Zebstrika. Sul da Rota 131: Donphan, Forretress, Girafarig e Kricketune. Nordeste de Hoenn: Donphan, Forretress, Kricketune e Vullaby. Sudeste de Hoenn: Crustle, Graveler, Munna, Porygon e Xatu.
CRESSELIA E A CRESCENT ISLE
Talvez Cresselia seja o primeiro lendário que você queira ficar de olho. Digo isso porque você não pode fazer com a Crescent Isle apareça no mapa, diferente dos demais lendários, onde basta atender a alguns requisitos para poder liberar sua área secreta. A Crescent Isle funciona da mesma maneira que as Mirage Islands, é um Mirage Spot que pode aparecer em qualquer dia. Suas chances de encontrá-la podem melhorar se você receber via StreetPass. A Crescent Isle fica ao sul de Ever Grande, lá você encontrará o portal de Cresselia.
Cresselia estará no lv.50
RAIKOU, ENTEI, SUICUNE E A TRACKLESS FOREST
Você já capturou Lugia ou Ho-oh no Sea Mauville? Pois bem, você precisará dele para ter acesso ao trio lendário de Johto. Com Lugia ou Ho-oh em sua equipe, chame o seu Latios/Latias para voar pelos céus. Você verá que apareceu um novo Mirage Spot próximo a Rustboro/Petalburg Woods. Esta é a Trackless Forest. Aqui você encontrará um portal, que pode conter Raikou, Entei ou Suicune. O lendário que estará nesse portal muda de 20 em 20 minutos. Das XX:00 às XX:20 você encontrará Raikou. Das XX:20 às XX:40 você encontrará Entei. Das XX:40 às XX:00 você encontrará Suicune. XX pode ser qualquer horário. Após capturar o primeiro cão lendário, você deve voar para outro lugar e depois voltar para a Trackless Forest para poder batalhar com o próximo. Logo, não adianta ficar esperando do lado de fora do portal até dar o horário do próximo cão lendário aparecer.
Raikou, Entei e Suicune estarão no lv.50
COBALION, TERRAKION, VIRIZION E A PATHLESS PLAIN
Vamos ao trio lendário de Unova. Para eles aparecerem, você precisa que ao menos três pokémons effortados estejam na equipe. Se você não costuma treinar os EVs de seus pokémons, a maneira mais prática é usando o recurso do Super Training de seu PokéNav Plus. Quando o indicador da direita estiver cheio, significa que seu pokémon está totalmente treinado e tem o máximo de EVs que pode ter. Tendo três pokémons com o máximo de EVs na equipe, o trio lendário de Unova pode ser encontrado. Com eles, chame o seu Latios/Latias para voar pelos céus. Um novo Mirage Spot irá aparecer próximo a Pacifidlog, na rota 131. Aqui é o Pathless Plain. Dependendo do dia da semana, o portal dessa ilha te levará até Cobalion, Terrakion ou Virizion. Cobalion pode ser encontrado de domingo, quarta ou sexta. Terrakion pode ser encontrado de terça ou sábado. Virizion pode ser encontrado de segunda ou quinta.
Cobalion, Terrakion e Virizion estarão no lv.50
UXIE, MESPRIT, AZELF E A NAMELESS CAVE
Agora, o trio lendário de Sinnoh. Para eles aparecerem, você precisa que pelo menos três pokémons de sua equipe tenham o máximo de felicidade. Se você tem pokémons com os quais sempre anda com eles na equipe e subiu vários levels deles, provavelmente a esta altura já devem estar com o máximo de felicidade. Você pode checar a felicidade de seus pokémons falando com uma mulher numa casa de Verdanturf. Coloque o pokémon que você quer saber a felicidade na frente da equipe. Se ela disser: "It's extremely friendly toward you. It couldn't possibly love you more.", quer dizer que o seu pokémon já está com o máximo de felicidade. Se não estiver, você pode tentar levá-lo para fazer massagens em Mauville ou deixá-lo segurando a Soothe Bell, para acelerar o processo. O que importa é que você tenha três pokémons com o máximo de felicidade. Com os três na equipe, voe em seu Latios/Latias até a uma área próxima a Sootopolis, na rota 126. Você encontrará mais um Mirage Spot, esta é a Nameless Cave. Uxie, Mesprit ou Azelf podem ser encontrados no portal daqui dependendo do horário. Uxie pode ser encontrado das 20:00 às 21:00, Mesprit pode ser encontrado das 04:00 às 20:00 e Azelf pode ser encontrado das 21:00 às 04:00.
Uxie, Mesprit e Azelf estarão no lv.50
FENDA DIMENSIONAL - DIALGA, PALKIA E GIRATINA
Depois de ter capturado Uxie, Mesprit e Azelf, pegue os três e coloque em sua equipe. Chame seu Latios/Latias e voe para Dewford. Você verá uma enorme fenda dimensional no céu. Avance sobre ela. Palkia deverá aparecer para você, se você joga Omega Ruby. Dialga aparecerá, se você joga Alpha Sapphire.
Dialga e Palkia estarão no lv.50
Para chegar até Giratina, você deverá estar com Dialga e Palkia na equipe. Como você só pode capturar um dos dois em sua versão, você deverá transferir o outro de outra versão. Com Dialga e Palkia, volte no mesmo lugar onde estava a fenda dimensional e Giratina deverá aparecer.
Giratina estará no lv.50
RESHIRAM, ZEKROM E A FABLED CAVE
Para chegar a essa nova área, é preciso ter um pokémon de lv.100 na equipe. Com ele, chame seu Latios/Latias e voe próximo a Mauville, na rota 134. Lá você encontrará mais um Mirage Spot, este é chamado de Fabled Cave. No portal que existe aqui, você encontrará Reshiram (caso esteja jogando Omega Ruby) ou Zekrom (caso esteja jogando Alpha Sapphire).
Reshiram e Zekrom estarão no lv.50
KYUREM E A GNARLED DEN
Será preciso ter Reshiram e Zekrom em sua equipe, e você só pode capturar um dos dois em sua versão. 
Transfira o outro de outra versão e com os dois na equipe, voe com seu Laitos/Latias para uma área próxima ao Mt. Chimney. Você encontrará o Mirage Spot, que nos traz a Gnarled Den. Kyurem estará no portal daqui. Use o Dowsing Machine e encontre o DNA Splicers, item necessário para mudar a forma de Kyurem.
Kyurem estará no lv.50
NUVEM NEGRA - TORNADUS, THUNDURUS E LANDURUS
Pegue o seu Castform e coloque-o em sua equipe. Chame seu Latios/Latias e voe para Fortree. Você verá uma enorme nuvem negra no céu. Avance sobre ela. Tornadus deverá aparecer para você, se você joga Omega Ruby. Thundurus aparecerá, se você joga Alpha Sapphire.
Tornadus e Thundurus estarão no lv.50
Para chegar até Landorus, você deverá estar com Tornadus e Thundurus na equipe. Transfira de outra versão o que você não pode capturar. Com os dois na equipe, volte no mesmo lugar e a nuvem negra aparecerá novamente, Landorus estará lá.
Landorus estará no lv.50
LATIOS/LATIAS E A SOUTHERN ISAND
Se você conseguir o item Eon Ticket, será possível voltar para a Southern Island e pegar Latios/Latias, o lendário oposto ao de sua versão. Este é um item que é conseguido por evento, mas também pode ser obtido por StreetPass. Com ele em mãos, vá falar com seu pai no ginásio de Petalburg. Ele irá te levar até um porto onde é possível pegar um barco para a Southern Island. Lá você poderá capturar Latias (em Omega Ruby) ou Latios (em Alpha Sapphire). Você também poderá conseguir o item Soul Dew.
Latias/Latios estará no lv.30
EVER GRANDE CITY - A ÚLTIMA CIDADE, RUMO A LIGA POKÉMONQuando se sentir preparado, é a hora de ir para a Victory Road. Na rota 128, seguindo à direita, você encontrará uma cachoeira. Suba com Waterfall e você irá chegar a um Centro Pokémon. Esta é Ever Grande, onde os treinadores mais fortes se encontram. Quando estiver no PokéCenter, pegue seus pokémons que tenham Strenght, Surf e Waterfall, necessários para atravessar a caverna. Nas profundezas da caverna é escuro, mas mesmo assim você consegue ter visibilidade do local. Se a pouca claridade da caverna te incomodar, você pode até ensinar o TM Flash a um de seus pokémons para ter a claridade total, mas ele não é necessário, uma vez que mesmo escuro o caminho continua bem visível.
VICTORY ROAD - A ÚLTIMA CAVERNA E A BATALHA DE WALLY
A estrutura da caverna está um pouco diferente dos jogos R/S originais. Os treinadores começarão a usar pokémons que não estão na Hoenn Dex. Entre os pokémons selvagens, estão: Aron, Lairon, Zubat, Golbat, Hariyama, Loudred, Medicham, Mawile (em Omega Ruby) e Sableye (em Alpha Sapphire). Aquele último membro da Winstrate Family é encontrado aqui. Quando você estiver próximo da saída, nosso amigo Wally virá te desafiar para uma grande batalha. Esteja preparado, pois agora ele pode mega evoluir um pokémon.

Wally usa:
Altaria lv.46
Delcatty lv.46
Magneton lv.46
Roselia lv.46
Mega Gallade lv.48
Após a batalha, Wally lhe dará uma Dawn Stone. Quando sair, você avistará o prédio da Pokémon League, além da localização da Mewtwonite Y.
POKÉMON LEAGUE - O DESAFIO DA ELITE FOUR E DO CAMPEÃO
Se quiser aumentar o level de seus pokémons, lembre-se que agora você já enfrentou diversos treinadores e muitos deles podem estar querendo revanche, basta checar a localização dele no PokéNav Plus e ir batalhar. Equipe-se com itens de cura e prepare seus pokémons para lutar contra a elite dos 4. Salve o jogo antes de passar pela porta onde estão dois homens, após passar, não poderá voltar para curar seus pokémons.
Sidney usa:Mightyena lv.50Shiftry lv.50Cacturne lv.50Sharpedo lv.50Absol lv.52
Contra o tipo noturno, prefira golpes dos tipos fada, lutador e inseto.
Phoebe usa:Dusclops lv.51Banette lv.51Sableye lv.51Banette lv.51Dusknoir lv.53
Contra o tipo fantasma, prefira golpes noturnos ou fantasmas. Evite golpes lutadores e normais.
Glacia usa:Glalie lv.52Froslass lv.52Glalie lv.52Froslass lv.52Walrein lv.54
Contra o tipo gelo, prefira golpes de fogo, metálico ou lutador.
Drake usa:Altaria lv.53Flygon lv.53Kingdra lv.53Flygon lv.53Salamence lv.55
Contra o tipo dragão, prefira golpes do tipo fada, gelo ou dragão.
Em seguida você lutará contra Steven, o campeão de Hoenn.
Steven usa:Skarmory lv.57Aggron lv.57Claydol lv.57Cradily lv.57Armaldo lv.57Mega Metagross lv.59

Contra o tipo metálico, prefira golpes de fogo e lutador. Contra o tipo pedra, prefira golpes de terra e lutador.

Ao vencê-lo, Brendan/May e o prof. Birch virão e você irá para o Hall of Fame. Na sequência, assista os créditos do jogo. Brendan/May irá te levar ao local onde batalharam pela primeira vez e... pedirá por uma nova batalha.
Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Swellow lv.48Wailord lv.48Breloom lv.48Raichu lv.48Mega Blaziken lv.50
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:Swellow lv.48Breloom lv.48Magcargo lv.48Raichu lv.48Mega Swampert lv.50
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:Swellow lv.48Magcargo lv.48Wailord lv.48Raichu lv.48Mega Sceptile lv.50
Após a batalha, aparecerá a tela do "The End". Então assista a uma cena no seu quarto. Você ouvirá o seu pai e a sua mãe conversando sobre uma chuva de meteoros que ocorrerá em Mossdeep. Um símbolo misterioso aparecerá na tela juntamente com a mensagem "To be Continued". Seu jogo irá reiniciar.
DELTA EPISODE - SAVANDO O PLANETA DE SER ATINGIDO POR UM ASTEROIDE
Dê "Continue" na tela inicial. Você verá que os cientistas estão em pânico no Space Center de Mossdeep devido a um asteroide que se aproxima do planeta. Ele irá colidir exatamente no Sky Pillar. Você verá alguém no Sky Pillar, uma pessoa que estava infiltrada entre os membros da Equipe Magma/Aqua. Ela irá retirar o uniforme que usava como disfarce e mencionará sobre ter um plano.

Você está em seu quarto. Desça e veja o seu pai em casa. Receba dele um par de Tickets para assistir à chuva de meteoros que acontecerá em Mossdeep. Seu pai e sua mãe iriam assistir ao show, mas ele estará ocupado no ginásio. Norman irá sugerir que convide Brendan/May para assistir o show com você. Saindo de casa, você conhecerá uma garota chamada Zinnia e seu Whismur chamado Aster (ela é a pessoa que estava no Sky Pillar). Ela irá se mostrar interessada em você, mas logo irá embora. Antes de continuarmos, entre novamente em sua casa e saia de novo. O professor Birch está tendo problemas em suas pesquisas com pokémons selvagens novamente. Ele será perseguido por um Shroomish. Vá até a bolsa dele e encontre os iniciais de Johto! Escolha entre Chikorita, Cyndaquil e Totodile e ajude o professor. Como prêmio, você poderá ficar com o inicial que escolher.

Voltando à história, vá até a casa de seu/sua rival e descubra que ele(a) foi assaltado. Uma mulher entrou pela janela e roubou a Key Stone de seu/sua rival. Ele(a) dirá que o próximo alvo da ladra será Petalburg. Vamos para lá. Em Petalburg, vá até a casa de Wally. Você encontrará Courtney/Matt tentando roubar a Key Stone de Wally. Derrote-o(a) numa batalha para afugentá-lo(a).

Courtney usa:
Camerupt lv.53
Matt usa:
Sharpedo lv.53
Wally agradecerá, mas dirá que não poderia entregar a Key Stone dele mesmo que quisesse pois ela havia desaparecido. Nesse momento, você receberá uma ligação de Steven, que te chamará para encontrá-lo na Devon Corp. em Rustboro. Fale com Steven na entrada da Devon Corp. Ele te levará até o pai dele, o Mr. Stone, que contará um pouco da guerra de Kalos que ocorreu 3000 anos atrás. Ele contará sobre mais uma das produções da Devon Corp.: a Infinity Energy. Esse poder é a salvação para o planeta, que está prestes a ser atingido por um asteroide. No entanto, para isso ser possível, você deverá conseguir o Meteorite Shards em algum lugar da Granite Cave. Voe para a Granite Cave e vá até aquela sala com gravuras na parede, onde você viu Steven pela primeira vez. Zinnia estará aqui e você terá que enfrentá-la.


Zinnia usa:
Tyrantrum lv.55
Altaria lv.55
Salamence lv.57

Você conseguirá o Meteorite Shards após derrotá-la. O Meteorite, aquele que você conseguiu no Mt. Chimney, está em sua mochila começará a brilhar (se você olhar a imagem dele na mochila, verá que agora ele está totalmente diferente). Zinnia vai falar um pouco de verdades e ideais (o mundo de N?) e irá embora. Um novo telefonema e Steven te chamará para o Space Center de Mossdeep. Vá para lá e encontre-o no andar de cima. O profº Cozmo estará aqui para contar o plano de mandar um foguete para o espaço com a Infinity Energy e criar um buraco negro capaz de mandar o asteroide para algum lugar distante. Zinnia irá entrar para discutir com Steven que esse plano pode por em risco a vida de outros seres no universo. Ela vai embora e Steven decide que é preciso seguir com o plano para salvar o planeta. Cozmo dirá que ainda é preciso de um Meteorite Shard encontrado no Meteor Falls. Steven irá na frente para consegui-lo. Siga para o Meteor Falls, suba a cachoeira e procure por Steven.

Quando encontrá-lo, ele já terá conseguido o item. Conheça uma anciã do povo Draconid, que contará um pouco sobre a história de Hoenn, Rayquaza e a mega evolução. Você descobrirá que Zinnia também faz parte do povo Draconid e é a atual guardiã dos poderes que podem mega evoluir Rayquaza, permitindo-o proteger o planeta de desastres naturais. Zinnia entrou para a Equipe Magma/Aqua para que eles conseguissem trazer de volta o lendário primitivo (Primal Groudon/Primal Kyogre) para que assim pudesse convocar Rayquaza. Como você derrotou os bandidos, ela está pondo em prática o seu segundo plano. Agora ela está levando as Key Stones das pessoas para invocar Rayquaza fazer com que ele salve o planeta do asteroide que está por vir. Após entender o que está acontecendo, Steven voltará para a Devon Corp. Vamos para lá mais uma vez.
Você tentou entrar na Devon e um pesquisador trombou em você. Adivinha quem é? Sim, o mesmo que você salvou na floresta no início do jogo. E está sendo perseguido por quem? Sim, o mesmo capanga da Equipe Magma/Aqua. Derrote-o, ele fugirá, mas outro capanga sairá de dentro da Devon. Derrote-o também e sairá outro lá de dentro. Após derrotar o terceiro, o pesquisador te dará mais uma Great... não desta vez! A Equipe Magma roubou um componente importante para o funcionamento do foguete. Steven já partiu para o Space Center de Mossdeep. Corra para lá e impeça uma tragédia.
Chegando lá, Courtney/Matt estará liderando alguns capangas da Equipe Magma/Aqua. Enfrente uma horda de capangas dentro do Space Center. No andar de cima, você verá Courtney/Matt e um capanga encarando Steven. Sabe o que isso significa? Sim, teremos uma batalha em dupla contra os vilões, ao lado de Steven, tal como aconteceu neste mesmo lugar em Emerald. Courtney/Matt está muito frustrado(a) por você ter acabado com a Equipe Magma/Aqua, equipe a qual ele(a) sempre se dedicou... agora ele(a) vai usar a energia que foi usada na arma final de 3000 anos atrás (guerra de Kalos) para explodir o foguete e acabar com o mundo. Ele(a) também está com o aparelho necessário para destruir o asteroide. Está pronto para a batalha?

Courtney usa:
Mega Camerupt lv.55
Team Magma Grunt usa:
Mightyena lv.51
Weezing lv.51
Matt usa:
Mega Sharpedo lv.55
Team Aqua Grunt usa:
Mightyena lv.51
Muk lv.51
Após a batalha, Aster virá e tomará o aparelho de Courtney/Matt. Zinnia destruirá o aparelho com as próprias mãos. Ela também irá tomar a Key Stone que está com Courtney/Matt. Você deverá correr atrás de Zinnia agora. Nosso próximo destino é o Team Magma/Aqua Hideout. Alguns dos bandidos que estão lá dentro batalharão com você. Encontre o caminho para a sala onde encontramos a Master Ball. Zinnia estará enfrentando Maxie/Archie e Tabitha/Shelly. Ela tomará a Key Stone de Maxie/Archie também e fugirá para o Sky Pillar. Maxie/Archie irá lhe entregar a mega stone dele (Cameruptite/Sharpedonite). Você receberá uma ligação de Steven. Vá mais uma vez até o Space Center para encontrá-lo. Ele dirá que Wallace sabe como abrir o caminho no Sky Pillar. Então use Fly até Sootopolis.


Você encontrará Wallace na... Cave of Origin (lugar onde tínhamos que encontrá-lo em Emerald antes de despertar Rayquaza). Ele estará do lado de fora da caverna. Apenas os Sootopolitanos e os Draconids podem abrir caminho pelo Sky Pillar. Wallace irá para lá. Antes de prosseguir, sugiro preparar um bom estoque de pokébolas, teremos dois lendários pela frente. Use Fly até a Rota 131. Basta surfar para cima do lugar onde você pousar e estará no Sky Pillar. Encontre Wallace e ele dirá que rompeu o selo da entrada do Sky Pillar. Contudo, você terá que provar ser digno de entrar no pilar, derrotando-o numa batalha.
Wallace usa:
Wailord lv.55
Ludiculo lv.55
Tentacruel lv.55
Whiscash lv.55
Gyarados lv.55
Milotic lv.57
A equipe de Wallace mudou um pouco, mas não parece familiar? Isso mesmo, esse era o time que ele usava como campeão de Emerald. Após a batalha, entre no pilar e encontre Zinnia lá dentro. Haverá algumas gravuras na parede e ela contará um pouco sobre a história de como Rayquaza salvava Hoenn da destruição causada pelos Primal Groudon e Primal Kyogre, como um asteroide se transformou em Sootopolis e como surgiu a mega evolução. A profecia dos Draconids dizia que um enorme meteoro iria cair no planeta e o impacto seria capaz de destruí-lo. Somente Rayquaza tem o poder de impedir esse novo desastre. Zinnia irá te guiar até o Dragonhark altar.

Aparentemente, Aster é alguém da família de Zinnia que já morreu. Ela deu esse nome ao Whismur. Ela pede para que tome conta dele caso aconteça algo com ela. No topo do pilar, Zinnia fará um ritual com as Key Stones de Brendan/May, Wally, Courtney/Matt e Maxie/Archie para invocar Rayquaza. E ele aparecerá. Zinnia tentará usar sua própria Key Stone para mega evoluir Rayquaza, mas... nada acontece! Quando as esperanças de deter o asteroide parecem perdidas, o Meteorite da sua mochila começará a brilhar mais uma vez. Zinnia perceberá que agora ele parece uma mega stone. Rayquaza irá - pasmem - engolir o Meteorite. Isso dará a ele o poder necessário para mega evoluir. Antes, você precisará domá-lo. Na primeira oportunidade, salve o jogo. Então, siga para capturar Rayquaza.







Rayquaza estará no lv.70
Assim que capturá-lo, Rayquaza irá querer entrar para sua equipe. Você terá que enviar um de seus pokémons para o PC, caso a sua equipe esteja cheia. Zinnia irá passar o poder do Dragon Ascent para o seu Rayquaza, tornando-o capaz de mega evoluir - sem mega stone. Prove ser digno de dominar esse poder numa batalha!

Zinnia usa:
Goodra lv.60
Tyrantrum lv.60
Altaria lv.60
Noivern lv.60
Mega Salamence lv.62
Seu Mega Rayquaza deve ser capaz de acabar com o time de dragões dela sozinho. Após a batalha, você vestirá seu Magma/Aqua Suit e irá decolar com Rayquaza para o espaço! Chegou a hora de darmos um fim nesse asteroide! Rayquaza irá atravessar o asteroide, destruindo-o. Porém... um objeto triangular ficará para trás. Ele fará no espaço os mesmos movimentos que fazíamos com o triângulo da Birth Island de Emerald. Deoxys irá surgir e você deverá batalhar com ele.












Deoxys estará no lv.80
Rayquaza irá sair da pokébola já mega evoluído, o que significa que você não poderá mega evoluir nenhum de seus outros pokémons. Além disso, Deoxys pode usar Recover durante a batalha e é o lendário de level mais alto em toda a série de pokémon. É uma boa opção para se usar a Master Ball, visto que a última oportunidade que tivemos de salvar foi antes de capturar Rayquaza. Se for usar a Master Ball, nem perca tempo batalhando, atire-a de uma vez. Se for usar outra pokébola, boa sorte para capturá-lo! Se você acabar derrotando-o, Deoxys aparecerá novamente no Sky Pillar da próxima vez que você derrotar a elite 4.
Após a batalha, você descerá de volta ao Sky Pillar. Whismur te dará uma carta com uma mensagem de despedida de Zinnia. Os cientistas do Space Center irão comemorar a destruição do asteroide. Wally está feliz por você ter recuperado a Key Stone dele e irá partir para o Battle Resort. Courtney/Matt irá até o Team Magma/Aqua Hideout para se redimir com Maxie/Archie. Na Pokémon League, Steven conversa com Wallace e expressa sua vontade de tê-lo como sucessor (mais uma referência a Emerald, onde Wallace torna-se o campeão no lugar dele). Zinnia terá um encontro com a anciã do Meteor Falls. Seus pais e os pais de Brendan/May estarão em sua casa dizendo como você e seu/sua rival são felizes depois que se conheceram. Novamente no Space Center, você e Brendan/May podem sentar juntos para assistir a chuva de meteoros, e depois voltarão para casa juntos. Este é o fim do Delta Episode.




CONTINUAÇÃO DO JOGO
Novamente em seu quarto, desça as escadas. Seu pai te dará uma encomenda do Mr. Briney. É o S.S. Ticket, que permite que você entre no navio de Lilycove ou Slateport e ir a uma ilha chamada Battle Resort. Fale com sua mãe, ela vai lhe dar uma Latiasite/Latiosite, a mega stone do lendário da versão oposta a sua. Norman irá voltar para o ginásio e você poderá sair de casa. Do lado de fora, Birch gritará por socorro. Desta vez, ele estará sendo perseguido pelo Machoke entregador de encomendas. Reviste a bolsa dele e encontre os iniciais de Unova! Escolha entre Snivy, Tepig e Oshawott e salve o professor. Você poderá ficar com o inicial que escolheu.

Algumas coisas que você pode fazer agora que completou o Delta Episode: Em Fallarbor, entre na casa do prof. Cozmo. Receba dele a Galladite. No Meteor Falls, consiga com a anciã o Salamencite. Em Mossdeep, na casa de Steven, você verá uma pokébola na mesa. Ela contém um Beldum lv.1, de acordo com a carta que Steven deixou na mesa, ele é um presente para você. O lugar mais interessante para irmos agora é o Battle Resort. Dirija-se ao porto de Slateport ou Lilycove.
NAVEGANDO COM O S.S. TIDAL
Chegando em um dos portos, fale com a recepcionista. Com o S. S. Ticket, você terá duas opções: ir para o Battle Resort ou ir para o porto da outra cidade. Vamos ir primeiro até o outro porto. Se estiver em Slateport, peça para ir até Lilycove; se estiver em Lilycove, peça para ir até Slateport. Você encontrará o Mr. Briney e o Peeko aqui, ele é o atual capitão do navio. Drake, da elite 4, também é marinheiro e amigo de Briney e estará a bordo. Você poderá andar pelo navio e fazer batalhas enquanto navega. Reviste todo o navio, procurando por itens e enfrentando os treinadores. Você deverá encontrar o Blastoisinite por aqui. O item Leftovers também pode ser achado. Entre os vários quartos do navio, está um com uma cama que você pode usar para curar seus pokémons. Se o navio ainda não tiver chegado ao outro porto após você tê-lo explorado por completo, basta dormir na cama que ele chegará.
BATTLE RESORT - A ÚLTIMA PARADA DE HOENN
Fale com a recepcionista do navio e desta vez, vá para o Battle Resort. Chegando lá, você encontrará Wally. Ele está tão empolgado com esse lugar que sairá correndo, atropelando a Equipe Magma/Aqua que estava no caminho. A equipe que aparecer é a oposta da sua versão. Logo, se você joga Omega Ruby, encontrará Archie, Shelly e Matt. Se joga Alpha Sapphire, encontrará Maxie, Tabitha e Courtney. Você receberá a mega stone do pokémon do líder (Cameruptite/Sharpedonite). Agora, você já pode ter as megas de Camerupt e Sharpedo (a outra mega stone você recebeu no Delta Episode). Se quiser, siga para o Centro Pokémon, lá encontramos o garoto que checa os IVs de seus pokémons. Aqui encontraremos a Battle Maison de Pokémon X/Y (pois é, nada da Battle Frontier de Emerald nestes remakes). Mais tarde passaremos aqui. Explore o lugar.

Haverá uma área com diversas barracas com Move Tutors, pessoas que ensinam golpes a seus pokémons em troca de BPs, que você recebe na Battle Maison. É possível encontrar pessoas para batalhar, e até conseguir itens. Numa das casas você encontra Gengarite. Em um determinado ponto, você encontrará... Looker! O famoso detetive da Polícia Internacional (esse cara vai aparecer em todos os jogos agora?). Aparentemente, Looker foi arrastado pelo mar e veio parar nesta ilha. Ele parece estar machucado, uma mulher virá para resgatá-lo. Continue explorando o local, você encontrará o segundo Pokémon Day Care do jogo. Isso significa que será possível fazer dois breedings simultaneamente, junto com o Day Care perto de Mauville. Tem uma mulher de guarda-chuva que é capaz de mudar a música de fundo. Você pode escolher temas como o da batalha de Wally, a Victory Road e o Super Training.
Há um lugar onde uma moça faz um joguinho onde você precisa seguir um Whismur. Você pode conseguir um Big Mushroom todos os dias se ganhar o jogo. Existe uma casa onde um casal de membros das Equipes Magma e Aqua vivem, porém um de cada equipe. Eles dirão que saíram de suas equipes. Da próxima vez que você voltar a essa casa, você poderá receber deles um Camerupt e um Sharpedo, ambos no lv. 40. Numa outra casa, uma pessoa dá a Footprint Ribbon para pokémons com o máximo de felicidade. Em outra casa, você encontrará Looker novamente. Ele perdeu a memória e está meio abalado. Receba dele a Audinite e... só. Essa é toda a participação dele nestes jogos. Se quiser, é possível explorar a Battle Maison. Eu irei cobri-la mais adiante. Vejamos outras coisas que ainda podemos fazer em Hoenn.
CONSEGUINDO AS DUAS BICICLETAS
O que você acha de possuir as duas bicicletas? Neste ponto do jogo isso é possível! Para podermos explorar algumas áreas por completo (como a Safari Zone e os Mirage Spots), é preciso possuir as duas bicicletas. Para podermos ter ambas Mach Bike e Acro Bike, precisamos falar com algumas pessoas em Hoenn. Talvez você já as tenha encontrado, mas apenas para ter certeza, aqui estão elas:
- No deserto da rota 111, suba uma rampa com sua Mach Bike. Mostre a Mach Bike para uma Hex Maniac que fica aqui.
- Na rota 119, suba a cachoeira e atravesse as pistas com sua Acro Bike. Mostre a Acro Bike para um Bird Keeper que fica aqui.
- No Battle Resort, mostre qualquer uma das bicicletas a um Triathlete que fica aqui.

Feito isso, volte para a loja de bicicletas em Mauville e você poderá ficar com as duas bicicletas! Siga para o Safari Zone e procure por áreas onde, para se ter acesso, é preciso usar as duas bicicletas. Você poderá alcançar dois TMs.
BATALHAS EM DUPLA E EM TRIO NO MAUVILLE FOOD COURT
O Mauville Food Court é um lugar onde você realiza batalhas pokémon enquanto a sua "refeição" é preparada. Quando você tem acesso a Mauville pela primeira vez, o único balcão onde você é capaz de fazer pedido é o Village Sub Combo. A sua refeição fica pronta dentro de 5 turnos, logo, você pode enfrentar até 5 treinadores, caso derrote todos eles com um golpe só. Os treinadores te enfrentarão em batalhas individuais e usando pokémons de lv.17. Você recebe um Nugget como prêmio.
A coisa fica mais interessante depois da elite 4, quando os dois outros balcões ficam acessíveis. No Magnemite Croquette as refeições ficarão prontas dentro de 6 turnos, os treinadores te enfrentarão em batalhas em dupla, usando pokémons no lv.55. Você recebe Pearl String se vencer aqui. No Mauville Ramen Bowl as refeições ficam prontas dentro de 8 turnos, os treinadores te enfrentarão em batalhas em trio, usando pokémons no lv.65. Vencendo aqui você recebe Big Nugget. Se você demorar um turno para vencer cada batalha, após enfrentar os 8 treinadores das batalhas em trio, um nono treinador aparecerá e te desafiará numa batalha em trio, usando pokémons no lv.75.
REVANCHE CONTRA A ELITE FOUR
Se acreditar que seus pokémons já estão com levels bem elevados, vá enfrentar a elite 4 de novo. Agora, eles terão alguns pokémons de outras regiões e cada um deles terá uma mega evolução.
Sidney usa:Scrafty lv.70Shiftry lv.70Sharpedo lv.70Zoroark lv.70Mandibuzz lv.70Mega Absol lv.72
Phoebe usa:Banette lv.71Mismagius lv.71Drifblim lv.71Chandelure lv.71Dusknoir lv.71Mega Sableye lv.73
Glacia usa:Abomasnow lv.72Beartic lv.72Froslass lv.72Vanilluxe lv.72Walrein lv.72Mega Glalie lv.74
Drake usa:Altaria lv.73Dragalge lv.73Kingdra lv.73Flygon lv.73Haxorus lv.73Mega Salamence lv.55
Steven usa:Skarmory lv.77Claydol lv.77Carbink lv.77Aerodactyl lv.77Aggron lv.77Mega Metagross lv.79
Após você vencer Steven, você ganhará a Metagrossite. Com isso, só deve estar lhe faltando duas mega stones. Se você ganhar o Master Rank de todas as categorias do Pokémon Contest Spetacular, você deverá vencer Lisia num concurso. Vencendo-a, você ganhará a Lucarionite. Já a Garchompite você consegue com Aarune em Fortree após atingir o Platinum Rank da Super Secret Base. Assista os créditos e continue o jogo. Ao sair da sua casa... Birch estará em apuros mais uma vez. Ele está sendo perseguido pela própria esposa, a qual ele confundiu ser um pokémon selvagem! Remexa a bolsa dele e encontre os iniciais de Sinnoh. Escolha entre Turtwig, Chimchar e Piplup. Depois de tirá-lo dessa enrascada, Birch permitirá que fique com o inicial escolhido.
BATTLE MAISON E AS BATTLE CHATELAINES
De volta ao Battle Resort, vamos checar a Battle Maison. Na primeira vez que entrar, você verá Sidney passar por aqui. Como este remake se passa antes da Battle Frontier de Emerald ser construída, poderemos fazer nossas batalhas na Battle Maison, a mesma área de batalhas de Pokémon X/Y. Dizem que a Battle Maison existiu originalmente em Hoenn antes de ser feito uma em Kalos. Enfim, como já é de praxe, desafio é passar por inúmeras batalhas usando sempre a mesma equipe. Seus pokémons serão colocados no lv.50 e todos os adversários usarão pokémons nesse level. Você não poderá usar os itens de sua mochila, mas pode dar itens para seus pokémons segurarem, que são restaurados depois de cada batalha (quando consumidos). Você não pode entrar com pokémons repetidos ou com itens repetidos (os itens que seus pokémons seguram precisam ser diferentes). Seus pokémons serão curados entre as batalhas. Você ganhará Battle Points (BP) após cada batalha vencida, que podem ser usados para comprar itens especiais com os balconistas que estão na entrada. Quanto mais batalhas você vai ganhando, maior a quantidade de BPs recebida.
A cada batalha que você vencer dentro da Battle Maison, é perguntado se você quer continuar, interromper as batalhas ou salvar. Se você interromper, a contagem continuará da onde você parou da próxima vez que você retornar. Se você perder antes de poder batalhar com uma castelã, a contagem de vitórias é zerada e você deve começar tudo de novo. A contagem de vitórias também é zerada caso você altere o tipo de batalha da próxima vez que retornar. Os tipos de batalhas são as Batalhas Individuais (Single Battles), Batalhas em Dupla (Double Battles), Batalhas em Trio (Triple Battles), Batalhas Rotacionais (Rotation Battles) e Batalhas Multi (Multi Battles). Após vencer um determinado número de vezes, você pode enfrentar as líderes daqui, conhecidas como castelãs de batalha. Cada castelã aparece em um tipo de batalha diferente. Nas Single Battles você deverá selecionar 3 pokémons para entrar, nas Double Battles você entra com 4 pokémons, nas Triple Battles são necessários 6 pokémons e nas Rotation Battles, 4 pokémons. Após 19 vitórias, você enfrenta uma castelã na 20ª batalha e destranca o modo de super batalhas, onde as batalhas são mais difíceis. Após 49 vitórias nas super batalhas, você encontra a castelã novamente na 50ª batalha, que usará um time de lendários.

20ª BATALHA
SINGLE BATTLE
Battle Chatelaine Nita usa:
Wigglytuff lv.50
Purugly lv.50
Grumpig lv.50

50ª BATALHA
SINGLE BATTLE
Battle Chatelaine Nita usa:
Landorus lv.50
Tornadus lv.50
Thundurus lv.50

20ª BATALHA
DOUBLE BATTLE
Battle Chatelaine Evelyn usa:
Primeape lv.50
Persian lv.50
Pachirisu lv.50
Lumineon lv.50

50ª BATALHA
DOUBLE BATTLE
Battle Chatelaine Evelyn usa:
Suicune lv.50
Entei lv.50
Raikou lv.50
Latios lv.50

20ª BATALHA
TRIPLE BATTLE
Battle Chatelaine Dana usa:
Dragalge lv.50
Whimsicott lv.50
Magcargo lv.50
Magneton lv.50
Piloswine lv.50
Girafarig lv.50

50ª BATALHA
TRIPLE BATTLE
Battle Chatelaine Dana usa:
Articuno lv.50
Zapdos lv.50
Moltres lv.50
Regirock lv.50
Regice lv.50
Registeel lv.50

20ª BATALHA
ROTATION BATTLE
Battle Chatelaine Morgan usa:
awsbuck lv.50
Mantine lv.50
Klefki lv.50
Swalot lv.50

50ª BATALHA
ROTATION BATTLE
Battle Chatelaine Morgan usa:
Cobalion lv.50
Terrakion lv.50
Virizion lv.50
Latias lv.50
Nas Multi Battles, você pode batalhar com um amigo em batalhas em dupla. Você seleciona dois pokémons seus e seu amigo seleciona dois pokémons dele, e vocês batalharão contra outros dois treinadores do jogo. Isso é feito via conexão local. Você também pode batalhar por esse método estando sozinho. Nesse caso, você poderá escolher como parceiro de batalha Brendan/May, Wally, Steven, Maxie/Archie ou qualquer amigo que você tenha na lista de amigos. Você verá os dois pokémons que eles usarão caso escolhidos e você também escolherá dois pokémons para usar, e poderá batalhar com os treinadores do jogo da mesma forma.
REVANCHE CONTRA WALLY
Cada vez que você consegue ganhar de uma castelã no modo de super batalha na Battle Maison (passando por 50 batalhas), uma estátua é erguida em sua homenagem na entrada da Battle Maison. Uma vez que você tenha ganhado de Nita, Evelyn, Dana ou Morgan no modo de super batalha (basta ganhar de uma delas), Wally aparecerá novamente na Battle Maison para te parabenizar pela sua primeira estátua. Saindo do prédio e entrando novamente, você poderá batalhar uma revanche contra ele.
Wally usa:
Altaria lv.64
Delcatty lv.64
Magnezone lv.64Roserade lv.64
Mega Gallade lv.66

Wally estará com uma equipe mais forte na próxima batalha. Você poderá batalhar com ele uma vez por dia de agora em diante.
Wally usa:Roserade lv.79Talonflame lv.79Azumarill lv.79Magnezone lv.79Garchomp lv.79
Mega Gallade lv.81

TIME TRAVEL AWARD E RECOMPENSAS POR COMPLETAR A POKÉDEX
Como os jogos da 2ª geração não eram compatíveis com o da 3ª geração, todos os pokémons que você capturou em R/B/G/Y e G/S/C lá ficaram. No entanto, da 3ª geração para frente, o jogo da geração anterior sempre foi compatível com o da geração seguinte. Isso significa que, se você capturou um pokémon nas versões originais de R/S e foi transferindo-o entre as versões ao longo das gerações, hoje é possível ter aquele pokémon de volta na região de Hoenn! Através do Pal Park, era possível transferir pokémons de R/S/E e FR/LG para D/P/P e HG/SS. Através do PokéTransfer era possível transferir pokémons de D/P/P e HG/SS para B/W/B2/W2. E através do Pokémon Bank e do Poké Transporter, é possível transferir pokémons de B/W/B2/W2 para X/Y e OR/AS. Você pode receber uma recompensa por manter esse mesmo pokémon ao longo dos anos.

No Cove Lily Hotel de Lilycove, procure o Game Freak Director. Se estiver com o seu pokémon de R/S em primeiro da equipe, ele lhe dará o Time Travel Award, um diploma que você pode visualizar e também usar em sua Super Secret Base. O pokémon que você transferiu irá estar retratado no diploma, com o sprite de R/S. Se você mostrar outro pokémon que você transferiu desde R/S, o sprite do pokémon do diploma será substituído. O Game Freak Director também dá a você um diploma quando você captura todos os pokémons da Hoenn Dex, e outro quando captura todos os pokémons da National Dex. Além disso, se você falar com o prof. Birch após completar a Hoenn Dex, ele te dará o item Oval Charm. Completando a National Dex, ele te dá a Shiny Charm.Detonado OmegaRuby/AlphaSapphire
LITTLEROOT TOWN - COMEÇANDO A JORNADA E PEGANDO O SEU INICIAL
Escolha em qual idioma quer jogar. Logo que iniciar o jogo, você verá a tela de introdução com o professor Birch idêntica às versões originais de Ruby/Sapphire. Calma, você não está jogando a versão do Game Boy Advance. Na verdade você está visualizando a tela de seu PokéNav Plus dentro do caminhão de mudança. Assista a introdução e escolha seu nome e se vai jogar como menino ou menina. A porta do caminhão de mudança irá abrir e você poderá descer. Se você estiver jogando como menino, sua mãe irá chamar da casa da esquerda. Se jogar como menina, ela virá da casa da direita. Entre em sua casa. Um par de Machokes está carregando os móveis da mudança. Suba para o seu quarto e acerte o relógio na parede. Curiosidade: Você tem um Potion na mochila. Nas versões R/S originais esse Potion ficava no PC (naquela época era possível depositar itens no PC).

Ao descer, sua mãe te chamará para ver uma notícia de seu pai na televisão, mas quando você chegar já terá acabado. Saia e vá até a casa de seu vizinho, que é o personagem de sexo oposto ao seu. Brendan/May é filho(a) do professor Birch e será seu/sua rival. Após falar com ele(a), saia da casa e siga para o norte da cidade. Você encontrará o professor Birch sendo atacado por um Poochyena. Escolha um pokémon na bolsa dele para lutar contra o Poochyena. Você pode escolher entre Treecko, Torchic e Mudkip. Ele será o seu inicial. Derrotando o Poochyena, o profº irá te levar até seu laboratório para te dar o pokémon. Ele também dirá para que vá encontrar Brendan/May ao norte da cidade Oldale.



OLDALE TOWN - PRIMEIRA BATALHA COM O(A) RIVAL E APRENDENDO A ESGUEIRAR-SE
Saia pelo norte da cidade. Nos matinhos você encontra Zigzagoon, Poochyena e Wurmple. Suba até chegar em Oldale. Uma pessoa que trabalha no PokéMart irá te apresentar o Centro Pokémon e lhe dará 10 Potion. Siga para o norte da cidade. Nos matinhos daqui você também consegue achar Wingull. Continue até encontrar seu/sua rival. Brendan/May irá te desafiar para uma batalha. Ele(a) terá o inicial de vantagem ao seu.

Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Torchic lv.5
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:Mudkip lv.5
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:

Treecko lv.5
Após a batalha, siga o(a) seu/sua rival até o laboratório do profº Birch. Receba a Pokédex do professor. Brendan/May te dará algumas pokébolas. Ao sair da cidade, sua mãe virá se despedir de você e seu/sua rival aparecerá para fazer um upgrade em seu PokéNav Plus. Receba a função DexNav, que permite visualizar os pokémons que existem em cada área. Mais adiante, seu/sua rival irá lhe mostrar como se aproximar de um pokémon que está se remexendo pelo matinho, deixando o rabo ou uma parte do corpo à mostra. Basta usar o botão analógico de seu 3DS para se locomover, mas empurre o botão bem devagar enquanto estiver andando. Isso fará com que você ande devagarzinho na pontinha do pé, permitindo que você chegue até o pokémon que está se remexendo sem espantá-lo. Pokémons que aparecem dessa maneira podem ter golpes diferentes. Você irá encontrar aqui um Poochyena com Thunder Fang (se você começou com Treecko), Ice Fang (se você começou com Torchic) ou Fire Fang (se você começou com Mudkip). Em alguns casos, o pokémon mais raro da rota pode ser encontrado facilmente dessa maneira.

Volte para Oldale e siga pela esquerda. Haverá alguns treinadores pelo caminho para batalhar. Por aqui é possível achar também pokémons como Surskit, Ralts, Seedot (em Omega Ruby) e Lotad (Alpha Sapphire). Algumas árvores de berries já podem ser encontradas nesta rota. Siga até próxima cidade.
PETALBURG CITY - O ENCONTRO COM SEU PAI E A CAPTURA DE WALLY
Você encontrará seu pai Norman em frente ao ginásio, se despedindo de um treinador que acaba de perder para ele. Vá com ele para o ginásio. Wally, vizinho do ginásio, entrará e dirá que precisa de um pokémon para sair numa jornada. Norman irá emprestar um Zigzagoon para Wally poder capturar um pokémon. Acompanhe-o e ajude-o a capturar um Ralts. Feito isso, vocês voltarão ao ginásio. Wally devolverá o Zigzagoon para Norman e adicionará o PlayNav ao seu PokéNav Plus. Agora já é possível usar o PSS, o Pokémon Amie e o Super Training. Wally irá embora e futuramente servirá como um segundo rival para você.


Saindo pela esquerda, você estará numa rota com mais treinadores para enfrentar. Por aqui tem uma pequena chance de aparecer Taillow nos matinhos. Haverá uma praia com uma cabana e um velho com seu Wingull, se lembre bem desse local. Continue pelo norte até chegar na floresta do jogo.
PETALBURG WOODS - PRIMEIRO ENCONTRO COM A EQUIPE MAGMA/AQUA
Atravesse a floresta, enfrentando os treinadores e recolhendo os itens pelo caminho. As novidades dos matinhos daqui são Silcoon, Cascoon, Shroomish e Slakoth. Em um determinado ponto, você encontrará um homem que trabalha na Devon Corp. sendo atacado por um membro da Equipe Magma ou Equipe Aqua, dependendo da versão que você estiver jogando. Derrote o bandido e o cientista lhe dará... o Exp. Share! (bem melhor que aquela Great Ball que ele dava no R/S original). Assim como em X/Y, o Exp. Share é um Key Item e compartilha a experiência ganha com todos os seus pokémons. Ao sair da floresta, você descobrirá que alguém da Equipe Magma/Aqua estava te espionando. Você saberá quem é essa pessoa no Delta Episode, o clímax do pós-game.



Do lado de fora da floresta você encontrará o Pretty Petal Flower Shop. Fale com todo mundo aqui. Tem uma menina aqui que te dá uma berry todos os dias, passe aqui diariamente para pegar sua berry. É neste lugar que recebemos o Wailmer Pail, item que serve para regar berries. Você pode plantar as berries no mesmo lugar onde você as colhe. No lado de fora atrás dessa casa tem um lugar com matinho. Examine os espaços vazios onde não tem matinho, em alguns deles tem itens, você poderá encontrar itens escondidos dessa forma por todo o continente. Continue seu caminho passando por uma ponte onde temos nossa primeira batalha em dupla. Logo estará na próxima cidade.
RUSTBORO CITY - O PRIMEIRO GINÁSIO E O RESGATE DE PEEKO
Encontre Brendan/May, que irá lhe apresentar a cidade. Recupere seus pokémons no PokéCenter. Em uma casa à esquerda da cidade você obtém o HM01-Cut. Nesta cidade encontramos também o Pokémon Trainer School, onde podemos conseguir um Quick Claw.

No ginásio, você verá Roxanne, a líder dos pokémons de pedra. Atravesse um labirinto simples, passando por alguns treinadores, para poder batalhar com ela.
Roxanne usa:
Geodude lv.12
Nosepass lv.14
Golpes de água e planta possuem vantagem. Se escolheu Torchic como inicial, então, quando evoluir ele aprenderá Double Kick, que é bom contra tipo pedra. Evite os do tipo inseto e golpes normais. Ao vencer, receba a Stone Badge. Ao sair do Ginásio, aquele pesquisador da Devon Corp. será assaltado. Siga-o e ele pedirá sua ajuda. Recupere seus pokémons e vá atrás do carinha da Equipe Magma/Aqua. Saia pela direita da cidade.
Nesta área podem surgir pokémons como Whismur, Nincada e Skitty. Enfrente alguns treinadores nesta rota até chegar a uma caverna onde está um velho marinheiro na frente. Ele é o Mr. Briney. O capanga da Equipe Magma/Aqua roubou o Peeko, o Wingull do Mr. Briney. Entre na caverna e derrote o ladrão. Pegue dele o Devon Parts que ele roubou do pesquisador e resgate o Peeko. O Mr. Briney irá levar o Peeko e te dará viagens de barco quando precisar. Volte para Rustboro e encontre o pesquisador que está perto da Devon Corp. Receba uma Great Ball como agradecimento por ter recuperado o Devon Parts. O pesquisador irá te levar para conhecer o Mr. Stone, o presidente da Devon Corp. Ele irá atualizar o seu PokéNav Plus com a função BuzzNav, uma espécie de televisão que traz notícias de Hoenn. Depois ele lhe dará uma carta (Letter), que deverá ser entregue para Steven em Dewford.




O BARCO DO MR. BRINEY - A CAMINHO DA DEWFORD TOWN E DO SEGUNDO GINÁSIO
Saindo da Devon Corp., siga para o sul da cidade. Precisamos encontrar o Mr. Briney para que ele nos leve de barco até Dewford. Pelo caminho, fale com aqueles treinadores que você já batalhou. Alguns deles podem te desafiar para uma revanche. É possível ver no mapa de seu PokéNav Plus os treinadores que querem uma nova batalha. Sempre que quiser treinar seus pokémons ou precisar de dinheiro, procure pelos treinadores que você já enfrentou. Aproveite e ensine o HM01-Cut para um de seus pokémons, se ainda não o fez. Vá cortando as árvores que encontrar pelo caminho. Use Cut no Petalburg Woods, você verá a Moss Rock. Isso significa que Eevee evoluirá para Leafeon se subir um level aqui. Atravessando a Petalburg Woods, você estará de volta àquela praia com a cabana, lembra? Fale com o Mr. Briney aqui e ele e seu Peeko irão te levar de barco até Dewford.


Chegando aqui, vá direto à direita da ilha, lá tem um pescador vai te dar a Old Rod. Siga para o ginásio. Esse ginásio é um grande corredor com treinadores, porém você não consegue andar pelo corredor diretamente, pois existem esteiras que te empurram para a direção contrária a que você precisa ir. Existem passagens pelas laterais que devem ser utilizadas para avançar dentro do ginásio, porém elas não são visíveis pois as luzes estão apagadas. Existem botões no chão, pise neles para acender as luzes e visualizar o caminho que deve ser percorrido. Memorize o caminho, pois quando você soltar o botão, as luzes se apagarão e você terá que andar no escuro. No fim, verá que este ginásio é uma academia e que o líder Brawly estará te esperando.
Brawly usa:
Machop lv.14
Makuhita lv.16
Se você tiver algum pokémon com golpes do tipo fada, voador ou psíquico, use-o neste ginásio de lutadores. Evite colocar um tipo normal na batalha. Derrote o líder e ganhe a Knuckle Badge. Após mais uma insígnia, siga para a Granite Cave. Passe por alguns treinadores ao norte da ilha e achará a caverna indo à esquerda.

GRANITE CAVE - O ENCONTRO COM STEVEN E OS MISTÉRIOS DE HOENNFale com o homem na entrada e pegue o TM70-Flash. Fique calmo, você não precisará do Flash para atravessar a caverna. Por aqui aparecem Zubat, Geodude, Makuhita e Abra. Ela está bem menor que nos jogos R/S originais. Basta descer uma escadaria para chegar onde Steven está. Contudo, desta vez vemos uma parede com uma enorme gravura pré-histórica de Groudon ou Kyogre, dependendo de sua versão. Entregue a carta para Steven e receba o TM51-Steel Wing. Depois de uma conversa, Steven irá embora. Nada mais a fazer, volte para Dewford e fale com o Mr. Briney. Diga para que ele te leve para a rota 109 - próximo a Slateport.


Você irá chegar numa praia. Fale com as pessoas por aqui. Algumas irão batalhar com você, outras te darão itens. Existe uma casa aqui na praia onde você pode batalhar com mais treinadores. Derrote todos lá dentro e fale com o balconista para conseguir uma dúzia de Soda Pop. Você pode comprar mais na máquina de refrigerante. Após explorar toda a praia, suba para a cidade.
SLATEPORT CITY - O ATAQUE DO OCEANIC MUSEUM, SALVE O CAPT. STERN!
Chegando aqui, entre na feira logo à esquerda. Você encontrará algumas faíscas brilhando. É uma Alakazite, que mega evolui Alakazam. Nesta cidade temos o Pokémon Fan Club, onde conseguimos o Soothe Bell. Aqui também tem uma mulher que faz penteados em Furfrou, alterando a forma dele. Logo à direita temos o Oceanic Museum, que está infestado de membros da Equipe Magma/Aqua. Para tirá-los de lá, entre no estaleiro logo abaixo do museu. Fale com o pessoal aqui dentro. Volte para o museu e encontre o Capt. Stern no andar de cima, ele é o homem de bigode e chapéu. Batalhe com alguns rapazes da Equipe Magma/Aqua e conheça Maxie/Archie, o líder da equipe. Os bandidos irão embora. Entregue a Stern o Devon Parts e ele também irá. Antes de sair também, fale com o último capanga que ficou no andar de baixo para receber o TM46.


Se tentar sair da cidade pelo norte, verá que uma multidão irá se juntar na frente do prédio do Contest Spectacular. Lisia é famosa aqui e estará com Ali, seu Altaria, chamando a atenção do povo. Receba dela o Contest Pass e o Pokéblock Kit. Se você entrar no Contest Hall, você também recebe o Contest Costume. Já é possível participar dos novos concursos de Hoenn, caso queira. Você receberá um Cosplay Pikachu lv.20 depois de ter participado de seu primeiro concurso. Se você perder o concurso, Lisia te dará uma Lum Berry como prêmio de consolação. Para seguir viagem, saia pelo norte de Slateport. A entrada da Cycling Road fica aqui, mas só podemos usá-la quando tivermos uma bicicleta.
TRICK HOUSE E A BATALHA COM BRENDAN/MAY
Pokémons como Electrike, Oddish, Gulpin, Voltorb, Minun (em Omega Ruby) e Plusle (em Alpha Sapphire) começarão a aparecer por aqui. Magnemite pode aparecer em hordas. Indo mais ao norte, temos a Trick House, onde você poderá passar por alguns testes cada vez que derrota um líder de ginásio. Este é um bom lugar para treinar, pois tem treinadores lá dentro e no final você recebe um item como prêmio. Ao entrar na casa aparece uma mensagem que você está sendo observado. Vá checando os objetos da casa até descobrir onde o Trick Master está escondido. Ele deixa você entrar na passagem que tem ao norte da sala. Resolva os enigmas lá dentro, batalhe com os treinadores até achar uma saída, quando conseguir passar, fale com o Trick Master para receber um item. Você pode repetir esse processo voltando aqui mais vezes. Você poderá explorar essa casa por completo após o 5º ginásio.

Na frente da Trick House, se você for para a esquerda, encontrará alguns treinadores, verá que tem uma porção de água que te impede de continuar. Quando você tiver a habilidade de surfar, você pode vir aqui e ver que se atravessar essa água chegará naquela rota acima de Oldale. Voltando para a frente da Trick House, se você for para a direita (passando por debaixo da ponte da Cycling Road), você encontrará mais alguns treinadores. Mais adiante você será desafiado por Brendan/May.
Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Wailmer lv.18Shroomish lv.18Combusken lv.20
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:
Shroomish lv.18Slugma lv.18Marshtomp lv.20
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:
Slugma lv.18Wailmer lv.18Grovyle lv.20

Derrote seu/sua rival e ganhe o Dowsing Machine. Seus pokémons serão curados após a batalha. Nestas versões, você usa o Dowsing Machine na cabeça, que pisca quando você se aproxima do item escondido. Experimente-o, há itens escondidos nesta rota. Depois, continue até chegar a uma cidade.
MAUVILLE CITY - O TERCEIRO GINÁSIO, WALLY, BICICLETA... E TUDO MUDOU
A primeira coisa que você irá notar é que Mauville está completamente diferente do R/S original. Você encontrará Wally novamente aqui, discutindo com o tio dele. Ele quer desafiar o ginásio e seguirá para lá. Antes de irmos para o ginásio, vamos explorar a cidade. Acompanhe no mapa abaixo.

- Mauville Food Court - Um restaurante onde você pode batalhar e ganhar itens.
- Song and Sword Move Academy - Move tutor de um golpe, atualmente ele não está aqui.
- Pledge Move Dojo - Move tutor do Grass/Fire/Water Pledge.
- Ultimate Move Studio - Move tutor do Frenzy Plant/Bast Burn/Hydro Cannon.
- Rydel's Cycles - Loja de bicicletas com dois modelos de bike: Mach Bike (que é a mais rápida e sobe rampas) e Acro Bike (uma bicicleta que empina apertando B, pula pedrinhas e passa por pistas estreitas). Você escolhe um dos modelos, mas poderá voltar aqui sempre que precisar trocar de bike.
- Inverse Battle Shop - Local de batalhas inversas, onde fraquezas viram resistências e vantagens tornam-se golpes não muito efetivos.
- Battle Institute Hoenn - Lugar onde você pode testar pokémons em batalhas, apenas disponível no fim do jogo. Consiga o Vs. Recorder aqui.
- TV Mauville - Estação de TV de Hoenn.
- Crooner's Cafe - Lugar onde está o Move tutor dos golpes que mudam a forma de Meloetta e Keldeo.
- Game Corner - Banido dos jogos Pokémon, o cassino foi fechado.
- Ritzy Ribbon Retail - Local onde Ribbons caríssimas são vendidas.
- Narcissus Mirror Shop - Lugar onde mudamos a forma de Tornadus, Thundurus e Landurus.
- Pokemileage Center - Troque PokéMiles por itens.
- Pokémon Reflexology Center - Para fazer massagens em seu pokémon uma vez por dia.

Mauville também possui escadas que te levam a um andar superior da cidade, fale com as pessoas por lá para conseguir alguns itens. Em um lugar perto das escadas, um homem lhe dará os Drives de Genesect, caso mostre um Genesect a ele. Se quiser, você pode sair de Mauville pela direita, verá que tem uma pequena praia com alguns treinadores. Se você já pegou a sua bike, você pode ir para a Cycling Road, aquela pista que você passou por debaixo quando estava vindo para Mauville. Você poderá entrar se você estiver montado em sua bicicleta. É possível avistar umas faíscas brilhando, indicado o local de um Manectite. Atravesse toda a ponte, lutando com os treinadores (quase todos usam tipos elétricos). Se estiver com a Mach Bike, você pode descer até a praia de Slateport e pedir para o Mr. Briney te levar até Dewford. Existe uma rampa na Granite Cave que só é acessível com a Mach Bike, você pode explorar essa área agora se quiser. É nessa área onde é possível encontrar Aron, Mawile (em Omega Ruby) e Sableye (em Alpha Sapphire). Lá também encontramos a Steelixite.
Quando se sentir satisfeito, retorne para Mauville e siga para o ginásio. Wally quer mostrar que está pronto para uma batalha de ginásio e te desafiará para uma batalha.
Wally usa:Ralts lv.17
Após derrotá-lo, Wally perceberá que realmente não estava pronto e irá embora. Receba do tio dele o HM 06-Rock Smash. Siga para o ginásio elétrico. Você terá que pisar em "botões" no chão para mudar as cercas elétricas de posição e abrir o caminho para o líder. Aqui tem bastante chance de seus pokémons ficarem paralisados, fique atento.
Wattson usa:Magnemite lv.19Voltorb lv.19Magneton lv.21
Golpes do tipo terra possuem vantagem. Um tipo fogo ou lutador também pode ajudar conta Magnemite e Magneton. Conquiste a Dynamo Badge. Se tentar sair de Mauville pelo norte da cidade, irá avistar alguns membros da Equipe Magma/Aqua saindo da cidade. Não vá por esse caminho ainda. Saia pela esquerda da cidade.
VERDANTURF TOWN - PASSANDO PELO POKÉMON DAY CARE E O RUSTURF TUNNELSaindo à esquerda de Mauville, verá uma casa, ali é o Day Care, você pode deixar até 2 pokémons aqui para que eles ganhem exp., ou até mesmo para que botem ovos. Continue para a esquerda, lute com todos os treinadores e pegue os itens, use o Dowsing Machine perto das flores para achar itens escondidos. Nesta rota encontramos a Mawilite. Entre os pokémons dos matinhos, estão Roselia, Marill, Volbeat e Illumise. Logo estará em Verdanturf. Aqui tem mais um Contest Hall. Há uma menina na cidade que está procurando por um Shroomish. Depois de falar com ela, leia a placa que está no meio da cidade. O Shroomish irá aparecer detrás dela. Como agradecimento, a menina te dará uma Intriguing Stone.
Você verá que no norte desta cidade tem uma entrada para uma caverna, é Rusturf Tunnel, aquela caverna que você salvou o Wingull Peecko do Mr. Briney, o velho do barco. Aqui você encontrará Wanda, a prima de Wally. Ela mora numa casa em Verdanturf. Ela ficou separada do namorado por algumas pedras. Ensine o HM do Rock Smash a um de seus pokémons, se ainda não o fez. Quebre as pedras com essa técnica e, em troca, você receberá uma Aggronite. O caminho entre Rustboro e Verdanturf está livre e você poderá usar essa caverna como atalho. Siga para a esquerda e saia pela outra saída da caverna, lá verá o cara da Devon Corp. que você salvou na floresta no começo do jogo, fale com ele e receberá uma Repeat ball. A partir de agora, você poderá comprar Repeat Ball e Timer Ball no PokéMart de Rustboro. Aproveite que está aqui e vá para Rustboro, entre na Devon Corp. Fale com o Mr. Stone, ele verá a Intriguing Stone e te dará uma Pidgeotite.
PASSANDO PELA WINSTRATE FAMILY, FIERY PATH E CONHECENDO AARUNE Volte para Verdanturf, siga para Mauville e saia pelo norte. Logo à esquerda existe uma casa com um cara na frente, fale com ele e terá de lutar com 4 treinadores consecutivamente, note que todos os treinadores tem o nome começando com a letra V. Eles são a Winstrate family, há mais um deles para você lutar na última caverna do jogo. Se entrar na casa deles, poderá obter um Macho Brace. De volta a rota, quebre as pedras no caminho com Rock Smash e lute com os treinadores. A entrada para o deserto fica por aqui, mas ele não está acessível no momento, devido à tempestade de areia. Siga à esquerda até uma montanha.
Encontre seu/sua rival no caminho, ele(a) irá mostrar o Mt. Chimney, curar seus pokémons e te dar o HM04-Strenght. Você é capaz de encontrar Numel e Machop nos matinhos daqui. A entrada do Cable Car que está bloqueada pela Equipe Magma/Aqua. Entre na caverna do lado, o Fiery Path. Aqui dentro aparecem também Grimer, Torkoal, Slugma e Koffing. Atravesse a caverna e chegará a um lugar com algumas berries. No caminho você irá conhecer Aarune, um maníaco pelas Super Secret Bases. Ele irá entregar o TM94-Secret Power, técnica que pode ser usada para fazer suas bases secretas. Aí perto tem uma casa, entre nela, fale com a velha que ela irá recuperar seus pokémons. Por aqui também temos uma outra entrada para o deserto, mas ainda não podemos acessá-lo.

CINZAS VULCÂNICAS E FALLARBOR TOWN - CONHEÇA LANETTE 
Continue andando, no caminho haverá uma menina que te dá uma berry. Fale com ela todos os dias para ganhar uma berry. Se continuar pela esquerda, chegará a um lugar onde chove cinzas vulcânicas do céu. Brendan/May irá aparecer de novo para curar seus pokémons. Lute com todos os treinadores dessa rota e pegue todos os itens, às vezes verá montinhos de terra onde se escondem treinadores ou onde estão itens enterrados. Os pokémons selvagens da área são Spinda, Sandshrew e Skarmory. No fim da rota tem uma casa, fale com o velho lá e receba o Soot Sack. O velho é um vidraceiro te fará certos tipos de flautas (flute) se você recolher um determinado número de cinzas. Para isso, basta ir pisando naqueles montinhos de terra que existem por esta rota. Volte sempre na casa do vidraceiro, ele te informará quantas cinzas faltam para poder te fazer uma flauta. Para chegar a próxima cidade, você deve sair desta rota pela esquerda.


Chegando aqui, dirija-se ao Centro Pokémon e fale com Lannete, a mulher que está na frente do PC do Centro Pokémon para que seu PC de pokémons ganhe umas propriedades a mais. Aproveite que está aqui para recuperar seus pokémons. Fale com um Bug Maniac que está aqui dentro, ele te dará o item Honey, que serve para atrair hordas de pokémons nos matinhos, cavernas, etc. Fale com ele todos os dias para receber mais Honey. Saindo do Centro Pokémon, Brendan/May irá te chamar para a casa do profº Cozmo e dirá que vocês devem encontrá-lo no Meteor Falls. Aqui nesta casa você verá um meteorito que você pode utilizar para mudar a forma de Deoxys. Nesta cidade encontramos a casa do Move Maniac, que pode ensinar um golpe antigo de um pokémon se você lhe dar um Heart Scale. Na esquerda da cidade tem a casa do Fossil Maniac onde podemos receber o TM 28-Dig. Também há um Contest Hall nesta cidade. Saia da cidade pelo sul, passando por uma ponte.

METEOR FALLS - O METEORITE E O SEQUESTRO DO PROFESSOR COZMOEnfrente os treinadores pelo caminho. Nos matinhos aparece Swablu. Nuzleaf e Zangoose aparecem em Omega Ruby; Lombre e Seviper, em Alpha Sapphire. A casa de Lanette fica por aqui, visite-a. Do lado de fora da casa dela tem um loirinho que te dá uma berry diferente todos os dias. Siga até encontrar seu/sua rival novamente. A caverna que encontramos aqui é a Meteor Falls. Lá dentro aparece Solrock (Omega Ruby) ou Lunatone (Alpha Sapphire). O profº Cozmo está sendo abordado por Tabitha/Shelly, Admin da Equipe Magma/Aqua. Junte-se a Brendan/May numa batalha em dupla contra um Admin e um membro da Equipe Magma/Aqua.



Tabitha usa:
Mightyena lv.23
Numel lv.23
Team Magma Grunt usa:
Koffing lv.23
Shelly usa:
Mightyena lv.23
Carvanha lv.23
Team Aqua Grunt usa:
Grimer lv.23
Após derrotá-los, o líder da equipe de vilões oposta a sua versão (Archie ou Maxie) irá aparecer. De qualquer forma, Tabitha/Shelly consegue escapar, levando o Meteorite de Cozmo. Archie/Maxie irá atrás da sua equipe de vilões rival. Você, Brendan/May e o professor irão voltar para Fallarbor. Cozmo entregará o TM23-Smack Down como agradecimento. Sua missão agora é voltar ao Cable Car e correr atrás dos vilões. Brendan/May irá perguntar se você quer ir até Mauville. Se você disser que sim, você será levado instantaneamente para lá. Aproveite que está aqui e pegue a Acro Bike na loja de bicicletas, caso não esteja com ela. Então saia pelo norte da cidade e siga em direção ao Cable Car.






MT.CHIMNEY - ANDANDO DE TELEFÉRICO E ENFRENTANDO A EQUIPE MAGMA/AQUAAgora a entrada do Cable Car não está mais bloqueada. Pegue o bondinho e suba a montanha. Você verá as duas equipes de vilões se enfrentando, os vilões da versão oposta a sua tentando deter os vilões da sua versão. Aquele membro misterioso que estava te espionando na Petalburg Woods estará aqui, enfrentando o líder da equipe oposta a sua. Você perceberá que esta montanha na verdade é um vulcão. Lute com alguns membros da Equipe Magma/Aqua até chegar em Tabitha/Shelly. Derrote-o(a) numa batalha. Em seguida terá que enfrentar também o líder da equipe de sua versão, Maxie/Archie.





Tabitha usa:
Koffing lv.24
Numel lv.24
Maxie usa:
Mightyena lv.25
Golbat lv.25
Camerupt lv.27
Shelly usa:
Grimer lv.24
Carvanha lv.24
Archie usa:
Mightyena lv.25
Golbat lv.25
Sharpedo lv.27
Após perder, Maxie/Archie receberá uma ligação e descobrirá que há algo mais importante no Mt. Pyre. Ele devolverá o Meteorite para você e irá embora, levando todos os seus capangas. O líder da equipe oposta virá para agradecê-lo e também partirá.


JAGGED PASS - BRINCANDO COM A ACRO BIKEVolte para a saída do Cable Car, vá na passagem ao sul, que antes estava bloqueada por dois membros das equipes Magma/Aqua batalhando. A mulher que te dava o Lava Coockie nas versões originais de R/S agora irá apenas curar o seus pokémons. Lute com mais alguns treinadores aqui. Há chance de aparecer Spoink pelos matinhos. Algumas áreas são acessíveis através da Acro Bike. Aperte B para empinar a bike e segure B até ela começar a pular. Pulando, você consegue passar pelas pedrinhas redondas no chão. Explore todo o local, depois desça para a próxima cidade.
LAVARIDGE CITY - O QUARTO GINÁSIO E O OVO POKÉMON
Na frente da fonte termal, fale com a velha para receber um ovo de Wynaut. Certifique-se de estar com um espaço vazio na equipe para poder receber ovo. No Centro Pokémon, cure seus pokémons. Uma mulher aqui vende Moomoo Milk. Existe uma saída aos fundos do PokéCenter que te leva para dentro da fonte termal. A casa ao lado do ginásio é o Herb Shop, lá você poderá comprar alguns itens e ganhar um Charcoal de um velho.

Agora você poderá enfrentar a líder do Ginásio. Ela usa pokémons de fogo. Você terá que usar umas plataformas de madeira pra se locomover entre os andares do ginásio. O andar de baixo se parece com uma fonte termal e pode conter alguns treinadores escondidos na fumaça. Encontre a líder no final do caminho.
Flannery usa:
Slugma lv.26
Numel lv.26
Torkoal lv.28

Com golpes de água, pedra ou terra não é muito difícil de se passar esse ginásio. Consiga a Heat Badge. Saindo do Ginásio, Brendan/May aparecerá e te dará o Go-Goggles, item necessário para ter acesso ao deserto. Ele(a) também perguntará se você quer ir para Petalburg agora, enfrentar o seu pai no ginásio. Se responder que sim, você será levado automaticamente para Petalburg.

O QUINTO GINÁSIO E A BATALHA COM SEU PAI
Brendan/May irá te tirar da porta de um ginásio e te deixar na cara do outro. 
Se precisar, recupere seus pokémons e vamos ao ginásio. Para chegar até o líder do ginásio, você precisará passar por várias salas de batalha. Cada sala possui uma habilidade de batalha (por exemplo, no quarto de força eles usam no começo da batalha X-Attack). Seu pai estará no fundo do ginásio. Ele usa pokémons do tipo normal.
Norman usa:
Slaking lv.28
Vigoroth lv.28
Slaking lv.30
Golpes lutadores são a melhor opção aqui. Derrote-o e consiga a Balance Badge.
Você e seu pai encontrarão Wally e o pai dele no lado de fora do ginásio. Receba o HM03-Surf do pai de Wally. Em seguida, Wally te levará até a saída de Mauville, mas antes, o pai de vocês dois terão um momento especial juntos.

EXPLORANDO O DESERTO - CONSEGUINDO UM FÓSSIL
Se seguir pela direita de Mauville, você estará no caminho do 6º ginásio. No entanto... estamos sendo empurrados de uma cidade para outra, não é mesmo? Que tal voltarmos e explorarmos algumas coisas que ficaram para trás? Fazer isso agora é totalmente opcional, se quiser prosseguir na jornada, pule para a seção da Southern Island.

Ensine a técnica Surf a um de seus pokémons. Saia pelo norte de Mauville (tenha certeza de que está trazendo a Mach Bike). Perto da casa da Winstrate Family tem um laguinho, onde podemos usar surf e chegar em um item. Continue até o Cable Car. Suba o bondinho e siga ao norte, em direção ao Mt. Chimney. A velha que fica aqui agora estará vendendo Lava Coockie. Depois disso, volte e desça o bondinho. Entre na caverna Fiery Path, existe uma grande pedra aqui que pode ser empurrada com a técnica Strenght. Ensine para um pokémon, caso ainda não tenha feito. Você pode achar alguns itens nessa área. Você verá Aarune aqui também, que te dará o TM96.
Saia e siga para a direita até encontrar o deserto, que antes não era acessível, visto que você ainda não tinha o Go-Goggles. No deserto, o efeito de tempestade de areia irá permanecer em todas as batalhas. Lembre-se que apenas pokémons de pedra, terra e metálico não sofrem com a areia. Existe uma pessoa na parte de baixo do deserto que te dá o item Safety Goggles, que protege seu pokémon de sofrer os danos de efeitos climáticos (como Sandstorm e Hail). Você pode pegar itens e lutar com os treinadores. Os pokémons selvagens que aparecem na areia são Trapinch, Cacnea e Baltoy. Eles aparecem na parte da areia que é mais escura. Sua missão é achar os fósseis, ao norte do deserto. Se escolher o Root Fossil, ele se tornará um Lileep, se escolher Claw Fossil, ele se tornará Anorith. O fóssil que você não escolher irá desaparecer. Ao norte do deserto há uma rampa que você pode subir com a Mach Bike e achar um treinador.
Saia do deserto pelo norte, siga à esquerda passando pela rota das cinzas vulcânicas até chegar em Fallarbor. Saindo pela esquerda da cidade, siga até chegar ao Meteor Falls e atravesse a caverna. Na saída, haverá alguns treinadores para se batalhar. Também é possível explorar um pouco usando surf por aqui. Seguindo ao sul, você chegará em Rustboro. Você pode aproveitar que está aqui e passar na Devon Corp. Lá tem um pesquisador capaz de reviver o seu fóssil.
EXPLORANDO COM SURF - SEA MAUVILLE
Vamos a outros lugares acessíveis com surf. Esqueci de falar, mas geralmente nos lagos aparecem pokémons como Marill, Azumarill, Surskit e Masquerein e nas águas de mar aparecem Wingull, Tentacool, Pelipper e Tentacruel. Saindo ao sul de Rustboro temos mais uma área onde é possível surfar e conseguir um item. Não desça para a floresta. Retorne para Rustboro e saia pela direita, passando pela Rusturf Tunnel, Verdanturf e Mauville. Desça, como se fosse indo em direção a Cycling Road. Não entre na Cycling Road. Em vez disso, use surf na área que existe em baixo da Cycling Road e descubra o que tem por lá. A New Mauville, diferente do R/S original, ainda não está acessível nesse ponto do jogo. Continue caminho seguindo à esquerda da Trick House (a Trick House já pode ser explorada por completo, voltaremos aqui no nosso caminho de volta). Use surf nessa área à esquerda da Trick House. Do outro lado, desça, passando por Oldale e Littleroot. Fale com sua mãe em sua casa para conseguir o Amulet Coin, como recompensa por ter derrotado o seu pai no ginásio.

Volte para Oldale, vire à esquerda e vá até Petalburg. Existem laguinhos aqui para se surfar e encontrar itens. Prossiga pela esquerda, até a cabana da praia do Mr. Briney. Use surf ao sul e estará numa longa rota marítima. Enfrente os treinadores e pegue itens. Você passará perto de Dewford e então continuará pela direita. No meio do caminho temos uma surpresa. O que conhecíamos por "Abandoned Ship" se tornou "Sea Mauville". Você poderá entrar nesse navio afundado e ver o que tem por lá, mas não conseguirá ir muito longe sem a técnica de mergulho Dive, que conseguimos depois da 7ª insígnia. Continue explorando a rota marítima, seguindo à direita até alcançar Slateport. Saia pelo norte da cidade, vamos explorar a Trick House!
OS DESAFIOS DA TRICK HOUSE
Se você já vinha frequentando essa casa, talvez já tenha passado por alguns dos desafios. Iremos ver todos os desafios a seguir:
1º DESAFIO
Examine a mesa para encontrar o Trick Master. Você deverá atravessar um labirinto simples, com algumas árvores no caminho. Você precisará da técnica Cut para cortar essas árvores. Haverá alguns treinadores pelo caminho. Neste puzzle você encontra um par de Lava Cookie.
2º DESAFIO
Examine o vaso de planta do lado direito para encontrar o Trick Master. Você deverá atravessar um labirinto simples, com algumas pedras no caminho. Você precisará da técnica Rock Smash para quebrar essas pedras. Haverá alguns treinadores pelo caminho. Neste puzzle você encontra um par de Rage Candy Bar.
3º DESAFIO
Examine a estante do lado esquerdo para encontrar o Trick Master. Você deverá atravessar um labirinto simples, num ambiente escuro. A técnica Flash é recomendada, mas não é necessária, pois ainda há visibilidade. Haverá alguns treinadores pelo caminho. Neste puzzle você encontra um par de Lumiose Galette.
4º DESAFIO
Examine a janela da esquerda para encontrar o Trick Master. Você deverá atravessar um labirinto simples, com algumas pedras no caminho. Você precisará da técnica Strength para empurrar essas pedras. Não haverá treinadores. Neste puzzle você encontra um par de Casteliacone.
5º DESAFIO
Examine o armário do lado direito para encontrar o Trick Master. Neste puzzle você encontra um par de Old Gateau. Você deve responder a um quiz de 5 perguntas. Veja a seguir as possíveis perguntas e suas respectivas respostas.
- One of these Pokémon is not foudn on Route 103. Which is it? (Nincada)
- In Professor Birch's bag, there were three Pokémon. Which one was at the right? (Mudkip)
- Sell one Escape Rope and buy an Antidote. How much money remains? ($175)
- One of these Pokémon is not of the Grass type. Which is it? (Nincada)
- The Devon Researcher was looking for what Pokémon in the Petalburg Woods? (Shroomish)
- Which costs more, one Full Heal and one Great Ball, or one Revive? (Revive)
- In Dewford Hall, were there more men or women? (Men)
- How many Bikes does Rydel have on display outside his cycle shop? (2)
- Which Pokémon was offered for a trade at the Pokémon Trainers' School? (Seedot)
- Rustboro Gym Leader Roxanne used a Geodude. Was it male or female? (Female)
- How many people give you Berries at the Pretty Petal Flower Shop? (1)
- The first Trainer in the Dewford Gym was male or female? (Female)
- One of these Pokémon uses Scratch. Which one is it? (Nincada)
- Which costs more? Three Poké Balls or one Super Potion? (Super Potion)
- How signs are there in Lilycove City? (8)
6º DESAFIO
Examine a almofada inferior do lado direito para encontrar o Trick Master. Logo que entrar, vá pela seta que aponta pela direita. Desça e pegue a próxima seta da direita. Quando você parar de rodar feito um pião, verá três setas na parte de cima da salinha. Escolha a da direita, que aponta para cima. Na sequência, siga pela seta que aponta para esquerda, depois esquerda de novo, e depois a que aponta para baixo. Nesta sala, NÃO PISE EM NENHUMA SETA. Passe por uma abertura ao sul-esquerdo da sala e então siga pela seta que aponta para baixo. Não pise nas setas agora. Ande pelas aberturas nas salas, passando por duas salas à esquerda e uma sala acima. No lado direito dessa sala haverá três setas. Vá pela de cima. Siga pela abertura à esquerda dessa sala, depois pela abertura acima da próxima sala. Temos mais três setas na parte de cima desta sala. Siga pela do meio, que aponta para cima. Pegue o Shalour Sable e vá pela seta de baixo. Siga duas salas para direita passando pelas aberturas. Temos mais três setas no lado direito dessa sala. Escolha a última de baixo, que aponta para a direita. Você estará numa sala com uma abertura abaixo e à direita. Indo pela abertura de baixo, pise na seta que aponta para baixo e leia o scroll. Volte pisando na seta que aponta para cima. De volta à sala com as duas aberturas, siga pela abertura da direita e depois vá pela seta que aponta para a direita. Aqui, se você ir com cuidado pelas aberturas das quatro salas abaixo irá alcançar o outro Shalour Sable. Depois disso, retorne por essas aberturas para voltar à sala onde você havia parado. Então, siga pela seta de cima. Passe por uma abertura ao norte dessa sala e chegará a uma sala com mais três setas do lado esquerdo. Escolha a última de baixo, que aponta para a esquerda. Vá girando até vomitar e encontrará a saída.
E isso era tudo de extra que se tinha para fazer (ufa!). Suba em direção a Mauville, utilize a Cycling Road para ir mais rápido.
SOUTHERN ISLAND - DEFENDA LATIOS/LATIAS DA EQUIPE MAGMA/AQUA
Se estiver com a Mach Bike, troque pela Acro Bike, iremos precisar dela mais adiante. Siga à direita de Mauville City e encontrará uma praia. Use surf e chegue do outro lado. Fale com um pescador, ele te dará a Good Rod. Steven irá aparecer e te cumprimentar. Em seguida, Latias (se estiver jogando Omega Ruby) ou Latios (se estiver jogando Alpha Sapphire) aparecerá, aparentemente pedindo ajuda. O pokémon irá levar você e Steven até a Southern Island. Lá você encontrará o lendário oposto (Latios em Omega Ruby, Latias em Alpha Sapphire). A Equipe Magma/Aqua está atrás dele. O(a) Admin Courtney/Matt e um de seus capachos aparecerão e desafiarão você e Steven numa batalha em dupla.






Courtney usa:
Camerupt lv.31
Team Magma Grunt usa:
Koffing lv.29
Matt usa:
Sharpedo lv.31
Team Aqua Grunt usa:
Grimer lv.29
Após derrotá-los, eles fugirão. Steven vai curar seus pokémons e Latios (em Omega Ruby) / Latias (em Alpha Sapphire) irá fazer parte da sua equipe (se sua equipe estiver cheia, será solicitado para que envie um de seus pokémons para o box). O lendário que você acaba de conseguir estará no lv.30 e virá com sua respectiva mega stone. Steven te dará o Mega Bracelet e com ele você poderá mega evoluir seus pokémons. O lendário que te trouxe até esta ilha irá levar você e Steven de volta.




WEATHER INSTITUTE - EQUIPE MAGMA/AQUA ATACA DE NOVO
Se continuar à direita deste lugar, chegará na casa do Berry Master. Você pode conseguir duas berries com ele todos os dias, além de diversas outras berries numa plantação que existe do lado de fora. Ainda na casa, se você falar com a esposa do Berry Master, ela também te dá uma berry diária. Antes de dar a berry, ela pede que você diga alguma coisa para ela. Se você escrever qualquer coisa, você recebe uma berry aleatória. Se você disser expressões especiais, como Great Battle, Challenge Contest, Overwhelming Latias, Cool Latios ou Super Hustle, você recebe uma berry especial. O outro carinha que está na casa te dá uma Gracidea caso mostre um Shaymin para ele, com ele você pode alterar a forma de Shaymin.

Volte para próximo do local onde encontramos Steven e siga para o norte, passando por uma área com grama alta, por onde podem aparecer Linoone e Kecleon. Enfrente mais treinadores aqui. Você chegará em um rio, use surf se quiser, mas depois volte. Tem uma mulher numa casa que pode curar seus pokémons. Atravesse e siga mais ao norte. Por aqui Gloom e Tropius começarão a aparecer nos matinhos. Verá que tem certas pistas (aquelas faixas brancas enfileiradas horizontalmente) que você pode andar nelas com a Acro Bike, para pular de uma pista para outra, basta apertar B + a direção que você quer.
Continue seguindo seu caminho ao norte, atravesse uma ponte, lute com mais alguns treinadores. Você encontrará um prédio enorme. Ele é a estação de tempo (Weather Institute). Alguns membros da Equipe Magma/Aqua estão causando problemas aqui e tem 2 no caminho de outra ponte bloqueando a passagem. Entre no prédio, tem uma cama ali onde você pode recuperar seus pokémons. Tem um PC ali também, deposite um pokémon, pois vai precisar de um espaço na sua equipe para um pokémon que você vai receber. Derrote os primeiros do andar de baixo e suba. Acabe de derrotar o resto até chegar no(a) Admin Tabitha/Shelly.

Tabitha usa:
Camerupt lv.32
Shelly usa:
Sharpedo lv.32

Após vencê-lo(a), ganhe um Castform do cientista daqui. Aproveite para recuperar seus pokemons de novo na cama no primeiro andar do prédio. Detalhe: a recepcionista do Weather Institute irá passar a te dar uma pedra diferente todos os dias. Ela poderá te dar Damp Rock, Heat Rock, Icy Rock ou Smooth Rock, que afetam o clima em batalha. Agora já podemos atravessar a ponte do lado de fora. Prepare-se para mais uma batalha com Brendan/May.


Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Wailmer lv.31Shroomish lv.31Combusken lv.33
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:
Shroomish lv.31Slugma lv.31Marshtomp lv.33
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:
Slugma lv.31Wailmer lv.31Grovyle lv.33
Após a batalha, você será premiado com o HM 02-Fly. Se quiser, pode ensinar o Fly a um de seus pokémons, mas só poderá usá-lo para voar para as outras cidades após obter a próxima insígnia. Se quiser, use surf logo abaixo e explore o local. Aqui, se você pescar bem em baixo da ponte (onde fica a sombra da ponte na água) é possível encontrar Feebas. O Feebas tem 5% de chances de aparecer em qualquer parte da rota com qualquer vara de pescar, mas se você pescar na sombra da ponte no período das 06:00 às 20:00, ele terá 100% de chances de ser pescado. Das 20:00 às 06:00, Feebas tem 100% de chances de aparecer ao redor de uma pedra que tem na água. Quando estiver satisfeito, continue o caminho até chegar na próxima cidade.
FORTREE CITY - OS KECLEONS INVISÍVEIS E O SEXTO GINÁSIO
Vá restaurar seus pokémons no PokéCenter. As casas nessa cidade ficam sobre as árvores (você pode encontrar Aarune numa delas e batalhar com ele). Há algo invisível que está obstruindo a entrada do ginásio. Siga até encontrar Steven pelo caminho. Vá atrás dele, passando por mais alguns treinadores e grama alta (Absol pode ser encontrado aqui). Você irá avistar uma caverna que fica no meio de um lago. Este é o Scorched Slab. Antigamente era apenas uma pequena caverna, mas agora ela possui uns andares subterrâneos. Mais pra frente no jogo é possível voltar aqui para encontrarmos um lendário, por ora, apenas podemos recolher alguns itens.

Você encontrará Steven numa ponte. Ele irá lhe perguntar se você está pronto para lutar. Diga que sim e enfrente um Kecleon lv.30, revelado através do item Devon Scope que Steven irá lhe dar. Capture-o se quiser. Existem outros Kecleons invisíveis em Hoenn que você pode descobrir com esse item. Steven também dará a mega stone de seu pokémon inicial. Ele irá mencionar o Meteorite em sua mochila, se você olhar, verá que a imagem do Meteorite mudou. Retorne a Fortree e revele o Kecleon invisível que bloqueava a entrada do ginásio. Ele irá fugir e você poderá acessar o ginásio.


O ginásio possui um sistema de catracas que você deve empurrar para abrir caminho até a líder. Ela usa pokémons voadores.
Winona usa:
Swellow lv.33
Pelipper lv.33
Skarmory lv.33
Altaria lv.35
São recomendados golpes elétricos, de pedra e de gelo. Um tipo fogo é melhor contra Skarmory. Consiga a Feather Badge. Agora você poderá usar Fly para voar para as cidades já visitadas. Nestas versões é possível voar para rotas, cavernas e outros lugares também.
SAFARI ZONE - EXPLORANDO COM MACH BIKE E ACRO BIKEQuando estiver preparado, volte para a ponte onde encontramos Steven e continue explorando a rota. Batalhe com os treinadores e pegue mais alguns itens . No caminho você encontra uma mulher que te dá uma berry todos os dias. Num determinado ponto você verá a Equipe Magma/Aqua a caminho do Mt. Pyre. Ignore-os por enquanto. Logo ao sul temos uma enfermeira que cura os seus pokémons. Mais ao sul tem um lugar que é preciso usar Surf para continuar. É por esse caminho que você chega ao Mt. Pyre, daqui a pouco voltamos aqui. Retorne.
Você poderá ver que aqui se encontra a Safari Zone, que desta vez é totalmente livre: não é preciso pagar para entrar, não tem limite de passos, você batalha normalmente com os pokémons lá dentro e usa suas próprias pokébolas para capturar. Algumas áreas do safári são acessíveis apenas com a Mach Bike, outras apenas com a Acro Bike. É possível achar a Absolite aqui, caso esteja com a Acro Bike. Os pokémons que aparecem na primeira área ao norte, mais à esquerda, são Gloom, Doduo, Psyduck, Rhyhorn e Heracross. Na área da direita, ao norte, temos também Donphan e Pinsir. Ao sul, na parte da esquerda, temos também Xatu e Wobbuffet. Por fim, ao sul, do lado direito, temos também Pikachu e Girafarig. Após explorar esse lugar, saia e siga para a direita, até a próxima cidade.
LILYCOVE CITY - O DEPT. STORE E A BATALHA COM O(A) RIVALRecupere seus pokémons no PokéCenter e siga ao norte. Brendan/May virá e lhe apresentará o Dept. Store de Lilycove, um enorme PokéMart com diversos itens à venda. Ele(a) também te desafiará para uma batalha.
Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Swellow lv.37
Wailord lv.37Breloom lv.37Blaziken lv.39
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:Swellow lv.37
Breloom lv.37Magcargo lv.37Swampert lv.39
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:Swellow lv.37
Magcargo lv.37Wailord lv.37Sceptile lv.39
Após derrotá-lo, você verá que o Meteorite em sua mochila mudou de novo. Compre itens no MegaMart, caso queira. Você verá que tem um monte de membros da Equipe Magma/Aqua espalhados em toda parte. Você não poderá seguir para além da praia que existe à direita da cidade, pois alguns Wailmers encalharam ali. Fale com as pessoas na cidade, algumas lhe darão itens. Tem um senhor que te dá uma berry todos os dias. Há também um gordinho que te dá Altarianite se mostrar para ele um Altaria. Temos mais um Contest Hall aqui. Quando estiver satisfeito, volte para aquela saída ao sul da Safari Zone. Surfe até atingir o Mt. Pyre.
MT. PYRE - O CEMITÉRIO POKÉMON E A ORBE ROUBADA
Você verá uma ilha com uma caverna e uma passagem onde é possível continuar a pé ao sul. Vamos primeiro na caverna. Aqui é um cemitério, onde há vários treinadores e alguns pokémons fantasmas, como Shuppet e Duskull. Explore todos os andares, no topo temos a Medichamite. Procure pela saída que dá no lado de fora da montanha. Vulpix e Meditite aparecem nos matinhos do lado de fora. Nessa área é possível achar Banettite. Suba até o topo da montanha e enfrente a Equipe Magma/Aqua. Mais adiante, o líder da equipe da sua versão irá roubar a orbe do lendário de sua versão (Maxie levará a Red Orb e Archie levará a Blue Orb). Enquanto ele foge, você terá que enfrentar o(a) Admin Courtney/Matt.




Courtney usa:
Camerupt lv.38
Matt usa:
Sharpedo lv.38
Com os vilões derrotados, os velhos que guardam as orbes permitirão que você leve a orbe da versão oposta a sua. Agora, desça todo o Mt. Pyre e surfe ao sul, para explorar aquela área por onde ainda não passamos. Enfrente mais alguns treinadores aqui. Se você falar com um Poochyena numa casa você consegue uma Gyaradosite. Essa área termina na casa do Berry Master. Nosso próximo destino é a cidade de Slateport, voe para lá.

TEAM MAGMA/AQUA HIDEOUT - O ROUBO DO SUBMARINO
Siga para o cais de Slateport e encontrará um tumulto em torno Capt. Stern, fale com ele e os repórteres irão embora. Vá para dentro do porto, a Equipe Magma/Aqua vai estar lá. Maxie/Archie e Tabitha/Shelly irão fugir, levando o submarino do Stern. Alguns membros ficarão para trás e lutarão com você para ganhar tempo. Após a batalha, Stern te levará do porto de Slateport para o porto de Lilycove. Siga para a praia à direita da cidade. Os Wailmers ainda estão interditando a passagem. Entre na caverna ao norte, local do esconderijo dos vilões. Você terá que ir pisando nos botões que te teletransportam para as diversas salas do esconderijo.



Alguns dos bandidos lutarão com você. Certifique-se de passar por todas as salas, numa delas você encontra quatro itens, dois deles são Electrodes, outro é um Nugget e o outro é a Master Ball. Numa das salas existem camas que você pode utilizar para curar seus pokémons.






Em um determinado ponto, você enfrentará uma horda de membros da Equipe Magma/Aqua. Você terá que derrotar 5 Poochyenas com apenas um pokémon. Não se preocupe, estão todos num level baixo. Mais adiante estará o(a) Admin Courtney/Matt. Você terá que enfrentá-lo(a).


Courtney usa:
Camerupt lv.39
Matt usa:
Sharpedo lv.39
Após a batalha, Maxie/Archie irá fugir no submarino, levando seus capangas para algum lugar. Você não poderá ir atrás deles enquanto não puder mergulhar. Saia do esconderijo e verá que os Wailmers já não estão mais barrando o caminho. Vá surfando para a direita em direção da ilha de Mossdeep. Enfrente treinadores e recolha itens pelo caminho. Há uma casa numa pequena ilha isolada, lá tem uma pessoa que te dará Fire/Water/Thunder/Leaf Stone em troca de Red/Blue/Yellow/Green Shard. Mossdeep fica logo adiante.
SHOAL CAVE E MOSSDEEP CITY - O SÉTIMO GINÁSIO
Chegando em Mossdeep, recupere seus pokémons. Vá xeretando pelas casas, você poderá conseguir a Super Rod. Já é possível ir ao ginásio, mas antes há um lugar interessante para se visitar. Se você surfar na parte que existe ao norte da ilha de Mossdeep, você chegará a uma área com alguns treinadores e uma caverna. Esta é a Shoal Cave. Quando você entrar, ela pode estar de duas maneiras: seca ou inundada. Isso depende da maré. Se a hora for de 09:00 à 15:00 ou de 21:00 à 03:00, é maré alta, e a caverna estará inundada. Se a hora for de 03:00 à 09:00 ou de 15:00 à 21:00, é maré baixa, e a caverna estará seca. Na maré alta é possível encontrar Golbat, Spheal e Sealeo. Na maré baixa, também há chance de aparecer Snorunt. Na maré baixa, você pode chegar a uma área congelada, onde você verá a Icy Rock. Isso significa que Eevee evoluirá para Glaceon se subir um level aqui. Também é possível achar Glalitite nesse lugar. Na maré alta você encontrará 4 itens chamados Shoal Shell, e na maré baixa, 4 itens chamados Shoal Salt. Leve todos eles para o careca da entrada da caverna e você ganhará um Shell Bell e um Slowbronite.




De volta a Mossdeep, siga para o ginásio. Este é um ginásio psíquico. O puzzle daqui é ir flutuando por cima de uma trilha de luzes. Você vai alcançando as plataformas onde estão os treinadores do ginásio. Conforme você vai derrotando os treinadores, você pode liberar novas trilhas de luzes por onde você pode flutuar. Os líderes estarão no fundo do ginásio. Será uma batalha em dupla.
Tate e Liza usam:
Lunatone lv.45
Solrock lv.45
Prefira usar golpes de água, planta, noturno ou fantasma. Consiga a Mind Badge. Saindo do ginásio, você vai ouvir um estrondo e um pilar de luz aparecerá no mar. As pessoas da cidade ficarão todas assustadas ao redor de Steven. Ele te chamará para a casa onde ele mora em Mossdeep e te explicará o que está acontecendo. Ele entregará a você o HM07-Dive e o Devon Scuba Gear, um visor de mergulho.



REGIÃO DE HOENN - TEM ÁGUA DEMAIS! EXPLORANDO COM DIVE
Prepare-se, pois a partir de agora você verá muita água pelo caminho. Ensine Dive a um de seus pokémon e vá para o mar. A parte da água que é mais escura é o local onde você pode mergulhar. Vá até a praia e siga ao sul, mas procure pela rota 126. Olhe no mapa, veja se está perto de Sootopolis, verá que tem umas pedras brancas que não te deixam entrar na cidade, nos arredores dessas pedras tem uma grande mancha azul escuro na água, fique em cima dela e mergulhe usando Dive (basta apertar A quando estiver sobre a mancha). Verá que o matinho debaixo do mar são algas marinhas. Procure uma caverninha submersa, ela está mais ao sul, entre nela e então aperte A para ir para a superfície. Você está na cidade de Sootopolis, o ginásio desta cidade está fechado, não há nada o que fazer aqui, mas agora a cidade ficará acessível para se usar Fly.

Na rota 126, se você mergulhar, é possível achar Clamperl, Chinchou e Lanturn. Haverá chances de encontrar Relicanth também, um pokémon necessário para despertar o trio lendário, portanto, quando achá-lo, capture-o. Você precisará de um Wailord também, logo, providencie um Wailmer pescando com Super Rod nestas rotas marítimas. Na rota 127 tem um lugar onde é possível encontrar Heracronite. Na rota 124 há um local onde se você mergulhar é possível alcançar a Pinsirite. Na rota 128 podem ser pescados Corsola e Luvdisc com a Super Rod. Ah, tem um lugar que é bom já ir lá desde agora. Surfando ao sul de Mossdeep, seguindo direto pro sul até o fim, depois indo à esquerda, passando pelas rotas 130 e 131, no fim chegará a uma pequena cidade flutuante chamada Pacifidlog. Olhe no mapa do PokéNav Plus se você se sentir perdido. Passará por um longo caminho de água e verá treinadores. Não precisaremos ficar em Pacifdlog também, mas pelo menos já a deixamos disponível via Fly.
Use Fly até Mossdeep mais uma vez e traga seus pokémons que tenham Dive, Surf, Rock Smash e Strenght. Surfe ao sul, vá olhando no mapa para ver onde você está, você deve ir até chegar na Rota 128, agora encontre uma grande mancha azul e mergulhe. Ah, um detalhe: nestas versões é possível achar treinadores até de baixo d'água! Batalhe com eles quando encontrá-los. Vá nadando seguindo direção ao sul até encontrar uma caverna. Vá para a superfície e verá o submarino em forma de Camerupt/Sharpedo da Equipe Magma/Aqua. Entre na caverna logo adiante.
SEAFLOOR CAVERN - EQUIPE MAGMA/AQUA E O DESPERTAR GROUDON/KYOGREVá enfrentando os membros da Equipe Magma/Aqua pelo caminho. Você deverá quebrar algumas pedras e empurrar outras. Numa parte haverá águas com correntezas, preste atenção na direção em que elas vão, pois você será empurrado nessa direção.
Siga caminho até encontrar Maxie e Archie. O líder da sua versão acaba de derrotar o líder da versão oposta. Você verá Groudon (em Omega Ruby) ou Kyogre (em Alpha Sapphire) num poço de lava/água ao fundo. Você deverá vencer o líder da Equipe Magma/Aqua, que agora dispõe de uma mega evolução.










Maxie usa:
Mightyena lv.41
Crobat lv.41
Weezing lv.41
Mega Camerupt lv.43
Archie usa:
Mightyena lv.41
Crobat lv.41
Muk lv.41
Mega Sharpedo lv.43
Assim que derrotar o líder da equipe de sua versão, para a nossa surpresa, irá aparecer Tabitha/Shelly tentando impedir que Groudon/Kyogre traga o fim do mundo. Maxie/Archie irá reverter Groudon/Kyogre para a sua forma primitiva usando o Red/Blue Orb. O lendário irá emergir da caverna e seguirá em direção a Cave of Origin. Em Omega Ruby, Groudon começará uma grande seca. Em Alpha Sapphire, Kyogre trará uma intensa chuva.



















Do lado de fora, os líderes das duas equipes e o(a) admin da equipe da sua versão estarão pensando o que fazer para resolver esse problema e irão partir. Steven aparecerá voando em seu pokémon e se lembrará daquelas gravuras na Granite Cave. Ele diz que as respostas estão em Sootopolis e irá voando para lá. Faça o mesmo. Se você ainda não passou por lá, ou se você não está com seu pokémon que tenha o Fly, procure a localização da cidade no PókeNav e siga para lá, use Dive quando estiver perto.











CAVE OF ORIGIN - O CONFRONTO COM O LENDÁRIO ANCESTRAL - PRIMAL GROUDON/PRIMAL KYOGRE
Recupere seus pokémons e siga para a Cave of Origin. Traga suas melhores pokébolas. No caminho, você verá Steven e Wallace, o líder desta cidade. Maxie, Archie e Tabitha/Shelly estarão na entrada da caverna. Receba o Magma/Aqua Suit, que te ajudará a se aproximar do lendário. A Red/Blue Orb que você possui serve como uma proteção para o ambiente onde o lendário se encontra. Brendan/May também aparecerá para dizer algumas palavras. Entre na caverna.












Alguns tremores irão ocorrer pelo caminho. Nas profundezas da caverna, você encontrará Groudon/Kyogre. Não se aproxime dele antes de salvar o jogo. Vista o Magma/Aqua Suit e proteja-se com sua orbe. O lendário irá te levar para uma outra área, onde irá reverter para sua forma primitiva e te desafiar.


















Primal Groudon/Primal Kyogre estará no lv.45
Se não conseguir capturá-lo, você só terá outra chance de batalhar novamente com ele depois da elite 4, então não se esqueça de salvar o jogo. Após a batalha, os efeitos climáticos que estavam fora de controle irão parar. Você verá algumas pessoas através de Hoenn olhando para faíscas que cairão do céu após você salvar o mundo. Entre elas estão o professor Birch, Wally, os cidadãos de Lilycove, Courtney/Matt e aquele membro misterioso que estava te espionando na Petalburg Woods.










Receba a orbe que você ainda não tinha de Maxie/Archie. Basta manter o seu Groudon/Kyogre segurando a orbe que a reversão para a forma Primal acontecerá instantaneamente nas batalhas. Os vilões irão embora. Steven irá te dar o Eon Flute. Agora, sempre que tocar essa flauta, seu Latios/Latias irá aparecer, mesmo que ele esteja depositado no PC, tenha sido trocado, ou mesmo libertado. Você irá montar nele e mega evoluí-lo, podendo então voar livremente pelos céus de Hoenn. Para pousar em algum lugar, basta apertar A. Para voar mais rápido, aperte B. Para voar mais baixo, aperte Y. Voar mais alto, aperte X. Para fazer manobras, aperte L ou R.








SOOTOPOLIS CITY - O OITAVO GINÁSIO
De volta a Sootopolis, vamos ao ginásio, que é do tipo aquático. O ginásio possui algumas plataformas com blocos de gelo, por onde você anda. Quando você pisar nos blocos de gelo eles irão trincar. Se você pisar novamente em um bloco de gelo já trincado, ele irá quebrar e você cairá no porão do ginásio, onde estão os treinadores. Você deve pisar em todos os blocos de gelo da plataforma para deixar todos rachados e assim abrir uma escada para a próxima plataforma. O líder estará te esperando na última plataforma.

Wallace usa:Luvdisc lv.44Whiscash lv.44Sealeo lv.44Seaking lv.44Milotic lv.46
Um tipo elétrico ajuda bastante aqui. Em Whiscash é melhor golpes de planta. Se você andou enfrentando vários treinadores com o Exp. Share ligado, seus pokémons já devem estar em um level bem avançado e a batalha não será muito difícil. Receba a Rain Badge. Desta vez, em vez do líder te dar um TM pela batalha, você receberá o HM05-Waterfall. Se ainda não explorou a cidade, faça isso agora. Poderá encontrar a Sablenite, além de conseguir outros itens com as pessoas da cidade. Tem uma garota que te dá uma berry por dia.
CONSEGUINDO A NATIONAL DEX E A BUSCA PELAS MEGA STONES
National Dex, mas já? Isso mesmo, muitas coisas mudaram em Hoenn depois de você ter salvado o mundo. 
Algumas mega stones apareceram em Hoenn e estão espalhadas pelo mapa. Se você voar para Littleroot, você será capaz de encontrar a Mewtwonite X. Aproveite que está aqui e vá falar com o professor Birch. Você irá conseguir a National Dex. É importante notar que na parte inferior do laboratório de Birch existem algumas caixas que você pode utilizar para alterar a forma de Rotom. Vamos atrás das mega stones que estão mais fáceis? Lembre-se que agora está mais fácil chegar nos lugares, visto que podemos voar para rotas. A Scizorite está no Petalburg Woods, naquela parte onde precisa usar Cut, perto da Moss Rock. Em Verdanturf, fale com a Wanda e receba a Gardevoirite. A Charizardite X é encontrada no Fiery Path. No Jagged Pass, encontramos Tyranitarite. A Houndoominite está em Fallarbor. Aproveite e fale com a velha que te deu o ovo de Wynaut, se tiver um espaço vago na equipe, ela te dará um ovo de Togepi. Na rota 114 apareceu um careca que te vende por 1500 a mega stone dos iniciais de Hoenn que você não escolheu. A Venusaurite está na rota 119, no meio da grama alta. A Abomasite está na rota 123, perto da casa do Berry Master.
Outra coisa que mudou em Hoenn é a aparição de pokémons de outras regiões. Na rota 101 temos: Lillipup, Sewaddle e Zorua. Rota 102: Gothita, Lillipup e Tympole. Rota 103: Chatot, Lillipup e Shellos. Rota 104: Chatot, Pidove e Sewaddle. Petalburg Woods: Cottonee, Paras e Phantump. Rota 105 até 109: Frillish, Krabby, Skrelp (Omega Ruby) e Clauncher (Alpha Sapphire). Granite Cave: Axew, Onix e Timburr. Rota 110: Chatot, Shellos e Trubbish. Rota 111: Dwebble, Gible e Sandile. Rota 112: Ponyta, Tyrogue, Throh (Omega Ruby) e Sawk (Alpha Sapphire). Rota 113: Bouffalant, Klefki e Scraggy. Rota 114: Misdreavus, Skorupi e Tympole. Meteor Falls: Clefairy, Deino e Druddigon. Jagged Pass: Mankey, Ponyta e Tyrogue. Rota 115: Clefairy, Misdreavus e Pidove. Rota 116: Eevee, Joltik e Pidove. Rota 117: Deerling, Rattata e Tympole. Rota 118: Aipom, Luxio e Rattata. Rota 121: Aipom, Hypno e Elgyem. Safari Zone: Buneary, Kakuna e Pidgeotto. Mt. Pyre: Bronzong, Elgyem e Growlithe. Rota 125: Finneon, Frillish e Seel. Shoal Cave: Cubchoo, Delibird e Dewgong. Rota 122, 124 e de 126 até 134: Alomomola, Finneon e Frillish.
CONHECENDO A MAUVILLE HILLS E VISITANDO A NEW MAUVILLE
Existem algumas coisas mais que podemos fazer ainda antes de ir para Ever Grande. Vamos
 para Mauville para checarmos o que está acontecendo lá. Encontre Wattson no centro da cidade e ele contará sobre um problema em New Mauville. Wattson vai te liberar o acesso ao Mauville Hills e pedirá que você o encontre lá. Agora você poderá usar o elevador que está próximo ao ginásio. Bem-vindo à Mauville Hills! Existem diversas salas aqui que podemos explorar. Numa delas tem uma mulher que dá uma ribbon a todos os pokémons de sua equipe. Ela faz isso todos os dias. Em outra sala temos uma velha que fará batalhas rotacionais com você uma vez por dia. Em outra temos uma garotinha que irá te vender um Casteliacone uma vez por dia caso mostre a ela um Regice.
Você verá um homem de preto pelo caminho. Fale com ele e perceba que ele está cobrando o aluguel de um caloteiro. Aparentemente as salas do Mauville Hills são na verdade apartamentos. Entre numa das salas e saia de novo. Fale novamente com o homem de preto e ele te dará a Lopunnite. Procure pela sala onde Wattson se encontra. Ele irá tirar uma imagem de seus olhos. Agora New Mauville não precisa de chave para entrar. Foi implantado um sistema de reconhecimento biométrico de íris, você irá abrir a porta com os seus olhos. Saia da cidade pelo sul e surfe na área abaixo da Cycling Road. Procure pela entrada da New Mauville. Neste lugar, é possível evoluir Magneton para Magnezone e Nosepass para Probopass. A Ampharosite é encontrada por aqui. Encontre o computador e interaja com ele, isso deve resolver o problema de Wattson. Feito isso, retorne até a sala de Wattson e receba o TM24-Thunderbolt.
PACIFIDLOG TOWN - AS CORRENTEZAS MARÍTIMAS E A TÉCNICA WATERFALL
Ainda temos mais áreas para explorar. Volte à Pacifidlog e fale com as pessoas de lá. Você pode encontrar a Kangaskhanite perto do Centro Pokémon. Saindo pela esquerda, temos as correntezas que te arrastam em direção a Slateport. Certifique-se de passar por cada canto desse lugar, para alcançar todos os treinadores e itens. Existe um local onde é possível usar Dive, decore onde é este local, voltaremos aqui logo mais para poder libertar o trio lendário de Hoenn. 
Como agora você tem o HM Waterfall, é possível explorar alguns lugares que antes estavam inacessíveis. Ensine-o a um de seus pokémons.
- Voe até a rota 114, use surf, fique de frente para a cachoeira e aperte A, usando assim o Waterfall, você irá subir a cachoeira, lá, achará um item.
- Dentro da caverna do Meteor Falls, use surf e depois Waterfall, há uma nova área lá para ser explorada. Bagon pode ser encontrado. Aerodactylite também.
- Na rota 119, próximo ao Weather Institute, use surf no rio mais abaixo e então suba a cachoeira (veja se está carregando a Acro Bike, se não estiver, basta ir à loja de bikes de Mauville e trocá-la), há uma pequena área a ser explorada acima da cachoeira
SEALED CHAMBER E A PROCURA DOS REGISPronto para a caçada do trio lendário de Hoenn? Antes de mais nada, pegue seus Relicanth e Wailord. Ainda não os capturou? Relicanth é encontrado nas algas marinhas e você pode pescar Wailmer com a Super Rod nas rotas marítimas, então evoluí-lo. Além de Relicanth e Wailord, você precisa de um pokémon com o golpe Dig, que pode ser ensinado via TM28. Com os pokémons requisitados na equipe, voe para a rota 134 e pegue as correntezas. Mergulhe naquele local onde é possível usar Dive. De baixo d'água, você deve encontrar uma parede com inscrições em braile. Perto dela, é possível usar Dive para voltar à superfície. Você terá chegado ao Sealed Chamber. Leia a inscrição em braile ao fundo da caverna, então faça seu pokémon usar Dig. Uma passagem se abrirá. Agora, coloque seu Relicanth em primeiro da equipe e Wailord em último. Leia a inscrição em braile da próxima parede. Um grande tremor acontecerá e os Regis estarão libertados.
REGI TRIO - DESER RUINS, ISLAND CAVE E ANCIENT TOMB
Traga um pokémon com Strength. 
Voe até a rota 111. No sul do deserto, você verá que abriu uma caverna. Aqui é o Desert Ruins. Leia a inscrição em braile na parede. Dê dois passos para a direita e dois para baixo, então use Strength. Irá abrir uma passagem e você poderá encontrar Regirock.
Regirock estará no lv.40
Voe para a rota 105. Procure pela caverna que abriu à esquerda da rota. Esta é a Island Cave. Leia a inscrição em braile na parede e então não mova um músculo. Espere um tempo sem se mexer. Depois de dois minutos "congelado", uma passagem irá abrir e você poderá encontrar Regice.
Regice estará no lv.40
Obs.: É importante que você dê um nickname para Regice, isso será necessário para destrancar Regigigas depois. Se você não é muito bom em dar nomes, chame-o de Regiice ou algo parecido.
Voe para a rota 120 e procure pela caverna que se abriu à esquerda da rota. Aqui é a Ancient Tomb. Leia a inscrição em braile na parede, então, dirija-se ao centro da caverna. Quando estiver exatamente no centro, use Fly e uma passagem abrirá, onde você poderá encontrar Registeel.
Registeel estará no lv.40
DESPERTANDO REGIGIGAS - DE VOLTA À ISLAND CAVE
Regigigas ganhou o troféu de lendário mais enjoado de se capturar. Vamos lá. Voe para Pacifidlog. Na casa à direita do Centro Pokémon tem uma garotinha que te conta aleatoriamente uma parte da história sobre como encontrar Regigigas. Vamos aos requisitos:
- Requisito nº 1: Regirock, Regice e Registeel precisam estar na sua equipe para Regigigas aparecer. Até aqui nenhuma novidade, visto que isso sempre foi necessário nas versões anteriores.
- Requisito nº 2: O seu Regice precisa ter um nickname. Se você não deu um nome para ele quando o capturou, vá até a casa do Name Rater em Slateport e você poderá fazer isso.
- Requisito nº 3: O seu Regice precisa estar segurando um item de gelo. Esse item pode ser o Casteliacone (você pode conseguir ele na Trick House, também tem uma menina no Mauville Hills que te vende se mostrar o Regice pra ela), o Never-Melt Ice (que você encontra na maré baixa da Shoal Cave), a Icy Rock (que a recepcionista do Weather Institute pode lhe dar) ou a Snowball (que só é vendida na Battle Maison, ainda não passamos por lá...). Deixe que seu Regice segure um desses itens. Não tenho certeza se outros itens de gelo como Ice Heal e Icicle Plate também funcionam.
- Requisito nº 4: Regigigas irá aparecer na Island Cave (Regice deve ser o Regi favorito do gigante, só pode!), no entanto, ele só aparece no período da manhã. Certifique-se de entrar na caverna no período das 10:00 às 18:00.
- Requisito nº 5: Se depois de tudo isso Regigigas ainda não aparecer, pode ser algum problema com o horário do seu 3DS ou o tempo que você esteve jogando. Espere 24 horas passarem e então volte para a caverna, atendendo os requisitos. Lembre-se que você não deve alterar o relógio do 3DS, pois isso pode impactar nos eventos baseados em dias e horários, que inclui os lendários do jogo. Se você fizer isso, irá ter que esperar mais 24 horas até normalizar.
Atendendo a todos esses requisitos, siga para a Island Cave e dirija-se para o local exato onde Regice se encontrava. Se você fez tudo certinho, um terremoto acontecerá e Regigigas irá aparecer.
Regigigas estará no lv.50
HEATRAN E O SCORCHED SLAB
Temos mais um lendário bem fácil de se achar. Use Fly até a rota 120 e use surf no laguinho que existe na parte norte da rota, debaixo da ponte. Entre na caverna, aqui é o Scorched Slab. Encontraremos Flannery no caminho, aparentemente por causa do lendário de fogo que é encontrado no fim da caverna. Se você já havia explorado esse lugar, fique atento pois agora podemos encontrar o
 Charizardite Y, que não estava aqui antes. Você irá perceber que no fim da caverna surgiu um grande anel com um portal em seu interior. É aqui que encontraremos Heatran. Muitos outros lendários nativos de outras regiões poderão ser encontrados através de portais como este.
Heatran estará no lv.50
SEA MAUVILLE E O ENCONTRO COM LUGIA E HO-OHSe lembra do Sea Mauville, o navio afundado? Ele fica ao norte da rota 108, você pode voar para lá. Se quiser aproveitar, há uma pequena área para se usar Dive na rota 107, passe lá para ver o que encontra. Agora que temos Dive, podemos explorar o Sea Mauville por completo. Dentro do navio, procure pela área onde é preciso mergulhar e explore o lugar. Pegue os itens pelo caminho e enfrente os treinadores. Algumas salas do navio estão trancadas e é preciso de uma chave para abrir a porta. Fale com todo mundo que encontrar pelo caminho, algumas pessoas lhe entregarão as chaves necessárias para abrir as portas. Existe uma chave que está escondida, seu Dowsing Machine pode ajudar a encontrá-la. Existe uma sala que, quando você entrar, aparecerá a mensagem: "It feels as though you're been watched...". Vá até a uma estante que existe nesta sala e leia o que tem lá. Então, abra e feche a mochila e Spiritomb irá aparecer atrás de você. É bom capturá-lo, pois não há nenhuma outra forma de obtê-lo.
Além das chaves que abrem as salas, existe também a Storage Key a ser encontrada. Esta é uma chave que abre uma porta na parte exterior do navio. Por aqui encontramos diversos Nuggets, a Beedrillite e o TM13-Ice Beam. Você também deve encontrar o item Scanner, que está escondido nas profundezas do navio, na área de se usar Dive. Como não é possível usar o Dowsing Machine, vá apertando A até encontrar. Não saia daqui sem pegá-lo. Com o Scanner em mãos, voe para Slateport e procure pelo Capt. Stern no porto da cidade. Entregue o Scanner a ele e receba como agradecimento o DeepSea--- não desta vez! Stern lhe dará o Clear Bell (em Omega Ruby) ou o Tidal Bell (em Alpha Sapphire). Esses itens são usados para encontrar Ho-oh e Lugia, respectivamente. Se você voar de volta para o Sea Mauville, poderá alcançar o lendário de sua versão. O portal de Ho-oh estará na parte de cima do navio, numa "passarela" que segue para o céu. O portal de Lugia está nas profundezas do navio, na área de se usar Dive.
Ho-oh/Lugia estará no lv.50
MIRAGE SPOTS - OS LUGARES ACESSÍVEIS APENAS QUANDO SE ESTÁ VOANDO PELO CÉUAinda podemos pegar vários lendários antes de irmos para a elite 4. Vamos falar um pouco da habilidade de voar pelos céus de Hoenn. Sempre que você tocar seu Eon Flute, seu Latios(as) irá aparecer, mega evoluir e sobrevoar a região de Hoenn, conforme você vai guiando-o. Quando você está voando, é possível encontrar alguns bandos de pokémons voando por aí, como Taillow, Wingull, Pelipper, Swablu, Murkrow, Drifloon e Braviary. Você pode se aproximar deles e começar uma batalha.
Todos os dias, um Mirage Spot diferente irá aparecer no mapa. Esses Mirage Spots geralmente são ilhas bem pequenas que não podem ser alcançadas com Surf ou Fly comum, apenas quando se está voando com seu Mega Latios/Latias. Você irá identificar essas ilhas através de um brilho que existe sobre elas. Essas ilhas costumam se chamar Mirage Island, Mirage Cave, Mirage Forest e Mirage Mountain. Conforme os dias vão passando, uma ilha desaparece e outra aparece. As ilhas costumam ter alguns itens que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar no jogo. Pokémons não nativos de Hoenn também aparecem nessas ilhas, em alguns casos, pokémons lendários. Algumas ilhas podem ser recebidas por StreetPass. Então, quando você se conectar a internet, as ilhas das pessoas que estão no seu PSS podem aparecer para você, assim como a sua ilha pode aparecer para elas. Veja a seguir uma lista de pokémons que aparecem nos Mirage Spots.
MIRAGE ISLAND
Oeste da Rota 104: Darmanitan, Venomoth, Xatu e Zebstrika. Oeste de Dewford: Tangela, Venomoth, Xatu e Zebstrika. Próximo à Rota 114: Darmanitan e Larvesta. Na Rota 124: Persian, Venomoth, Xatu e Zebstrika. Leste da Rota 125: Porygon e Purugly. Sul de Pacifidlog: Audino, Binacle, Graveler e Xatu. Na Rota 132: Ditto e Munna. Sul da Rota 134: Graveler, Maractus, Venomoth, Xatu e Zebstrika.
MIRAGE CAVE
Oeste de Rustboro: Boldore, Graveler, Klink e Tynamo. Sul da Rota 107: Unown. Norte de Fallarbor: Slowpoke e Tynamo. Norte de Fortree: Excadrill, Klink, Onix e Tynamo. Norte da Rota 122: Ditto, Excadrill e Tynamo. Norte da Rota 124: Boldore, Cofagrigus, Graveler e Klink. Sul de Pacifidlog: Cofagrigus, Slowpoke e Tynamo. Sudeste de Hoenn: Boldore, Graveler, Onix e Tynamo.
MIRAGE FOREST
Oeste da Rota 105: Forretress, Graveler e Happiny. Sul da Rota 109: Audino e Sunkern. Norte da Rota 111: Kricketune e Larvesta. Oeste da Rota 114: Petilil, Purugly, Sunkern e Tangela. Norte de Lilycove: Cherrim, Purugly, Sunkern e Tangela. Leste de Mossdeep: Cinccino, Glameow, Sunkern e Tangela. Norte da Rota 124: Purugly, Sunkern, Tangela e Vulpix. Sul da Rota 132: Audino, Petilil e Sunkern.
MIRAGE MOUNTAIN
Oeste da Rota 104: Donphan, Forrtress, Kricketune e Sawsbuck. Norte de Lilycove: Donphan, Forrtress, Kricketune e Rufflet. Leste de Mossdeep: Audino, Happiny e Tangela. Norte da Shoal Cave: Darmanitan e Magby. Sul da Rota 129: Elekid e Zebstrika. Sul da Rota 131: Donphan, Forretress, Girafarig e Kricketune. Nordeste de Hoenn: Donphan, Forretress, Kricketune e Vullaby. Sudeste de Hoenn: Crustle, Graveler, Munna, Porygon e Xatu.
CRESSELIA E A CRESCENT ISLE
Talvez Cresselia seja o primeiro lendário que você queira ficar de olho. Digo isso porque você não pode fazer com a Crescent Isle apareça no mapa, diferente dos demais lendários, onde basta atender a alguns requisitos para poder liberar sua área secreta. A Crescent Isle funciona da mesma maneira que as Mirage Islands, é um Mirage Spot que pode aparecer em qualquer dia. Suas chances de encontrá-la podem melhorar se você receber via StreetPass. A Crescent Isle fica ao sul de Ever Grande, lá você encontrará o portal de Cresselia.
Cresselia estará no lv.50
RAIKOU, ENTEI, SUICUNE E A TRACKLESS FOREST
Você já capturou Lugia ou Ho-oh no Sea Mauville? Pois bem, você precisará dele para ter acesso ao trio lendário de Johto. Com Lugia ou Ho-oh em sua equipe, chame o seu Latios/Latias para voar pelos céus. Você verá que apareceu um novo Mirage Spot próximo a Rustboro/Petalburg Woods. Esta é a Trackless Forest. Aqui você encontrará um portal, que pode conter Raikou, Entei ou Suicune. O lendário que estará nesse portal muda de 20 em 20 minutos. Das XX:00 às XX:20 você encontrará Raikou. Das XX:20 às XX:40 você encontrará Entei. Das XX:40 às XX:00 você encontrará Suicune. XX pode ser qualquer horário. Após capturar o primeiro cão lendário, você deve voar para outro lugar e depois voltar para a Trackless Forest para poder batalhar com o próximo. Logo, não adianta ficar esperando do lado de fora do portal até dar o horário do próximo cão lendário aparecer.
Raikou, Entei e Suicune estarão no lv.50
COBALION, TERRAKION, VIRIZION E A PATHLESS PLAIN
Vamos ao trio lendário de Unova. Para eles aparecerem, você precisa que ao menos três pokémons effortados estejam na equipe. Se você não costuma treinar os EVs de seus pokémons, a maneira mais prática é usando o recurso do Super Training de seu PokéNav Plus. Quando o indicador da direita estiver cheio, significa que seu pokémon está totalmente treinado e tem o máximo de EVs que pode ter. Tendo três pokémons com o máximo de EVs na equipe, o trio lendário de Unova pode ser encontrado. Com eles, chame o seu Latios/Latias para voar pelos céus. Um novo Mirage Spot irá aparecer próximo a Pacifidlog, na rota 131. Aqui é o Pathless Plain. Dependendo do dia da semana, o portal dessa ilha te levará até Cobalion, Terrakion ou Virizion. Cobalion pode ser encontrado de domingo, quarta ou sexta. Terrakion pode ser encontrado de terça ou sábado. Virizion pode ser encontrado de segunda ou quinta.
Cobalion, Terrakion e Virizion estarão no lv.50
UXIE, MESPRIT, AZELF E A NAMELESS CAVE
Agora, o trio lendário de Sinnoh. Para eles aparecerem, você precisa que pelo menos três pokémons de sua equipe tenham o máximo de felicidade. Se você tem pokémons com os quais sempre anda com eles na equipe e subiu vários levels deles, provavelmente a esta altura já devem estar com o máximo de felicidade. Você pode checar a felicidade de seus pokémons falando com uma mulher numa casa de Verdanturf. Coloque o pokémon que você quer saber a felicidade na frente da equipe. Se ela disser: "It's extremely friendly toward you. It couldn't possibly love you more.", quer dizer que o seu pokémon já está com o máximo de felicidade. Se não estiver, você pode tentar levá-lo para fazer massagens em Mauville ou deixá-lo segurando a Soothe Bell, para acelerar o processo. O que importa é que você tenha três pokémons com o máximo de felicidade. Com os três na equipe, voe em seu Latios/Latias até a uma área próxima a Sootopolis, na rota 126. Você encontrará mais um Mirage Spot, esta é a Nameless Cave. Uxie, Mesprit ou Azelf podem ser encontrados no portal daqui dependendo do horário. Uxie pode ser encontrado das 20:00 às 21:00, Mesprit pode ser encontrado das 04:00 às 20:00 e Azelf pode ser encontrado das 21:00 às 04:00.
Uxie, Mesprit e Azelf estarão no lv.50
FENDA DIMENSIONAL - DIALGA, PALKIA E GIRATINA
Depois de ter capturado Uxie, Mesprit e Azelf, pegue os três e coloque em sua equipe. Chame seu Latios/Latias e voe para Dewford. Você verá uma enorme fenda dimensional no céu. Avance sobre ela. Palkia deverá aparecer para você, se você joga Omega Ruby. Dialga aparecerá, se você joga Alpha Sapphire.
Dialga e Palkia estarão no lv.50
Para chegar até Giratina, você deverá estar com Dialga e Palkia na equipe. Como você só pode capturar um dos dois em sua versão, você deverá transferir o outro de outra versão. Com Dialga e Palkia, volte no mesmo lugar onde estava a fenda dimensional e Giratina deverá aparecer.
Giratina estará no lv.50
RESHIRAM, ZEKROM E A FABLED CAVE
Para chegar a essa nova área, é preciso ter um pokémon de lv.100 na equipe. Com ele, chame seu Latios/Latias e voe próximo a Mauville, na rota 134. Lá você encontrará mais um Mirage Spot, este é chamado de Fabled Cave. No portal que existe aqui, você encontrará Reshiram (caso esteja jogando Omega Ruby) ou Zekrom (caso esteja jogando Alpha Sapphire).
Reshiram e Zekrom estarão no lv.50
KYUREM E A GNARLED DEN
Será preciso ter Reshiram e Zekrom em sua equipe, e você só pode capturar um dos dois em sua versão. 
Transfira o outro de outra versão e com os dois na equipe, voe com seu Laitos/Latias para uma área próxima ao Mt. Chimney. Você encontrará o Mirage Spot, que nos traz a Gnarled Den. Kyurem estará no portal daqui. Use o Dowsing Machine e encontre o DNA Splicers, item necessário para mudar a forma de Kyurem.
Kyurem estará no lv.50
NUVEM NEGRA - TORNADUS, THUNDURUS E LANDURUS
Pegue o seu Castform e coloque-o em sua equipe. Chame seu Latios/Latias e voe para Fortree. Você verá uma enorme nuvem negra no céu. Avance sobre ela. Tornadus deverá aparecer para você, se você joga Omega Ruby. Thundurus aparecerá, se você joga Alpha Sapphire.
Tornadus e Thundurus estarão no lv.50
Para chegar até Landorus, você deverá estar com Tornadus e Thundurus na equipe. Transfira de outra versão o que você não pode capturar. Com os dois na equipe, volte no mesmo lugar e a nuvem negra aparecerá novamente, Landorus estará lá.
Landorus estará no lv.50
LATIOS/LATIAS E A SOUTHERN ISAND
Se você conseguir o item Eon Ticket, será possível voltar para a Southern Island e pegar Latios/Latias, o lendário oposto ao de sua versão. Este é um item que é conseguido por evento, mas também pode ser obtido por StreetPass. Com ele em mãos, vá falar com seu pai no ginásio de Petalburg. Ele irá te levar até um porto onde é possível pegar um barco para a Southern Island. Lá você poderá capturar Latias (em Omega Ruby) ou Latios (em Alpha Sapphire). Você também poderá conseguir o item Soul Dew.
Latias/Latios estará no lv.30
EVER GRANDE CITY - A ÚLTIMA CIDADE, RUMO A LIGA POKÉMONQuando se sentir preparado, é a hora de ir para a Victory Road. Na rota 128, seguindo à direita, você encontrará uma cachoeira. Suba com Waterfall e você irá chegar a um Centro Pokémon. Esta é Ever Grande, onde os treinadores mais fortes se encontram. Quando estiver no PokéCenter, pegue seus pokémons que tenham Strenght, Surf e Waterfall, necessários para atravessar a caverna. Nas profundezas da caverna é escuro, mas mesmo assim você consegue ter visibilidade do local. Se a pouca claridade da caverna te incomodar, você pode até ensinar o TM Flash a um de seus pokémons para ter a claridade total, mas ele não é necessário, uma vez que mesmo escuro o caminho continua bem visível.
VICTORY ROAD - A ÚLTIMA CAVERNA E A BATALHA DE WALLY
A estrutura da caverna está um pouco diferente dos jogos R/S originais. Os treinadores começarão a usar pokémons que não estão na Hoenn Dex. Entre os pokémons selvagens, estão: Aron, Lairon, Zubat, Golbat, Hariyama, Loudred, Medicham, Mawile (em Omega Ruby) e Sableye (em Alpha Sapphire). Aquele último membro da Winstrate Family é encontrado aqui. Quando você estiver próximo da saída, nosso amigo Wally virá te desafiar para uma grande batalha. Esteja preparado, pois agora ele pode mega evoluir um pokémon.

Wally usa:
Altaria lv.46
Delcatty lv.46
Magneton lv.46
Roselia lv.46
Mega Gallade lv.48
Após a batalha, Wally lhe dará uma Dawn Stone. Quando sair, você avistará o prédio da Pokémon League, além da localização da Mewtwonite Y.
POKÉMON LEAGUE - O DESAFIO DA ELITE FOUR E DO CAMPEÃO
Se quiser aumentar o level de seus pokémons, lembre-se que agora você já enfrentou diversos treinadores e muitos deles podem estar querendo revanche, basta checar a localização dele no PokéNav Plus e ir batalhar. Equipe-se com itens de cura e prepare seus pokémons para lutar contra a elite dos 4. Salve o jogo antes de passar pela porta onde estão dois homens, após passar, não poderá voltar para curar seus pokémons.
Sidney usa:Mightyena lv.50Shiftry lv.50Cacturne lv.50Sharpedo lv.50Absol lv.52
Contra o tipo noturno, prefira golpes dos tipos fada, lutador e inseto.
Phoebe usa:Dusclops lv.51Banette lv.51Sableye lv.51Banette lv.51Dusknoir lv.53
Contra o tipo fantasma, prefira golpes noturnos ou fantasmas. Evite golpes lutadores e normais.
Glacia usa:Glalie lv.52Froslass lv.52Glalie lv.52Froslass lv.52Walrein lv.54
Contra o tipo gelo, prefira golpes de fogo, metálico ou lutador.
Drake usa:Altaria lv.53Flygon lv.53Kingdra lv.53Flygon lv.53Salamence lv.55
Contra o tipo dragão, prefira golpes do tipo fada, gelo ou dragão.
Em seguida você lutará contra Steven, o campeão de Hoenn.
Steven usa:Skarmory lv.57Aggron lv.57Claydol lv.57Cradily lv.57Armaldo lv.57Mega Metagross lv.59

Contra o tipo metálico, prefira golpes de fogo e lutador. Contra o tipo pedra, prefira golpes de terra e lutador.

Ao vencê-lo, Brendan/May e o prof. Birch virão e você irá para o Hall of Fame. Na sequência, assista os créditos do jogo. Brendan/May irá te levar ao local onde batalharam pela primeira vez e... pedirá por uma nova batalha.
Se você começou com Treecko
Brendan/May usa:Swellow lv.48Wailord lv.48Breloom lv.48Raichu lv.48Mega Blaziken lv.50
Se você começou com Torchic
Brendan/May usa:Swellow lv.48Breloom lv.48Magcargo lv.48Raichu lv.48Mega Swampert lv.50
Se você começou com Mudkip
Brendan/May usa:Swellow lv.48Magcargo lv.48Wailord lv.48Raichu lv.48Mega Sceptile lv.50
Após a batalha, aparecerá a tela do "The End". Então assista a uma cena no seu quarto. Você ouvirá o seu pai e a sua mãe conversando sobre uma chuva de meteoros que ocorrerá em Mossdeep. Um símbolo misterioso aparecerá na tela juntamente com a mensagem "To be Continued". Seu jogo irá reiniciar.
DELTA EPISODE - SAVANDO O PLANETA DE SER ATINGIDO POR UM ASTEROIDE
Dê "Continue" na tela inicial. Você verá que os cientistas estão em pânico no Space Center de Mossdeep devido a um asteroide que se aproxima do planeta. Ele irá colidir exatamente no Sky Pillar. Você verá alguém no Sky Pillar, uma pessoa que estava infiltrada entre os membros da Equipe Magma/Aqua. Ela irá retirar o uniforme que usava como disfarce e mencionará sobre ter um plano.

Você está em seu quarto. Desça e veja o seu pai em casa. Receba dele um par de Tickets para assistir à chuva de meteoros que acontecerá em Mossdeep. Seu pai e sua mãe iriam assistir ao show, mas ele estará ocupado no ginásio. Norman irá sugerir que convide Brendan/May para assistir o show com você. Saindo de casa, você conhecerá uma garota chamada Zinnia e seu Whismur chamado Aster (ela é a pessoa que estava no Sky Pillar). Ela irá se mostrar interessada em você, mas logo irá embora. Antes de continuarmos, entre novamente em sua casa e saia de novo. O professor Birch está tendo problemas em suas pesquisas com pokémons selvagens novamente. Ele será perseguido por um Shroomish. Vá até a bolsa dele e encontre os iniciais de Johto! Escolha entre Chikorita, Cyndaquil e Totodile e ajude o professor. Como prêmio, você poderá ficar com o inicial que escolher.

Voltando à história, vá até a casa de seu/sua rival e descubra que ele(a) foi assaltado. Uma mulher entrou pela janela e roubou a Key Stone de seu/sua rival. Ele(a) dirá que o próximo alvo da ladra será Petalburg. Vamos para lá. Em Petalburg, vá até a casa de Wally. Você encontrará Courtney/Matt tentando roubar a Key Stone de Wally. Derrote-o(a) numa batalha para afugentá-lo(a).

Courtney usa:
Camerupt lv.53
Matt usa:
Sharpedo lv.53
Wally agradecerá, mas dirá que não poderia entregar a Key Stone dele mesmo que quisesse pois ela havia desaparecido. Nesse momento, você receberá uma ligação de Steven, que te chamará para encontrá-lo na Devon Corp. em Rustboro. Fale com Steven na entrada da Devon Corp. Ele te levará até o pai dele, o Mr. Stone, que contará um pouco da guerra de Kalos que ocorreu 3000 anos atrás. Ele contará sobre mais uma das produções da Devon Corp.: a Infinity Energy. Esse poder é a salvação para o planeta, que está prestes a ser atingido por um asteroide. No entanto, para isso ser possível, você deverá conseguir o Meteorite Shards em algum lugar da Granite Cave. Voe para a Granite Cave e vá até aquela sala com gravuras na parede, onde você viu Steven pela primeira vez. Zinnia estará aqui e você terá que enfrentá-la.


Zinnia usa:
Tyrantrum lv.55
Altaria lv.55
Salamence lv.57

Você conseguirá o Meteorite Shards após derrotá-la. O Meteorite, aquele que você conseguiu no Mt. Chimney, está em sua mochila começará a brilhar (se você olhar a imagem dele na mochila, verá que agora ele está totalmente diferente). Zinnia vai falar um pouco de verdades e ideais (o mundo de N?) e irá embora. Um novo telefonema e Steven te chamará para o Space Center de Mossdeep. Vá para lá e encontre-o no andar de cima. O profº Cozmo estará aqui para contar o plano de mandar um foguete para o espaço com a Infinity Energy e criar um buraco negro capaz de mandar o asteroide para algum lugar distante. Zinnia irá entrar para discutir com Steven que esse plano pode por em risco a vida de outros seres no universo. Ela vai embora e Steven decide que é preciso seguir com o plano para salvar o planeta. Cozmo dirá que ainda é preciso de um Meteorite Shard encontrado no Meteor Falls. Steven irá na frente para consegui-lo. Siga para o Meteor Falls, suba a cachoeira e procure por Steven.

Quando encontrá-lo, ele já terá conseguido o item. Conheça uma anciã do povo Draconid, que contará um pouco sobre a história de Hoenn, Rayquaza e a mega evolução. Você descobrirá que Zinnia também faz parte do povo Draconid e é a atual guardiã dos poderes que podem mega evoluir Rayquaza, permitindo-o proteger o planeta de desastres naturais. Zinnia entrou para a Equipe Magma/Aqua para que eles conseguissem trazer de volta o lendário primitivo (Primal Groudon/Primal Kyogre) para que assim pudesse convocar Rayquaza. Como você derrotou os bandidos, ela está pondo em prática o seu segundo plano. Agora ela está levando as Key Stones das pessoas para invocar Rayquaza fazer com que ele salve o planeta do asteroide que está por vir. Após entender o que está acontecendo, Steven voltará para a Devon Corp. Vamos para lá mais uma vez.
Você tentou entrar na Devon e um pesquisador trombou em você. Adivinha quem é? Sim, o mesmo que você salvou na floresta no início do jogo. E está sendo perseguido por quem? Sim, o mesmo capanga da Equipe Magma/Aqua. Derrote-o, ele fugirá, mas outro capanga sairá de dentro da Devon. Derrote-o também e sairá outro lá de dentro. Após derrotar o terceiro, o pesquisador te dará mais uma Great... não desta vez! A Equipe Magma roubou um componente importante para o funcionamento do foguete. Steven já partiu para o Space Center de Mossdeep. Corra para lá e impeça uma tragédia.
Chegando lá, Courtney/Matt estará liderando alguns capangas da Equipe Magma/Aqua. Enfrente uma horda de capangas dentro do Space Center. No andar de cima, você verá Courtney/Matt e um capanga encarando Steven. Sabe o que isso significa? Sim, teremos uma batalha em dupla contra os vilões, ao lado de Steven, tal como aconteceu neste mesmo lugar em Emerald. Courtney/Matt está muito frustrado(a) por você ter acabado com a Equipe Magma/Aqua, equipe a qual ele(a) sempre se dedicou... agora ele(a) vai usar a energia que foi usada na arma final de 3000 anos atrás (guerra de Kalos) para explodir o foguete e acabar com o mundo. Ele(a) também está com o aparelho necessário para destruir o asteroide. Está pronto para a batalha?

Courtney usa:
Mega Camerupt lv.55
Team Magma Grunt usa:
Mightyena lv.51
Weezing lv.51
Matt usa:
Mega Sharpedo lv.55
Team Aqua Grunt usa:
Mightyena lv.51
Muk lv.51

Após a batalha, Aster virá e tomará o aparelho de Courtney/Matt. Zinnia destruirá o aparelho com as próprias mãos. Ela também irá tomar a Key Stone que está com Courtney/Matt. Você deverá correr atrás de Zinnia agora. Nosso próximo destino é o Team Magma/Aqua Hideout. Alguns dos bandidos que estão lá dentro batalharão com você. Encontre o caminho para a sala onde encontramos a Master Ball. Zinnia estará enfrentando Maxie/Archie e Tabitha/Shelly. Ela tomará a Key Stone de Maxie/Archie também e fugirá para o Sky Pillar. Maxie/Archie irá lhe entregar a mega stone dele (Cameruptite/Sharpedonite). Você receberá uma ligação de Steven. Vá mais uma vez até o Space Center para encontrá-lo. Ele dirá que Wallace sabe como abrir o caminho no Sky Pillar. Então use Fly até Sootopolis.


Você encontrará Wallace na... Cave of Origin (lugar onde tínhamos que encontrá-lo em Emerald antes de despertar Rayquaza). Ele estará do lado de fora da caverna. Apenas os Sootopolitanos e os Draconids podem abrir caminho pelo Sky Pillar. Wallace irá para lá. Antes de prosseguir, sugiro preparar um bom estoque de pokébolas, teremos dois lendários pela frente. Use Fly até a Rota 131. Basta surfar para cima do lugar onde você pousar e estará no Sky Pillar. Encontre Wallace e ele dirá que rompeu o selo da entrada do Sky Pillar. Contudo, você terá que provar ser digno de entrar no pilar, derrotando-o numa batalha.
Wallace usa:
Wailord lv.55
Ludiculo lv.55
Tentacruel lv.55
Whiscash lv.55
Gyarados lv.55
Milotic lv.57
A equipe de Wallace mudou um pouco, mas não parece familiar? Isso mesmo, esse era o time que ele usava como campeão de Emerald. Após a batalha, entre no pilar e encontre Zinnia lá dentro. Haverá algumas gravuras na parede e ela contará um pouco sobre a história de como Rayquaza salvava Hoenn da destruição causada pelos Primal Groudon e Primal Kyogre, como um asteroide se transformou em Sootopolis e como surgiu a mega evolução. A profecia dos Draconids dizia que um enorme meteoro iria cair no planeta e o impacto seria capaz de destruí-lo. Somente Rayquaza tem o poder de impedir esse novo desastre. Zinnia irá te guiar até o Dragonhark altar.

Aparentemente, Aster é alguém da família de Zinnia que já morreu. Ela deu esse nome ao Whismur. Ela pede para que tome conta dele caso aconteça algo com ela. No topo do pilar, Zinnia fará um ritual com as Key Stones de Brendan/May, Wally, Courtney/Matt e Maxie/Archie para invocar Rayquaza. E ele aparecerá. Zinnia tentará usar sua própria Key Stone para mega evoluir Rayquaza, mas... nada acontece! Quando as esperanças de deter o asteroide parecem perdidas, o Meteorite da sua mochila começará a brilhar mais uma vez. Zinnia perceberá que agora ele parece uma mega stone. Rayquaza irá - pasmem - engolir o Meteorite. Isso dará a ele o poder necessário para mega evoluir. Antes, você precisará domá-lo. Na primeira oportunidade, salve o jogo. Então, siga para capturar Rayquaza.







Rayquaza estará no lv.70
Assim que capturá-lo, Rayquaza irá querer entrar para sua equipe. Você terá que enviar um de seus pokémons para o PC, caso a sua equipe esteja cheia. Zinnia irá passar o poder do Dragon Ascent para o seu Rayquaza, tornando-o capaz de mega evoluir - sem mega stone. Prove ser digno de dominar esse poder numa batalha!

Zinnia usa:
Goodra lv.60
Tyrantrum lv.60
Altaria lv.60
Noivern lv.60
Mega Salamence lv.62
Seu Mega Rayquaza deve ser capaz de acabar com o time de dragões dela sozinho. Após a batalha, você vestirá seu Magma/Aqua Suit e irá decolar com Rayquaza para o espaço! Chegou a hora de darmos um fim nesse asteroide! Rayquaza irá atravessar o asteroide, destruindo-o. Porém... um objeto triangular ficará para trás. Ele fará no espaço os mesmos movimentos que fazíamos com o triângulo da Birth Island de Emerald. Deoxys irá surgir e você deverá batalhar com ele.












Deoxys estará no lv.80
Rayquaza irá sair da pokébola já mega evoluído, o que significa que você não poderá mega evoluir nenhum de seus outros pokémons. Além disso, Deoxys pode usar Recover durante a batalha e é o lendário de level mais alto em toda a série de pokémon. É uma boa opção para se usar a Master Ball, visto que a última oportunidade que tivemos de salvar foi antes de capturar Rayquaza. Se for usar a Master Ball, nem perca tempo batalhando, atire-a de uma vez. Se for usar outra pokébola, boa sorte para capturá-lo! Se você acabar derrotando-o, Deoxys aparecerá novamente no Sky Pillar da próxima vez que você derrotar a elite 4.
Após a batalha, você descerá de volta ao Sky Pillar. Whismur te dará uma carta com uma mensagem de despedida de Zinnia. Os cientistas do Space Center irão comemorar a destruição do asteroide. Wally está feliz por você ter recuperado a Key Stone dele e irá partir para o Battle Resort. Courtney/Matt irá até o Team Magma/Aqua Hideout para se redimir com Maxie/Archie. Na Pokémon League, Steven conversa com Wallace e expressa sua vontade de tê-lo como sucessor (mais uma referência a Emerald, onde Wallace torna-se o campeão no lugar dele). Zinnia terá um encontro com a anciã do Meteor Falls. Seus pais e os pais de Brendan/May estarão em sua casa dizendo como você e seu/sua rival são felizes depois que se conheceram. Novamente no Space Center, você e Brendan/May podem sentar juntos para assistir a chuva de meteoros, e depois voltarão para casa juntos. Este é o fim do Delta Episode.




CONTINUAÇÃO DO JOGO
Novamente em seu quarto, desça as escadas. Seu pai te dará uma encomenda do Mr. Briney. É o S.S. Ticket, que permite que você entre no navio de Lilycove ou Slateport e ir a uma ilha chamada Battle Resort. Fale com sua mãe, ela vai lhe dar uma Latiasite/Latiosite, a mega stone do lendário da versão oposta a sua. Norman irá voltar para o ginásio e você poderá sair de casa. Do lado de fora, Birch gritará por socorro. Desta vez, ele estará sendo perseguido pelo Machoke entregador de encomendas. Reviste a bolsa dele e encontre os iniciais de Unova! Escolha entre Snivy, Tepig e Oshawott e salve o professor. Você poderá ficar com o inicial que escolheu.

Algumas coisas que você pode fazer agora que completou o Delta Episode: Em Fallarbor, entre na casa do prof. Cozmo. Receba dele a Galladite. No Meteor Falls, consiga com a anciã o Salamencite. Em Mossdeep, na casa de Steven, você verá uma pokébola na mesa. Ela contém um Beldum lv.1, de acordo com a carta que Steven deixou na mesa, ele é um presente para você. O lugar mais interessante para irmos agora é o Battle Resort. Dirija-se ao porto de Slateport ou Lilycove.
NAVEGANDO COM O S.S. TIDAL
Chegando em um dos portos, fale com a recepcionista. Com o S. S. Ticket, você terá duas opções: ir para o Battle Resort ou ir para o porto da outra cidade. Vamos ir primeiro até o outro porto. Se estiver em Slateport, peça para ir até Lilycove; se estiver em Lilycove, peça para ir até Slateport. Você encontrará o Mr. Briney e o Peeko aqui, ele é o atual capitão do navio. Drake, da elite 4, também é marinheiro e amigo de Briney e estará a bordo. Você poderá andar pelo navio e fazer batalhas enquanto navega. Reviste todo o navio, procurando por itens e enfrentando os treinadores. Você deverá encontrar o Blastoisinite por aqui. O item Leftovers também pode ser achado. Entre os vários quartos do navio, está um com uma cama que você pode usar para curar seus pokémons. Se o navio ainda não tiver chegado ao outro porto após você tê-lo explorado por completo, basta dormir na cama que ele chegará.
BATTLE RESORT - A ÚLTIMA PARADA DE HOENN
Fale com a recepcionista do navio e desta vez, vá para o Battle Resort. Chegando lá, você encontrará Wally. Ele está tão empolgado com esse lugar que sairá correndo, atropelando a Equipe Magma/Aqua que estava no caminho. A equipe que aparecer é a oposta da sua versão. Logo, se você joga Omega Ruby, encontrará Archie, Shelly e Matt. Se joga Alpha Sapphire, encontrará Maxie, Tabitha e Courtney. Você receberá a mega stone do pokémon do líder (Cameruptite/Sharpedonite). Agora, você já pode ter as megas de Camerupt e Sharpedo (a outra mega stone você recebeu no Delta Episode). Se quiser, siga para o Centro Pokémon, lá encontramos o garoto que checa os IVs de seus pokémons. Aqui encontraremos a Battle Maison de Pokémon X/Y (pois é, nada da Battle Frontier de Emerald nestes remakes). Mais tarde passaremos aqui. Explore o lugar.

Haverá uma área com diversas barracas com Move Tutors, pessoas que ensinam golpes a seus pokémons em troca de BPs, que você recebe na Battle Maison. É possível encontrar pessoas para batalhar, e até conseguir itens. Numa das casas você encontra Gengarite. Em um determinado ponto, você encontrará... Looker! O famoso detetive da Polícia Internacional (esse cara vai aparecer em todos os jogos agora?). Aparentemente, Looker foi arrastado pelo mar e veio parar nesta ilha. Ele parece estar machucado, uma mulher virá para resgatá-lo. Continue explorando o local, você encontrará o segundo Pokémon Day Care do jogo. Isso significa que será possível fazer dois breedings simultaneamente, junto com o Day Care perto de Mauville. Tem uma mulher de guarda-chuva que é capaz de mudar a música de fundo. Você pode escolher temas como o da batalha de Wally, a Victory Road e o Super Training.
Há um lugar onde uma moça faz um joguinho onde você precisa seguir um Whismur. Você pode conseguir um Big Mushroom todos os dias se ganhar o jogo. Existe uma casa onde um casal de membros das Equipes Magma e Aqua vivem, porém um de cada equipe. Eles dirão que saíram de suas equipes. Da próxima vez que você voltar a essa casa, você poderá receber deles um Camerupt e um Sharpedo, ambos no lv. 40. Numa outra casa, uma pessoa dá a Footprint Ribbon para pokémons com o máximo de felicidade. Em outra casa, você encontrará Looker novamente. Ele perdeu a memória e está meio abalado. Receba dele a Audinite e... só. Essa é toda a participação dele nestes jogos. Se quiser, é possível explorar a Battle Maison. Eu irei cobri-la mais adiante. Vejamos outras coisas que ainda podemos fazer em Hoenn.
CONSEGUINDO AS DUAS BICICLETAS
O que você acha de possuir as duas bicicletas? Neste ponto do jogo isso é possível! Para podermos explorar algumas áreas por completo (como a Safari Zone e os Mirage Spots), é preciso possuir as duas bicicletas. Para podermos ter ambas Mach Bike e Acro Bike, precisamos falar com algumas pessoas em Hoenn. Talvez você já as tenha encontrado, mas apenas para ter certeza, aqui estão elas:
- No deserto da rota 111, suba uma rampa com sua Mach Bike. Mostre a Mach Bike para uma Hex Maniac que fica aqui.
- Na rota 119, suba a cachoeira e atravesse as pistas com sua Acro Bike. Mostre a Acro Bike para um Bird Keeper que fica aqui.
- No Battle Resort, mostre qualquer uma das bicicletas a um Triathlete que fica aqui.

Feito isso, volte para a loja de bicicletas em Mauville e você poderá ficar com as duas bicicletas! Siga para o Safari Zone e procure por áreas onde, para se ter acesso, é preciso usar as duas bicicletas. Você poderá alcançar dois TMs.
BATALHAS EM DUPLA E EM TRIO NO MAUVILLE FOOD COURT
O Mauville Food Court é um lugar onde você realiza batalhas pokémon enquanto a sua "refeição" é preparada. Quando você tem acesso a Mauville pela primeira vez, o único balcão onde você é capaz de fazer pedido é o Village Sub Combo. A sua refeição fica pronta dentro de 5 turnos, logo, você pode enfrentar até 5 treinadores, caso derrote todos eles com um golpe só. Os treinadores te enfrentarão em batalhas individuais e usando pokémons de lv.17. Você recebe um Nugget como prêmio.
A coisa fica mais interessante depois da elite 4, quando os dois outros balcões ficam acessíveis. No Magnemite Croquette as refeições ficarão prontas dentro de 6 turnos, os treinadores te enfrentarão em batalhas em dupla, usando pokémons no lv.55. Você recebe Pearl String se vencer aqui. No Mauville Ramen Bowl as refeições ficam prontas dentro de 8 turnos, os treinadores te enfrentarão em batalhas em trio, usando pokémons no lv.65. Vencendo aqui você recebe Big Nugget. Se você demorar um turno para vencer cada batalha, após enfrentar os 8 treinadores das batalhas em trio, um nono treinador aparecerá e te desafiará numa batalha em trio, usando pokémons no lv.75.
REVANCHE CONTRA A ELITE FOUR
Se acreditar que seus pokémons já estão com levels bem elevados, vá enfrentar a elite 4 de novo. Agora, eles terão alguns pokémons de outras regiões e cada um deles terá uma mega evolução.
Sidney usa:Scrafty lv.70Shiftry lv.70Sharpedo lv.70Zoroark lv.70Mandibuzz lv.70Mega Absol lv.72
Phoebe usa:Banette lv.71Mismagius lv.71Drifblim lv.71Chandelure lv.71Dusknoir lv.71Mega Sableye lv.73
Glacia usa:Abomasnow lv.72Beartic lv.72Froslass lv.72Vanilluxe lv.72Walrein lv.72Mega Glalie lv.74
Drake usa:Altaria lv.73Dragalge lv.73Kingdra lv.73Flygon lv.73Haxorus lv.73Mega Salamence lv.55
Steven usa:Skarmory lv.77Claydol lv.77Carbink lv.77Aerodactyl lv.77Aggron lv.77Mega Metagross lv.79
Após você vencer Steven, você ganhará a Metagrossite. Com isso, só deve estar lhe faltando duas mega stones. Se você ganhar o Master Rank de todas as categorias do Pokémon Contest Spetacular, você deverá vencer Lisia num concurso. Vencendo-a, você ganhará a Lucarionite. Já a Garchompite você consegue com Aarune em Fortree após atingir o Platinum Rank da Super Secret Base. Assista os créditos e continue o jogo. Ao sair da sua casa... Birch estará em apuros mais uma vez. Ele está sendo perseguido pela própria esposa, a qual ele confundiu ser um pokémon selvagem! Remexa a bolsa dele e encontre os iniciais de Sinnoh. Escolha entre Turtwig, Chimchar e Piplup. Depois de tirá-lo dessa enrascada, Birch permitirá que fique com o inicial escolhido.
BATTLE MAISON E AS BATTLE CHATELAINES
De volta ao Battle Resort, vamos checar a Battle Maison. Na primeira vez que entrar, você verá Sidney passar por aqui. Como este remake se passa antes da Battle Frontier de Emerald ser construída, poderemos fazer nossas batalhas na Battle Maison, a mesma área de batalhas de Pokémon X/Y. Dizem que a Battle Maison existiu originalmente em Hoenn antes de ser feito uma em Kalos. Enfim, como já é de praxe, desafio é passar por inúmeras batalhas usando sempre a mesma equipe. Seus pokémons serão colocados no lv.50 e todos os adversários usarão pokémons nesse level. Você não poderá usar os itens de sua mochila, mas pode dar itens para seus pokémons segurarem, que são restaurados depois de cada batalha (quando consumidos). Você não pode entrar com pokémons repetidos ou com itens repetidos (os itens que seus pokémons seguram precisam ser diferentes). Seus pokémons serão curados entre as batalhas. Você ganhará Battle Points (BP) após cada batalha vencida, que podem ser usados para comprar itens especiais com os balconistas que estão na entrada. Quanto mais batalhas você vai ganhando, maior a quantidade de BPs recebida.
A cada batalha que você vencer dentro da Battle Maison, é perguntado se você quer continuar, interromper as batalhas ou salvar. Se você interromper, a contagem continuará da onde você parou da próxima vez que você retornar. Se você perder antes de poder batalhar com uma castelã, a contagem de vitórias é zerada e você deve começar tudo de novo. A contagem de vitórias também é zerada caso você altere o tipo de batalha da próxima vez que retornar. Os tipos de batalhas são as Batalhas Individuais (Single Battles), Batalhas em Dupla (Double Battles), Batalhas em Trio (Triple Battles), Batalhas Rotacionais (Rotation Battles) e Batalhas Multi (Multi Battles). Após vencer um determinado número de vezes, você pode enfrentar as líderes daqui, conhecidas como castelãs de batalha. Cada castelã aparece em um tipo de batalha diferente. Nas Single Battles você deverá selecionar 3 pokémons para entrar, nas Double Battles você entra com 4 pokémons, nas Triple Battles são necessários 6 pokémons e nas Rotation Battles, 4 pokémons. Após 19 vitórias, você enfrenta uma castelã na 20ª batalha e destranca o modo de super batalhas, onde as batalhas são mais difíceis. Após 49 vitórias nas super batalhas, você encontra a castelã novamente na 50ª batalha, que usará um time de lendários.

20ª BATALHA
SINGLE BATTLE
Battle Chatelaine Nita usa:
Wigglytuff lv.50
Purugly lv.50
Grumpig lv.50

50ª BATALHA
SINGLE BATTLE
Battle Chatelaine Nita usa:
Landorus lv.50
Tornadus lv.50
Thundurus lv.50

20ª BATALHA
DOUBLE BATTLE
Battle Chatelaine Evelyn usa:
Primeape lv.50
Persian lv.50
Pachirisu lv.50
Lumineon lv.50

50ª BATALHA
DOUBLE BATTLE
Battle Chatelaine Evelyn usa:
Suicune lv.50
Entei lv.50
Raikou lv.50
Latios lv.50

20ª BATALHA
TRIPLE BATTLE
Battle Chatelaine Dana usa:
Dragalge lv.50
Whimsicott lv.50
Magcargo lv.50
Magneton lv.50
Piloswine lv.50
Girafarig lv.50

50ª BATALHA
TRIPLE BATTLE
Battle Chatelaine Dana usa:
Articuno lv.50
Zapdos lv.50
Moltres lv.50
Regirock lv.50
Regice lv.50
Registeel lv.50

20ª BATALHA
ROTATION BATTLE
Battle Chatelaine Morgan usa:
awsbuck lv.50
Mantine lv.50
Klefki lv.50
Swalot lv.50

50ª BATALHA
ROTATION BATTLE
Battle Chatelaine Morgan usa:
Cobalion lv.50
Terrakion lv.50
Virizion lv.50
Latias lv.50
Nas Multi Battles, você pode batalhar com um amigo em batalhas em dupla. Você seleciona dois pokémons seus e seu amigo seleciona dois pokémons dele, e vocês batalharão contra outros dois treinadores do jogo. Isso é feito via conexão local. Você também pode batalhar por esse método estando sozinho. Nesse caso, você poderá escolher como parceiro de batalha Brendan/May, Wally, Steven, Maxie/Archie ou qualquer amigo que você tenha na lista de amigos. Você verá os dois pokémons que eles usarão caso escolhidos e você também escolherá dois pokémons para usar, e poderá batalhar com os treinadores do jogo da mesma forma.
REVANCHE CONTRA WALLY
Cada vez que você consegue ganhar de uma castelã no modo de super batalha na Battle Maison (passando por 50 batalhas), uma estátua é erguida em sua homenagem na entrada da Battle Maison. Uma vez que você tenha ganhado de Nita, Evelyn, Dana ou Morgan no modo de super batalha (basta ganhar de uma delas), Wally aparecerá novamente na Battle Maison para te parabenizar pela sua primeira estátua. Saindo do prédio e entrando novamente, você poderá batalhar uma revanche contra ele.
Wally usa:
Altaria lv.64
Delcatty lv.64
Magnezone lv.64Roserade lv.64
Mega Gallade lv.66

Wally estará com uma equipe mais forte na próxima batalha. Você poderá batalhar com ele uma vez por dia de agora em diante.
Wally usa:Roserade lv.79Talonflame lv.79Azumarill lv.79Magnezone lv.79Garchomp lv.79
Mega Gallade lv.81

TIME TRAVEL AWARD E RECOMPENSAS POR COMPLETAR A POKÉDEX
Como os jogos da 2ª geração não eram compatíveis com o da 3ª geração, todos os pokémons que você capturou em R/B/G/Y e G/S/C lá ficaram. No entanto, da 3ª geração para frente, o jogo da geração anterior sempre foi compatível com o da geração seguinte. Isso significa que, se você capturou um pokémon nas versões originais de R/S e foi transferindo-o entre as versões ao longo das gerações, hoje é possível ter aquele pokémon de volta na região de Hoenn! Através do Pal Park, era possível transferir pokémons de R/S/E e FR/LG para D/P/P e HG/SS. Através do PokéTransfer era possível transferir pokémons de D/P/P e HG/SS para B/W/B2/W2. E através do Pokémon Bank e do Poké Transporter, é possível transferir pokémons de B/W/B2/W2 para X/Y e OR/AS. Você pode receber uma recompensa por manter esse mesmo pokémon ao longo dos anos.
No Cove Lily Hotel de Lilycove, procure o Game Freak Director. Se estiver com o seu pokémon de R/S em primeiro da equipe, ele lhe dará o Time Travel Award, um diploma que você pode visualizar e também usar em sua Super Secret Base. O pokémon que você transferiu irá estar retratado no diploma, com o sprite de R/S. Se você mostrar outro pokémon que você transferiu desde R/S, o sprite do pokémon do diploma será substituído. O Game Freak Director também dá a você um diploma quando você captura todos os pokémons da Hoenn Dex, e outro quando captura todos os pokémons da National Dex. Além disso, se você falar com o prof. Birch após completar a Hoenn Dex, ele te dará o item Oval Charm. Completando a National Dex, ele te dá a Shiny Charm.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Pokémon Sun & Moon

Jogos

Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball GB
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great BallGBC
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball GBA
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball DS
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball3DS

Copyright © Monstros de Bolso -- Criado por Ryuu