Posted by : Ruan Zeferino Andrade domingo, 20 de dezembro de 2015

Detonado Black 2 /White 2
ASPERTIA CITY - INÍCIO DE UMA NOVA AVENTURA
Ao dar New Game, vemos a profª Juniper, que nos dará uma breve introdução do Mundo Pokémon. Como já é de praxe nos games de Pokémon, informe ser menino ou menina e o seu nome. Você será apresentado a Hugh, seu rival nessas versões. Você verá sua mãe fora de casa. Ela receberá uma ligação da profª Juniper, dizendo que você poderá retirar seu pokémon inicial com Bianca, sua assistente. Sua mãe entrará e te avisará. Perceba que seu quarto agora fica ao lado da cozinha-sala e não mais no andar de cima, como nos antigos games. Você irá notar também que sua cidade natal não é um pequeno vilarejo, mas uma cidade grande, com Centro Pokémon e ginásio inclusive.

Saia de casa e encontre Hugh. Ele irá te acompanhar e vocês pegarão seus primeiros pokémons juntos. Siga para o norte da cidade e encontre Bianca. Ela lhe dará três opções de pokémon para escolher: Snivy, o tipo planta; Tepig, o tipo fogo e Oshawott, o tipo água. Escolha seu pokémon e receba também uma pokédex de Bianca. Em seguida, você batalhará com seu rival. Ele rachou de um ovo um pokémon inicial, que será aquele do tipo que tem vantagem ao inicial que você acabou de escolher.

127 Hugh usa:
inicial lv.5
Após a batalha, Bianca fará um tour com você no PokéCenter. Receba dela 10 Pokéballs. Saindo do Centro, encontre sua mãe e a irmãzinha de Hugh. Receba o Running Shoes, permitindo correr ao segurar B, e 2 mapas de Unova. Você poderá ficar com um e terá que entregar o outro para Hugh. Nada mais a fazer, saia da cidade pelo norte. Ao passar pela portaria da cidade, a recepcionista lhe entregará um Potion. Encontre Bianca do lado de fora e receba um tutorial de como capturar pokémons. Atravesse a rota recolhendo os itens que encontrar. Pelos matinhos encontramos Patrat e Purrloin. Quando estiver se aproximando da próxima cidade, você ouvirá uma voz misteriosa. É Alder, o ex-campeão de Unova! Ele irá pular de um enorme rochedo e dará uma olhada no seu pokémon. Depois disso, entre na cidade logo à direita.
FLOCCESY TOWN, FLOCCESY RANCH E O CASO DO HERDIER PERDIDO
Encontre Alder próximo ao Centro Pokémon. Aproveite para recuperar seus pokémons com a enfermeira. Do lado de fora, veja Alder novamente. Fale com o careca na casa ao lado e receba mais um potion. Você deve encontrar seu rival para entregar a ele o mapa, siga pelo norte, veja Alder mais uma vez e saia pela direita. Enfrente alguns treinadores pelo caminho e pegue os itens que encontrar. Talvez você encontre alguns itens "ilhados", que você não será capaz de alcançar. Quando for outono, o chão estará encoberto de folhas e você será capaz de alcançar esses itens. Certos pokémons como Sewaddle, Pidove e Sunkern podem ser encontrados no matinho, sendo que Sunkern aparece mais facilmente no verão. Haverá um treinador à direita da rota que não deixará você passar até que tenha sua primeira insígnias. Após explorar a rota, siga ao norte para o Floccessy Ranch.

No rancho, podemos encontrar mais alguns novos pokémons nos matinhos, como Lillipup, Marreep, Azurill, Psyduck e, se procurar bem, Riolu. Quando for passar pelo cercado, prepare-se para mais uma batalha contra seu rival!
127 Hugh usa:
inicial lv.8
Após a batalha, entregue a ele o mapa. Os donos do rancho vão aparecer, junto a um Herdier. Receba mais um Potion. Eles irão pedir para que procurem pelo rancho por outro Herdier que está desaparecido. Se falar novamente com a senhora, ela recupera seus pokémons, economizando o tempo de ter que voltar ao PokéCenter para isso. Explore o local, haverá mais itens e treinadores. Logo verá um bandido com o Herdier. Você descobrirá que ele faz parte da nova Equipe Plasma que está sendo formada. Hugh irá chamar o dono do rancho, enquanto isso, o bandido fugirá. Retorne o Herdier para seu dono. Agora que você salvou o dia, volte para a Floccesy Town.
No seu caminho de volta, você será parado por Alder. Ele irá levá-lo para batalhar contra duas crianças em sua casa, elas possuem Pansage, Pansear ou Panpour, uma usa o tipo mais fraco contra seu inicial e a outra o tipo mais forte. Derrote-as e saia da casa de Alder. Lá fora, você verá um rapaz de óculos que lhe dará um Medal Box, item que serve para guardar as medalhas que você ganhar durante o jogo. Você ganha medalhas por ter feito algumas tarefas ou realizados certas coisas durante o jogo. Você poderá encontrá-lo nos Centros Pokémon, fale sempre com ele, ele lhe entregará medalhas para cada conquista, às vezes você recebe várias de uma vez. Outra coisa que talvez você queira saber é sobre aquela passagem que existe aos fundos da casa de Alder. Você não encontrará nada lá, mas se trouxer um Keldeo para a grande árvore que existe nesse local você poderá ensinar o golpe Secret Sword a ele, que mudará a forma de Keldeo para a Resolute Forme. Enfim, a essa altura já é possível retornar à Aspertia City para sua primeira batalha de ginásio. Quando sair da cidade, Alder aparecerá para você para lhe entregar 5 Oran Berry.

UMA ESCOLA DE TREINADORES BEM BÁSICA
De volta a sua cidade natal, recupere seus pokémons e siga para o ginásio, caso sinta-se preparado e forte o suficiente para enfrentar o líder. O ginásio é uma Escola Pokémon que existe logo à esquerda do PokéCenter. Entre na escola e fale com todos lá dentro. Siga para a entrada do ginásio. Clyde, o guia de ginásio que fica logo na entrada de todos os ginásios, irá lhe entregar um Fresh Water. Fale sempre com Clyde ao entrar nos ginásios para receber esse brinde. Em seguida você verá Cheren, o líder desse ginásio. Derrote os treinadores do ginásio para poder desafiar Cheren. Este é um ginásio de pokémons normais. Seria interessante dar uma de suas Oran Berries para seu pokémon segurar quando for enfrentar Cheren.
Challenge Mode: os games Black 2 e White 2 possuem um novo recurso. Você deve ter percebido que na tela inicial, onde existem as opções de Continue, New Game, etc. existe uma nova opção chamada Unova Link. Essa opção possui 3 recursos, um deles é o Key System. No decorrer do jogo é possível destrancar algumas keys para serem utilizadas. Uma delas é a dificuldade do jogo. Em White 2 é possível destrancar o Easy Mode, que deixa o lv. dos pokémons dos treinadores mais baixo. Em Black 2 é possível destrancar o Challenge Mode, que deixa os adversários em lv. mais altos. No entanto, essas keys só podem ser destrancadas após vencer a Elite 4. Porém elas podem ser transferidas entre jogadores via IR, permitindo que outros tenham acesso a esse recurso mais cedo no jogo. Sendo assim, como o Challenge Mode impacta na equipe dos líderes de ginásio e membros da elite 4, estarei informando a equipe do Challenge Mode juntamente à equipe normal, para ajudar àqueles que já tenham obtido esse recurso com algum amigo.
Cheren usa:
Patrat lv.11
Lillipup lv.13
Challenge Mode:
Patrat lv.12
Pidove lv.12
Lillipup lv.14
Você não terá vantagem com golpes do tipo lutador a menos que tenha evoluído Tepig ou possuir um Riolu no lv.15. Apenas procure usar seus melhores golpes contra Cheren.
Após ter conseguido sua primeira insígnia, saia do ginásio e receba um TM de Bianca. Cheren sairá também e terá um momento com Bianca, sua amiga de infância. Troque telefone com eles. Vocês receberão uma ligação da profª Juniper. Hugh chegará em seguida para desafiar Cheren no ginásio. Receba o C-Gear da Bianca. Agora você já pode fazer trocas com amigos. Finalmente, recupere seus pokémons e siga jornada. Volte para Floccesy. No caminho você será parado por Bianca mais uma vez, que fará um upgrade na sua pokédex, habilitando a Habitat List. Siga pela direita, passando por aquele treinador que antes barrava sua passagem.

Aqui teremos mais itens e treinadores. Você verá um gramado escuro logo adiante. Cheren e Hugh virão e você aprenderá que nele aparecem pokémons um pouco mais fortes que os demais pokémons da rota, e que também há chances de que você encontre dois pokémons ao mesmo tempo, tendo que enfrentá-los numa batalha em dupla. Adicionalmente, agora que você possui uma insígnia, alguns matinhos poderão chacoalhar de vez em quando. Isso significa que ele esconde um pokémon. Basta andar sobre o matinho que se mexe e o pokémon aparecerá. Geralmente costumam aparecer Audinos, que dão uma boa exp. após as batalhas. Receba algumas Pecha Berry de Cheren. Neste lado da rota, temos de novidade a possibilidade de achar Venipede pelos matinhos. Com um pouco de sorte, além de Audino, pode aparecer Dunsparce nos matinhos que se mexem por aqui. Depois que explorar a rota, saia pela direita. Receba Great Ball da recepcionista quando passar pela portaria da próxima cidade.
VIRBANK CITY, VIRBANK COMPLEX: UM AMBIENTE TÓXICO COM UMA BANDA DE ROCK
Logo que entrar na cidade, você receberá um breve telefonema de sua mãe. Nada demais. Você verá Roxie, a líder do ginásio desta cidade, discutindo com seu pai, que é o capitão das embarcações da cidade. O capitão quer ser estrela de cinema, ou melhor, do Pokéstar Studios. Enfim, veremos eles mais tarde. Vá restaurar seus pokémons no Centro. Recomendo que dê uma explorada na cidade, fale com todo mundo, revire as latas de lixo, há alguns itens que podemos conseguir por aqui. O careca que fica do lado de fora do ginásio da cidade dá pokébolas diariamente. Quando se sentir satisfeito, saia pelo sul da cidade, em direção ao Virbank Complex.
Nesta área podemos achar Magnemite pelos matinhos, que por ser metálico, é imune ao próximo ginásio, que usa tipos venenosos. Capture-o se tiver interesse. É possível achar também Magby (caso esteja jogando Black2) ou Elekid (se joga White2). Existe uma escadaria que te leva de volta à cidade, você verá um careca que troca uma Great Ball por uma mísera Poké Ball, na certa você vai querer fazer essa troca. Você pode trocar com ele uma vez por dia. Continue explorando por essa área e volte para explorar o complexo para conseguir mais alguns itens. Quando você adentrar o complexo ao sul, estará numa nova área onde Koffing e Growlithe também podem ser encontrados. Fale com um careca logo que entrar. Enfrente todos os treinadores que encontrar por aqui, é um bom treinamento para quem precisa ir ao ginásio. Recolha os itens que encontrar também. À direita do local haverá um cientista. Fale com ele e ele fugirá de você. Você irá persegui-lo por todo o complexo, sempre que o achar, fale com ele e ele fugirá. Quando conseguir pegá-lo pela última vez, você recebe um prêmio pelo bom trabalho. Depois de ter enfrentado todos os treinadores, fale com o careca na entrada do complexo para receber o TM94. Fique à vontade para treinar, não deixe escapar nenhum Audino. Quando se sentir preparado, volte à cidade, restaure seus pokémons e siga para o ginásio.
Retire sua Fresh Water com Clyde e entre no ginásio. Aqui é um clube de rock e está ocorrendo um show no momento. Roxie está cantando com sua banda P-O-K-É-M-O-N - Pokémon! Como a música está muito alta, Roxie não consegue te ouvir. Enfrente o baterista e a guitarrista para que eles parem de tocar e você possa desafiar Roxie. Talvez fosse interessante você equipar seus pokémons com a Pecha Berry que você recebeu de Cheren mais cedo, visto que há chances de você ficar envenenado nessa batalha.
Roxie usa:
Koffing lv.16
Whrilipede lv.18
Challenge Mode:
Koffing lv.17
Grimer lv.17
Whrilipede lv.19
Evite usar pokémons de planta para não ficar em apuros.
ATUANDO NOS CINEMAS E ENFRENTANDO A EQUIPE PLASMA
Quando você descer do palco, alguém da plateia virá dizer que você tem talento para atuar no Pokéstar Studios. Roxie se lembra de seu pai e sai do ginásio. Saia também e recupere seus pokémons se quiser. Saia pelo norte da cidade e verá o Pokéstar Studios. Esse local é como os Pokémon Contest, Pokéathlon e Pokémon Musical das versões anteriores, oferecendo um jeito diferente de batalhas. É um local onde você pode fazer filmes envolvendo pokémons. Conheça aqui o senhor Stu Deeoh, cineasta dono dos estúdios. Quando entrar nos cinema, você encontrará o pai de Roxie, o capitão, que irá mostrar para você um filme que está estreando. Brycen-Man (estrelado por Brycen, o líder do ginásio de gelo nas versões anteriores) versus Riolu-Man (estrelado pelo pai de Roxie). Será tão entediante que a plateia inteira irá dormir.

Em seguida, nos estúdios de filmagem, você deverá protagonizar um filme. Fale com o loiro ao lado da porta. Você poderá escolher entre usar pokémons emprestados ou seus próprios pokémons. Prefira usar pokémons emprestados, pelo menos nesta ocasião. Você terá um Riolu e enfrentará Brycen, que terá um Pawniard e um Vullaby. Use Force Palm em Pawniard, escolha a opção "bring it on"e use Ice Punch em Vullaby. Após gravar essa cena, você poderá sair. Você pode salvar e assistir o seu filme no cinema depois, indo falar para a balconista que você que assistir um filme. Por fim, depois de se divertir, saia do Pokéstar Studios. Siga em direção ao cais que existe à direita de Virbank.
Haverá uma confusão aqui. Você verá Roxie, Hugh e três capangas da Equipe Plasma. Junte-se a Roxie e Hugh e enfrente-os numa batalha. Após derrotá-los, eles irão fugir. Vá atrás deles, saindo pela esquerda da cidade. Antes disso, Roxie irá lhe dar o HM01-Cut. Você pode ensiná-lo a um de seus pokémons e cortar um arbusto que existe no Virbank Complex para alcançar um item. Contudo, volte e saia de Virbank pela esquerda. Quando subir a escadaria, você verá seu rival e logo ao sul uma mulher da Equipe Plasma. Derrote-a e ela fugirá. Retorne ao cais de Virbank. Você verá Roxie fazendo as pazes com o capitão. Entre na casinha e peça para que o capitão leve você e Hugh para um passeio de barco, rumo à próxima cidade!


PASSEANDO PELA GRANDE CASTELIA CITY
Chegando em Castelia City, Hugh irá partir atrás da Equipe Plasma. Logo que entrar na cidade, um arlequim irá te avistar. Calma, ele não quer uma batalha, apenas te dar uma bicicleta! Existem mais 4 arlequins na cidade, você deve encontrar todos eles para conseguir uma Rare Candy. Procure falar com todas as pessoas que estão paradas pela cidade, muitas delas podem lhe entregar itens.
Você está na Main Street, a rua de fora da cidade. Ao sul temos as plataformas das embarcações. Você notará que na primeira da esquerda (Liberty Pier) tem o barco que te leva para a Liberty Garden, não precisa de passagem, porém não tem nada para vermos lá. Existe um cruzeiro chamado Royal Unova, onde podemos achar alguns treinadores para batalharmos. O navio encontra-se na plataforma imediatamente ao sul do Centro Pokémon. Ele aparecerá aqui todos os dias, nos fins de tarde, porém em horários diferentes, dependendo da estação do ano. Na primavera ele fica das 17:00 às 19:59, no verão das 19:00 às 20:59, no outono das 17:00 às 19:59 e no inverno das 16:00 às 18:59. É preciso pagar $1000 para entrar. Após derrotar todos os treinadores do navio, será recompensado com um item, que varia conforme o dia da semana. De segunda, quarta e sexta será um Lava Cookie, de terça é Berry Juice, de quinta será Old Gateau, de sábado RageCandyBar e de domingo uma Rare Candy.


Novamente em Castelia, no prédio do Passerby Analytics HQ temos um dos arlequins. Você pode responder a umas perguntas aqui e ganhar algum prêmio. No prédio da Battle Company temos outro arlequim. Visite todos os andares, tem mais treinadores aqui para batalhar. Não se esqueça de falar com todos, pois tem gente dando itens. Tem uma menina que pergunta qual inicial você começou. Não precisa dizer a verdade, ela dará Miracle Seed se responder Snivy, Charcoal se responder Tepig e Mystic Water se responder Oshawott. À direita da cidade temos a portaria que vai para a Skyarrow Bridge, porém a ponte está bloqueada.
Na primeira rua, à esquerda da cidade (Gym Street), temos o ginásio. Clyde estará bloqueando a entrada. Fale com ele, você descobrirá que o líder não está. Iris irá aparecer, mas logo se irá. Atravessando a rua temos um prédio onde encontramos o Name Rater (para dar nicks aos seus pokémons) e uma menina que oferece massagens (para aumentar a felicidade de seus pokémons). No andar de cima encontramos o Medal Office. Mais um arlequim é encontrado aqui. No próximo andar estará o laboratório de Fennel e Amanita. Fale com elas. Depois disso, podemos sair. Na parte norte da cidade temos o Central Plaza, o local com um chafariz. Por aqui há algumas máquinas de bebidas onde você pode pegar Fresh Water, Soda Pop e Lemonade.
Na segunda rua da cidade (Narrow Street) temos um beco. Ao seguir em frente, você será abordado por um homem de preto e de óculos escuros, que sairá por detrás do latão de lixo. Ele te dará o TM70 - Flash. Logo à direita encontramos um bar (Café Sonata), entre e fale com o tio do balcão e consiga um Moomoo Milk grátis. Se você trouxer Meloetta para este bar, o cara do violão irá ensinar o golpe Relic Song, que serve para alterar a forma de Meloetta. A terceira rua é a Mode Street, onde encontramos a barraca de Casteliacone. Ela funciona todos os dias, exceto nos meses de inverno (winter). Você pode comprar um ou uma dúzia. Esse sorvete cura qualquer problema de status. À direita tem uma galeria de arte. Fale com um rapaz aqui, ele irá perguntar se você tem um pokémon de um determinado tipo, mostre o pokémon do tipo que ele está pedindo e receba uma Berry. Venha aqui todos os dias e mostre o tipo que ele pedir para ter sua Berry diária.
A próxima rua é a Castelia Street, onde se localiza o Game Freak HQ. Apenas visite os prédios que existem nessa rua e fale com todos, teremos itens e batalhas por aqui. De volta à Main Street, se você falou com Clyde na porta do ginásio, Iris estará te esperando próximo ao Centro Pokémon. Recupere seus pokémons se achar necessário e siga Iris para a última plataforma da direita, ao sul da cidade. Esta é a Thumb Pier. Existe uma passagem secreta aqui, siga para lá.
CASTELIA SEWERS - O ESGOTO DA CIDADE É O ESCONDERIJO DOS VILÕES!
Seu rival, Hugh, estará com você nos esgotos para ir atrás da Equipe Plasma. Você fará batalhas em dupla ao lado dele, portanto, aparecerão dois pokémons selvagens por vez. Ele irá restaurar seus pokémons ao término de cada batalha, portanto, não se preocupe. Pelos esgotos podem aparecer pokémons como Rattata (você não se livrou dele nestas versões), Zubat (muito menos dele) e Grimer.
Hugh usa:
inicial evoluído lv.20
Pidove lv.18
Siga para enfrentar uma dupla de plasmáticos. Quando derrotá-los, vão correr como covardes. Burgh, o líder da cidade, aparecerá. Neste momento, receba o HM04-Strength de Hugh. Um loirinho misterioso irá se mostrar por um breve instante e irá embora. Burgh voltará para o ginásio. Agora que está sozinho, pode explorar melhor o esgoto, enfrentando os treinadores e pegando os itens. Existe um treinador que é médico por aqui, é bom lembrar que médicos e enfermeiras restauram seus pokémons quantas vezes quiser, depois que são derrotados numa batalha. Dependendo da estação, o nível da água dos esgotos pode mudar (o esgoto estará seco durante o outono e o inverno). Existe um local aqui com uma escadaria que, quando você subir, estará de volta à Castelia City, ou melhor, num local chamado Castelia Park. Pelos matinhos daqui podem aparecer Cottonee e Buneary (em Black 2), Petilil e Skitty (em White 2) e, procurando bastante, pode aparecer um Eevee! Nos matinhos que chacoalham, com bastante sorte, pode aparecer Lopunny/Delcatty e Whimsicott/Lilligant, dependendo de sua versão. Além de, é claro, Audino, que pode ser bem útil para treinar para a batalha de ginásio que está por vir.
Você deve ter notado que havia uma caverna perto do lugar onde vimos Burgh e a Equipe Plasma. Se passar por ali, terá entrado na Relic Passage. Você não poderá explorar essa caverna por completo ainda, mas tem alguns treinadores aqui que você já pode enfrentar. Pela caverna podem aparecer pokémons como Roggenrola, Woobat, Timburr e, mais raramente, Onix. Eventualmente pode ser que apareça algum montinho de poeira pela caverna, que pode esconder, além de itens, Drilbur, e até mesmo o próprio Onix. Enfim, quando se sentir suficientemente preparado, volte para Castelia para seguirmos para o ginásio.
ESMAGANDO OS INSETOS QUE ESTÃO PELO CAMINHO
Ao entrar no ginásio, lembre-se de retirar sua Fresh Water com Clyde. Este ginásio deixou de ser o favo de mel das versões anteriores. Agora ele está encoberto de teias e casulos. Você deverá ser sugado pelas "portas" que existem nos casulos para se locomover nesse ginásio. Alguns arlequins poderão sair de casulos também. No fim, enfrente Burgh e seus insetos.
Burgh usa:
Swadloon lv.22
Dwebble lv.22
Leavanny lv.24
Challenge Mode:
Dwebble lv.24
Shelmet lv.24
Karrablast lv.24
Leavanny lv.26
Golpes voadores e de fogo são excelentes aqui. Evite o tipo planta.
Saindo do ginásio, vá direto recuperar seus pokémons. Siga para o Central Plaza, o local do chafariz. Você irá encontrar aquele loirinho que vimos nos esgotos. Ele dirá que se chama Colress e irá desafiá-lo numa batalha. Contudo, ele quer fazer isso apenas no deserto. Saia de Castelia pelo norte. Visite os prédios que há nesse último pedaço da cidade, se ainda não o fez, ainda é possível conseguir alguns itens com as pessoas daqui. Quando for sair pela portaria da cidade, Bianca vai aparecer e te dar um Dowsing MCHN, para poder localizar itens escondidos. Ah, existe um arlequim aqui também. Se tiver falado com todos os arlequins da cidade, a Rare Candy é sua. Siga pelo norte e entre no deserto.
TEMPESTADE DE AREIA: DESERT RESORT E O RELIC CASTLE
No deserto, uma tempestade de areia irá ocorrer durante as batalhas. Existem alguns canteiros diferentes de areia no deserto. A areia mais clara, por onde você anda e deixa pegadas, não aparece pokémons. Os pokémons aparecem na areia mais funda, aquela que você anda e deixa um rastro de sombra. Por estas bandas podem surgir Sandile, Darumaka, Scraggy e Trubbish (Black 2)/Minccino (White 2). Lembre-se de usar seu Dowsing MCHN para apanhar itens escondidos. Você pode enfrentar alguns treinadores antes de avistar Colress. Observe que nesta rota temos os Pkmn Breeder, nestas versões esses treinadores aceitam batalhar novamente com você sempre que você sair e reentrar numa rota. Quando você se aproximar de Colress, ele irá espantar vários Crustle que estão bloqueando a passagem e batalhará com você.
Colress usa:
Magnemite lv.21 (lv.23 no Challenge Mode)
Klink lv.23 (lv.25 no Challenge Mode)
Não terá muitos problemas se possuir golpes de fogo. Após a batalha, você ganha uma Protein. Uma coisa importante a saber: essa parte do deserto é diferente de uma versão para a outra. Em Black 2 ela é bem mais urbana, com vários prédios, já em White 2 possui pequenas casinhas do deserto. De qualquer forma, é bom falar com todo mundo nesse lugar, algumas pessoas dão itens. Por aqui também tem uma pessoa que faz uma troca importante no jogo. Cottonee é um pokémon que você encontra apenas na versão Black 2, enquanto Petilil é encontrado apenas na White 2. Caso você possua o pokémon de sua versão, essa menina aceita trocá-lo pelo pokémon de sua versão oposta. Por aqui também há uma garota que irá imitar a voz de um de seus pokémons. Responda corretamente o pokémon que ela imitou para receber um Poké Toy.
É importante procurar os itens que temos no deserto, um deles é o TM28 - Dig. Em uma das casas, teremos uma pessoa que vai recuperar os seus pokémons. É importante observar que temos pokémons especiais no deserto. Em Black 2, todas as quintas-feiras uma Mandibuzz lv.25 aparece no deserto. Em White 2 quem aparece é um Braviary lv.25, porém ele aparece de segunda-feira apenas. Ao norte do deserto temos duas saídas, em ambas você irá passar por baixo de uma ponte onde trafegam caminhões. Na saída da direita temos a Join Avenue, caminho que leva à próxima cidade. Antes de seguir por esse caminho, sugiro visitarmos o Desert Resort. Portanto, escolha seguir pela saída da esquerda.
Após passar por debaixo da ponte e antes de entrar no Desert Resort, existe uma área onde aparecem pela areia Maractus, Sandshrew e Dwebble. Depois de entrar, Sigilyph e Trapinch também ficam disponíveis na areia, sendo este último mais difícil de se achar. Logo na entrada temos uma enfermeira, que irá restaurar seus pokémons sempre que precisar caso derrote-a numa batalha. No deserto temos também alguns Pokémon Ranger te dão berries após as batalhas. Procure passar por cada cantinho do deserto, pois por aqui encontramos alguns itens bastante úteis, use e abuse do Dowsing MCHN. Vá percorrendo o deserto enfrentando os treinadores. Ao norte do deserto você encontrará uma entrada para as ruínas. Este é o Relic Castle, onde podemos encontrar o pokémon fantasma Yamask. Você notará que aqui há algumas porções de areia movediça, é possível andar normalmente sobre elas, mas cuidado para não correr, pois se tentar correr a areia movediça irá te arrastar para o buraco, fazendo você cair no andar de baixo. Em Black/White nós conseguíamos os fósseis aqui, mas nestas versões os fósseis só ficam disponíveis no fim do jogo, visto que ainda não temos acesso à Nacrene City, onde eles são revividos. Ao menos você poderá pegar alguns treinadores e itens aqui dentro.
Nada mais o que fazer, retorne para a parte principal do deserto e agora sim vamos seguir pelo caminho da direita, entrando na Join Avenue! Logo que entrar, você verá o dono dessa avenida, que irá querer que você junte-se a ele para expandi-la. Diga a ele sua frase favorita e o que você diz quando está impressionado. Será perguntado qual é o seu "título", que seria o seu apelido exclusivo da Join Avenue. Agora você faz parte dessa avenida. Por sorte, algumas pessoas estarão de passagem. Corra atrás delas e as convide para ingressar em sua Join Avenue. Você pode fazer com que essas pessoas criem lojinhas, porém possuem estoques limitados de itens. Você também pode recomendar as lojinhas para outros que estiverem passando, ganhando mais popularidade e liberando alguns recursos. Ok, não há muito o que fazer aqui por enquanto, siga em frente para a próxima cidade.
VIAGENS DE METRÔ, ESPORTES, MUSICAIS, VOCÊ SÓ ENCONTRA EM NIMBASA CITY!
Agora que finalmente chegamos, recomendo dar uma passadinha no PokéCenter. Além de recuperar seus pokémons, fale com um senhor aqui para receber 10 Red Shard. Caso queira aproveitar, a lojinha deste Centro vende alguns TMs. Do lado de fora, você deve ter notado a presença de algumas pessoas em frente à entrada do metrô. São os líderes do metrô Ingo e Emmet. Eles estão sendo desafiados por Nate/Rosa (o protagonista de sexo oposto ao seu), porém só aceitam batalhar em 2 contra 2. Então, junte-se a Nate/Rosa e enfrente-os!
Nate/Rosa usa:
inicial evoluído que tem fraqueza ao seu inicial lv.25
pokémon macaco que tem vantagem ao seu inicial lv.18
EmmeteIngo usam:
Gurdurr lv.26Boldore lv.26 (estarão no lv.28 no Challenge Mode)
Vença-os, receba o Vs. Recorder de Nate/Rosa e sua entrada para o metrô estará livre. Os metrôs que existem neste local funcionam da mesma forma que nas versões Black/White originais. Você batalha por BP (Battle Points) que podem ser trocados por itens nas lojinhas daqui de baixo. Na linha marrom do metrô (Brown Line) nos leva até Anville Town, cidade que só pode ser acessada pelo metrô. Em Anville não há muito o que fazer, mas tem um maquinista que lhe dará uma Rare Candy, e outros itens a cada vitória no Battle Subway. Tem uma pessoa que lhe dá um item diferente toda semana. Nos fins de semana costumam aparecer gente nova na cidade que aceita trocar itens com você. Tem uma menina que perdeu seu Pansage, ela lhe dará uma recompensa se encontrá-lo (você terá que achá-lo com um maquinista em Nimbasa City). Se quiser saber mais sobre o Battle Subway, as batalhas nas outras linhas do metrô, tem um mini-guia no fim do detonado.

De volta a Nimbasa, entre nas casas e fale com os moradores. Há uma pessoa que te dá Sun Stone, pedra necessária para evoluir pokémons como Sunkern, Cottonee e Petilil. Existe também uma senhora que lhe dará um Soothe Bell se mostrar um pokémon feliz a ela. Ao norte da cidade, encontramos o Pokémon Musical. Lá dentro, um homem te dará o Prop Case, que serve para por alguns acessórios em seu pokémon. Procure uma menina aqui, ela irá te dar o TM49. Ao lado do Pokémon Musical temos estádios onde são praticados esportes. No campo menor (Small Court) podemos encontrar jogadores de tênis ou basquete, já no campo maior (Big Stadium) podem aparecer jogadores de beisebol, futebol ou futebol americano. Você poderá batalhar com os jogadores de cada estádio, o esporte que estarão jogando dependerá do dia da semana. No campo menor jogam tênis nas segundas, quartas, sextas e domingos, já basquete jogam de terça, quinta e sábado. No campo maior, jogam beisebol de segunda, quinta e domingo, futebol às terças e sextas, e por fim, futebol americano nas quartas e sábados. A cada duas insígnias que você conquistar, os treinadores dos dois estádios estarão usando pokémons diferentes e em levels mais altos, portanto, é interessante voltar aqui mais vezes em sua jornada.
RAIOS PARA TODOS OS LADOS NO PARQUE DE DIVERSÕES
Volte à entrada de Nimbasa City e siga pela direita, passando por baixo de um arco com pentágonos coloridos que piscam. Você acaba de entrar em um parque de diversões. Aqui tem uma roda gigante com um treinador bloqueando a entrada. Ele irá batalhar com você e te convidar para um passeio na roda gigante. É possível voltar todos os dias para a roda gigante para batalhar com um treinador. Em cada estação do ano aparece um treinador diferente para se batalhar aqui e ele pode variar se você estiver jogando como menino ou como menina. Ao sul dessa área encontramos o Dropped Item, é o Xtranceiver perdido de uma pessoa. Ele pertence à Yancy (se você é menino) ou ao Curtis (se você é menina). Curtis/Yancy irá ligar para você periodicamente durante o jogo. Depois de 10 ligações você poderá devolver o item para Curtis/Yancy. Depois de 30 ligações, você poderá andar com ele(a) na roda gigante. Depois de 50 ligações, ele(a) aceita trocar pokémons com você.
Elesa, a líder de ginásio da cidade, abriu um novo ginásio à direita da roda gigante, porém Clyde estará bloqueando a entrada. Vá então ao antigo ginásio, que fica à esquerda da roda gigante. Aqui é a montanha russa. Você terá que derrotar todos os treinadores daqui para liberar o novo ginásio de Elesa. Existem alguns botões coloridos no chão que você deve pisar para mudar a direção dos trilhos por onde percorrem os carrinhos da montanha russa. Tome cuidado pois alguns treinadores irão sair dos carrinhos quando você for embarcar neles. Quando tiver passado por todos eles, poderemos ir ao novo ginásio. Pegue uma Fresh Water com Clyde e... siga pela passarela. Sim, aqui é o local onde ocorrem desfiles de moda. Teremos algumas modelos treinadoras para enfrentar. Quando chegar no palco principal, Elesa aparecerá. Algumas imagens dela surgirão no telão. Depois dessa apresentação, poderá desafiá-la.
Elesa usa:
Emolga lv.28
Flaaffy lv.28
Zebstrika lv.30
Challenge Mode:
Emolga lv.30
Flaaffy lv.30
Joltik lv.30
Zebstrika lv.32
Como Emolga é parte tipo voador, golpes terrestres não irão afetá-lo. Nele, prefira golpes tipo pedra, ou gelo, caso possua. Tome cuidado ao usar golpes físicos, pois poderá ficar paralisado. Evite por em campo voadores e aquáticos.
Siga para o Centro Pokémon para curar seus pokémons. Ao norte da cidade, veremos Hugh dando uma dura em alguns capangas da Equipe Plasma. Você terá que ajudar Hugh e derrotar dois capangas em duas batalhas consecutivas. Após a batalha, Hugh contará que a Equipe Plasma roubou o Purrloin de sua irmãzinha há dois anos e não pode fazer nada para impedir (por isso que ele anda sendo mais "caçador de plasmáticos" do que sendo seu rival). Ele estará perseguindo a Equipe Plasma em quase todas as ocasiões. Enfim, vamos em frente.
LOSTLORN FOREST - AO ENCONTRO DA FLORESTA PERDIDA
Para continuarmos nossa jornada, o caminho que devemos tomar é o da esquerda. Porém existe um lugar que ainda não exploramos. Siga pela direita e saia pela rota 16. Há alguns treinadores aqui que você pode batalhar e itens a recolher. A passagem que temos mais à direita está interditada, então siga pelos matinhos ao norte. Neles, podemos achar Minccino, Liepard, Gothita (em Black 2 apenas) e Solosis (em White 2). Nos matinhos que se sacodem, poderão aparecer Emolga e Cinccino, se procurar bem. Você irá notar uma pedra gigante por aqui fechando uma passagem. Se ainda não o fez, ensine a técnica do HM Strength para um de seus pokémons. Você será capaz de empurrar essas grandes pedras com essa técnica. Ao norte do local existe a Lostnorn Forest. Por aqui podemos encontrar mais alguns itens. Pelos matinhos, temos Swadloon, Conbee, Roselia, Heracross (só em Black 2) e Pinsir (só em White 2), já nos matinhos que se sacodem possui opções bem diversificadas, como Vespiquen, Roserade, Leavanny, Pansage, Pansear, Panpour, Emolga, Whimsicot (Black 2) e Lilligant (White 2), e claro, Audino.
Encontre o carinha da mochila ao norte da floresta, ele contará um pouco sobre Zoroark e você receberá o TM 95. Quando ele virar as costas, um Zoroark que estava invisível vai correr atrás dele. Nada com que você tenha que se preocupar. Se você seguir pela direita, ao norte da floresta, notará que tem um par de árvores com uma sombra entre elas. Tente interagir com essas árvores, essa é uma passagem secreta. Aqui há uma Hidden Grotto. Esses lugares estão espalhados por Unova, são esconderijos onde é possível encontrar itens, itens escondidos (via Dowsing MCHN) e pokémons com uma Hidden Ability (uma Ability que não pode ser encontrada normalmente com o tal pokémon). Geralmente o pokémon que aparece na Hidden Grotto é comum de ser encontrado nos arredores, porém vale a pena a captura devido à sua Hidden Ability. A cada 256 passos dados, há chances de uma Hidden Grotto "resetar" para disponibilizar um novo item ou pokémon. Portanto, sempre que localizar um desses locais, volte periodicamente para saber se não há algo novo. Enfim, após descobrir o que tem nessa Hidden Grotto e explorar a Lostlorn Forest, volte para Nimbasa, recupere seus pokémons e finalmente vamos sair da cidade pela esquerda.
UMA BATALHA EM TRIO NO CAMINHO DA DRIFTVEIL DRAWBRIDGE
Quando passar pela portaria da cidade, Bianca irá te parar para lhe entregar o HM02-Fly! Wohoo! Agora podemos voar para qualquer cidade já visitada. Em seguida ela irá lhe contar um pouco sobre as Hidden Grotto e apontará a localização de uma que existe logo aqui perto. Lá dentro encontrará um Minccino. Do lado de fora, podemos recolher alguns itens e batalhar com alguns treinadores. Nesta rota existe um trailer onde uma mulher compra itens de alimentos, como berries, bebidas, cogumelos, entre outros. Ela compra também Casteliacone, aquele sorvete que você pode comprar baratinho em dúzias diariamente em Castelia City. Ela paga muito bem por esses sorvetes, é uma boa forma de conseguir dinheiro.

Mais à frente na rota temos um tumulto em torno de um motoqueiro que está bloqueando a passagem. Com sua 4ª insígnia conquistada, é possível enfrentar esse motoqueiro. Ele é Charles e te desafiará numa batalha 3×3. Em Black 2 será uma batalha rotacional, e em White 2, uma batalha em trio. Basta derrotá-lo e ele correrá para a ponte, fazendo a multidão se dispersar. Neste momento já é possível atravessar a ponte levadiça! Enquanto estiver atravessando a ponte, é comum aparecer algumas sombras no chão, indicando que há um item ou um pokémon ali. Geralmente os itens são penas que servem para aumentar algum stat de seu pokémon. Já o pokémon que aparece nessas sombras é Ducklett.
Assim que atravessar a ponte, você irá avistar um membro da Equipe Plasma discutindo com um ex-membro. Falo da antiga Equipe Plasma, que tinha o objetivo de libertar os pokémons. Os novos vilões atuam como bandidos mesmo. Adivinha quem irá aparecer nesse momento? Hugh, o seu maior rival agente caçador de membros da Equipe Plasma. Ele vai dar um chega pra lá no bandido e o ex-membro poderá ir em paz. Vá restaurar seus pokémons no Pokémon Center (aproveite que vai pra lá e consiga Luxury Ball com uma pessoa no andar de cima), se quiser, na lojinha deste Centro vendem Dusk Balls.
DRIFTVEIL CITY, O LUGAR ONDE TREMORES VÃO ACONTECER!
Explore bem a cidade. Existe um lugar onde um Move Tutor ensina alguns golpes interessantes em troca de Red Shards. Numa casa uma pessoa te dará uma Shell Bell caso você já tenha visto 70 pokémons diferentes pelo jogo. Em outra casa temos uma pessoa que pergunta por um golpe (cada dia ela pergunta um golpe diferente), mostre um pokémon com o golpe que ela pedir e receba Heart Scale (geralmente o golpe que ela pergunta é um TM que você possui, basta ensinar o golpe que ela pedir a um de seus pokémons, caso não tenha feito). Nas construções com mais de um andar, fale com todos, alguns entregaram alguns itens.
Na parte esquerda da cidade verá uma área encoberta com um pavilhão (Driftveil Market), aparentemente é um tipo de feira, onde são vendidos itens diversos, como ervas, por exemplo. É possível entrar nesse lugar pelo norte e pelos lados também, dependendo do lugar onde você entrar pode ter acesso a um item. Você verá Charles novamente do lado de fora dessa venda, logo à esquerda. Ele irá te desafiar desta vez numa batalha em trio (em Black 2)/batalha rotacional (em White 2). Ao sul da cidade não temos mais o velho Cold Storage, porém temos o Pokémon World Tournament, mas ainda não poderemos participar sem conquistar a insígnia desta cidade. No momento o ginásio está bloqueado. Aproveite esse momento e deixe um lugar vago em sua equipe. Ao norte da cidade temos a saída para a próxima rota (à esquerda), que iremos explorar após passarmos essa cidade. Existe uma pessoa bloqueando um túnel que está em construção ao norte. Siga pela direita e verá um daqueles membros da Equipe Plasma original, ao lado de Rood, um dos 7 sábios. Rood vai querer testar suas habilidades e batalhará com você.
Rood usa:
Herdier lv.27
Swoobat lv.27
Após a batalha, Hugh irá aparecer (o que esperava?). Rood irá falar um pouco sobre a Equipe Plasma, Hugh ficará cheio disso e partirá para o ginásio. O mais importante é que você poderá receber um Zorua, caso tenha um lugar vago na equipe. Ele é o Zorua que N brincava quando era criança e está no lv.25.
Finalmente, poderá ir ao ginásio. Pegue sua Fresh Water com Clyde e siga para a plataforma. O mecanismo desse ginásio mudou um pouco. Agora, em vez de plataformas atuando como elevadores, foram implantadas esteiras rolantes, que devem ser utilizadas para percorrer pelo ginásio. O ginásio é escuro, você terá que ir passando pelas plataformas para identificá-las. Algumas plataformas podem se levantar para lhe dar uma visão melhor dos arredores. Vá percorrendo esse labirinto até chegar em Clay, o líder do ginásio.
Clay usa:
Krokorok lv.31
Sandslash lv.31
Excadrill lv.33
Challenge Mode:
Krokorok lv.34
Sandslash lv.34
Onix lv.34
Excadrill lv.36
Golpes de água, gelo e planta irão facilitar sua vida nesse ginásio. Após obter sua insígnia, Clay sairá com você do ginásio. Ele te convidará, juntamente com seu rival, a participar do torneio mundial pokémon. O que está esperando? Vá curar os seus pokémons e siga para o sul de Driftveil.
POKÉMON WORLD TOURNAMENT - A HORA DE CONQUISTAR O MUNDO CHEGOU!
O Pokémon World Tournamente, ou simplesmente PWT, é um local onde treinadores do mundo inteiro vêm para batalhar. Ao entrar, veremos algumas tendas. Encontramos aqui o Move Reminder, o Move Deleter, o Move Relearner, o Move Maniac, o Move Tutor, o Move Remember e o Move-se logo pra fora daqui! Haha... são os rapazes responsáveis por relembrar golpes antigos de seus pokémons (em troca de Heart Scale), deletar golpes de seus pokémons (mesmo que seja HM), ensinar os golpes Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon e Grass Pledge, Fire Pledge e Water Pledge para os iniciais de qualquer geração.
Encontre Clay e Hugh por aqui. Você verá que Cheren está aqui e também irá se inscrever no torneio. É isso que você vai fazer agora. Para participar do PWT você deve selecionar 3 de seus pokémons. Você não poderá usar itens durante as batalhas, mas pode dar alguns para seus pokémons segurarem. Não poderá trocar de pokémon imediatamente quando derrotar um dos pokémons do adversário. O funcionamento é bem similar ao Battle Subway, tanto é que você recebe BPs como recompensa. A diferença é que as batalhas acontecem num torneio mata-mata de 8 participantes. Você vence um treinador e vai para a semi-final, vence outro e vai para a final, vence o último e ganha o torneio. Os participantes do torneio atual usarão pokémons todos no lv.25. Você verá nas chaves dos combates que entre os participantes estarão Hugh, Cheren e... Colress! E não é só isso, você pegará o seu rival logo no primeiro combate. Finalmente uma luta contra ele! Vocês subirão no ringue e a plateia irá vibrar. O time dele dependerá do inicial que você escolheu.
127Hugh usa:
inicial evoluído que tem vantagem ao seu inicial lv.25
pokémon macaco evoluído que tem fraqueza ao seu inicial lv.25
Tranquil lv.25
Passando pelo seu rival, você verá que Cheren e Colress também passaram para as semi-finais. Coincidentemente, você pegará Cheren na próxima rodada!
Cheren usa:
Stoutland lv.25
Watchog lv.25
Cinccino lv.25
Vencendo Cheren, você verá que Colress ganhou a batalha do outro lado e será o seu adversário na final.
Colress usa:
Magneton lv.25
Elgyem lv.25
Klink lv.25
Assim que você vencer o torneio estará livre para sair. Receba 1 BP pela tal façanha. Junte-se a Clay, Hugh e Cheren novamente. Roxie aparecerá aqui rapidamente para dizer que um dia participará do torneio também. Ao sair do PWT, um membro da Equipe Plasma passará correndo diante de vocês. Nem preciso dizer qual será a reação de Hugh... Colress sairá e tentará detê-lo, mas Hugh não perderá tempo. Cheren irá segui-los, e é isso que fará também. Siga pelo sul.
PLASMA FRIGATE: ENCARANDO OS VILÕES NUM NAVIO MISTERIOSO
Suba a bordo do navio. Ao entrar, vai parecer que está vazio e abandonado. No entanto, você, Cheren e Hugh serão cercados por vários soldados da Equipe Plasma. É hora de algumas batalhas contra os bandidos. Derrote os dois membros que irão te cercar. Em seguida, junte-se a Cheren e ajude-o a derrotar mais alguns numa batalha em dupla. Faça o mesmo com Hugh na sequência.
Cheren usa:
Stoutland lv.33
Watchog lv.31
Cinccino lv.31
Hugh usa:
inicial evoluído que tem vantagem ao seu inicial lv.33
pokémon macaco evoluído que tem fraqueza ao seu inicial lv.31
Tranquil lv.31
Assim que tiver esmagado os plasmáticos com a ajuda de Cheren e Hugh, um dos antigos 7 sábios irá surgir diante de vocês. Ele é Zinzolin! Cheren lembrará dele quando o encontrou no Cold Storage dois anos atrás. O vilão irá se ver em problemas e invocará a Shadow Triad. Vocês três serão abduzidos para fora do navio pelos três ninjas e quando se derem por conta, o navio não estará mais lá. Após passar pelo Plasma Frigate, você poderá voltar ao PWT caso queira, para batalhar em diferentes estilos de batalha. Saiba mais sobre no guia do PWT no fim do detonado. Por agora, podemos explorar uma caverna que existe saindo à esquerda do PWT.
RUMO ÀS RUÍNAS - RELIC PASSAGE
Recomendo que antes de prosseguir, retorne ao Centro Pokémon para recuperar seus pokémons e se estocar com algumas pokébolas, de preferência Dusk Balls. Traga algum pokémon com Strength também. Essa caverna é a Relic Passage, já estivemos nela quando estávamos no Castelia Sewers, agora podemos explorá-la por completo. Esse túnel liga as cidades Driftveil e Castelia, passando pelo Relic Castle, as ruínas do deserto. Alguns Boldore e Gurdurr aparecem por esta parte da caverna. Teremos alguns treinadores pelo caminho. Explore a caverna. Na segunda área poderemos encontrar alguns Raticate também. Ao norte teremos uma passagem que leva às ruínas do Relic Castle.
Entrando nas ruínas, passando por duas salas à direita e uma ao norte entramos na catacumba de Volcarona. O pokémon estará no lv.35, caso queira capturá-lo. Se você quiser derrotá-lo, poderá voltar aqui após vencer a elite 4 e capturar Volcarona no lv.65. Existe um caminho  na Relic Passage onde sairemos novamente no Castelia Sewers. Porém, para seguirmos jornada, devemos retornar à Driftveil e sair da cidade pela esquerda, indo para a próxima rota. Antes de sair, deixe um espaço vago na equipe, iremos receber um pokémon logo mais.
SURFANDO POR TODO O CONTINENTE
Mais treinadores, itens... mas espere, alguns desses itens são pokémons na verdade. Foongus para ser mais específico. Falando em pokémons, por aqui podemos achar, além de Foongus, Deerling, Shelmet, Karrablast e Marill. Nos matinhos que se mexem, com um pouco de sorte podemos achar Azumarill, Castform e Unfezant. Fique atento, pois encontramos uma Hidden Grotto por aqui. Em um determinado ponto da rota, você encontrará Cheren. Receba dele o HM03-Surf! Finalmente podemos nadar. Dentro do centro de pesquisas onde você recebe o HM de Cheren, um dos pesquisadores irá lhe dar um Deerling de presente, caso possua um lugar vago na equipe.

Continue andando pela rota e um COBALION irá pular bem na sua frente! Não pense que tirou a sorte grande, o lendário pokémon logo fugirá. Rood e um ancião irão aparecer para falar um pouco do lendário. Ainda nesta rota, verá uma casa de telhado vermelho onde você pode ir para restaurar seus pokémons. Uma menina nesta casa te dá Shiny Stone, para evoluir seu Roselia e Minccino. Logo ao norte temos a entrada da Chargestone Cave, mas antes de explorá-la, agora que temos surf, podemos voltar a alguns lugares para acessar lugares onde não podíamos por não termos o surf. Ensine essa técnica a um de seus pokémons.
- Use Fly até Aspertia City e logo à direita surfe na água. Encontrará o TM53. Ao nadar, pode aparecer Basculin. Às vezes a água pode borbulhar, se passar por cima da água borbulhante encontrará o Basculin da versão oposta a sua.
- Saia de Aspertia City pelo norte e surfe ao norte desta rota. É possível achar alguns itens aqui, entre eles, Water Stone.
- Voe para Floccesy Town e saia pela direita. Podemos surfar por aqui e alcançar alguns itens. Alguns, apenas no outono, quando as folhas taparem o buraco que te impede de alcançá-los. Alguns treinadores podem surgir no meio dessas folhas também.
- Suba para o Floccesy Ranch, tem lugar para surfar lá também. Você irá alcançar uma Hidden Grotto.
- Em Virbank City, usando surf, poderemos alcançar uma Rare Candy. Pela água poderá aparecer Frillish, além de Alomomola na água borbulhante.
- Siga para o esgoto de Castelia (Castelia Sewers) e use surf nas águas do esgoto (nos meses de primavera e verão, pois no outono e inverno o nível da água estará seco). Pelas águas poderão surgir Grimer. Você pode conseguir mais alguns itens, além de alguns treinadores.
- Voe para Nimbasa e faça seu caminho até a Lostlorn Forest. Não podemos explorar tudo ainda devido a cachoeira, mas pelo menos podemos achar Buizel pelas águas.
- Volte ao PWT e entre na Relic Passage. Agora podemos atravessar o laguinho que havia por aqui e achar um item.
EXPLORANDO AS PROFUNDEZAS DAS MISTRALTON CAVE E CHARGESTONE CAVE
Depois de sair nadando pelo mundo, retorne para o lugar onde Cheren nos deu o HM Surf. Aproveite para surfar nas águas daqui e recolher alguns itens. Sabemos que ao norte temos a entrada da Chargestone Cave, mas... indo pela direita, surfando por esse lado chegaremos a uma outra caverna, bem ao lado de outra Hidden Grotto. Essa caverna é a Mistralton Cave. Ela é escura, será necessário a técnica Flash caso queira iluminá-la. É o TM70, que você recebeu naquele beco de Castelia City. Precisaremos da técnica Strength lá dentro também, portanto, só entre quando estiver pronto. Por esta caverna podem aparecer alguns Aron e Axew, caso esteja interessado em capturá-los. Vá enfrentando os treinadores, pegando os itens e empurrando as pedras para os buracos. Após subir alguns andares, você verá o ancião que estava com Rood quando avistamos Cobalion. O lendário ficava nesta caverna nas versões originais de Black/White, porém no momento ele saiu! Hihi, não se preocupe, teremos chances de pegá-lo mais tarde. Certifique-se de ter explorado toda a caverna, pois é aqui que encontramos o TM 80 - Rock Slide, muito útil contra nossa próxima batalha de ginásio.
De volta ao lado de fora, vamos para o norte da rota e finalmente explorar a Chargestone Cave. Por aqui podemos encontrar pokémons como Joltik, Nosepass, Klink, Ferroseed e, se procurar bem, Tynamo. Logo que entrar você encontrará Bianca, que irá lhe explicar sobre esta caverna elétrica. Para mover os cristais azuis do caminho, você deve empurrá-los em direção a algumas grandes pedras de cor azul, elas emanam uma energia elétrica que atrai esses cristais. Se empurrar para qualquer outra direção, eles não sairão do lugar. Vá abrindo caminho pela caverna, enfrentando treinadores e recolhendo itens (a Thunderstone é encontrada nessa caverna). Por aqui temos um médico para curar seus pokémons após a batalha. Temos também pessoas que te desafiam em uma batalha em trio e em uma batalha rotacional. Encontramos também dois carinhas que ficam um do lado do outro, os Nugget Brothers. Fale com eles para conseguir Nugget e Big Nugget. Quando terminar de explorar toda a caverna, saia e vamos para a próxima cidade.
MISTRALTON CITY: O CAMINHO PARA A CELESTIAL TOWER
Assim que chegar, vá curar seus pokémons no Centro. Ao norte da cidade, encontramos a profª Juniper, pela primeira vez em pessoa. Ela irá presentea-lo com uma Master Ball, uma pokébola que tem 100% de chances de capturar. Skyla, a líder da cidade, irá aparecer. Ela irá recomendar para que siga a profª Juniper para a Celestial Tower para treinar. Na casa vizinha ao PokéCenter temos uma garota que te dá um HP Up caso tenha obtido pelo menos uma certa quantidade de TMs. Se quiser, explore um pouco o aeroporto que tem à esquerda da cidade, é possível achar alguns itens lá usando o Dowsing MCHN.
Saia de Mistralton pelo norte. Você acaba de entrar numa rota onde tem gramado alto, nesse matinho não dá para passar se estiver montado em sua bicicleta. Há uma pista estreita aqui, mas também não é possível andar de bike sobre ela, você terá de andar a pé sobre essa pista estreita se quiser evitar passar pelos matinhos. Tome cuidado para não perder o equilíbrio quando estiver andando sobre elas, como são muito estreitas, você pode acabar caindo no matinho. Entre os treinadores que encontramos nessa rota, estará um que te desafiará numa batalha rotacional e outro numa batalha em trio. Nos matinhos pode aparecer Zebstraika e, procurando bastante, Seviper e Zangoose. Nos meses de inverno Cubchoo também dá as caras por aqui. Existe uma Hidden Grotto próxima a uma casa dessa rota. Entre os itens que encontraremos aqui, temos a Leaf Stone. Prossiga seguindo para o norte e encontrará a Celestial Tower. Se quiser, um pouco antes tem um caminho que segue pela direita onde encontramos uma casa onde uma senhora pode curar seus pokémons. Explore a área à direita dessa casa. Ao norte temos a Twist Mountain, porém ela está sendo bloqueada por Marshal, da elite 4, e você não poderá visitá-la até vencer a elite 4. Muito bem. Retorne à casinha, é bom curar seus pokémons antes de entrar na torre. Vamos para lá agora.
Pela torre, você verá várias lápides que foram construídas em memória a pokémons que faleceram. Você verá a profª Juniper logo que entrar. Fale com ela e um receba um Lucky Egg, item que aumenta em 50% a experiência ganha numa batalha, ótima para seu pokémon segurar enquanto estiver treinando. Enquanto anda pela torre, poderão aparecer Litwick, Elgyem e Golbat. Vá subindo a torre, enfrentando o pessoal que estiver no caminho e recolhendo os itens. Em um dos andares haverá uma enfermeira que cura seus pokémons após a batalha. No topo da torre temos um sino. Toque-o e seja feliz! Quando estiver satisfeito, voltemos para Mistralton e vamos para o ginásio!
VAMOS VOAR! TEM UM JATO A NOSSA ESPERA...
Logo que entrar no ginásio, Clyde irá trombar com você. Receba a Fresh Water dele. O ginásio é um túnel de vento. Existem algumas hélices girando ao fundo que, quando aumentam a velocidade, liberam uma ventania capaz de te arrastar para o fundo do ginásio. Existem algumas paredes que você pode usar para evitar de ser arrastado pelo vento. Recomendo que percorra o ginásio correndo, ou senão ficará dando muitas voltas. Enfrente os treinadores e siga até encontrar Skyla.
Skyla usa:
Swoobat lv.37
Skarmory lv.37
Swanna lv.39
Challenge Mode:
Swoobat lv.40
Skarmory lv.40
Sigilyph lv.40
Swanna lv.42
Golpes elétricos, de pedra e de gelo são bem-vindos. Evite tipos lutadores, de planta e insetos, pois poderão sofrer um pouco aqui.
Assim que sair do ginásio, Skyla virá e Juniper também. Você descobrirá que Juniper precisa ir até Opelucid City e para isso, é necessário pegar um avião. Vá restaurar seus pokémons. Entre na casa acima do PokéCenter e fale com o garoto de boné, ele dirá que guardou um tesouro na parte de baixo da pista de aviões, se você for para lá encontrará o TM40. Siga para a base do aeroporto e encontre Skyla lá. Diga que quer andar de avião e Bianca aparecerá. Ela dirá que precisa explorar a Reversal Mountain e decide ir com vocês! Pela primeira vez nos games de pokémon vamos cruzar o continente num avião.




LENTIMAS TOWN, REVERSAL MOUNTAIN, QUE SURPRESAS NOS AGUARDAM?
Ao aterrissar, Juniper dirá que está investigando a Equipe Plasma, enquanto Bianca irá para a Reversal Mountain. Explore os arredores. Você pode obter uma Fire Stone logo acima. Na primeira casa temos um Move Tutor que ensina alguns golpes interessantes em troca de Blue Shards. Se precisa de mais Shards, a dica é estocar-se com uns 30-50 Super Repels e ir em nuvens de poeira na Relic Passage, pois lá é possível encontrar Shards mais facilmente. Na casa de baixo conseguimos o TM 57. No PokéCenter, Spell Tag. Prossiga, saindo pela direita da cidade.
Do lado de fora da montanha temos novidades nos matinhos. Podemos achar Skorupi, Trapinch, Drifblim, com um pouco de sorte Skarmory. Spoink e Grumpig aparecem só em Black 2, Numel e Camerupt só em White 2. Nos matinhos de batalhas em dupla, com um pouco de sorte, aparece Vibrava também. Derrote os treinadores que achar pelo caminho e apanhe os itens. Em nosso caminho vamos ver a Strange House. É a casa mal-assombrada destas versões, logo, não se assuste se perceber alguns fenômenos paranormais (haverá vários deles). Como novidade, podemos achar Banette. Procure por treinadores e itens (tem uma Dusk Stone na Stange House). Quando se sentir satisfeito, saia e siga para a caverna da Reversal Mountain.
A aparência dessa caverna é diferente dependendo da versão que estiver jogando. Em Black 2 você verá bastante água e em White 2, lava. Quando entrar, Bianca dirá que vai explorar a caverna ao seu lado. Isso significa que teremos algumas batalhas em dupla com selvagens. Ela vai recuperar seus pokémons após cada batalha.
Bianca usa:
Musharna lv.40
Mienfoo lv.38
Stoutland lv.38
Se houver alguma batalha em dupla contra treinadores, Bianca participará das batalhas. Nas batalhas individuais, em trio e rotacionais, você terá que se virar sem ela. Vá pegando os itens pelo caminho. Aqui dentro haverá uma pequena gruta que Bianca demonstrará ter algum interesse. Enfim, atravesse a caverna e na saída estará em Undella Town.
UNDELLA TOWN E UNDELLA BAY - UMA PRAIA LOGO ADIANTE
Aqui você verá a entrada do Marine Tube, porém ainda não podemos acessá-lo, está interditado por um faxineiro. Siga para a esquerda da cidade e vá curar seus pokémons no Centro Pokémon. Há uma pessoa lá que te dá um Prism Scale. Enfim, tente sair da cidade pelo norte e seu rival aparecerá. Nada de Equipe Plasma, dessa vez é uma batalha pokémon de verdade!
127Hugh usa:
Unfezant lv.39 (lv.43 no Challenge Mode)
pokémon macaco evoluído que tem fraqueza ao seu inicial lv.39 (lv.43 no Challenge Mode)
inicial totalmente evoluído que tem vantagem ao seu inicial lv.41 (lv.45 no Challenge Mode)
Ok. Não vamos sair pelo norte da cidade. Por ora, recomendo usar seu Dowsing MCHN, existem vários itens escondidos pela areia. Surfando por essa área podem aparecer alguns Staryu. Seguindo pela direita, estará no Undella Bay, onde também aparece Mantyke, além de Remoraid, mais raramente. Em meses de inverno, Spheal pode ser encontrado. Nas águas borbulhantes, temos Jellicent e Wailmer, além de Mantine e Wailord, mais raramente, e Sealeo e Walrein, no inverno. Se vier aqui numa segunda-feira, caso jogue Black 2, ou numa quinta-feira, caso jogue White 2, você verá um Jellicent flutuando na água. Será macho em Black 2 e fêmea em White 2. Você pode aproveitar que está aqui e enfrentar os treinadores que estão nadando. Haverá uma entrada para a Seaside Cave, porém está interditada por alguns Roggenrola. No entanto, nesse pequeno pedaço de terra da caverna onde você pode pisar, podemos achar Golduck e Seel (Obs.: pokémons como Wailmer e Seel podem aprender o golpe Dive por conta própria, como o HM Dive só é obtido depois da elite 4, é bom capturá-los, caso tenha interesse de explorar as Abyssal Ruins agora. Lá encontramos itens que podemos vender por um valor bem alto. Há mais detalhes sobre essas ruínas no fim do detonado).
À PROCURA DE UMA LENDA
Neste momento, temos duas opções: Seguir pelo norte de Undella ou pelo sul. Vamos primeiro pelo sul. Esta é a rota 14, onde podemos encontrar os seguintes pokémons: Golduck, Swablu, Mienfoo, Absol e, procurando bem, Altaria. Esta área é boa mesmo para treinarmos. Teremos alguns treinadores pelo caminho, uma batalha em trio e outra rotacional (as batalhas 3×3 aparecem com mais frequência nesses games), certos itens para encontrar. Existe algumas cachoeiras aqui, logo, não podemos explorar o local por completo. Ao sul temos a portaria da Black City ou White Forest, conforme sua versão. Você não terá acesso a esse lugar ainda. Nada mais a fazer, retorne para Undella e agora sim saia pelo norte. Se possível, leve pokémons com as técnicas Cut e Strength, apenas para facilitar sua locomoção.
Os pokémons novos dessa rota são Tangela, Pelliper, Solrock e Lunatone. Fale com todos que encontrar, aqui estarão mais treinadores e itens, batalhas em trio e rotacionais, uma Hidden Grotto e... o lendário pokémon Cobalion! Ele estará sentado te esperando no fim da rota. Salve o jogo antes de enfrentá-lo, caso não consiga capturá-lo, poderá voltar de onde salvou.
Cobalion estará no lv.45, boa sorte para capturá-lo!
Se você quiser derrotá-lo, poderá voltar aqui após vencer a elite 4 e capturá-lo no lv.65. Um lembrete: o próximo líder de ginásio usará pokémons em levels bem mais altos se comparados ao ginásio anterior, tenha certeza de que está batalhando com todos que encontrar, pois precisará treinar bastante.
UM DIA AGITADO EM LACUNOSA TOWN
Após passar por Cobalion, estaremos numa nova cidade. Assim que entrar, verá Bianca e a profª Juniper. Vocês irão aprender sobre a lenda da Lacunosa Town e do Giant Chasm na casa de uma anciã do vilarejo. Ao saírem, Juniper irá falar um pouco sobre Reshiram/Zekrom e a Light/Dark Stone (depende de sua versão) e irá embora. Depois desse bate-papo, explore a cidade. Você conseguirá alguns itens com as pessoas daqui. Saindo pela esquerda do PokéCenter teremos mais uma dose de Hugh e Equipe Plasma. Desta vez, Zinzolin irá juntar-se a um membro comum para enfrentar você e seu rival numa batalha.

Hugh usa:
inicial totalmente evoluído que tem vantagem ao seu inicial lv.43
pokémon macaco evoluído que tem fraqueza ao seu inicial lv.41
Unfezant lv.41
Zinzolin usa:
Cryogonal lv.42 (lv.46 no Challenge Mode)
Sneasel lv.44 (lv.48 no Challenge Mode)
Plama Grunt usa:
Golbat lv.39 (lv.43 no Challenge Mode)
Garbodor lv.39 (lv.43 no Challenge Mode)
Após a batalha, os bandidos irão fugir, e Hugh seguirá atrás deles. Sua passagem para a próxima rota estará livre. Saia de Lacunosa pela esquerda. Você estará numa área com alguns treinadores para batalhar e mais alguns itens. Não há nenhum pokémon diferente do que já vimos pelos matinhos, apenas explore a rota e continue sua jornada.
MAIS SUPRESAS ATRAVÉS DA VILLAGE BRIDGE
A Village Bridge possui um vilarejo. Na primeira casa que avistar existe uma mulher com um Gothorita que irá curar seus pokémons. Fale com todos por aqui, pelos itens e pelas batalhas... Existem alguns músicos que, caso fale com eles, mudarão a música de fundo. Você vai ver também algumas quadras de tênis e basquete, na de basquete temos batalha em trio. Uma coisa que você talvez queira saber: há uma pequena chance de se encontrar Lapras nas águas borbulhantes, é difícil, mas você pode procurá-lo se realmente quiser. Quando estiver explorado essa área, volte para a casa da mulher com o Gothorita, recupere seus pokémons e saia pela esquerda da ponte.
Mais uma rota, mais treinadores, mais itens... talvez já esteja ficando cansado disso, mas este é o último pedaço antes da cidade do ginásio. Nos matinhos daqui temos um pokémon que ainda não vimos: Gligar. Não poderemos explorar alguns cantos da rota visto que ainda não podemos subir cachoeiras. Depois de explorar a rota, saia pela esquerda e alguém vai pular de um penhasco. Não, dessa vez não será Alder, mas sim Virizion! Ele ficará parado bem a sua frente, se estiver preparado, siga para capturá-lo.
Virizion estará no lv.45, boa sorte para capturá-lo!
Se você quiser derrotá-lo, poderá voltar aqui após vencer a elite 4 e capturá-lo no lv.65. Estando pronto, saia pela esquerda.
OPELUCID CITY, O LUGAR ONDE OS LENDÁRIOS DRAGÕES SOBREVOAM
Quando entrar, você verá Iris. Ela contará um pouco sobre Drayden, o líder da cidade, e irá embora. A aparência dessa cidade é diferente dependendo da versão que estiver jogando. Em Black 2, esta cidade tem uma aparência mais moderna e tecnológica, enquanto em White 2, ela possui uma aparência mais selvagem e voltada para a natureza. Vá restaurar seus pokémons no Centro Pokémon. Entre nas casas da cidade e fale com os moradores, alguns podem lhe dar itens. Antes de irmos para o ginásio, talvez queira visitar mais uma rota para treinar, afinal, o próximo líder está num level bem mais alto se comparado a Skyla. Saia pela esquerda da cidade. Nesta rota, Pawniard e Garbodor aparecem pelos matinhos. Aqui encontramos o Shopping Mall Nine, o Mega Mart destas versões. Fale com todas as pessoas do Shopping Mall, algumas delas aceitam batalhar com você. Faça algumas comprinhas caso queira. Por esta rota também veremos uma Hidden Grotto e, é claro, itens e treinadores. Quando finalmente estiver preparado, siga para o ginásio de Opelucid.
Assim que entrar, receba uma Fresh Water de Clyde. Você terá que enfrentar os treinadores que estão sobre uma estátua de dragão. Suba na cabeça do seu dragão (ele poderá ser branco ou preto, dependendo de sua versão) e você terá que percorrer os membros do dragão que está na parede, de cor oposta a sua. Enfrente primeiramente o treinador que está no rabo. Feito isso, poderá levantar a cabeça de seu dragão para o próximo nível. Haverá um treinador em cada pé, o da esquerda usa um time defensivo e o da direita um time ofensivo. No próximo nível você enfrenta os treinadores que estão nas mãos, o da esquerda numa batalha rotacional e o da direita numa batalha em trio. No próximo nível, estará Drayden, na cabeça do dragão.
Drayden usa:
Druddigon lv.46
Flygon lv.46
Haxorus lv.48
Challenge Mode:
Druddigon lv.50
Flygon lv.50
Altaria lv.50
Haxorus lv.52
Evite usar golpes de água, de fogo, de planta e elétricos, devido à resistência dos dragões. Use outros tipos além desses, de preferência movimentos de gelo e dragão.
ZINZOLIN ATACA: O MUNDO CONGELA!
Quando sair do ginásio, Drayden te convidará para visitá-lo em casa. Na casa dele, ele contará a lenda dos dragões de Unova. De repente, vocês ouvirão um estrondo. Vá lá fora ver o que está acontecendo. Olhe para o céu. É um Pidove? Um avião? Skyla? Não, é um navio! Um navio voador! E não é um navio qualquer, é o Plasma Frigate. Irá surgir um grande canhão de gelo desse navio que vai congelar toda a cidade. Drayden tentará quebrar o gelo com seu Haxorus, em vão. Zinzolin e a Equipe Plasma irá se mostrar e Drayden irá lembrar dele quando o encontrou no castelo de N há dois anos. Enfim, é hora de chutar os traseiros de alguns capangas da Equipe Plasma. Cuidado onde pisa, o gelo deixou o chão escorregadio. Derrote os capangas que estão espalhados pela cidade e Zinzolin, que estará na frente do ginásio.





Zinzolin usa:
Cryogonal lv.46 (lv.50 no Challenge Mode)
Cryogonal lv.46 (lv.50 no Challenge Mode)
Weavile lv.48 (lv.52 no Challenge Mode)
Assim que derrotá-lo, ele irá correr e Drayden aparecerá. Ele entrará rapidamente no ginásio para pegar o DNA Splicers, o item que a Equipe Plasma está querendo. Como vocês têm bastante sorte, um dos caras da Shadow Triad irá surgir e roubará o item das mãos de vocês. Vá atrás deles! Você encontrará um logo à direita da cidade.
Shadow usa:
Pawniard lv.46 (lv.50 no Challenge Mode)
Pawniard lv.46 (lv.50 no Challenge Mode)
Absol lv.48 (lv.52 no Challenge Mode)
Ainda que ganhe, não conseguirá o DNA Splicers de volta. Este ninja só estava ganhando tempo para os outros dois escaparem. Drayden tentará pegá-lo mas ele irá se teleportar. Você receberá uma ligação de Hugh e Cheren, perguntando sobre o Plasma Frigate (as notícias correm!). Cheren mais que depressa dará as caras por aqui e tranquilizará Drayden, dizendo que pode ficar tomando conta da cidade que irá atrás da Equipe Plasma. O nosso próximo destino é a Humilau City. Podemos chegar lá via Marine Tube, que agora está acessível. Voe para Undella Town e entre na construção azul. Siga pelo Marine Tube!
ATINGINDO HUMILAU CITY COMO UMA ONDA DO MAR
Terminando de atravessar, estará na cidade. Antes de continuarmos atrás dos plasmas, devemos conseguir a insígnia desse ginásio. Siga pelo norte. Esta cidade é um vilarejo tropical. Aproxime-se de uma casa que está logo adiante. Você verá uma pessoa pular da água. É Marlon, o líder de ginásio. Ele irá para o ginásio agora. Explore as casinhas que temos aqui. Numa delas encontramos um Move Tutor que ensina alguns golpes interessantes em troca de Yellow Shards. Em outra casa existe uma senhora que pede para que ande em torno da casa com seu Mienfoo. Ao fazer isso, não tente sair da casa, olhar o lixo ou ver televisão, ou tomará uma bronca da velha. Apenas ande para lá e para cá com o Mienfoo até ele ficar satisfeito (basta falar com ele para ver se ele está satisfeito). Você receberá um prêmio por ter feito isso. Faça uma inspeção nos arredores da cidade para localizar alguns itens. Ah, se surfar nas águas borbulhantes daqui podem aparecer Corsola. Quando estiver preparado, siga para o ginásio.
Retire sua Fresh Water com Clyde. O puzzle envolve pular em cima das vitórias-régias que estão boiando na água para alcançar as pontes que estão pelo ginásio. Marlon estará no fundo do ginásio.
Marlon usa:
Carracosta lv.49
Wailord lv.49
Jellicent lv.51
Challenge Mode:
Wailord lv.53
Carracosta lv.53
Mantine lv.53
Jellicent lv.55
Use e abuse dos golpes elétricos e do tipo planta para evitar passar por algum sufoco.
Saindo do ginásio, troque algumas palavras com Marlon e Hugh. Teremos que ir atrás da Equipe Plasma antes de prosseguirmos para a elite 4. Saia pelo norte e siga para a esquerda. Nesta rota que você acaba de entrar existe uma pequena chance de aparecer Delibird pelos matinhos. Vá enfrentando os treinadores e pegando os itens como de costume (alguns dos itens são Amoongus disfarçados) e logo adiante você irá avistar Terrakion! Antes que você possa batalhar com o 3º mosqueteiro, Colress aparecerá para lhe dar o Colress MCHN, um item que serve para espantar algum Crustle que esteja pelo caminho. Se estiver preparado, enfrente Terrakion.

Terrakion estará no lv.45, boa sorte para capturá-lo!
Se você quiser derrotá-lo, poderá voltar aqui após vencer a elite 4 e capturá-lo no lv.65. Ainda nesta rota encontramos uma Hidden Grotto e uma entrada para o Giant Chasm, porém ela está bloqueada por dois membros da Equipe Plasma. Quando tiver terminado de explorar essa rota, retorne para Humilau City e saia pelo sul, surfando. Enfrente mais alguns treinadores na água, pegue mais alguns itens e siga caminho à Seaside Cave. Tem um médico antes de entrar na caverna, derrote-o para que seus pokémons sejam curados antes de entrar.
ATRAVESSANDO A SEASIDE CAVE E A BATALHA NO PLASMA FRIGATE
Dentro da caverna teremos mais itens e treinadores. Nos montinhos de poeira aparecem Excadrill. Você encontrará aqui aquele treinador que bloqueava a saída da caverna para a Undella Bay com os Roggenrola. Derrote-o numa batalha e ele irá liberar essa saída. No andar de baixo aparecem alguns Shuckle pela caverna, se procurar bem. Será preciso empurrar algumas pedras com Strength nesse andar. De volta ao andar de cima, você verá um Crustle fechando uma passagem. Utilize a Colress Machine e o Crustle lv.42 irá te atacar. Capture-o ou derrote-o e poderá sair.
Do lado de fora você encontrará Hugh e Marlon, bem como o navio Plasma Frigate. Suba a bordo e comece a enfrentar os membros da Equipe Plasma. Repare que há alguns itens espalhados pelo navio, aproveite para pegá-los. Siga Hugh e ajude-o a derrotar mais alguns membros numa batalha em dupla.
Hugh usa:
inicial totalmente evoluído que tem vantagem ao seu inicial lv.50
pokémon macaco evoluído que tem fraqueza ao seu inicial lv.48
Unfezant lv.48
Vocês descobrirão que existem algumas barreiras elétricas que precisam ser quebradas. Atenção agora: dependendo da versão que estiver jogando, o puzzle a fazer para destrancar as barreiras é diferente. Em Black 2 será necessário navegar através de alguns teletransportadores e pisar em cima de 4 botões para desativar as barreiras. Em White 2 você precisará conseguir o Plasma Card com um dos membros e inserir uma senha no painel que está ao lado das barreiras. A seguir, siga Hugh para o andar de baixo do navio. Derrote os capangas aqui de baixo. Existe um que te mostrará as fotos de Reshiram e Zekrom, para que esses pokémons sejam adicionados na sua pokédex. Tem uma sala onde você pode usar as camas para recuperar seus pokémons. Para prosseguir, na versão Black 2, vá pisando nos teletransportadores aqui do andar de baixo até achar as 4 salinhas com os botões que quebram as barreiras. Na versão White 2, consiga o Plasma Card com um dos membros, retorne à sala das barreiras e digite a senha (os membros que você derrotar podem lhe dar dicas sobre a senha, ela pode qualquer uma destas: 2202, 7707, 9909, Reshiram ou Zekrom). Assim que tiver quebrado a barreira, passe pelo teletransportador e chegará numa sala onde Zinzolin e um membro da Equipe Plasma estão. Você descobrirá que o navio é controlado pelo poder de Kyurem. Eles irão desafiar você e seu rival numa batalha em dupla.

Zinzolin usa:
Cryogonal lv.48 (lv.52 no Challenge Mode)
Cryogonal lv.48 (lv.52 no Challenge Mode)
Weavile lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Plama Grunt usa:
Liepard lv.45 (lv.49 no Challenge Mode)
Watchog lv.45 (lv.49 no Challenge Mode)
Scolipede lv.45 (lv.49 no Challenge Mode)
Quando derrotá-los, a Shadow Triad irá aparecer para retirar você e Hugh do navio, enquanto o Plasma Frigate escapa. Aprecie a cena. Você e Hugh estarão na praia da Seaside Cave. Cheren, que chegou atrasado, dirá que o navio seguiu em direção ao Giant Chasm. Esse é o nosso próximo destino. Voe de volta para Humilau, recupere seus pokémons e siga para o local onde encontramos Terrakion. A entrada do Giant Chasm fica lá perto. Ah, certifique-se de trazer algum pokémon com Strength.



O CONFRONTO COM A EQUIPE PLASMA: RUMO AO GIANT CHASM!
Chegando ao Giant Chasm, você encontrará Hugh. Um membro da antiga Equipe Plasma aparecerá disfarçado para remover os dois capangas que bloqueavam o caminho. Pela caverna do Giant Chasm, podemos empurrar algumas pedras com Strength para alcançarmos alguns itens, entre eles, o TM 13 - Ice Beam. Poderão aparecer pela caverna pokémons como Sneasel, Piloswine, Vanillish e Clefairy. Haverá duas saídas, uma ao norte, dentro da "cratera", e outra ao sul. Existe uma saída à esquerda também, porém está bloqueada por dois capangas. Saindo pelo sul estaremos do lado de fora. Empurre uma pedra aqui para termos fácil acesso à Lacunosa Town. Por aqui tem uma Hidden Grotto também. Retorne para a caverna e siga pela saída do norte.
Rood e os antigos plasmas estarão em conflito com os membros da nova Equipe Plasma. Junte-se a Hugh e derrote um deles. Rood te dará 3 Max Revives. Nesta área encontraremos mais alguns itens, como a Moon Stone. Ditto e Metang podem ser encontrados pelos matinhos. O Plasma Frigate estará estacionado à direita do local. Hugh estará lá encarando alguns capangas. Você terá que enfrentar mais alguns pelo navio. Ao entrar numa sala que antes estava bloqueada, dois capangas te desafiarão. Atenção agora: teremos mais barreiras para quebrar e desta vez o puzzle é o contrário da última vez que estivemos no navio. Isso significa que quem joga Black 2 vai ter que conseguir o Plasma Card com um dos membros e digitar a senha no painel para desativar as barreiras (a senha pode ser 2202, 7707, 9909, Reshiram ou Zekrom, alguns membros que você derrotar irão lhe dar dicas sobre qual delas é a certa). No White 2, precisará ir navegando pelos transportadores e achar as 4 salinhas com os botões que desativam as barreiras. Haverá alguns itens no caminho. Procure lutar com o médico para ter seus pokémons recuperados sempre que precisar. Assim que tiver desativado as barreiras, chegará numa sala onde Kyurem está aprisionado. Zinzolin virá te desafiar!
Zinzolin usa:
Cryogonal lv.49 (lv.53 no Challenge Mode)
Cryogonal lv.49 (lv.53 no Challenge Mode)
Weavile lv.51 (lv.55 no Challenge Mode)
Assim que derrotá-lo, siga pelo teletransportador da direita. Você encontrará... Colress! Sim, ele está trabalhando para a Equipe Plasma e você terá que enfrentá-lo.
Colress usa:
Magneton lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Magnezone lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Metang lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Beheeyem lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Klinklang lv.52 (lv.56 no Challenge Mode)
Depois de derrotá-lo, retorne para a sala onde Kyurem estava e siga pelo teletransportador da esquerda. O capanga que estava no caminho irá correr de você. Você encontrará Ghetsis! O vilão estará frustrado com a incompetência de Colress. Você não irá enfrentá-lo ainda porque a Shadow Triad irá te deter. Hugh irá aparecer, querendo de volta o Purrloin que foi roubado pela Equipe Plasma no passado. A Shadow Triad irá libertar o pokémon que Hugh tanto queria, agora evoluído em Liepard. Hugh ficará chocado e você terá que derrotar os três membros da Shadow Triad sozinho.

Shadow usa:
Pawniard lv.49 (lv.53 no Challenge Mode)
Pawniard lv.49 (lv.53 no Challenge Mode)
Absol lv.51 (lv.55 no Challenge Mode)
Shadow usa:
Pawniard lv.49 (lv.53 no Challenge Mode)
Pawniard lv.49 (lv.53 no Challenge Mode)
Banette lv.51 (lv.55 no Challenge Mode)
Shadow usa:
Pawniard lv.46 (lv.53 no Challenge Mode)
Pawniard lv.46 (lv.53 no Challenge Mode)
Accelgor lv.51 (lv.55 no Challenge Mode)
Após a batalha, poderá sair do Plasma Frigate através da escada que estará a sua frente.
SALVANDO O MUNDO - VS. KYUREM & GHETSIS
Saindo do Plasma Frigate, siga pela direita e suba para a caverna de Kyurem. Você encontrará Ghetsis aqui. Ele invocará Kyurem e mandará te congelar! Por sorte, você será salvado por ninguém menos que N! Ele virá voando em seu Zekrom (em Black 2) ou Reshiram (em White 2). Ghetsis se aproveitará da situação e fará Kyurem reverter Reshiram/Zekrom de volta a uma Light/Dark Orb e, com a ajuda do DNA Splicers, fazer Kyurem absorver Reshiram/Zekrom, fundindo-os numa só criatura. Você terá que enfrentá-lo. Por causa de Ghetsis, não poderá capturá-lo, derrote-o sem medo, você terá outro momento no jogo para a captura.























Black Kyurem/White Kyurem estará no lv.55. Golpes do tipo lutador, pedra ou metálico são bons contra ele.
Após derrotá-lo, a fusão será desfeita. Na sequência, você é desafiado por Ghetsis.
Ghetsis usa:
Cofagrigus lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Drapion lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Toxicroak lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Eelektross lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Seismitoad lv.50 (lv.54 no Challenge Mode)
Hydreigon lv.52 (lv.56 no Challenge Mode)
Após derrotá-lo, um membro da Shadow Triad virá e teletransportará Ghetsis para outro lugar. N lhe agradecerá e irá embora. Hugh virá e dirá que você já pode ir para a liga pokémon. Saia da caverna e verá que o local não está mais congelado e que o Plasma Frigate se foi. Aproveite esse momento para pegar os itens que você perdeu. Uma Hidden Grotto ficará acessível também. Retorne para a caverna do Giant Chasm e siga pela saída da esquerda, que antes estava bloqueada por aqueles dois capangas.
A ESTRADA DA VITÓRIA - VICTORY ROAD
Logo que sair, você estará diante de uma casa. Entre e uma garota irá recuperar os seus pokémons. Na rota que estamos aparecem Boufallant, Sawk (Black 2), Vullaby (Black 2), Throh (White 2) e Rufflet (White 2). Teremos acesso a mais alguns itens e treinadores pelo caminho, além de mais uma Hidden Grotto. Dentro de uma casa você consegue o TM 35 - Flamethrower. É bom que tenha pokémons com Cut e Strength para ter acesso mais facilmente a alguns locais dessa rota. No fim haverá uma escadaria que te leva para a entrada da Victory Road. N estará te esperando para lhe dar o HM05-Waterfall. Você irá passar por alguns pilares nos formatos das insígnias de ginásio, que irão te checar e verificar se você pode seguir adiante. Siga em frente e o portal para a Victory Road irá se abrir. Haverá mais alguns itens nos arredores e um Centro Pokémon. Isso significa que você poderá voar para cá quando quiser.
O design da Victory Road é um pouco diferente entre Black 2 e White 2. Digamos que em algumas partes os caminhos a serem seguidos são "espelhados" na versão oposta. Os treinadores que vamos encontrar no caminho são bem fortes e a maioria dos itens que encontrarmos são importantes de se ter (como Full Restore e Max Revive). É bom explorar a Victory Road por completo, para isso, algumas técnicas como Surf, Waterfall, Flash e Strength serão necessárias. Na caverna da entrada podem aparecer alguns Golurk. Em um determinado ponto haverá um Zoroark guardando uma entrada, você não poderá entrar aqui, mas lembre-se desse lugar, você vai querer voltar aqui depois da elite 4. Quando estiver quase no topo, você será desafiado por seu rival.
127Hugh usa:
Unfezant lv.55 (lv.59 no Challenge Mode)
Bouffalant lv.55 (lv.59 no Challenge Mode)
pokémon macaco evoluído que tem fraqueza ao seu inicial lv.55 (lv.59 no Challenge Mode)
inicial totalmente evoluído que tem vantagem ao seu inicial lv.57 (lv.61 no Challenge Mode)
Após a batalha, receba o TM 24 - Thunderbolt. Passando pelo seu rival, basta sair da caverna e logo estará na entrada da liga pokémon. À esquerda tem um Centro Pokémon. Recupere seus pokémons. Agora podemos voltar aqui voando quando quiser. Antes de enfrentar a elite 4, recomendo voltarmos aos locais que não pudemos passar por não termos o HM Waterfall.
SUBINDO E DESCENDO AS CACHOEIRAS DE TODO O CONTINENTE
O lugar mais importante para visitarmos no momento é o Abundant Shrine. Se ainda não ensinou a técnica Waterfall para um de seus pokémons, ensine agora. Voe para Undella Town e siga pelo sul. Existem cachoeiras nesta rota, você poderá subi-las através do Waterfall. Itens e treinadores pelo caminho. Você chegará ao Abundant Shrine. Neste lugar podemos encontrar Bronzong e Vulpix pelos matinhos. Podemos achar duas Hidden Grotto por aqui. Apenas explore a área. Se você tiver obtido o Landorus Therian Forme do Pokémon Dream Radar, é possível trazê-lo aqui e conseguir o Reveal Glass, item necessário para alterar a forma do trio das nuvens.
Use Fly até Virbank e saia pela esquerda. Siga pelo riacho dessa rota até encontrar uma cachoeira, então, use Waterfall. Há um local que pode ser acessado por aqui nos meses de outono. Em seguida, vá para Nimbasa, saindo pelo norte, à direita da cidade. Siga pelo norte e entre na Lostlorn Forest. Suba a cachoeira e encontre uma pequena área para explorar. Em seguida, voe para Opelucid e saia pela direita. Navegue pelas cachoeiras desta rota e encontre mais algumas coisas. Estando satisfeito, retorne para a entrada da liga e prepare-se para desafiar a elite 4.
A LIGA POKÉMON E O DESAFIO DA ELITE 4
Traga um estoque de Revives e Full Restores, lembre-se que não poderá voltar ao Centro Pokémon depois que tiver entrado. Quando se sentir preparado, fale com o homem que está barrando a entrada e ele permitirá que você entre. Assim como em Black/White, você poderá enfrentar os membros da elite 4 na ordem que quiser. Veja a seguir a equipe que os membros da elite utilizam. Abaixo os membros estão ordenados na sequência em que estão dispostos em suas salas, no sentido horário.
Shauntal usa:
Cofagrigus lv.56
Drifblim lv.56
Golurk lv.56
Chandelure lv.58
Challenge Mode:
Cofagrigus lv.60
Drifblim lv.60
Golurk lv.60
Banette lv.60
Chandelure lv.62
Evite golpes normais contra ela. Procure ver qual a desvantagem do fantasma que ela estiver utilizando para saber o melhor pokémon para se usar contra ela.
Grimsley usa:
Liepard lv.56
Scrafty lv.56
Krookodile lv.56
Bisharp lv.58
Challenge Mode:
Liepard lv.60
Scrafty lv.60
Krookodile lv.60
Absol lv.60
Bisharp lv.62
Evite golpes psíquicos. Prefira movimentos do tipo lutador. Se tiver algum do tipo inseto, também será bastante útil.
Caitlin usa:
Musharna lv.56
Reuniclus lv.56
Sigilyph lv.56
Gothitelle lv.58
Challenge Mode:
Musharna lv.60
Reuniclus lv.60
Sigilyph lv.60
Gothitelle lv.60
Metagross lv.62
Evite pokémons lutadores nessa batalha. Golpes do tipo fantasma e noturno podem ajudar.
Marshal usa:
Throh lv.56
Sawk lv.56
Mienshao lv.56
Conkeldurr lv.58
Challenge Mode:
Throh lv.60
Sawk lv.60
Mienshao lv.60
Lucario lv.60
Conkeldurr lv.62
Golpes psíquicos e voadores podem ajudar nessa batalha.
Passando pelos 4 membros da elite, vá verificar a estátua que há no meio da sala principal e será levado às profundezas do local. Suba a grande escadaria do e chegará no panteão onde o campeão da liga se encontra. Ele é ninguém menos que Iris. A jovem selvagem treinadora de dragões assumiu o lugar de Alder nestas versões. Prepare-se para enfrentá-la!
Iris usa:
Hydreigon lv.57
Druddigon lv.57
Archeops lv.57
Aggron lv.57
Lapras lv.57
Haxorus lv.59
Challenge Mode:
Hydreigon lv.61
Druddigon lv.61
Archeops lv.61
Aggron lv.61
Lapras lv.61
Haxorus lv.63
Um tipo gelo é altamente recomendado nessa batalha. Para Lapras e Aggron, um tipo lutador deve servir.
E é isso! Após vencer Iris, uma passagem secreta surgirá na parede. Você será levado para o Hall of Fame onde sua equipe será registrada. Com essa vitória, você obterá a key que destranca o Easy Mode (em White 2) ou Challenge Mode (em Black 2). Se você ainda não conseguiu esses recursos com algum amigo, agora poderá usá-los, indo na opção Unova Link do menu inicial do jogo. Você também poderá transferir essas keys para seus amigos. Enfim, assista os créditos do jogo e dê Continue para começarmos o pós-game!
NOVOS DESAFIOS NOS ESPERAM - O JOGO CONTINUA!
Como de costume, você estará novamente em seu quarto. Cedric Juniper irá chegar em casa e fará um upgrade na sua pokédex, alterando-a para a National Dex. Receba de presente Max Revive de sua mãe. Do lado de fora, encontrará Hugh e a irmãzinha dele, que agradecerá por ter resgatado o Purrloin, que agora é um Liepard. Eles irão comentar sobre aquele Zoroark da Victory Road, ignore por enquanto. Muito bem, agora que temos a National Dex e passamos pela elite 4, muitos lugares foram desbloqueados. Vamos fazer uma coisa de cada vez. Antes de mais nada, algo que é importante saber é sobre os novos pokémons que estão rondando por Unova. Sempre que estiver passando pela portaria de alguma cidade, observe aqueles telões que exibem um letreiro digital. Esses letreiros irão anunciar que algum pokémon de Kanto, Johto, Hoenn ou Sinnoh está rondando numa das rotas de Unova! O pokémon mudará todos os dias, portanto, sempre leia esses letreiros e vá até o local onde estão informando que tal pokémon está aparecendo para poder encontrá-lo.
Existe uma coisa que você talvez irá querer. Voe até Castelia City e certifique-se de ter um espaço vago na equipe. Entre na Gym Street, a primeira rua à esquerda da cidade. Entre no prédio à esquerda e vá até o laboratório de Fennel e Amanita no 3º andar pelo elevador. Fale com Amanita, ela irá lhe dar um Eevee lv.10 com uma Hidden Ability. Eevee também terá uma Hidden Ability para qualquer eeveelution que ele evoluir. Se quiser, aproveite que está em Castelia para passear no Royal Unova. Os treinadores do navio estão utilizando pokémons nos lvs.60-63 agora. Existem mais coisas que podemos fazer, mas precisamos explorar as áreas ainda não visitadas no mapa. Me refiro àquelas áreas que não pudemos visitar por estarem bloqueadas. A ordem em que podemos seguir a partir de agora é totalmente opcional. Levando em consideração que ainda não conseguimos o nosso lendário guardião, começarei cobrindo o caminho que leva até ele.
DESCOBRINDO AS RUÍNAS DO CASTELO DE N
Voe até a liga pokémon e desça em direção à Victory Road. Vá até aquele ponto onde encontramos Zoroark da outra vez. Ele irá correr, siga-o, pois ele irá te levar até as ruínas do Castelo de N. Você encontrará N lá. Ele irá te seguir até a sala onde batalhou com Hilbert/Hilda dois anos atrás. Recolha os itens que encontrar pelo caminho e prepare-se para enfrentar N! Ele atacará com Zekrom (em Black 2) ou Reshiram (em White 2).
N usa:
Reshiram/Zekrom lv.70 (lv.75 no Challenge Mode)
O lendário que ele possui está em um nível avançado se comparado à equipe de Iris, mas levando em consideração que é apenas um pokémon contra toda a sua equipe, você será capaz de derrotá-lo. Após a batalha, N irá trancar Reshiram/Zekrom novamente em uma Light/Dark Stone e irá entregá-la a você. Com ela, você será capaz de capturar o lendário que você acaba de derrotar na Dragonspiral Tower. Saia daí. Agora que derrotou N, você poderá encontrá-lo de sexta-feira na roda gigante de Nimbasa. Hugh também aparece lá de terça-feira, Bianca de quarta e Cheren de sábado. Vá visitá-los nesses dias na roda gigantes. Para continuarmos, voe até Opelucid City. Recupere seus pokémons. Se quiser aproveitar, vá até a casa de Drayden, ele ensina o golpe Draco Meteor para pokémons do tipo dragão. Enfim, precisamos chegar na Dragonspiral Tower, saia da cidade pela esquerda.
TUBELINE BRIDGE, MOOR OF ICIRRUS - O PÂNTANO ATRAVÉS DA PONTE
À esquerda dessa área temos a Tubeline Bridge, uma área que antes não era acessível. Fale com as pessoas que encontrar nessa ponte. Do lado de fora, encontre uma moça de guarda-chuva. Ela lhe dará uma pedra climática, dependendo do horário em que vir falar com ela. Ela fará isso uma vez por dia, até ter lhe entregado todas as pedras. Você estará numa rota com várias poças d’água. Pokémons como Palpitoad, Stunfisk e Croagunk poderão aparecer por essas poças. Nos meses de inverno, as poças estarão congeladas, formando um piso escorregadio, impedindo o encontro com selvagens. Teremos alguns itens pelo caminho e alguns treinadores, incluindo batalhas em trio e rotacional. Ao norte desta área encontra-se a Moor of Icirrus. Existem mais alguns treinadores e itens por lá. Você precisará da técnica Strength para remover uma pedra do caminho. Quando tiver explorado todo o local, retorne à área com as poças e siga pelo sul até encontrar a próxima cidade.
ICIRRUS CITY - O ESCONDERIJO DA SHADOW TRIAD
As poças d’água continuam por essa cidade. Siga para o Centro Pokémon. Existe um senhor que fica de frente ao balcão da enfermeira do Centro que compra itens pelo dobro do preço que os vendedores comuns compram. Por exemplo, um Nugget, que normalmente é vendido por $5000 para os vendedores da lojinha do PokéCenter, pode ser vendido por $10000 para este senhor. Sempre que quiser vender um item, venha falar com esse senhor, ele paga bem melhor que os balconistas das lojinhas. Ele paga muito bem também por itens como Big Nugget, Comet Shard e Pearl String. Ainda neste Centro, há uma garota que te dá um item. Do lado de fora do Centro, tem uma casa onde você pode vir diariamente para responder a um quiz. Acertando, você ganha um Antidote, errando, um Parlyz Heal.
O antigo ginásio de Brycen pode ser acessado. Você poderá fazer o mesmo puzzle de B/W para chegar até ele, mas não há nenhum treinador no ginásio, nem ele batalha com você. Porém, se você tiver feito o Memory Link com B/W você poderá ver um Flash Back de quando Alder se aposentou como campeão. Abaixo do ginásio existe o Pokémon Fan Club. Uma mulher dirá sobre a felicidade de seu pokémon lá. O senhor irá examinar seu pokémon e lhe dar um item dependendo de quantos levels seu pokémon subiu desde que o capturou. Se ele ganhou de 25 a 49 levels, seu prêmio é um Exp. Share. De 50 a 98 levels, seu prêmio é um Cleanse Tag. Se o seu pokémon subiu 99 levels (o que significa chocar um ovo e treiná-lo até o lv.100), seu prêmio será uma King’s Rock.
Existe alguns cantinhos na cidade que só podem ser acessados quando é inverno, pois a neve encobrirá a cidade, e andando pela neve você pode alcançar alguns itens que em outras estações o relevo do lugar não permite que você chegue até eles. Além de itens, será possível chegar também a uma casa onde vivem um casal de ex-membros da Equipe Aqua e Equipe Magma. Atravessando uma ponte que temos à direita do Centro Pokémon, encontramos os rapazes da Shadow Triad. Você terá que enfrentar os três sucessivamente, recomendo estar recuperado antes de enfrentá-los. O primeiro irá lutar numa batalha individual, o segundo numa batalha em trio e o terceiro numa batalha rotacional. Você poderá voltar a esse mesmo ponto para desafiá-los novamente uma vez em cada estação.
Shadow usa:
Bisharp lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Bisharp lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Absol lv.67 (lv.72 no Challenge Mode)
Shadow usa:
Bisharp lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Bisharp lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Accelgor lv.67 (lv.72 no Challenge Mode)
Shadow usa:
Bisharp lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Bisharp lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Banette lv.67 (lv.72 no Challenge Mode)
Ao sul da cidade temos uma passagem para a Twist Mountain. Iremos passar por ela mais tarde. Vá restaurar seus pokémons no PokéCenter e estoque-se com as melhores pokébolas que encontrar, teremos lendários para capturar. Siga pelo norte da cidade.
DRAGONSPIRAL TOWER E GIANT CHASM: DESPERTANDO LENDÁRIOS MITOLÓGICOS
Do lado de fora da torre podemos achar pelos matinhos pokémons como Druddigon, Sawsbuck e Mienshao. Nos meses de inverno, Vanilitte e Beartic também podem aparecer. Ao entrar na torre, verá Cedric, que contará um pouco sobre a lenda desse lugar. Receba Old Gateau e continue. Se quiser, surfe à direita e explore o local antes de entrar na torre. Não há muito o que fazer. Apenas vá subindo a torre, recolhendo os itens que encontrar pelo caminho. Entre esses itens estarão os orbes de Dialga, Palkia e Giratina. Quando chegar no topo, um tremor acontecerá caso a Light/Dark Stone (que você obteve após derrotar N) esteja em sua mochila. Reshiram/Zekrom irá se libertar e você poderá enfrentá-lo. Uma animação similar àquela de B/W acontecerá, porém com o plano de fundo da Dragonspiral Tower em vez do N’s Castle. Salve antes de enfrentá-lo.





Reshiram/Zekrom estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!
Assim que terminar a batalha, N aparecerá e te chamará para o Giant Chasm, onde outro dos "amigos" dele está te esperando. Voe para Lacunosa Town e siga pela direita, em direção ao Giant Chasm (entretanto, se você não tiver aberto o caminho empurrando a pedra de Strength no buraco da última vez que estivemos aqui, terá que fazer a volta e chegar aqui vindo por Humilau City). Quando estiver no Giant Chasm, siga para aquele local onde enfrentamos Ghetsis e Kyurem da outra vez. Sim, Kyurem estará lá nos esperando. Salve o jogo mais uma vez.
Kyurem estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!
Após a batalha, Cheren e Bianca aparecerão para bater um papo. Certifique-se de pegar o DNA Splicers que aparecerá no local onde Kyurem estava. Esse item serve para fundir Kyurem com Reshiram/Zekrom. Para fazer a fusão, basta ter Kyurem e Reshiram/Zekrom na equipe. Com o DNA Splicers, selecione Kyurem, e em seguida, Reshiram/Zekrom. Kyurem irá alterar sua forma para White Kyurem (se fundido com Reshiram) ou Black Kyurem (se fundido com Zekrom). O lendário fundido terá o level, HP, entre outros detalhes, de Kyurem. Use o DNA Splicers novamente para desfazer a fusão.
UM ENCONTRO COM CRESSELIA: MARVELOUS BRIDGE
Agora que já capturamos o nosso lendário, um bom lugar para irmos agora é a Marvelous Bridge. Verifique na sua mochila se possui o item Lunar Wing. Esse item é obtido na Strange House, a casa mal-assombrada que existe do lado de fora da Reversal Mountain. Se ainda não tem, explore essa casa agora, pois precisaremos desse item para encontrar Cresselia. Prepare suas melhores pokébolas. Voe para Nimbasa City, siga pelo norte e saia pela direita. Continue pela direita até achar a entrada da Marvelous Bridge. Nesta ponte podemos encontrar Swanna nas sombras que aparecem no chão. Veremos aqui um cara que vende Magikarp por $500. Outros Magikarps só podem ser encontrados no Nature Preserve, lugar que vai demorar um pouquinho até termos acesso. Caso tenha interesse, volte aqui com um espaço vago na equipe e compre o Magikarp. Continue andando. Se você não tiver a Lunar Wing em sua mochila, provavelmente verá uma menina fantasma quando for atravessar a ponte. Se você tiver, Cresselia aparecerá para você. Salve o jogo antes de enfrentá-la!
Cresselia estará no lv.68, boa sorte para capturá-la!
Termine de atravessar a ponte e chegaremos a uma outra rota. No trailer que veremos logo acima uma pessoa está oferecendo um Rotom em troca de um Ditto. Dittos podem ser encontrados no Giant Chasm. Troque o seu Ditto com essa pessoa e receba o Rotom. Esta é a única maneira de se conseguir Rotom nestas versões. Para mudar a forma de Rotom em B2/W2, você deverá ir àquele MegaMart (Shopping Mall Nine) que fica na rota à esquerda de Opelucid. Lá tem um quartinho com várias caixas que podem mudar a forma de Rotom. Pelos matinhos dessa rota, temos chances de encontrar Pupitar. É possível achar Tyranitar nos matinhos que se mexem, porém é raro. Não há muito o que fazer, a não ser enfrentar os treinadores e encontrar itens (alguns deles acessíveis via Strength).
A grande atração desta rota é o Poké Transfer Lab. É neste lugar que poderá transferir seus pokémons de D/P/P e HG/SS para B2/W2. Para poder transferir um pokémon de um game da 4ª geração, ele não poderá estar segurando nenhum item, ou conhecer algum golpe de HM (se tiver, deverá levá-lo ao Move Deleter para apagar esse golpe de HM, senão não dá para transferi-lo para B/W). Quando você tiver selecionado qual pokémon quer transferir, você jogará um mini-game em B2/W2 onde você deve capturar o pokémon que estiver transferindo. Diferente do Pal Park existente na 4ª geração, não há limite de quantos pokémons você pode transferir por dia. Lembrando sempre que essas transferências de games de gerações diferentes são irreversíveis, isto é, você não pode mandar o pokémon que você transferiu de volta para a versão de onde ele veio.
Continuando pela direita, chegaremos na Black City (se você joga Black 2) ou na White Forest (se você joga White 2). Por ora, não há muito o que fazer por aqui. Voltaremos para explorar melhor esse local mais tarde.
SKYARROW BRIDGE - VIAJANDO PELAS PONTES DE UNOVA
Agora é um bom momento para explorarmos o sudeste de Unova, visto que lá temos várias áreas para visitarmos. Voe de volta para Castelia City e saia da cidade pela direita. Vamos atravessar agora a Skyarrow Bridge. Existe um vendedor maníaco que insiste em te vender Fresh Water por $300, não vale a pena, visto que nas máquinas de bebidas compramos por $200. Existe outro carinha que está morrendo de sede e suplica por uma Fresh Water. Teremos que segui-lo por todas as pontes de Unova! Precisaremos de umas 6 Fresh Water para completar essa missão.


Fale com o rapaz e dê uma Fresh Water a ele. Ele irá agradecer e correrá para a Driftveil Drawbridge. Vá para Nimbasa ou Driftveil e siga para essa ponte. Você irá encontrá-lo novamente, dê uma Fresh Water e ele irá partir. Voe para Opelucid e saia pela esquerda. Desta vez iremos encontrá-lo na Tubeline Bridge, dê mais uma Fresh Water e ele irá para a próxima ponte. Voe para Lacunosa, saia pela esquerda e procure-o pela Village Bridge. Mais uma Fresh Water para continuar. Volte para Nimbasa, saia pela direita, entre na Marvelous Bridge e ele estará lá novamente. Entregue mais uma Fresh Water a ele e continue. Siga para Humilau, siga pela direita e entre no Marine Tube. Procure por ele lá e, uma última vez, dê a Fresh Water que ele quer. Retorne Para a Skyarrow Bridge onde tudo começou, fale com ele e seu prêmio será uma dúzia de Moomoo Milk! E pensar que ele estava passando sede... enfim, feito isso, termine de atravessar a Skyarrow Bridge.
PINWHEEL FOREST: SUDESTE DE UNOVA, AQUI VAMOS NÓS!
Atravessando a ponte, estaremos na Pinwheel Forest. Enfrente os treinadores que estiverem pelo caminho. Você verá alguém bloqueando uma passagem pelo cercado à direita, daqui a pouco voltaremos aqui. Ao sul, temos a saída da floresta pela direta, mas antes iremos avistar Cheren, pela esquerda. Ele dirá que tem alguém da Equipe Plasma na floresta e irá pedir a sua ajuda para procurá-lo. Por ora, você poderá fazer algumas batalhas em dupla ao lado dele.
Cheren usa:
Stoutland lv.67
Watchog lv.65
Cinccino lv.65
Como novidade, poderemos achar Vigoroth pelos matinhos da floresta, e com um pouco de sorte, Slaking nos matinhos que se mexem. Graças a Cheren, temos a chance de encontrar dois Audinos ao mesmo tempo nesses matinhos! Você notará a presença de uma grande pedra verde, que indica que Eevee poderá evoluir para Leafeon caso suba um level por aqui. Passe por mais alguns treinadores e recolha os itens pelo caminho. Vá explorando a floresta, em um momento encontrará Gorm, um dos 7 sábios! Ele dirá algumas coisas e irá fugir. Cheren irá embora e te dará o item Up-Grade. Siga-o e estará novamente na estrada principal da floresta. A pessoa que estava barrando a passagem pela cerca já não estará lá. Passe pela cerca e explore essa área também. Usando surf e passando por baixo da ponte, chegaremos a um local onde encontra-se uma Hidden Grotto. Nada mais a fazer, siga para a saída da floresta.
Do lado de fora, teremos mais alguns treinadores para enfrentar. Siga pelo sul. Nos matinhos podemos achar Toxicroak e Yanma. Encontre mais alguns itens aqui. Existe uma grande pedra cercada por outras pedra menores nessa área, faça seu pokémon lutador socá-la e obterá um Star Piece. Você pode conseguir Star Piece aqui diariamente. Há uma outra Hidden Grotto acessível logo ao norte dessa pedra. Retorne à entrada da floresta e siga pelo norte. Termine de explorar essa área e terá chegado na próxima cidade.
NACRENE CITY, O MUSEU E A WELLSPRING CAVE
Logo que entrar, procure pelo PokéCenter e vá restaurar seus pokémons. Logo na entrada da cidade tem o Café Warehouse, lugar onde podemos conseguir um Soda Pop todas as quartas com a garçonete. Na casa à esquerda do PokéCenter temos uma casa com um vendedor de X-itens e um Move Tutor que ensina alguns golpes interessantes em troca de Green Shards. Ao norte da cidade temos um museu. Entre e Lenora irá aparecer para lhe dar um fossil. Você poderá escolher entre Cover Fossil (que revive em Tirtouga) e Plume Fossil (que revive em Archen). Se voltar ao museu com um espaço vago na equipe, a balconista da direita poderá reviver o seu fóssil, o pokémon pré-histórico virá no lv.25. No museu temos também o meteorito necessário para alterar as formas de Deoxys. Aos fundos temos uma biblioteca, local do antigo ginásio de Lenora. Você poderá assistir a um flashback com ela se tiver feito memory link com B/W.
Depois de ter explorado toda a cidade, deixe um espaço vago na equipe e saia pela portaria que existe à direita da cidade. Fale com uma menina aqui e receba um ovo de onde nascerá Happiny. Seguindo pela direita estaremos em mais uma rota com itens e treinadores pelo caminho. É aqui que encontraremos aquele pescador sem vergonha que tem 6 Magikarps na equipe! Nesta área também encontramos duas Hidden Grotto.
Seguindo pelo norte temos uma bifurcação. Vamos primeiro pelo caminho da direita. Logo ao norte veremos um jardim de infância. Dentro da casa tem uma tia que cura os seus pokémons. Enfrente mais alguns treinadores por aqui. À direita temos o Day Care Center, lugar onde você pode deixar dois pokémons para cruzar. Se seguirmos pelo sul estaremos na próxima cidade. Retorne àquela bifurcação e siga pela esquerda. Você encontrará a Wellspring Cave. Antes de prosseguir pela caverna, é recomendado trazer um pokémon que saiba usar Flash. No Day Care tem um PC caso precise pegar seu pokémon com Flash que está depositado. A caverna em si se resume em itens e treinadores. Você só precisará de Flash para iluminar o andar de baixo da caverna. Depois de explorar tudo por ela, retorne à entrada do Day Care e saia pelo sul.
O COMBATE DO TRIO DE STRIATON CITY
Chegado em Striaton, vá curar seus pokémons no Centro Pokémon. Existe uma mulher aqui que te dá uma Gracidea caso tenha um Shaymin na equipe. Entre em todas as casas e fale com todas as pessoas, você poderá conseguir alguns itens. Clyde estará fechando a entrada do antigo ginásio de Cilan, Chili e Cress. Fale com ele e poderá entrar. Você verá os três ex-líderes pelo restaurante. Antes de falar com eles, fale com a garota ao norte. Ela fará um joguinho onde ela embaralha alguns Pansage/Pansear/Panpour e você deverá seguir um deles. Consiga um Big Mushroom ganhando esse joguinho. Você poderá fazer isso diariamente. Quanto a Cilan, Chili e Cress, escolha falar com um deles. Você fará uma batalha em dupla contra os outros dois, e este que você escolher será seu parceiro nessa batalha. Você poderá fazer essas batalhas aqui uma vez por dia, permitindo que você possa batalhar cada dia ao lado de um deles três.
Cilan usa:
Maractus lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Ferrothorn lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Simisage lv.67 (lv.72 no Challenge Mode)
Chili usa:
Heatmor lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Darmanitan lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Simisear lv.67 (lv.72 no Challenge Mode)
Cress usa:
Basculin lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Slowking lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Simipour lv.67 (lv.72 no Challenge Mode)
Quando tiver explorado toda a cidade, estoque-se com as melhores pokébolas que conseguir e siga pela direita da cidade. Traga pokémons que saibam usar Cut e Strength também, iremos precisar.
DREAMYARD: AS RUÍNAS DO JARDIM DOS SONHOS
Assim que entrar no Dreamyard, um Latios (se estiver jogando Black 2) ou um Latias (se estiver jogando White 2) irá se mostrar para você e fugirá. Você deverá perseguir o lendário pelo Dreamyard para poder desafiá-lo. Ignore o arbusto de usar Cut e siga pela outra passagem. Você verá Latios/Latias novamente. Retorne e corte aquele arbusto. Siga em frente e o lendário aparecerá mais uma vez. Vá até as escadas e suba. Latios/Latias passará voando outra vez. Vá pela esquerda e siga até achar um item no chão e... o lendário passará voando novamente! Volte e desta vez siga pela direita da escada. Chegou o momento de salvar o jogo. Não haverá nada por aqui, apenas siga para a direita até não puder mais. Quando pisar no último pedaço de chão possível, Latios/Latias aparecerá e te desafiará numa batalha imediatamente!
Latios/Latias estará no lv.68, boa sorte para capturá-lo!
Após a batalha, pegue o item Soul Dew que aparecerá perto de você. Finalmente podemos explorar o Dreamyard com mais tranquilidade. Entre os pokémons que aparecem pelos matinhos, temos Munna e Jigglypuff. Haverá alguns itens pelo caminho. No andar de baixo poderemos encontrar alguns treinadores também. Há uma pedra de se usar Strength também, que você poderá empurrá-la para o buraco e fazer um atalho para a saída.
ACCUMULA TOWN E NUVEMA TOWN - AO ENCONTRO DOS JUNIPERS
Pegue o seu pokémon com as técnicas Cut e Strength e saia pelo sul de Striaton City. Nesta Rota, podemos achar Lickitung pelos matinhos. Encontraremos mais itens e treinadores e precisaremos de Cut e Strength para acessar algumas áreas. Há uma Hidden Grotto nesta área. Atravessando essa rota, estaremos em Accumula Town. Fale com todo mundo nessa cidade, algumas pessoas lhe darão itens, entre eles, BalmMushroom, item que pode ser vendido por uma boa quantia para a mulher que vive no trailer da rota 5. Em uma das casas uma pessoa irá trocar a melodia da música de fundo da cidade. Na próxima rota veremos dois treinadores que usam pokémons pré-históricos. Fale com a menina e receba um Potion. Logo à esquerda tem um local onde podemos usar Surf e encontrarmos uma extensão dessa rota. Mais tarde voltaremos para explorar essa parte, siga pelo sul e entre em Nuvema Town.
Aqui encontraremos o laboratório da profª Juniper! Vá lá falar com ela. Se você já tiver visto todos os pokémons da Unova Dex (com exceção de Victini, Keldeo, Meloetta e Genesect), você receberá uma Permit, que serve para visitarmos a Nature Preserve, um lugar onde encontramos um Haxorus shiny. Se você tiver capturado todos os pokémons da Unova Dex (com exceção de Victini, Keldeo, Meloetta e Genesect), você receberá o item Round Charm, um item que aumenta as chances de seus pokémons botarem um ovo. Cedric também estará aqui e você poderá falar com ele para receber uma Super Rod! Além disso, se você tiver capturado todos os pokémons da National Dex, você receberá o item Shining Charm, um item que aumenta as chances de encontro com pokémons shiny. Na casa do centro da cidade fale com a mãe de Hilbert/Hilda para ter os seus pokémons restaurados. Pegue uma King’s Rock no andar de cima. Na casa de Cheren, você pode conseguir uma Berry Juice.
NATURE PRESERVE, O LUGAR ONDE UM POKÉMON SHINY NOS ESPERA
Para ter acesso a esse lugar, é preciso ter visto todos os 297 pokémons da Unova Dex (Victini, Keldeo, Meloetta e Genesect não são necessários). Não é necessário capturar todos eles para ter acesso a esse lugar, mas você deve ao menos vê-los. Se você batalhou com todos os treinadores que encontrou pelo caminho, já deve ter visto a maioria dos pokémons da Unova Dex. No entanto, existem 3 pokémons que serão necessários trocar para a sua versão para que possam ser vistos, uma vez que nenhum treinador do jogo os utiliza, são eles:
- Rufflet (Black 2) ou Vullaby (White 2)
- Snivy, Tepig ou Oshawott (apenas aquele que você e Hugh não possuem)
- Serperior, Emboar e Samurott (apenas aquele que você e Hugh não possuem)
Depois de ter visto os 297 pokémons, vá falar com Juniper em seu laboratório e receba o item Permit. Com ele, vá até o aeroporto de Mistralton City e você poderá ir de avião até a Nature Preserve. Neste lugar existem vários pokémons selvagens para capturar, entre eles, Nuzleaf, Girafarig, Noctowl e Kecleon. O mais importante é que encontramos aqui um Haxorus shiny, esperando por uma batalha.
Haxorus estará no lv.60, boa sorte para capturá-lo!
PESCANDO POR TODO O CONTINENTE
Agora que conseguimos nossa vara de pescar, vamos voltar a alguns lugares para ver quais pokémons interessantes nós perdemos.
- Em Aspertia City encontramos um lugar para pescar. Podemos achar Goldeen por aqui. Há uma pequena chance de achar Seaking pescando nas águas borbulhantes. Eles são bem comuns em vários locais onde é possível pescar, além de Basculin.
- Saia pelo norte de Aspertia. Nesta rota podemos pescar Poliwag. Há uma pequena chance de achar Poliwhril e Politoed pescando nas águas borbulhantes. Também podem ser encontrados comumente pelo continente. Em alguns lugares como no Giant Chasm encontramos Poliwrath no lugar de Politoed.
- Pescando em Virbank City podemos achar Finneon, Krabby e Qwilfish. Há uma pequena chance de achar Kingler e Lumineon pescando nas águas borbulhantes.
- No deserto, podemos pescar Clamperl. Há uma pequena chance de achar Relicanth e Huntail (Black 2) ou Gorebyss (White 2) pescando nas águas borbulhantes.
- Na Undella Bay, achamos Chinchou e Remoraid. Há uma pequena chance de achar Lanturn e Octillery pescando nas águas borbulhantes.
- Na Village Bridge encontramos Carvanha. Há uma pequena chance de achar Sharpedo pescando nas águas borbulhantes.
- Ao pescar em Humilau City encontramos Luvdisc e Shellder. Há uma pequena chance de achar Cloyster pescando nas águas borbulhantes.
- Em Icirrus City é possível pescar Barboach e Stunfisk. Há uma pequena chance de achar Whiscash pescando nas águas borbulhantes.
- A Dragonspiral Tower é o local onde pescamos Dratini. Há uma pequena chance de achar Dragonair e Dragonite pescando nas águas borbulhantes.
A BATALHA COM ALDER
Antes de continuarmos explorando as áreas que ainda não acessamos, acredito que este seja um bom momento de enfrentarmos alguns dos treinadores mais fortes do jogo. Os rapazes da Shadow Triad, além de Cilan, Chili e Cress são alguns dos que já enfrentamos. Alder, o ex-campeão da elite 4, é um desses super treinadores. Contudo, o level dos pokémons dele estão mais baixos, se comparado aos demais. Alder estará na casa dele, que fica ao norte de Floccesy Town.
Alder usa:
Accelgor lv.60 (lv.61 no Challenge Mode)
Escavalier lv.60 (lv.61 no Challenge Mode)
Bouffalant lv.60 (lv.61 no Challenge Mode)
Conkeldurr lv.60 (lv.61 no Challenge Mode)
Braviary lv.60 (lv.61 no Challenge Mode)
Volcarona lv.62 (lv.63 no Challenge Mode)
Após derrotá-lo, um jovem de cabelo selvagem - tal como Alder - irá se mostrar. Trata-se de Benga, o neto de Alder. Ele também está entre os treinadores mais fortes do jogo, usando pokémons em lv.80! Fique calmo, você não batalhará com ele ainda. Ele pode ser encontrado na Black City/White Forest. Como ele é o treinador mais forte, vamos deixá-lo por último. Por ora, temos mais alguns interessantes para enfrentar.
A BATALHA COM CHEREN
Se você conectar a sua versão de Black2/White2 com sua versão de Black/White através da opção do Memory Link do menu inicial do jogo (que fica logo abaixo do Unova Link), você poderá enfrentar Cheren. Ele usará a equipe que usava nos originais Black/White, variando de acordo com os iniciais que foram escolhidos nessas versões. Você poderá encontrá-lo na rota 5 (à esquerda de Nimbasa).
Inicial escolhido
nas versões
Black/White:

Snivy

Tepig

Oshawott
Cheren usa:
Liepard lv.65
Unfezant lv.65
Haxorus lv.65
Gigalith lv.65
Simisage lv.65
Emboar lv.67
Liepard lv.65
Unfezant lv.65
Haxorus lv.65
Gigalith lv.65
Simisear lv.65
Samurott lv.67
Liepard lv.65
Unfezant lv.65
Haxorus lv.65
Gigalith lv.65
Simipour lv.65
Serperior lv.67
Obs.: Quem joga no Challenge Mode, atentar-se, pois o inicial dele estará no lv.69 e os demais estarão no lv.67!
A BATALHA COM BIANCA
Da mesma forma que Cheren, conectando sua versão de Black2/White2 com uma versão de Black/White através do Memory Link, você poderá enfrentar Bianca. Ele usará a equipe que usava nos originais Black/White, variando de acordo com os iniciais que foram escolhidos nessas versões. Você poderá encontrá-la ao norte de Nuvema Town.
Inicial escolhido
nas versões
Black/White:

Snivy

Tepig

Oshawott
038Bianca usa:
Stoutland lv.63
Chandelure lv.63
Musharna lv.63
Mienshao lv.63
Simisear lv.63
Samurott lv.65
Stoutland lv.63
Chandelure lv.63
Musharna lv.63
Mienshao lv.63
Simipour lv.63
Serperior lv.65
Stoutland lv.63
Chandelure lv.63
Musharna lv.63
Mienshao lv.63
Simisage lv.63
Emboar lv.65
Obs.: Quem joga no Challenge Mode, atentar-se, pois o inicial dela estará no lv.70 e os demais estarão no lv.68!
A BATALHA COM HUGH
Hugh poderá ser encontrado em Undella Town. Fale com ele e receba o HM06-Dive! Ele também te convidará para uma batalha. Se estiver pronto, vamos a ela!
127Hugh usa:
Unfezant lv.62 (lv.66 no Challenge Mode)
Bouffalant lv.62 (lv.66 no Challenge Mode)
Flygon lv.62 (lv.66 no Challenge Mode)
Eelektross lv.62 (lv.66 no Challenge Mode)
pokémon macaco evoluído que tem fraqueza ao seu inicial lv.62 (lv.66 no Challenge Mode)
inicial totalmente evoluído que tem vantagem ao seu inicial lv.64 (lv.68 no Challenge Mode)
Após a batalha Hugh irá se despedir de você. Em seguida, Zinzolin aparecerá! Mas ele não quer encrenca agora, ele dirá que você será capaz de ler as inscrições das Abyssal Ruins. Antes de irmos explorá-las, uma coisa que você deve saber: agora que derrotou seu rival aqui, poderá encontrá-lo numa casa que existe ao norte de Driftveil City, aquela onde encontramos Rood, Anthea, Concordia e os ex-membros da Equipe Plasma. Se falar com ele lá, ele aceitará fazer mais uma batalha. Ele usará os mesmos pokémons, porém eles estarão 3 levels acima (ou seja, todos estarão no lv. 65, enquanto o inicial, no lv.67; no Challenge Mode estarão apenas 2 levels acima, todos no lv.68 e inicial lv.70). A partir de agora, você poderá lutar com seu rival uma vez por dia nessa casa!
ABYSSAL RUINS: AS RUÍNAS SUBAQUÁTICAS
De volta à Undella Town, ensine a técnica Dive para um de seus pokémons. Traga pokémons que saibam usar as técnicas Strength e Flash, precisaremos delas também. Vamos explorar as Abyssal Ruins. Surfe à direita da cidade e estará na Undella Bay. Procure por uma mancha escura na água, é nesse local onde é possível mergulhar. Existem 4 manchas nessa área, você pode usar Dive em qualquer uma delas. Você estará nas Abyssal Ruins, é por aqui que podemos encontrar todos os plates de Arceus, além de itens de artefatos antigos que podem ser vendidos ao carateca numa casa à esquerda da entrada do Marine Tube em Undella Town. Você verá que alguns blocos ("paredes") das ruínas podem ser removidos do caminho ao utilizar Flash ou Strength. Use Dive quando precisar emergir. Enquanto estiver nas ruínas, conseguirá dar 500 passos até acontecer um tremor que fará você sair, voltando ao lugar onde você mergulhou quando entrou. Na última sala das ruínas encontramos o item Relic Crown, antes de vendê-lo ao carateca, mostre-o para Zinzolin e ganhe uma Big Pearl. Abaixo seguem alguns mapas para você se guiar pelas ruínas.
CORRENDO ATRÁS DOS DUENDES - CAVE OF BEING
Existem mais alguns treinadores fortes para enfrentarmos, mas eles estão acima do level 70. Se os seus pokémons ainda não estiverem num level avançado, é uma boa hora de treinar. Enquanto isso, podemos libertar três lendários para capturarmos. Voe até Virbank City e saia pela esquerda da cidade. Siga pelo sul, use Surf e depois Waterfall. Você encontrará uma pequena caverna. Esta é a Cave of Being. Entre e verá a profª Juniper aqui. Em seguida, Uxie, Mesprit e Azelf aparecerão! Eles irão fugir em seguida e você terá que procurá-los em lugares diferentes em Unova.
Voe para Nacrene City e siga em direção ao museu, ao norte da cidade. Quando se aproximar da entrada, Uxie aparecerá para você. Salve antes de enfrentá-lo.
Uxie estará no lv.65, boa sorte para capturá-lo!
Voe para Mistralton City, saia pela direita e siga pelo norte. Mesprit estará no topo da Celestial Tower, naquele andar onde tem um sino. Chegando lá, ele aparecerá para você. Salve antes de enfrentá-lo.
Mesprit estará no lv.65, boa sorte para capturá-lo!
Voe para a Victory Road, desça e use Cut num arbusto que existe logo à esquerda. Continue à esquerda até achar uma grande pedra após uma pequena escada. Azelf aparecerá para você. Salve antes de enfrentá-lo.
Azelf estará no lv.65, boa sorte para capturá-lo!
ABRINDO NOVOS CAMINHOS NO CLAY TUNNEL
Outra área nova que podemos explorar neste momento é o Clay Tunnel. Essa caverna não existia nos originais Balck/White, ela foi construída por Clay e agora está acessível. Para chegar até ela, voe até Driftveil City e siga pelo norte. Você avistará a caverna logo à sua esquerda. Traga alguém que sabe as técnicas Strength e Rock Smash (Rock Smash é o TM94, que recebemos no Virbank Complex, ensine-o a um de seus pokémons). Pela caverna podem surgir alguns Lairon e Durant. Há uma pequena chance de Steelix aparecer nas nuvens de poeira. Dentro da caverna, vamos ver alguns trilhos, por onde percorrem alguns carrinhos que você poderá utilizar para navegar pela caverna. Enfrente os treinadores pela caverna. Também vamos achar alguns itens. Você verá um grupo de operários em frente a algumas das antigas pedras de Strength das gerações anteriores. Eles dirão que precisam de Rock Smash para removê-las do caminho. Mostre seu pokémon com Rock Smash a eles e o caminho estará livre.
Dentro do Clay Tunnel você encontrará uma passagem para a Mistralton Cave (você saberá pois é uma área onde é necessário Flash). Não há nada de novo para ver na Mistralton Cave, já exploramos ela anteriormente, saia daí. Também encontraremos uma passagem para a Twist Mountain, que dá exatamente no local onde há uma grande pedra de gelo, que indica que Eevee poderá evoluir para Glaceon caso suba um level por aqui. Enfim, logo voltaremos para explorar a Twist Mountain por completo. Continue no Clay Tunnel, viajando pelos carrinhos das minas até encontrar as ruínas que existem nas profundezas do Clay Tunnel.
UNDERGROUND RUINS E O TRIO DE REGIS
Antes de continuar, é recomendado trazer suas melhores pokébolas para capturarmos mais alguns lendários. As ruínas que existem através do Clay Tunnel são as Underground Ruins. Você verá uma espécie de "olho" desenhado do chão e um portal em à sua frente. Entrando por esse portal você verá algumas pedras alinhadas de uma forma bastante sugestiva, além de algumas estátuas de Regirock. Numa delas estará escrito que é necessário dar X passos ao sul daquele olho e Y passos para a direita. Você poderá ver um desses números pela madrugada/dia e outro pela tarde/noite. Provavelmente você não quer esperar para saber qual é o outro número, por isso está seguindo este detonado. Então vamos lá: posicione-se exatamente no centro daquele olho que está desenhado no chão. Conte 6 passos para o sul e 9 para a direita. Quando você pisar nesse ponto, não acontecerá nada. Aperte A e você encontrará uma alavanca. Presione-a e um tremor irá acontecer. Retorne para o portal e verá que alguma coisa mudou. Você estará no Rock Peak Chamber. Você encontrará Regirock ao fundo. Salve o jogo e prepare-se para a batalha!.
Regirock estará no lv.65, boa sorte para capturá-lo!
Após capturá-lo, você destrancará uma key especial do Key System. Em Black 2, será a Iron Key; em White 2, a Iceberg Key. Saia da câmara de Regirock e salve o jogo. Dê um reset e na tela do menu escolha a opção Unova Link e então Key System. Você pode acessar essa key pela opção Mystery Door. A Iron Chamber é a câmara de Registeel e a Iceberg Chamber, a câmara de Regice. Você poderá receber a key que você não tem de um amigo que tenha a conseguido na versão oposta, basta fazer a transferência. Após selecionar a key que você quer, carregue o jogo novamente e passe pelo portal. Você encontrará Regice ou Registeel, dependendo da key que você selecionou. Salve antes de enfrentá-los.
Regice e Registeel estarão no lv.65, boa sorte para capturá-los!
Depois de enfrentar os lendários, não há mais nada a fazer por aqui. Saia e vamos explorar a Twist Mountain!
TWIST MOUNTAIN E REGIGIGAS
Existe várias maneiras de chegarmos até ela. Uma é por aquela passagem que vimos na Clay Tunnel. Outra é por aquela passagem que existe ao sul de Icirrus City, que havíamos ignorado da outra vez quando íamos para a Dragonspiral Tower. Existe mais uma maneira, que é saindo pela direita de Mistralton City e atravessando toda a rota. Vamos escolher essa última opção. Da primeira vez que estivemos aqui não podíamos entrar por conta de Marshal, que bloqueava a entrada. Desta vez ele nos deixará passar. Você notará que este lugar tem uma certa semelhança com uma mina, além de ter uma complexa rede de cavernas. Não tem muito como se perder aqui pois alguns caminhos ficam inacessíveis, dependendo da estação do ano que estiver (ocorrendo chuva, neblina e até mesmo neve). A neve que enche esta área nos meses de inverno irá facilitar o seu acesso a certos lugares, mas também bloqueará alguns túneis.
Existe uma pequena chance de aparecer Heatmor pelas cavernas, além de Cryogonal, nos meses de inverno. Vá recolhendo os itens que estiverem ao seu alcance. Haverão diversos treinadores pelo caminho, esteja preparado para mais algumas batalhas. Em um certo ponto, haverá uma enfermeira pelo caminho. Batalhe com ela para ter seus pokémons recuperados. Quando estiver nas profundezas da Twist Mountain, encontrará uma caverna onde um operário lhe dá um dos fósseis de Kanto, Hoenn e Sinnoh. Ele dá fósseis diariamente, permitindo que você possa ter todos os pré-históricos dessas regiões. Você pode revivê-los no museu de Nacrene, o pokémon fóssil virá no lv.25. Em seguida você vai alcançar aquele local onde há uma grande pedra de gelo. A saída que existe do lado direito irá dar novamente no Clay Tunnel. A saída ao norte levará até a câmara de Regigigas. Não podemos despertá-lo ainda. Termine de explorar a Twist Mountain e depois vá para um Centro Pokémon qualquer. Você precisará de um pokémon com Strength, bem como Regirock, Regice e Registeel em sua equipe para assim poder despertar Regigigas. Com isso, retone à câmara de Regigigas, empurre as pedras para os buracos para abrir caminho e Regigigas estará te esperando ao fundo. Salve antes de interagir com ele.
Regigigas estará no lv.68, boa sorte para capturá-lo!
PERCORRENDO AS ROTAS MARÍTIMAS
Agora é um bom momento para explorarmos as rotas marítimas. Certifique-se de estar carregando algum pokémon com a técnica Strength. Use Fly até Nuvema Town. Saia pelo norte e use Surf logo à esquerda. Vamos explorar aquela extensão da rota 1. Pela água, há uma pequena chance de pescarmos Feebas. As chances de Feebas aparecer aumentam se pescarmos nas águas borbulhantes. Há uma pequena chance de acharmos Milotic nessas águas. Você passará por alguns matinhos, uns treinadores e certos itens. Siga até passar por uma portaria que leva até as rotas marítimas. Nesta área, podemos pescar Horsea. Há uma pequena chance de achar Seadra e Kingdra pescando nas águas borbulhantes. Teremos algumas correntezas pelo caminho, portanto, veja bem por onde elas te levam. Enfrente mais alguns treinadores e pegue mais alguns itens aqui.
Siga até encontrar terra firme novamente. Suba uma escadaria e entre numa casa. A garota daqui cura os seus pokémons. Também tem um cara que compra Rare Bone e paga muito bem! Provavelmente você deve ter conseguido alguns na Clay Tunnel e Twist Mountain, venda-os para ele se quiser. Siga adiante. Nesta ilha encontramos pelos matinhos pokémons como Crustle, Tropius e Carnivine. Nos arredores é possível pescar Corsola, se procurá-lo bem. Teremos que empurrar algumas pedras com Strength nessa ilha. Aqui está localizada também mais uma Hidden Grotto. Em um determinado ponto da ilha você encontrará Crasher Wake! Ele mesmo, o líder de aquáticos de Sinnoh. Ele irá cantar a música dele e irá embora. Continue explorando a rota e certifique-se de pegar o item Magma Stone, que é encontrado nessa área. Vamos usá-lo logo mais.
P2 LABORATORY, PLASMA FRIGATE E A BATALHA COM COLRESS
Desça uma escadaria e continue surfando pela direita. Vamos passar por mais algumas correntezas. Logo chegaremos no P2 Laboratory. Você verá um membro da Equipe Plasma por aqui, mas ele não quer briga. Existe uma casa por aqui também Caso você tenha recebido Genesect de algum evento, venha até aqui com ele em sua equipe, haverá um cientista que batalhará com você. Ele é o criador de Genesect e dará a você os Drive itens, que mudam o tipo do golpe Techno Blast de Genesect. Em Black 2 ele dá Burn e Shock Drive, em White 2, Douse e Chill Drive. Contudo, a coisa mais importante que você deve ter observado é que o Plasma Frigate está ancorado bem aqui! Antes de entrar, certifique-se de que seus pokémons estejam recuperados. Dentro do navio, procure por uma passagem ao sul e siga pelo botão teletransportador. Continue pelo norte, você estará naquela sala onde Kyurem estava preso. Siga pela direita e encontrará Colress. Ele está entre os treinadores mais fortes do jogo, portanto, prepare-se!
Colress usa:
Magneton lv.72 (lv.76 no Challenge Mode)
Rotom lv.72 (lv.76 no Challenge Mode)
Magnezone lv.72 (lv.76 no Challenge Mode)
Metagross lv.72 (lv.76 no Challenge Mode)
Beheeyem lv.72 (lv.76 no Challenge Mode)
Klinklang lv.74 (lv.78 no Challenge Mode)
Após derrotá-lo, você será premiado com mais uma Master Ball! De agora em diante, você poderá vir batalhar com Colress uma vez por dia. Termine de explorar as rotas marítimas caso ainda não tenha feito (existem algumas passagens estreitas entre as correntezas onde você pode explorar) e vamos em busca de outro lendário.
HEATRAN E A REVERSAL MOUNTAIN
Com a Magma Stone que conseguimos nas rotas marítimas, retorne para Lentimas Town e siga para a Reversal Mountain. Procure por aquela gruta que Bianca nos mostrou daquela vez que estivemos com ela aqui. Siga até a cratera central. Se estiver com a Magma Stone, um Heatran irá cair do céu! Salve o jogo e prepare-se para a batalha!
Heatran estará no lv.68, boa sorte para capturá-lo!
Neste momento seus pokémons já devem estar num level mais elevado, vamos enfrentar os treinadores mais fortes do jogo que deixamos passar.
A BATALHA COM N
N estará acessível para batalhar assim que tiver capturado Kyurem. Feito isso, vá até a roda gigante de Nimbasa City. Faça isso numa sexta-feira. N estará lá e te convidará para um passeio na roda gigante. A partir de agora, você poderá batalhar com N em seu castelo uma vez em cada estação. Em cada estação ele usará uma equipe diferente. Na primavera ele usará uma equipe que leva vantagem na chuva. No verão, a equipe dele leva vantagem no dia ensolarado. No outono ele usa uma equipe que tem vantagem na tempestade de areia. No inverno, a equipe dele tem vantagem no granizo. Tenha certeza que essas condições climáticas estarão nas batalhas.
N usa na primavera:
Politoed lv.77
Lanturn lv.75
Tentacruel lv.75
Omastar lv.75
Kabutops lv.75
Starmie lv.75
N usa no verão:
Ninetales lv.77
Arcanine lv.75
Rapidash lv.75
Shiftry lv.75
Ninjask lv.75
Leafeon lv.75
N usa no outono:
Hippowdon lv.77
Gastrodon lv.75
Cradily lv.75
Armaldo lv.75
Scizor lv.75
Rhyperior lv.75
N usa no inverno:
Abomasnow lv.77
Vaniluxe lv.75
Cloyster lv.75
Mamoswine lv.75
Froslass lv.75
Glaceon lv.75
Obs.: Quem joga no Challenge Mode, atentar-se, pois o primeiro pokémon dele estará no lv.82 e os demais no lv.80!
A BATALHA COM CYNTHIA
A campeã de Sinnoh se encontra na casa à esquerda do PokéCenter. Após a primeira batalha, você pode vir batalhar novamente com ela uma vez por dia, nos meses de primavera e verão. Algumas líderes de ginásio e membros da elite 4 mulheres virão visitar Cynthia de vez em quando.
091Cynthia usa:
Spiritomb lv.76 (lv.80 no Challenge Mode)
Milotic lv.76 (lv.80 no Challenge Mode)
Togekiss lv.76 (lv.80 no Challenge Mode)
Lucario lv.76 (lv.80 no Challenge Mode)
Glaceon lv.76 (lv.80 no Challenge Mode)
Garchomp lv.78 (lv.82 no Challenge Mode)
A BATALHA COM MORIMOTO E NISHINO
Shigeki Morimoto e Kouji Nishino são pessoas reais que trabalham como desenvolvedores de games da Gamefreak. Existem dois treinadores no jogo que foram baseados nessas pessoas. Ambos estão entre os treinadores mais fortes do jogo. Para chegar até eles, voe até Castelia City e entre na rua à direita do Centro Pokémon. Entre no prédio da GameFreak que existe do lado direito desta rua. Suba no elevador e eles estarão entre as pessoas desse andar. Você poderá batalhar com eles uma vez por dia. Haverá uma pessoa aqui também que muda a música de fundo para o tema da Equipe Rocket, caso queira ouvir.
Morimoto usa:
Liepard lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Simisage lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Simisear lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Simipour lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Swoobat lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Zebstraika lv.78 (lv.80 no Challenge Mode)
Nishino usa:
Clefable lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Azumarill lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Lickilicky lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Wigglytuff lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Alomomola lv.76 (lv.78 no Challenge Mode)
Snorlax lv.78 (lv.80 no Challenge Mode)
A BATALHA COM A ELITE 4
Voe de volta ao prédio da liga pokémon e prepare-se para as batalhas sucessivas. Os membros da elite possuem todos uma equipe de 6 pokémons agora.
Shauntal usa:
Cofagrigus lv.72
Mismagius lv.72
Froslass lv.72
Drifblim lv.72
Golurk lv.72
Chandelure lv.74
Challenge Mode:
Cofagrigus lv.77
Gengar lv.77
Froslass lv.77
Drifblim lv.77
Golurk lv.77
Chandelure lv.79

Grimsley usa:
Liepard lv.72
Hounchkrow lv.72
Scrafty lv.72
Houndoom lv.72
Krookodile lv.72
Bisharp lv.74
Challenge Mode:
Hounchkrow lv.77
Scrafty lv.77
Krookodile lv.77
Houndoom lv.77
Tyranitar lv.77
Bisharp lv.79

Caitlin usa:
Musharna lv.72
Sigilyph lv.72
Gallade lv.72
Reuniclus lv.72
Gothitelle lv.72
Metagross lv.74
Challenge Mode:
Musharna lv.77
Alakazam lv.77
Gallade lv.77
Reuniclus lv.77
Gothitelle lv.77
Metagross lv.79

Marshal usa:
Throh lv.72
Sawk lv.72
Medicham lv.72
Luario lv.72
Mienshao lv.72
Conkeldurr lv.74
Challenge Mode:
Throh lv.77
Sawk lv.77
Machamp lv.77
Lucario lv.77
Mienshao lv.77
Conkeldurr lv.79

Iris usa:
Hydreigon lv.76
Druddigon lv.76
Archeops lv.76
Aggron lv.76
Lapras lv.76
Haxorus lv.78
Challenge Mode:
Hydreigon lv.81
Salamence lv.81
Archeops lv.81
Aggron lv.81
Lapras lv.81
Haxorus lv.83
A BLACK TOWER DE BLACK CITY E A WHITE TREEHOLLOW DA WHITE FOREST
Estas são áreas exclusivas das duas versões. Em Black 2 você tem acesso para a Black City, um lugar formado por altos prédios negros com um visual bem moderno, enquanto em White 2 teremos a White Forest, composta por altas árvores e uma aparência bem natural. Nós chegamos até elas quando cruzamos a Marvelous Bridge, portanto, voe para lá. Tanto a Black City quanto a White Forest mudaram um pouco do que eram em Black/White. Agora temos a presença da Balck Tower na Black City, o imenso prédio ao norte da cidade. Na White Forest encontramos a White Treehollow, uma árvore enorme ao norte da floresta. Ambos os lugares só estarão acessíveis após derrotar Alder em Floccesy Town.
A Black Tower e a White Treehollow funcionam de uma maneira similar. Esses lugares são compostos por 10 áreas que são geradas aleatoriamente. As áreas vão se tornando mais complexas conforme você for passando por elas. Cada área possui um Gate Trainer e um Boss Trainer. O Gate Trainer é um treinador que funciona como uma espécie de guia em cada área. O Boss Trainer é o treinador mais forte de cada área. Para destrancar a próxima área, você deve derrotar o Boss Trainer. Para chegar até ele, você deve enfrentar o Gate Trainer, que destrancará a sala do Boss Trainer assim que derrotá-lo. Você poderá enfrentar outros treinadores pelo caminho antes de conseguir a oportunidade de enfrentar o Gate Trainer.
Esses lugares possuem um mecanismo similar ao do Mt. Battle das versões de Pokémon Colosseum e XD, no sentido de ter que fazer batalhas através de uma área sem poder restaurar seus pokémons até que chegue na próxima área. Em outras palavras, é como na elite 4 que, uma vez que você entra, não pode voltar para curar seus pokémons no Centro. Só que há mais um detalhe, você não poderá usar itens lá dentro (exceto aqueles que seus pokémons estiverem segurando), você sequer terá acesso a sua mochila. Isso significa que, diferente da elite 4, você não poderá usar seus potions e revives entre as batalhas de um treinador e outro. Fique tranquilo, você não terá que passar pelas 10 áreas de uma vez só. Assim que tiver concluído uma área, você será levado de volta a entrada, onde terá a oportunidade de curar seus pokémons e depois ir para a próxima área, ou revisitar alguma por onde já passou. Haverá também pelo caminho um doutor ou uma enfermeira que irão curar seus pokémons assim que você derrotá-los, mas saiba que eles só farão isso uma vez em cada área, logo, é melhor deixar que eles curem o seus pokémons apenas no memento em que realmente precisar. A partir da Área 6, as áreas serão separadas por diferentes andares, onde você deverá explorar para poder achar o Gate Trainer. Cada andar tem seus próprios treinadores e doutores/enfermeiras. Os pokémons e os treinadores vão variar, mas o Boss Trainer usa sempre os mesmos pokémons. Segue uma relação dos Boss Trainers de cada área:
Área 1 - Black TowerBoss Trainer Abed usa:
Unfezant lv.53 (lv.58 no Challenge Mode)
Boldore lv.53 (lv.58 no Challenge Mode)
Pawniard lv.53 (lv.58 no Challenge Mode)
Área 1 - White TreehollowBoss Trainer Abigail usa:
Watchog lv.53 (lv.58 no Challenge Mode)
Whirlipede lv.53 (lv.58 no Challenge Mode)
Golett lv.53 (lv.58 no Challenge Mode)
Área 2 - Black TowerBoss Trainer Bess usa:
Watchog lv.56 (lv.61 no Challenge Mode)
Swoobat lv.56 (lv.61 no Challenge Mode)
Basculin lv.56 (lv.61 no Challenge Mode)
Área 2 - White TreehollowBoss Trainer Brent usa:
Unfezant lv.56 (lv.61 no Challenge Mode)
Eeleektrik lv.56 (lv.61 no Challenge Mode)
Audino lv.56 (lv.61 no Challenge Mode)
Área 3 - Black TowerBoss Trainer Carlen usa:
Boufflant lv.59 (lv.64 no Challenge Mode)
Swanna lv.59 (lv.64 no Challenge Mode)
Scolipede lv.59 (lv.64 no Challenge Mode)
Área 3 - White TreehollowBoss Trainer Carleigh usa:
Stoutland lv.59 (lv.64 no Challenge Mode)
Emolga lv.59 (lv.64 no Challenge Mode)
Leavanny lv.59 (lv.64 no Challenge Mode)
Área 4 - Black TowerBoss Trainer Danelle usa:
Gigalith lv.62 (lv.67 no Challenge Mode)
Seviper lv.62 (lv.67 no Challenge Mode)
Durant lv.62 (lv.67 no Challenge Mode)
Área 4 - White TreehollowBoss Trainer Daneil usa:
Scrafty lv.62 (lv.67 no Challenge Mode)
Zangoose lv.62 (lv.67 no Challenge Mode)
Heatmor lv.62 (lv.67 no Challenge Mode)
Área 5 - Black TowerBoss Trainer Ellas usa:
Bronzong lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Kabutops lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Golurk lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Área 5 - White TreehollowBoss Trainer Elie usa:
Claydol lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Omastar lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Jellicent lv.65 (lv.70 no Challenge Mode)
Assim que você tiver passado pela Área 5, você receberá a Tower Key (em Black 2) ou a Treehollow Key (em White 2). Essas são keys do Key System que alteram a Black City para a White Forest e vice-versa. Embora a key que você recebeu não seja muito útil para você, você poderá enviá-la para um amigo que joga a versão oposta a sua para que ele tenha acesso aos dois lugares.
Área 6 - Black TowerBoss Trainer Freira usa:
Porygon-Z lv.68 (lv.73 no Challenge Mode)
Breloom lv.68 (lv.73 no Challenge Mode)
Armaldo lv.68 (lv.73 no Challenge Mode)
Área 6 - White TreehollowBoss Trainer Frederick usa:
Togekiss lv.68 (lv.73 no Challenge Mode)
Heracross lv.68 (lv.73 no Challenge Mode)
Rampardos lv.68 (lv.73 no Challenge Mode)
Área 7 - Black TowerBoss Trainer Gaius usa:
Gyarados lv.71 (lv.76 no Challenge Mode)
Dusknoir lv.71 (lv.76 no Challenge Mode)
Weavile lv.71 (lv.76 no Challenge Mode)
Área 7 - White TreehollowBoss Trainer Gail usa:
Milotic lv.71 (lv.76 no Challenge Mode)
Mamoswine lv.71 (lv.76 no Challenge Mode)
Lucario lv.71 (lv.76 no Challenge Mode)
Área 8 - Black TowerBoss Trainer Harmony usa:
Infernape lv.74 (lv.79 no Challenge Mode)
Archeops lv.74 (lv.79 no Challenge Mode)
Tornadus lv.74 (lv.79 no Challenge Mode)
Área 8 - White TreehollowBoss Trainer Harmon usa:
Torterra lv.74 (lv.79 no Challenge Mode)
Arcanine lv.74 (lv.79 no Challenge Mode)
Thundurus lv.74 (lv.79 no Challenge Mode)
Área 9 - Black TowerBoss Trainer Ira usa:
Hydreigon lv.77 (lv.82 no Challenge Mode)
Articuno lv.77 (lv.82 no Challenge Mode)
Entei lv.77 (lv.82 no Challenge Mode)
Área 9 - White TreehollowBoss Trainer Iria usa:
Salamence lv.77 (lv.82 no Challenge Mode)
Moltres lv.77 (lv.82 no Challenge Mode)
Raikou lv.77 (lv.82 no Challenge Mode)
Área 10 - Black TowerBoss Trainer Benga usa:
Latios lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Garchomp lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Volcarona lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Área 10 - White TreehollowBoss Trainer Benga usa:
Latias lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Dragonite lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Volcarona lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Após derrotar Benga, o neto de Alder, na Área 10, retorne para a casa de Alder em Floccesy Towm com um espaço vago na equipe. Você será recompensado com um Gible (em Black 2) ou um Dratini (em White 2). O pokémon dragão será shiny e estará no lv.1. De agora em diante, quando você retornar para a área 10, Benga não será mais o Boss Trainer. No lugar dele, estará o seguinte treinador:
Área 10 - Black TowerBoss Trainer Janna usa:
Suicune lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Heatran lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Latios lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Área 10 - White TreehollowBoss Trainer Jariel usa:
Zapdos lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Cresselia lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Latias lv.80 (lv.85 no Challenge Mode)
Conforme você for passando pelas áreas, você irá liberar algumas lojas na Black City e na White Forest. Os itens a seguir poderão ser comprados uma vez por dia.
Itens disponíveis na Black City:
- Passando pela Área 2, podemos comprar Thunderstone nos dias de semana e Protector nos fins de semana por $10000.
- Passando pela Área 5, podemos comprar Fire Stone nos dias de semana e Metal Coat nos fins de semana por $20000.
- Passando pela Área 8, podemos comprar Dusk Stone nos dias de semana e Up-Grade nos fins de semana por $40000.
- Passando pela Área 10, podemos comprar Dawn Stone nos dias de semana e Dubious Disc nos fins de semana por $60000.
Itens disponíveis na White Forest:
- Passando pela Área 2, podemos comprar Leaf Stone nos dias de semana e DeepSeaTooh nos fins de semana por $10000.
- Passando pela Área 5, podemos comprar Water Stone nos dias de semana e DeepSeaScale nos fins de semana por $20000.
- Passando pela Área 8, podemos comprar Shiny Stone nos dias de semana e Dragon Scale nos fins de semana por $40000.
- Passando pela Área 10, podemos comprar Oval Stone nos dias de semana e King’s Rock nos fins de semana por $60000.
BATTLE INSTITUTE E BATTLE SUBWAY
Em Nimbasa, num local à esquerda do PokéCenter, tem um Battle Institute. Ele só se torna acessível após a Elite 4. Este local tem uma estrutura de batalha similar ao Battle Subway, é um bom lugar para virmos "treinar" antes de participar das batalhas do Battle Subway propriamente ditas. Aqui poderemos batalhar em batalhas individuais ou de dupla, precisando enfrentar 5 treinadores consecutivamente, porém, diferente do Battle Subway, você só sai após enfrentar todos os treinadores, independente de ter perdido para algum deles. Aqui você é avaliado pela quantidade de pokémons que você derrotou, quantos pokémons seus foram derrotados e o êxito de suas estratégias.
Vamos então ao Battle Subway, entrando no prédio à direita do Centro Pokémon. Este local tem um sistema de batalha similar a uma Battle Tower que possuíamos nas versões anteriores, só que, em vez de batalhar numa torre, batalhamos em trens de metrô. Existem 8 linhas do metrô, em 7 delas temos batalhas. Assim como nas Battle Towers, é possível participar de batalhas no modo single (individuais), double (batalhas em dupla), multi (ao lado de outro jogador) e batalhas via Wi-Fi. Em cada modo, você deverá ir avançando os vagões do metrô ganhando um round de 7 batalhas consecutivas (podendo ter seus pokémons recuperados entre as batalhas), com uma batalha a cada vagão, e assim conquistar BP (Battle Points). Os BPs podem ser usados para comprar alguns itens que são vendidos por certos balconistas que encontramos por aqui. Você pode ver os seus BPs através de seu Vs. Recorder.
Os seguintes pokémons estão banidos de serem utilizados no Battle Subway: Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys (todas as formas), Dialga, Palkia, Giratina (ambas as formas), Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin (ambas as formas), Arceus, Victini, Reshiram, Zekrom, Kyurem (ambas as formas), Keldeo (ambas as formas), Meloetta (ambas as formas) e Genesect. Demais lendários estão liberados.
As batalhas individuais, em dupla e no modo multi battle possuem dois níveis: normal e super. No nível normal seus adversários usarão apenas pokémons da 5ª geração. No nível super os adversários utilizam pokémons de todas as 5 gerações. Ao participar das batalhas, todos os seus pokémons serão colocados temporariamente no lv.50. Diferente das Battle Tower e Battle Frontier das versões anteriores, você não será eliminado caso empate com o adversário tendo seus últimos pokémons derrotados simultaneamente (numa mesma rodada). O Battle Subway também dispõe de dois líderes (chefes do metrô), similares aos cérebros da fronteira, que aparecerão para lutar com você após um certo número de batalhas. Porém, diferente das versões anteriores onde os "líderes" só apareciam no modo Single Battle, os chefes de metrô poderão aparecer também no modo Double Battle e Multi Battle. Ao chegar na estação de metrô, você estará numa sala circular que possui várias entradas. Cada uma delas representa uma linha do metrô:
Linha verde: local das batalhas individuais (1×1) de nível normal (Single Battle)
Linha verde-escuro: local das batalhas individuais (1×1) de nível super (Super Single Battle)
Linha vermelha: local das batalhas em dupla (2×2) de nível normal (Double Battle)
Linha rosa: local das batalhas em dupla (2×2) de nível super (Super Double Battle)
Linha laranja: local de batalhas de 2×2 treinadores, de nível normal (Multi Battle)
Linha amarela: local de batalhas de 2×2 treinadores, de nível super (Super Multi Battle)
Linha azul-claro: local onde é possível batalhar com um amigo via Wi-Fi (Wi-Fi Battle)
Linha marrom: local onde se encontra o trem que te leva para Anville Town, cidade acessada somente via metrô
As linhas do nível super só estarão acessíveis assim que você derrotar o chefe de metrô no nível normal. Feito isso, você poderá rebatalhar com os chefes de metrô no nível super.
Batalhas Individuais (Single Battle & Super Single Battle):
As batalhas individuais são encontradas nas linhas verde e verde-escuro. Aqui, você deverá escolher 3 pokémons e ir derrotando os 3 pokémons dos treinadores que encontrar pelos vagões, em batalhas de 1×1 pokémon.
Após passar por 3 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 21 vitórias consecutivas), Ingo aparecerá para você na 21ª batalha (sendo o último treinador do 3º round).
Subway Boss Ingo usa:
Crustle lv.50
Klinklang lv.50
Garbodor lv.50
Após passar por 7 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 49 vitórias consecutivas), Ingo aparecerá para você na 49ª batalha (sendo o último treinador do 7º round).
Subway Boss Ingo usa:
Excadrill lv.50
Haxorus lv.50
Chandelure lv.50
Batalhas em Dupla (Double Battle & Super Double Battle):
As batalhas em dupla são encontradas nas linhas vermelha e rosa. Aqui, você deverá escolher 4 pokémons e ir derrotando os 4 pokémons dos treinadores que encontrar pelos vagões, em batalhas de 2×2 pokémons.
Após passar por 3 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 21 vitórias consecutivas), Emmet aparecerá para você na 21ª batalha (sendo o último treinador do 3º round).
Subway Boss Emmet usa:
Crustle lv.50
Klinklang lv.50
Garbodor lv.50
Durant lv.50
Após passar por 7 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 49 vitórias consecutivas), Emmet aparecerá para você na 49ª batalha (sendo o último treinador do 7º round).
Subway Boss Emmet usa:
Excadrill lv.50
Haxorus lv.50
Chandelure lv.50
Eelektross lv.50
Batalhas Multi (Multi Battle & Super Multi Battle):
As batalhas multi são encontradas nas linhas amarela e laranja. Aqui, você poderá fazer batalhas ao lado de seu amigo via wireless ou infravermelho. Caso contrário, você poderá batalhar ao lado do protagonista de sexo oposto ao seu. Se estiver jogando como menino, Rosa virá para fazer batalhas ao seu lado. Se estiver jogando como menina, Nate é quem virá. Você e seu amigo deverão escolher 2 pokémons cada um e ir derrotando os 4 pokémons dos treinadores que encontrarem pelos vagões, em batalhas de 2×2 pokémons. Se você escolheu batalhar ao lado de Nate/Rosa, você poderá escolher 2 de seus pokémons para batalhar, enquanto Nate/Rosa pergunta se você quer que ele(a) use pokémons ofensivos, defensivos ou balanceado. Escolha a estratégia de batalha que preferir e o jogo sorteará 2 pokémons quaisquer que Nate/Rosa irá usar. Vocês deverão ir derrotando os treinadores da mesma forma.
Nate/Rosa podem usar dois destes pokémons:
Pokémons escolhidos na estratégia ofensiva e balanceada:

Pokémons escolhidos na estratégia defensiva e balanceada:

Após passar por 3 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 21 vitórias consecutivas), Ingo e Emmet aparecerão para vocês na 21ª batalha (sendo os últimos treinadores do 3º round).
Subway Boss Ingo & Subway Boss Emmet usam:
Klinklang lv.50
Garbodor lv.50
Durant lv.50
Galvantula lv.50
Após passar por 7 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 49 vitórias consecutivas), Ingo e Emmet aparecerão para vocês na 49ª batalha (sendo o últimos treinadores do 7º round).
Subway Boss Ingo & Subway Boss Emmet usam:
Excadrill lv.50
Haxorus lv.50
Eelektross lv.50
Archeops lv.50
Batalhas Wi-Fi (Wi-Fi Battle):
As batalhas de Wi-Fi são encontradas na linha azul-claro. Você deve fazer conexão Wi-Fi para batalhar com outras pessoas no Battle Subway. Neste modo Ingo e Emmet não aparecem para batalhar. Aqui, você deverá escolher 3 pokémons e fazer batalhas de 1×1 pokémon.
POKÉMON WORLD TOURNAMENT
Ao sul de Driftveil City temos o Pokémon World Tournament, ou simplesmente o PWT. É um lugar onde participamos de um torneio mata-mata e recebemos BPs como recompensa. Poderemos encontrar líderes de ginásio e campeões do mundo todo nesse torneio. Ao entrar no prédio do PWT,
Driftveil Tournament está acessível logo na primeira vez que entramos no PWT. Acessível pela recepcionista da esquerda. Na primeira vez que participamos dele enfrentamos Hugh, Cheren e Colress para cumprirmos a história do jogo. A partir da segunda vez, sempre que entrarmos nele nossos pokémons serão reduzidos ao lv.25. Entre os treinadores participantes desse torneio, podemos encontrar Bianca, Cheren, Roxie, Burgh, Elesa e Clay.
Rental Tournament fica disponível logo que vencemos o Driftveil Tournament pela primeira vez. Acessível pela recepcionista da esquerda. Nele você não usa seus pokémons para batalhar. Serão oferecidos alguns pokémons para você e você batalha com eles. Todos os pokémons estarão no lv.50 .
Mix Tournament fica disponível logo que vencemos o Driftveil Tournament pela primeira vez. Acessível pela recepcionista da esquerda. Ele consiste em trocarmos um de nossos pokémons com um dos pokémons do adversário antes da batalha. Todos os pokémons serão colocados no lv.50 e os desafiantes são os mesmos que encontramos no Driftveil Tournament.
Download Tournament fica disponível logo que vencemos o Driftveil Tournament pela primeira vez. Acessível pela recepcionista da esquerda. Ele é um tipo especial de torneio. Você pode acessá-lo através do PC preto e fazer download de torneios por Wi-fi.
Unova Leaders Tournament fica disponível assim que vencer a Elite 4 pela primeira vez. Acessível pela recepcionista da direita. Nele batalhamos com os líderes de ginásio de Unova, e Bianca também. Todos os pokémons serão colocados no lv.50.
Kanto Leaders Tournament fica disponível logo que vencemos o Unova Leaders Tournament pela primeira vez. Acessível pela recepcionista da direita. Nele batalhamos com os líderes de ginásio de Kanto. Todos os pokémons serão colocados no lv.50.
Johto Leaders Tournament fica disponível logo que vencemos o Unova Leaders Tournament pela primeira vez. Acessível pela recepcionista da direita. Nele batalhamos com os líderes de ginásio de Johto. Todos os pokémons serão colocados no lv.50.
Hoenn Leaders Tournament fica disponível logo que vencemos o Unova Leaders Tournament pela primeira vez. Acessível pela recepcionista da direita. Nele batalhamos com os líderes de ginásio de Hoenn. Todos os pokémons serão colocados no lv.50.
Sinnoh Leaders Tournament fica disponível logo que vencemos o Unova Leaders Tournament pela primeira vez. Acessível pela recepcionista da direita. Nele batalhamos com os líderes de ginásio de Sinnoh. Todos os pokémons serão colocados no lv.50.
World Leaders Tournament fica disponível depois de vencermos os torneios dos líderes de Unova, Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh. Acessível pela recepcionista da direita. Nele batalhamos com os líderes de ginásio das cinco regiões, e Bianca também. Todos os pokémons serão colocados no lv.50.
Champions Tournament fica disponível depois de vencer 10 vezes o World Leaders Tournament. Acessível pela recepcionista da direita. Nele batalhamos com os campeões das cinco regiões. Todos os pokémons serão colocados no lv.50.
Rental Masters Tournament fica disponível depois de vencermos os torneios dos líderes de Unova, Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh, bem como o Driftveil, o Rental e o Mix Tournaments. Acessível pela recepcionista da direita. Mesmas regras do Rental Tournament, porém usamos pokémons totalmente evoluídos.
Mix Masters Tournament fica disponível depois de vencermos os torneios dos líderes de Unova, Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh, bem como o Driftveil, o Rental e o Mix Tournaments. Acessível pela recepcionista da direita. Mesmas regras do Mix Tournament, porém não podemos entrar com pokémons da mesma espécie. Os adversários são apenas os líderes de ginásio de Unova e Bianca.
Type Expert Tournament fica disponível depois de vencermos os torneios dos líderes de Unova, Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh, bem como o Driftveil, o Rental e o Mix Tournaments. Acessível pela recepcionista da direita. Nele escolhemos um tipo de pokémon e apenas usar pokémons desse tipo para poder participar. Os adversários também usarão o tipo que escolher, geralmente são os líderes de ginásio especialistas no tipo que escolheu.
Em todos os torneios (exceto o Download Tournament) é possível batalhar em batalhas individuais (Single Battle), batalhas em dupla (Double Battle), batalhas em trio (Triple Battle) ou batalhas rotacionas (Rotation Battle). Após selecionar o torneio que quiser entrar, você pode escolher qual tipo de batalha quer fazer. Em batalhas individuais você deve participar com 3 pokémons, nas batalhas em dupla e rotacionais você escolhe 4 pokémons, e nas batalhas em trio você entra com todos os seus 6 pokémons! Abaixo, você confere as equipes utilizadas pelos participantes dos principais torneios do PWT. Todos eles usarão pokémons no lv.50.
As equipes a seguir são utilizadas pelos participantes do Unova Leaders Tournament:

Cheren

Stoutland

Zangoose

Cinccino

Lopunny

Castform

Bouffalant

Roxie

Scolipede

Seviper

Garbodor

Crobat

Drapion

Amoongus

Burgh

Leavanny

Vespiquen

Crustle

Escavalier

Accelgor

Durant

Elesa

Zebstrika

Ampharos

Galvantula

Emolga

Eelektross

Stunfisk
099
Clay

Excadrill

Claydol

Krookodile

Seismitoad

Mamoswine

Golurk

Skyla

Swanna

Unfezant

Swoobat

Mandibuzz

Archeops

Braviary

Drayden

Haxorus

Druddigon

Archeops

Flygon

Altaria

Salamence

Marlon

Jellicent

Carracosta

Starmie

Alomomola

Mantine

Wailord

Chili

Simisear

Camerupt

Heatmor

Darmanitan

Arcanine

Magmortar

Cress

Simipour

Golduck

Floatzel

Azumarill

Slowking

Basculin

Cilan

Simisage

Ferrothorn

Maractus

Jumpluff

Whimsicott

Lilligant

Lenora

Watchog

Audino

Clefable

Sawsbuck

Kangaskhan

Dunsparce

Brycen

Cryogonal

Beartic

Vanilluxe

Weavile

Dewgong

Walrein
038
Bianca

Toxicroak

Gothitelle

Reuniclus

Bisharp

Abomasnow

Nidoqueen
As equipes a seguir são utilizadas pelos participantes do Kanto Leaders Tournament:

Brock

Onix

Golem

Kabutops

Omastar

Aerodactyl

Relicanth

Misty

Starmie

Golduck

Seaking

Lapras

Slowbro

Blastoise

Lt. Surge

Raichu

Electrode

Magnezone

Electivire

Jolteon

Ampharos

Erika

Vileplume

Venusaur

Victreebel

Exeggutor

Tangrowth

Bellossom

Janine

Venomoth

Weezing

Ariados

Crobat

Arbok

Tentacruel
106
Sabrina

Alakazam

Hypno

Mr. Mime

Slowking

Espeon

Jynx

Blaine

Arcanine

Ninetales

Charizard

Marmortar

Flareon

Rapidash

Giovanni

Rhyperior

Golem

Marowak

Sandslash

Nidoking

Nidoqueen
As equipes a seguir são utilizadas pelos participantes do Johto Leaders Tournament:

Falkner

Pidgeot

Fearow

Dodrio

Honchkrow

Xatu

Noctowl

Bugsy

Scizor

Shuckle

Heracross

Pinsir

Forretress

Yanmega

Whitney

Miltank

Wigglytuff

Tauros

Ambipom

Ursaring

Clafable

Morty

Gengar

Mismagius

Banette

Dusknoir

Sableye

Froslass

Chuck

Poliwrath

Machamp

Hitmontop

Hitmonchan

Hitmonlee

Primeape
114
Jasmine

Steelix

Magnezone

Forretress

Skarmory

Metagross

Mawile

Pryce

Mamoswine

Jynx

Dewgong

Cloyster

Lapras

Weavile

Clair

Dragonite

Kingdra

Altaria

Salamence

Druddigon

Garchomp
As equipes a seguir são utilizadas pelos participantes do Hoenn Leaders Tournament:

Roxanne

Probopass

Armaldo

Cradily

Aggron

Relicanth

Golem

Brawly

Hariyama

Medicham

Breloom

Machamp

Hitmontop

Heracross

Wattson

Manectric

Magnezone

Electrode

Plusle

Minun

Raichu

Flannery

Torkoal

Camerupt

Magcargo

Blaziken

Houndoom

Magmortar

Norman

Slaking

Spinda

Kecleon

Castform

Exploud

Zangoose
123
Winona

Altaria

Pelipper

Swellow

Skarmory

Tropius

Honchkrow

Tate

Solrock

Xatu

Chimecho

Grumpig

Gallade

Claydol

Liza

Lunatone

Xatu

Chimecho

Grumpig

Gardevoir

Claydol

Juan

Kingdra

Walrein

Crawdaunt

Whiscash

Huntail

Gorebyss
As equipes a seguir são utilizadas pelos participantes do Sinnoh Leaders Tournament:

Roark

Rampardos

Probopass

Sudowoodo

Onix

Golem

Relicanth

Gardenia

Roserade

Carnivine

Cherrim

Tangrowth

Leafeon

Torterra

Fantina

Mismagius

Drifblim

Spiritomb

Dusknoir

Rotom

Gengar

Maylene

Lucario

Infernape

Toxicroak

Gallade

Medicham

Machamp

Crasher Wake

Floatzel

Empoleon

Lumineon

Gastrodon

Quagsire

Gyarados
134
Byron

Bastiodon

Steelix

Bronzong

Magnezone

Aggron

Forretress

Candice

Froslass

Abomasnow

Weavile

Glaceon

Mamoswine

Glalie

Volkner

Electivire

Luxray

Raichu

Rotom

Jolteon

Electrode
As equipes a seguir são utilizadas pelos participantes dos seguintes torneios: Mix Masters Tournament, World Leaders Tournament, Type Expert Tournament e Champions Tournament:

Cheren

Stoutland

Porygon-Z

Cinccino

Lickilicky

Castform

Bouffalant

Roxie

Scolipede

Toxicroak

Garbodor

Crobat

Drapion

Amoonguss

Burgh

Leavanny

Vespiquen

Crustle

Heracross

Accelgor

Durant

Elesa

Zebstrika

Ampharos

Luxray

Emolga

Eelektross

Stunfisk
099
Clay

Excadrill

Flygon

Krookodile

Seismitoad

Mamoswine

Golurk

Skyla

Swanna

Jumpluff

Drifblim

Mandibuzz

Archeops

Braviary

Drayden

Haxorus

Druddigon

Hydreigon

Flygon

Altaria

Salamence

Marlon

Jellicent

Carracosta

Starmie

Quagsire

Cloyster

Wailord

Chili

Simisear

Camerupt

Heatmor

Darmanitan

Arcanine

Emboar

Cress

Simipour

Crawdaunt

Samurott

Azumarill

Slowking

Seismitoad

Cilan

Simisage

Ferrothorn

Serperior

Jumpluff

Whimsicott

Lilligant

Lenora

Watchog

Cinccino

Braviary

Sawsbuck

Kangaskhan

Lickilicky

Brycen

Cryogonal

Beartic

Vanilluxe

Weavile

Dewgong

Walrein
038
Bianca

Musharna

Samurott

Emboar

Serperior

Stoutland

Haxorus

Brock

Onix

Golem

Kabutops

Tyranitar

Aerodactyl

Rhyperior

Misty

Starmie

Lanturn

Jellicent

Lapras

Quagsire

Blastoise

Lt. Surge

Raichu

Electrode

Magnezone

Electivire

Jolteon

Lanturn

Erika

Vileplume

Venusaur

Cradily

Exeggutor

Tangrowth

Abomasnow

Janine

Venomoth

Weezing

Nidoqueen

Crobat

Roserade

Tentacruel
106
Sabrina

Alakazam

Metagross

Exeggutor

Slowking

Espeon

Sigilyph

Blaine

Arcanine

Ninetales

Charizard

Magmortar

Flareon

Rotom

Giovanni

Rhyperior

Hippowdon

Garchomp

Krookodile

Nidoking

Gliscor

Falkner

Pidgeot

Crobat

Aerodactyl

Honchkrow

Xatu

Swellow

Bugsy

Scizor

Shuckle

Heracross

Pinsir

Armaldo

Yanmega

Whitney

Miltank

Blissey

Tauros

Ambipom

Ursaring

Lopunny

Morty

Gengar

Mismagius

Banette

Dusknoir

Chandelure

Froslass

Chuck

Poliwrath

Machamp

Hitmontop

Hitmonchan

Hitmonlee

Conkeldurr
114
Jasmine

Steelix

Magnezone

Forretress

Skarmory

Metagross

Lucario

Pryce

Mamoswine

Jynx

Dewgong

Cloyster

Lapras

Weavile

Clair

Dragonite

Kingdra

Altaria

Salamence

Druddigon

Garchomp

Roxanne

Probopass

Armaldo

Cradily

Aggron

Carracosta

Golem

Brawly

Hariyama

Scrafty

Breloom

Machamp

Mienchao

Heracross

Wattson

Manectric

Magnezone

Electrode

Rotom

Ampharos

Raichu

Flannery

Torkoal

Camerupt

Chandelure

Blaziken

Houndoom

Magmortar

Norman

Slaking

Ambipom

Bouffalant

Staraptor

Exploud

Sawsbuck
123
Winona

Altaria

Sigilyph

Gyarados

Skarmory

Tropius

Honchkrow

Tate

Solrock

Xatu

Bronzong

Reuniclus

Gallade

Claydol

Liza

Lunatone

Xatu

Bronzong

Gothitelle

Gardevoir

Claydol

Juan

Kingdra

Walrein

Crawdaunt

Whiscash

Relicanth

Politoad

Roark

Rampardos

Probopass

Archeops

Crustle

Golem

Relicanth

Gardenia

Roserade

Tropius

Breloom

Tangrowth

Leafeon

Torterra

Fantina

Mismagius

Drifblim

Spiritomb

Dusknoir

Jellicent

Gengar

Maylene

Lucario

Infernape

Toxicroak

Gallade

Medicham

Machamp

Crasher Wake

Floatzel

Empoleon

Ludicolo

Gastrodon

Poliwrath

Gyarados
134
Byron

Bastiodon

Excadrill

Bronzong

Magnezone

Aggron

Forretress

Candice

Froslass

Abomasnow

Weavile

Glaceon

Mamoswine

Glalie

Volkner

Electivire

Luxray

Raichu

Rotom

Jolteon

Electrode

Blue

Aerodactyl

Exeggutor

Gyarados

Alakazam

Arcanine

Machamp

Lance

Dragonite

Salamence

Kingdra

Hydreigon

Haxorus

Flygon

Steven

Metagross

Aggron

Excadrill

Archeops

Cradily

Armaldo

Wallace

Milotic

Sharpedo

Walrein

Ludicolo

Swampert

Starmie
091
Cynthia

Garchomp

Spiritomb

Togekiss

Lucario

Roserade

Glaceon

Alder

Volcarona

Conkeldurr

Reuniclus

Krookodile

Chandelure

Braviary

Red

Venusaur

Charizard

Blastoise

Pikachu

Snorlax

Lapras

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Pokémon Sun & Moon

Jogos

Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball GB
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great BallGBC
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball GBA
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball DS
Makes it easier to capture Pok?mon than a Great Ball3DS

Copyright © Monstros de Bolso -- Criado por Ryuu